PXB Cast 18 - Gamescom e a pergunta: por que o Xbox ainda vende menos?

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,604
35,813
São Paulo
PXB-Cast-18.jpg

Voltamos, de novo! A 18ª edição do PXB Cast veio novamente depois de um evento incrível: a Gamescom 2015. E novamente contamos com a ilustre presença do apresentador do Inside Xbox Brasil, o grande Nelson Alves Jr! Opiniões ácidas, profecias, futurologia e fatos da realidade fizeram parte desse grande bate-papo da equipe acerca da Gamescom 2015. Imperdível novamente!


Esperamos que gostem desta edição, e não deixem de comentar e deixar suas opiniões! Para assinar o feed, use este link no itunes ou seu agregador de podcasts preferido. Também disponível na iTunes Store.

E durante a edição comentamos sobre um vídeo que vale a pena assistir:
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,654
Rio Grande do Sul
Eita, será que pau que nasce torto nunca se endireita? :p

Por que o Xbox One vendeu menos? Algo bem importante que demorou um pouco pra ser corrigido, e influenciou bastante no “péssimo” início de vendas, foi o preço. (Botei o péssimo entre aspas porque o lançamento foi melhor do que o do Xbox 360, só que o PS4 arrancou bem demais.) Enquanto o PS4 foi lançado a US$ 399, o Xbox One chegou por US$ 499, graças à obrigatoriedade do Kinect. É 25% a mais no equipamento. Pra toda a vida útil do console, até nem é tanta coisa, mas botando o preto no branco, era ¼ mais caro, e a Microsoft demorou pra ver que a estratégia de lançamento estava bem torta. E olha que aqui estou falando só da parte do lançamento em novembro/13, nem entro na parte do desastre que foi o anúncio em maio, a empresa teve seis meses pra tentar arrumar a casa e não conseguiu. Aí vem o efeito cascata: o PS4 vende mais e, por vender mais, mais gente fica interessada em ter o que todo mundo tem e, consequentemente, vende mais e tals.

E por que o One ainda vende menos? Um dos motivos é a confiabilidade. Gosto do Xbox como plataforma, do ecossistema, meus amigos de infância estão na Live, mas minhas experiências com Xbox já demonstraram que não dá pra ir muito na onda do que a Microsoft fala. Hoje é A, amanhã é B. Hoje investe em exclusivos, amanhã fica na trinca Forza, Gears e Halo. Hoje, o Kinect é essencial, amanhã é item opcional. A Sony também tem disso, mas ela ainda dá mais indícios de que seguirá firme no que for fazer, principalmente em entregar bons jogos pra galera. Tá certo que os jogos grandões ainda são escassos (pro meu gosto), mas todos sabem que uma hora eles virão - e nisso se baseou a minha escolha inicial pelo One.

A retrocompatibilidade, pra mim, foi um puta acerto, e segue bem a estratégia que a Microsoft vem falando há bastante tempo. É só ir no anúncio da retrocompatibilidade pra ver o Phil Spencer falando que a Microsoft quer oferecer o maior catálogo da história do Xbox, e pra isso, a retrocompatibilidade é essencial. É só pensar que serão 100 títulos até o fim do ano. Podem não ser lançamentos, mas uma parte considerável são jogos excelentes que o pessoal poderá rejogar e relembrar bons momentos ou até mesmo conhecer jogos que não teve a oportunidade de jogar. Esses dias, fiz um tópico falando sobre o Shadow Complex (que entrou no programa de retrocompatibilidade) e vi dois tipos de comentários: pessoas que já jogaram felizes com a notícia e pessoas que não jogaram interessadas em jogar um dos melhores jogos da XBLA. Além disso, é uma ótima maneira de manter a grana girando em sua plataforma, vendendo jogos e complementos que, hoje, não teriam tanta vitrine. Retrocompatibilidade é legal, é maneiro, volta e meia aparece como uma grande vantagem do PC, ter todos os teus jogos em um único lugar. Aqui, a Microsoft fez um golaço tipo o do Giuliano no Grenal hehe.

Sobre 1080p/60fps, eu não ligo tanto por essa obsessão. Claro que é um caminho natural, mais poder de processamento possibilita melhorias gráficas, mas prefiro muito mais um jogo rodando liso na minha tela do que ter que comprometer a jogabilidade pra alcançar maiores resoluções.

[Logo mais eu volto com outros comentários. Pensando bem, até que falei bastante coisa pra 13 min de cast. :eek:]

EDIT 1
Console wars sempre irão existir, faz parte do jogo ter uma galera mais "apaixonada". Mas é como vocês disseram, tem a diferença entre brincar e xingar gratuitamente, sendo até incoerente com os próprios argumentos. Gostei do comentário que o mercado não existe no single player, precisa de multiplayer, de outros competidores. Em uma utopia, existiria um único console com o melhor de todos: preços de um, jogos de outro, usabilidade daquele lá. Como isso é impossível, é meio inútil pegar birra de algum console concorrente, é torcer pro mercado que tu consome produtos enfraquecer e falar mal de algo que, lá na frente, talvez tu até compre.

Não sabia que o Nelson era da Ação Games, devo ter lido bastante coisa tua na minha infância sem saber. Bem triste aquela edição de despedida da revista, com um comunicado avisando do encerramento com aquele "urgente" vermelho.
 
Última edição:

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Pessoal, como alguns já notaram, inauguramos uma ferramenta moderativa nova. Qualquer dúvida, entrem em contato. E se alguém teve um post moderado, não é motivo para outros usuários tirarem sarro. Agradecemos a compreensão.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Pessoal, como alguns já notaram, inauguramos uma ferramenta moderativa nova. Qualquer dúvida, entrem em contato. E se alguém teve um post moderado, não é motivo para outros usuários tirarem sarro. Agradecemos a compreensão.
Eita!
Mas tem algum novo critério?
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Eita!
Mas tem algum novo critério?

Me expliquei mal, desculpe. Contamos com uma infração bem leve agora. O usuário teria de receber muitas dessas para sofrer alguma consequência. Mas serve como um primeiro alerta que estamos atentos ao comportamento do usuário.

Não está associada a nenhuma nova regra, mas serve pra coibir situações que normalmente bagunçam alguns tópicos, como insultos velados, console wars, etc., etc.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ e User 1422

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
rsrs ok, eu só tinha achado o título do podcast engraçado... Mas segue o jogo... Espero que o PXB não vire ditadura também...

E respondendo a pergunta do podcast (porque o Xbox ainda vende menos), histórico conta muito na aquisição de um console...

Quem tinha um PS3 na geração passada, jogou Uncharted 1, 2 e 3, Infamous 1 e 2, God of War 3 e Ascension, Last of Us, Gran Turismo 5 e 6, Journey, Killzone 2 e 3, Resistance 1, 2 e 3, Ratchet and Clanck, Heavy Rain, Beyond: two Souls, Ni No Kuni (e mais uma porrada de ótimos JRPG's exclusivos), Yakuza 3 e 4, Little Big Planet 1, 2 e Kart e mais um monte de jogos exclusivos de menor expressão...

Quem teve um X360 passou a geração todo praticamente jogando Gears, Halo, Forza, Alan Wake e suas variações...

Histórico conta muito na compra de um novo console... Quando se fala de longo prazo, o passado e futuro, as vezes contam mais que o presente para a aquisição de um console... Eu penso assim...
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: SouzaRJ, HSR e BeBr

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Terminei de ouvir.

Sobre as vendas da MS, acho que é aquela velha regra da primeira impressão. Outro dia aqui no trampo, estávamos falando sobre games e um dos caras da minha equipe fez um comentário sobre o Xone. Algo do tipo, "ah, mas no Xone não dá pra rodar jogo usado e tem que estar sempre on-oline". Me surpreendi pois achava que essa era uma página virada, mas acho que, para quem não é entusiasta frequentador de forum como nós, aquele imagem inicial do Xone ficou marcada e isso é dificil de superar. Sai em defesa do Xonão, disse que não tinha mais nada disso e tal, mas imagino que assim como ele, deve ter muita gente.

E é uma pena. Se analisarmos friamente apenas os prós e contras gerais, o Xone é um console melhor, com mais features e um line-up melhor. Talvez não tão melhor como muitos por aqui pregam, mas melhor. Isso falo com tranquilidade, apesar de que no nicho específico que mais gosto, o JRPG, o Xone está bem pra trás.
Tô de olhos nos eventos do Japão. Para mim, ou é Lost Odyssey 2 ou melhor nem ter feito o evento. Hahaha.

Também acho que a retro é só positiva. Não há contra-argumento, especialmente para boa parte do mercado que ainda está no X360. Pra essa turma, a escolha ficou bem mais fácil. Pessoalmente, não sinto o benefício pois aproveitei muito meu X360, não tenho jogos deles que ainda queira jogar.

Depois achei que o cast deu uma enveredada nervosa pro desenvolvimento indie. Achei meio bizarro que ficou o maior tempão falando disso, mas o relato do @ZeroCool BR foi bem bacana. Achei muito legal ouvir um relato positivo sobre o tratamento da MS em relação a um indie, porque eu já tinha lido cada historia zuada que achava que era a maior coisa do demônio. Não sei o quanto tem de mentira nessas histórias que lemos e o quanto tem de melhora da própria MS.
Também não achei ruim abordagem mais agressiva da Sony relatada, imagino que do mesmo jeito que vocês não gostaram, deve ter desenvolvedor indie que pira quando a Sony vem com esse papo. São apenas abordagens diferentes, mas que bom que a MS realmente parece ter atenuado suas regras para indies.

Por fim, eu gostaria de sugerir que vocês evitem os respingos de "consolismos" em vocês. Senti por diversas vezes que alguns de vocês estão realmente chateados com o comportamento de fulano ou sicrano em relação a MS e o Xone. Comentários do tipo "ah trailer tal foi ruim porque foi da MS, se fosse da Sony seria legal". Sei que é foda mas, no cast, achei desnecessário. Só serve para alimentar "ismo". Ismo gera ismo.
E, a não ser que o foco de um cast seja Console Wars, acho que vocês podem se restringir a falar as coisas boas do Xone que suas qualidades se defendem por si só.
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Bom, quando do lançamento do One e toda aquela trapalhada de ficar online e tal me fez passar bem longe do console também. Razão pela qual investi no PC, já que na mesma época o PS4 tinha preços proibitivos para um console que nem era uma Brastemp. Só vim comprar o One este ano e passei uns longos meses afastado da Live. Acho que essa questão de plataforma preferida vai muito de acordo com o gosto do freguês. No meu caso, não curto RPGs japoneses, então esse argumento é inválido pra mim. Gosto da plataforma da MS, gosto do atendimento que sempre foi nota 10, gosto do ambiente online, enfim, não vejo razões pra trocar de plataforma. Alguns preferem ter as duas, mas como eu mal tenho tempo pra jogar em uma, pra quê vou querer duas? E tem mais, se eu fosse pegar um outro console não seria um de mesa, seria um portátil como o da Nintendo.

Isto dito, está faltando pra uma galerinha aí lembrar que este fórum é essencialmente sobre Xbox. Entendo que muitos jogadores que foram donos do 360 hoje optaram pelo PS4 e se sentem enraizados na comunidade, mas o "ismo" está sendo mais forte que qualquer outra coisa por aqui, infelizmente. Já vi tópicos serem trancados, alfinetadas, deboches e geralmente partindo desses jogadores que querem, não sei por qual razão, tentar convencer os outros de que eles escolheram a plataforma errada. Simplesmente parem com isso, é imaturo demais. Coisas do tipo "hihihi achei engraçado que o Xone vende menos até hoje". Sério? Num fórum de Xbox? Quando montei meu PC e me debandei pra Steam meio que entrei nessa onda de querer convencer as pessoas de que ali era melhor por N e N motivos. É algo natural, mas que precisa ser comedido pra não ficar fazendo papel de idiota na frente dos outros. E ainda assim eu não ia encher o saco dos outros em outros fóruns pra tentar convencer ninguém de nada.

No mais, acho que a maior mancada desse fórum é justamente ter uma área de PS4 e outras plataformas. E não me interessam os argumentos, é só uma opinião. Os próprios donos do PS4 povoam mais a área do Xone do que do seu console. Pra quê? Se eu acessei duas vezes essa área do PS4 foi muito. Não tenho o que debater lá, pois não tenho o console, nem pretendo ter.

E que comece o mimimi
 
Última edição:

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
@GameStrike Eu entendo sua visão sobre o PXB sendo uma comunidade sobre a marca Xbox, as discussões e os frequentadores deveriam ser sempre voltados para o Xbox. Mas, o PXB é um fórum com uma boa estrada já, é hoje em dia, na minha visão, é um fórum essencialmente sobre games em geral, com foco na marca Xbox.

E veja, uma coisa não é excludente da outra, embora as vezes parece que é. Muitos dos usuários, senão todos são fãs da marca Xbox. E ser fã da marca Xbox não o impede de também ser fã da marca Playstation simultaneamente. Não é um religião, você pode gostar dos dois!

Agora o ismo está meio exaltado mesmo, mas vejo isso acontecendo de ambas os "lados", então cabe a nós mesmos nos policiarmos nas discussões e aos moderas nos policiarem quando não conseguimos, hehehe.
;)
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
E veja, uma coisa não é excludente da outra, embora as vezes parece que é. Muitos dos usuários, senão todos são fãs da marca Xbox. E ser fã da marca Xbox não o impede de também ser fã da marca Playstation simultaneamente. Não é um religião, você pode gostar dos dois!
Exatamente. Quando eu montei meu PC ultra mega fodão e vi jogos rodando a 60 FPS fiquei encantado. Tão encantado que comecei a falar para alguns amigos que eles deveriam ver aquilo, que era incrível, etc e tal. Acontece, que nesta etapa eu ainda não tinha nenhum console da nova geração e ficava pensando: "Caramba, será que quando eu pegar o console eu vou estranhar? Será que fiquei mal acostumado com o PC mega fodão?". Que nada. Peguei o One e hoje só tenho jogado nele, por questão de gosto mesmo, pelo gamerscore, pelos amigos, etc.

Resumindo (eu sei, tarde demais): Quando vejo alguém falando que PC é uma plataforma melhor que consoles eu já digo que não é bem assim. Tudo depende do gosto da pessoa. Tenho os dois. Quando quiser jogar no PC eu jogo, sem problema nenhum. Mas não vejo um como sendo melhor que o outro (digo, de um ponto de vista geral, como jogador).

Mas você está certíssimo, parte de nós. Vamos tentar melhorar.
 
  • Curtir
Reações: User 1422

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
@GameStrike Eu entendo sua visão sobre o PXB sendo uma comunidade sobre a marca Xbox, as discussões e os frequentadores deveriam ser sempre voltados para o Xbox. Mas, o PXB é um fórum com uma boa estrada já, é hoje em dia, na minha visão, é um fórum essencialmente sobre games em geral, com foco na marca Xbox.

E veja, uma coisa não é excludente da outra, embora as vezes parece que é. Muitos dos usuários, senão todos são fãs da marca Xbox. E ser fã da marca Xbox não o impede de também ser fã da marca Playstation simultaneamente. Não é um religião, você pode gostar dos dois!

Agora o ismo está meio exaltado mesmo, mas vejo isso acontecendo de ambas os "lados", então cabe a nós mesmos nos policiarmos nas discussões e aos moderas nos policiarem quando não conseguimos, hehehe.
;)
Ei ia comentar algo do mesmo tipo, mas depois que vi seu post, nem precisa rsrsrs.

Parabéns! falou pouco, mas falou bonito ;).
 
  • Curtir
Reações: User 1422

screamfa

Jogador
Abril 11, 2007
519
221
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
Excelente podcast, como foi citado, também estive nessa leva que vendeu o Xone e retornou, comprei o Xone em dezembro de 2013, depois que testei o PS4, na casa de meu vizinho, fiquei fascinado pelo PS4, vendi o Xbox One, mais com a quantidade de inovações que ele tem apresentado nesse ano, fiquei louco pra pegar ele novamente, esse ano só dá Microsoft, lançamento do Windows 10, retrocompatibilidade, tenho um grupo no whatsapp sobre games, que a maioria tem PS4, quando falei que comprei o Xbox One, fui apedrejado, me chamaram de traidor, ficaram tirando sarro da resolução de 900p, toda que vez que ia falar sobre a integração com o windows 10, tipo aparecer quem fica on-line, no win10, eu poder ver clipes, capturas de telas, entrar nos grupos da Live, pelo pc, muita coisa boa, o stream do Xone pro pc, tudo isso, nenhum deles gostou, pensei não vou perder mais tempo falando do Xone, eles tem um bloqueio pro console, nem testaram e odeiam ele, fala sério. Percebi como eles são fanboys.

O que mais me fez voltar pro Xone esse ano, foi a sequência abaixo:

25.08.15 - Gears of War Ultimate Edition
15.09.15 - Forza 6
27.10.15 - Halo 5: Guardians
10.11.15 - Rise of Tomb Raider
Um exclusivo a cada mês.

O Xbox vende menos, pois a maioria dos jogadores que jogaram os exclusivos de peso do PS3, migraram pro PS4, pois os exclusivos da Sony ao meu ver, marcaram quem jogou e muitos estão confiantes nas continuações, tem muitos jogadores que deixam de ter experiências excelentes, por fidelidade a marca, já entrei em várias discussões que eu não compro marcas e sim games, gosto pessoal é algo que não se discute, se você falar que não gosta do jogo é uma coisa, agora falar é uma m***** e pronto, cadê o argumento? A Microsoft tem tudo pra liderar esse ano.

A Microsoft vende jogos e a Sony vende sonhos, jogos que ainda vão chegar simples.
 
Última edição:

AleAcostA

Por aqui desde 2007...
Março 23, 2007
1,029
650
São Paulo
Vocês já pararam para pensar que este anúncio que a Microsoft fez antes da conferência da Gamescom de a partir de agora focar nos exclusivos para o One tem muita relação com o futuro streaming do PC para o One?

Uma opção como está disponível no One faria com que as pessoas optassem (Fator Preço) em comprar os jogos Third Party no PC para jogar via Streaming no PC, mas isto não seria possível no First Party o que faria com que a Microsoft tivesse lucro em todos os sentidos com o resalvo de estar atacando de frente a concorrência.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)