Qual a melhor publisher atualmente? Dê sua nota.

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,838
4,272
São Paulo
O cenário atualmente está muito diferente de alguns anos atrás sobre a publisher mais querida, claro que estamos num ambiente de Xbox aqui e acredito que em suma maioria, dirá a Microsoft Xbox, o que é totalmente compreensível vide as decisões que a empresa tem tomado nos últimos tempos.

Atualmente, é difícil apontar qual é a melhor empresa de jogos, pois cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, queria abrir uma discussão aqui, em termos que se destacam mais do que outras em popularidade, qualidade de jogos, inovação e acessibilidade.

Microsoft Xbox

A Microsoft, proprietária do Xbox, tem investido pesado na aquisição de empresas de jogos nos últimos anos, como a Activision, Blizzard e Bethesda. Com isso, a empresa tem um catálogo de jogos bastante variado e com muitos títulos exclusivos. A empresa também vem investindo em tecnologias como o Game Pass, que oferece acesso a uma grande biblioteca de jogos por uma assinatura mensal.

Eu nem tenho muito o que comentar pois na minha opinião a empresa está vivendo seu melhor momento junto com os fãs. Há de se discutir que talvez ela possa estar demorando pra emplacar títulos novos no Series X só que é inquestionável a quantidade de jogos que eles oferecem para se jogar com algo completamente inovador no ramo dos jogos que é o Game Pass, e o xCloud que entra no quesito de acessibilidade.

Existem diversos pontos válidos de se destacar:

Lançaram um console com arquitetura de nova geração e de fácil acesso para aqueles consumidores mais casuais e que querem ingressar na atual geração sem precisar gastar muito (Series S).

3540caf5-b2e9-43cc-a000-076827d37ca5.jpg


O impacto que a Microsoft teve na Activision e Bethesda mostra como eles estão comprometidos em escutar mais os fãs, já que sabemos que tanto a Activision Blizzard e Bethesda tinha um histórico meio conturbado com os jogadores sobre formas mercenárias de ganhar dinheiro com seus jogos, o que aparentemente está mudando:

  • Sem Call of Duty anual ao que tudo indica depois de 2024.
  • Liberdade aos estúdios, permitindo a não se limitarem apenas a uma franquia.
  • Estúdios com potencial absurdo: Ninja Theory, Obsidian, Arkane, entre outras..
  • Jogos com lançamentos mais polidos da Bethesda, conseguiram reerguer o Fallout 76.

Alguns pontos negativos?

Blizzard a gente espera que possa seguir mais essa visão pró-jogador também, e a maior franquia do Xbox hoje que é Halo tem dividido muitas opiniões com o Infinite. Entretanto, isso não inibe da empresa viver seu melhor momento. E acredito bastante no trabalho que a Microsoft Xbox tem feito ultimamente.

10/10 - Se redimiu nos últimos anos. E o mais importante de tudo, está dando oportunidades e buscando sempre todos jogar o que quiser e onde quiser com serviços de nuvem e também de jogos.

Capcom

Essa aqui poderia facilmente ganhar a discussão também, essa foi uma empresa que conseguiu se reestruturar MUITO bem e que deveria servir como exemplo também. Se pegarmos os últimos lançamentos da empresa como Resident Evil, Devil May Cry, Monster Hunter, Megaman e agora tentando emplacar com Street Fighter novamente, se notarem, todos foram bem sucedidos e conquistaram os fãs. Se tratando de Resident Evil, é maravilhoso ver essa sincronia entre os fãs/jogadores em relação aos remakes e até dos novos lançamentos. E isso abre uma margem absurda para desenvolverem mais remakes de suas franquias.

Eles se reencontraram novamente, e estão acertando bastante a mão, com exceção claro, de Dead Rising 4 e Resident Evil 3 Remake, mas esses títulos não apaga a ascensão dela de forma alguma, tanto que a Capcom Vancouver (Dead Rising) foi fechada e o time de remake do RE3 Remake foi afastado e a Capcom assumiu o desenvolvimento do RE4 Remake.

capcom.jpg


Embora a empresa possa ter errado pouquíssimas vezes nesses últimos tempos, é evidente que eles correm o mais rápido possível para se redimir. Sem duvida alguma a Capcom hoje é um exemplo que toda empresa deveria seguir como um modelo de reestruturação de estratégias.

10/10 - Se reencontrou novamente e embora tenha tropeçado em alguns títulos recentes como mencionado, ainda sim conseguiu correr atrás para reviver suas franquias de forma extraordinária.

Sony PlayStation

A Sony, dona do PlayStation, também tem uma grande base de fãs e investe em títulos exclusivos de grande sucesso, como The Last of Us, God of War e Uncharted. A empresa também tem investido em tecnologias como o PlayStation VR, que traz uma experiência de jogo imersiva em realidade virtual.

Particularmente não me encontro muito na posição de opinar aqui, mas como ela também faz parte, eu tenho uma opinião formada. Neste caso vou esquecer toda essa novela que a Sony PlayStation tem feito em relação a aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft.

ee1bj98xkae_9pa.jpeg


No meu ver, a base de fãs de PlayStation se sustenta muito em exclusivos o que para eles é o suficiente. Embora eles tentem emplacar serviços de jogos é perceptível que não é o grande foco deles. O PlayStation 5 vem se saindo bem mas acredito que muito pelo sucesso do PlayStation 4, e isso tudo que eu disse, não é uma crítica.

É difícil de dizer algo da Sony PlayStation sem mencionar seus equívocos, pois a visão deles hoje, é um pouco arrogante. Sabemos que os jogos encareceram nesses últimos anos e a Sony não adotou nenhuma medida para absolver o dano.

Os lançamentos de seus títulos no PC é algo extremamente positivo no meu ponto de vista e também seus títulos exclusivos dispensam comentários, segue a fórmula de narrativas que os fãs gostam bastante.

7/10 - Visto que o PlayStation sempre foi uma marca para os fãs de seus jogos exclusivos, acredito que essa fórmula, para quem consome PlayStation, ainda não está desgastada. Embora que, em termos de acessibilidade de jogos, ela deixa a desejar.

Take Two (Rockstar, 2K..)

Se tratando de Rockstar, é uma tristeza enorme ver o ponto que chegaram, uma decepção. Eles simplesmente não lançaram um GTA novo na oitava geração e ficaram sugando o GTA 5 desde 2013 com o modo Online. Basicamente pararam no tempo, e espero que isso não se agrave, apesar de que, as mentes por de trás do estúdio, saíram.

A gente entende sim que jogos de grande orçamento levam anos para serem desenvolvidos, mas vamos lá, a Rockstar tem diversos estúdios pelo mundo, como eles não conseguiram lançar nada além de Red Dead Redemption 2? que sim, é um jogo marcante, mas abandonaram completamente o modo online dele pra focarem no GTA Online.

Não preciso nem dizer o lançamento terceirizado pífio da trilogia remasterizada do GTA, o que me dá até medo de como sairá o remake dos Max Payne.

1612861535_330559_1612861610_portada_normal.jpg


A 2k por sua vez nos presenteou com o Remake do primeiro Mafia que caiu muito no agrado dos fãs e é um ponto a se destacar e também no lançamento de conteúdo e patchs pra melhorar o Mafia 3. O lançamento de Borderlands 3 foi algo positivo que podemos mencionar.

Em geral, hoje a Take Two vive de microtransação de NBA da 2K e do GTA Online. Vamos ver se a Ghost Story Games emplaca com o "Judas", já que os desenvolvedores são a mente por de trás do Bioshock.

5/10 - Tem estúdios e franquias gigantescas mas conseguiu perder o encanto dos fãs nesses últimos anos por jogarem na zona de conforto. Seu principal estúdio hoje vive de um jogo de 10 anos atrás.

Ubisoft

A Ubisoft é conhecida por franquias como Assassin's Creed, Far Cry e Tom Clancy's Rainbow Six. A empresa tem um catálogo de jogos bastante variado e vem investindo em tecnologias como o Ubisoft+ um serviço de jogos que oferece um catalógo de suas franquias.

Existem muitos fatores que justificam a Ubisoft estar em seu pior momento.

2019_06_e3_stadia_960x540_350968.jpg


Se você consome um produto de entretenimento muito bom e descobre que ele tem uma continuação, obviamente vai querer consumir essa sequência. O grande problema de sequências é que pra ter o sucesso do antecessor elas precisam ser melhores e a Ubisoft não consegue mais fazer isso, são os mesmos jogos de antes só que cada vez menos caprichados e muito mais gananciosos. Os fãs vão perdendo o interesse nas franquias e o resultado estamos vendo agora.

Os principais motivos que fizeram os jogadores e fãs da Ubisoft desistirem são: Downgrades, jogos mal polidos vindo com bugs, apostas ruins como em jogos Battle Royale extremamente genéricos, jogos vendidos em fragmentos com muitas DLC's, preços excessivos nos lançamentos, futilidade de coletas de itens em seus mapas pra causar a sensação de que é um jogo grande e também o fato da descaracterização de sua maior franquia que é Assassin's Creed que se tornou RPG.

Não é atoa que hoje a empresa está á venda.

4/10 - Infelizmente é triste ver uma empresa que já foi referência no passado, se acabar desse jeito, espero muito que eles possam dar a volta por cima.

EA (Eletronic Arts)

A Eletronic Arts, conhecida como EA, é dona de franquias como FIFA, Battlefield e Apex Legends. A empresa tem investido em tecnologias como o EA Play, que oferece acesso a jogos por assinatura mensal.

A EA, simplesmente conseguiu acabar com quase todas as suas franquias - Mass Effect, Battlefield, Titanfall, Need for Speed, Anthem. Salvo algumas exceções que agradaram bastante como o remake do primeiro Dead Space, Star Wars Jedi Fallen Order, A Way Out, It Takes Two e a coleção remasterizada do Mass Effect, Unravel e Dragon Age..

EA-Play-catalogo.jpg


Há várias razões pelas quais a EA (Electronic Arts) se perdeu há muito tempo. Algumas dessas razões incluem:

Políticas comerciais: A EA é conhecida por sua abordagem agressiva ao modelo de negócios dos jogos, com ênfase em microtransações, conteúdo pago e DLCs. Isso levou alguns jogadores a sentirem que a empresa prioriza o lucro em detrimento da experiência do usuário.

Jogos lançados inacabados ou com problemas: A EA já lançou jogos que foram criticados por terem problemas significativos no lançamento, como bugs, glitches e problemas de desempenho. Isso levou a frustração de muitos jogadores que pagaram pelo jogo e não puderam aproveitá-lo totalmente.

Fechamento de estúdios: A EA adquiriu vários estúdios de desenvolvimento de jogos ao longo dos anos, mas também fechou alguns desses estúdios depois de um tempo. Isso levou a preocupações entre os jogadores de que a EA possa priorizar a obtenção de lucros em detrimento da continuidade de jogos e franquias que os jogadores adoram.

Falta de originalidade: Algumas críticas foram feitas à EA por produzir jogos que parecem muito similares entre si, com pouca inovação ou mudanças significativas em relação a jogos anteriores.

Em um contexto geral, a EA sofre quase que a mesma coisa que a Ubisoft, basicamente tem uma unanimidade com os jogadores quando se trata de políticas comerciais. Eles tem ótimas IP's em seu portfólio mas por muitas vezes são utilizadas como um meio de ganhar dinheiro de forma descontrolada. Basta você entrar no The Sims 4 por exemplo e ver a quantidade de pacotes que o jogo tem pra comprar.

5/10 - A EA por muitos anos tem se mostrado capaz de fazer bons jogos, só que, por muitas vezes, a pressa e a ganancia acaba falando mais alto, o que impacta no produto final.

Nintendo

A Nintendo é conhecida por suas franquias de sucesso como Mario, Zelda e Pokémon. A empresa investe pesado em exclusivos e tecnologias inovadoras em seus console, como o Nintendo Switch.

Novamente, aqui fica meio difícil de se opinar pois não é minha área, mas, como ela também faz parte, eu tenho uma opinião formada.

Best-Nintendo-Switch-Games-Exclusives-Feature-1280x720.jpg


A Nintendo tem uma reputação de produzir jogos exclusivos e inovadores, bem como consoles de jogos que oferecem experiências únicas e divertidas para os jogadores. A empresa sempre foi conhecida em jogos familiares e para todos os públicos, o que pode não ser a preferência de alguns jogadores mais experientes ou que procuram experiências mais complexas e maduras.

Algumas críticas que posso tecer a Nintendo inclui: questões como a falta de suporte a jogos de terceiros em seus consoles e a relutância da empresa em adotar certas tendências da indústria, como o suporte a jogos online em seus jogos. No entanto, essas críticas são geralmente superadas pela forte reputação da Nintendo como uma empresa inovadora e respeitada na indústria de jogos.

7/10 - É possível que alguns jogadores não gostem da Nintendo por preferências pessoais ou questões específicas, mas a empresa é amplamente respeitada e admirada por sua história de sucesso e contribuições para a indústria de jogos, eu diria que, neste momento, criticar a Nintendo é falar com a parede, porque os fãs já se conformaram a forma como ela atua no mercado.

Epic Games

A Epic Games é conhecida pelo jogo Fortnite, que se tornou um fenômeno cultural. A empresa também tem investido em tecnologias como a Unreal Engine, que é usada em diversos jogos.

16103910892376404.jpg


Não tenho muito a criticar a Epic, muito pelo contrário, ela contribuido bastante nesses últimos anos e cresceu MUITO. Algumas das principais razões incluem:

Jogos: A Epic Games tem adotado uma estratégia de oferecer jogos exclusivos em sua loja de jogos, o que significa que alguns jogos só podem ser comprados e jogados na plataforma da Epic Games. Essa estratégia tem sido bem-sucedida para a empresa, atraindo jogadores que desejam jogar títulos exclusivos, como o Fortnite.
Preços competitivos: A Epic Games tem oferecido preços competitivos em sua loja de jogos, o que pode atrair jogadores que buscam economizar dinheiro em suas compras de jogos.
Programa de jogos grátis: A Epic Games tem um programa em que oferece jogos gratuitos regularmente em sua loja de jogos. Essa estratégia tem sido popular entre os jogadores, que podem experimentar novos jogos sem ter que gastar dinheiro.
Suporte a desenvolvedores independentes: A Epic Games tem oferecido suporte a desenvolvedores independentes, fornecendo uma plataforma para distribuição de jogos com taxas mais baixas do que outras lojas de jogos. Isso pode atrair jogadores que desejam experimentar jogos de desenvolvedores independentes ou que desejam apoiar esses desenvolvedores.
Suporte contínuo em seus jogos: Fortnite e Rocket League, que se tornaram gigantes, estão mantendo vivos por bastante tempo. E aqui sim é válido fazer isso já que grande parte da história da Epic se deve ao Fortnite.

9/10 - Epic Games tem adotado estratégias que podem atrair jogadores, oferecendo jogos exclusivos, preços competitivos, jogos gratuitos e suporte a desenvolvedores independentes. Essas estratégias podem ajudar a empresa a construir uma base sólida de jogadores leais, vide o seu fenômeno Fortnite.

Valve

A Valve, proprietária da plataforma de distribuição de jogos Steam, é responsável por jogos como Half-Life, Portal e Counter-Strike. A empresa também tem investido em tecnologias como a Steam Deck, que é um console portátil de jogos.

valve-statistics.jpg


Embora a Valve tenha afirmado que não parou de fazer jogos - vide Half Life Alyx e CS2, a empresa tem se concentrado mais em sua plataforma de distribuição digital, a Steam, nos últimos anos, em vez de desenvolver novos jogos. Possivelmente, existem várias razões pelas quais isso pode ter acontecido:

Sucesso da Steam: A Valve tem sido muito bem-sucedida com sua plataforma de distribuição digital, a Steam, que é uma das maiores do mundo. Como resultado, a empresa pode ter decidido concentrar seus recursos na manutenção e melhoria da Steam, em vez de investir em novos jogos.

Dificuldades no desenvolvimento de jogos: A Valve é conhecida por demorar bastante tempo para desenvolver jogos, com alguns jogos levando vários anos para serem lançados. Isso pode ter tornado a empresa mais cautelosa em relação a investir recursos significativos no desenvolvimento de novos jogos.

Foco em tecnologia: A Valve também tem se concentrado no desenvolvimento de tecnologia para jogos, como a criação do SteamVR e do Steam Controller. Esses projetos podem ter exigido recursos significativos da empresa, o que pode ter reduzido a capacidade da Valve de desenvolver novos jogos.

Mudanças na equipe: Vários membros-chave da equipe da Valve que trabalharam em jogos populares como Half-Life e Portal saíram da empresa nos últimos anos. Isso pode ter afetado a capacidade da Valve de desenvolver novos jogos, especialmente se a empresa não tiver conseguido contratar novos talentos para substituí-los.

8/10 - A Valve tem se concentrado mais na Steam e em projetos de tecnologia para jogos nos últimos anos. Várias razões podem explicar essa mudança de foco, incluindo o sucesso da Steam, dificuldades no desenvolvimento de jogos e mudanças na equipe, entretanto, isso não impede de tecer críticas para a empresa, que está há bastante tempo na produção de Source Engine 2 que pode ser a deixa para fazer novos jogos.

Konami

A Konami é responsável por jogos como Metal Gear Solid e Pro Evolution Soccer. A empresa também tem investido em jogos mobile e em serviços online.

Konami-franchises.jpg


Existem várias razões pelas quais não gostamos tanto da Konami:

Cancelamento de jogos e franquias: A Konami tem cancelado vários jogos e franquias populares ao longo dos anos, como Silent Hills e Castlevania. Isso pode ter desapontado os fãs e deixado muitos jogadores céticos em relação ao futuro da empresa.

Políticas de negócios questionáveis: A Konami foi criticada por algumas de suas políticas de negócios, como a decisão de remover o nome de Hideo Kojima de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain após sua saída da empresa. Além disso, a empresa tem se concentrado mais em jogos para dispositivos móveis e máquinas de jogos de azar, o que pode não agradar a todos os jogadores.

Problemas com funcionários: A Konami foi criticada por sua gestão de recursos humanos, com relatos de condições de trabalho abusivas e demissões injustas de funcionários. Isso pode ter afetado a imagem da empresa aos olhos dos jogadores.

Qualidade dos jogos: Alguns jogadores podem sentir que a qualidade dos jogos da Konami diminuiu nos últimos anos, com jogos mais recentes recebendo críticas negativas.

6/10 - Não gostamos da Konami por uma série de razões, incluindo o cancelamento de jogos e franquias populares, políticas de negócios questionáveis, problemas com funcionários e qualidade dos jogos. Vamos ver agora com essa enxurrada de Silent Hill se eles conseguem retomar a confiança dos fãs.

Se hoje, eu tivesse que escolher, o Xbox e a Capcom são as melhores neste momento. Lembrando que tudo aqui se trata de opinião pessoal, qual seria as suas?
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: HeLReaper

HeLReaper

Leia um fato em meu perfil ?
Setembro 12, 2019
1,151
1,282
Acre
Não foi citada, mas a FromSoftware é a melhor pra mim, praticamente só lança jogo digno de GOTY, ódio eterno da Sony por ter exclusividade do Bloodborne que é o único que não joguei, nota 9.

Pior publisher posso citar várias, EA (?), Ubisoft (quantidade>qualidade), Blizzard (administração), Rockstar (Guinness de sugar o máximo de dinheiro possível de um único jogo), enfim.
 
Última edição:

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,594
5,124
Santa Catarina
Muito difícil julgar publisher, pq tem muita coisa ruim e boa no mesmo balaio.
Mas no geral eu considero a Nintendo a melhor publisher, seguida da Sony e MS.
Isso estou julgando conforme gosto pessoal e histórico, e não necessariamente AAA.

Capcom é uma boa publisher com várias IPS que gosto também.

Square definitivamente uma das piores para o meu gosto, é muita coisa ruim e pouca coisa boa.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)