Relembrando um clássico - Halo: Combat Evolved

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
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Bauru
Enredo

Halo: Combat Evolved se passa em um universo de ficção científica, nele a raça humana conseguiu avançar e criar viagens rápidas em pontos do universo (Slipspace), assim permitindo a colonização de outros planetas. Enquanto a raça humana progride, o Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC), desenvolveu um programa chamado SPARTAN de super soldados, ao mesmo tempo em que uma ameaça surgiu, os Covenant, uma aliança de raças alienígenas.

halo_01.jpg

Master Chief e uma tropa de humanos vasculhando Halo​

Master Chief, um super soldado, dentro da nave Pillar of Autumn, descobrem o que na primeira vista, se parece com um Planeta gigante em formato de Anel, onde eles o denominam Halo. Ao encontrarem, os Covenant começam a perseguir a frota humana, chamando o Halo de algo sagrado para seu povo.


A partir de então, no controle de Chief, o jogador terá de descobrir os perigos de Halo, os motivos por trás da aliança Covenant, e o mal iminente chamado Flood.

Qual foi o legado?

Halo foi o primeiro grande jogo de FPS para console, após o sucesso de GoldenEye 007, ele criou um marco tendo quebrado recordes de vendas. O jogo foi aclamado pela crítica especializada, e para se ter uma ideia, hoje ele é um dos games que figuram no Hall da Fama dos jogos.

halo_02.jpg

Ambientes gigantescos​

O game, a princípio seria de estratégia, e como mudaram para FPS, notamos que essa alteração afetou e trouxe várias inovações para o gênero. Como por exemplo, os inimigos em games de tiro no passado, te viam e apenas atiravam. Agora eles criam estratégias, como grudar granadas nas mãos e correr em sua direção, ou até mesmo tentarem dar a volta e pegarem o jogador desprevenido.


Outro ponto que também podemos ressaltar, é na vida do personagem, sendo que ela é regenerada se não tomarmos dano, e isso moldou os jogos seguintes e rivais, sendo que antes era necessário ficar coletando kits médicos ou procurando por vidas pela fase.


Além dessas adições ao gênero, inimigos agiam em bando, a utilização de veículos variados, a sensibilidade de tiros, e a utilização dos gatilhos com dois analógicos, moldaram o padrão da indústria dos jogos de tiro nos consoles, além de contar com uma imersiva narrativa que foi estendida para quadrinhos, filmes, etc.

halo_03.jpg

Inimigos contavam com ótima inteligência artificial​

Curiosidades
  • Halo no começo seria lançado para o Macintosh, mas a Microsoft comprou a Bungie, e segundo boatos, Steve Jobs ficou tão bravo que ligou para o Ballmer para reclamar da compra do estúdio
  • Originalmente o game teria suporte a Xbox Live, mas como o sistema online ainda não estava pronto, o jogo ficou com modos apenas offline
  • O subtítulo Combat Evolved, foi uma adição do marketing da Microsoft, sendo que o pessoal da Bungie achou estranho essa alteração
  • A trilha sonora foi criada por Martin O’Donnell, e segundo ele, o objetivo era oferecer um sentimento de importância e grandeza
  • Master Chief ficou tão conhecido, que John-117 foi o primeiro personagem dos games, a ganhar uma estátua em tamanho real no museu de cera Madame Tussauds em 2007
  • A armadura utilizada pelo Chief, foi baseada em séries de super herói como Power Rangers e no game DOOM, para a personalidade do personagem uma das inspirações foi o ator Clint Eastwood
  • Os nomes dos veículos alienígenas foram baseados em fantasmas e mitologias, como por exemplo, Banshee que é uma alma que chora constantemente da mitologia irlandesa, Ghosts são fantasmas de pessoas mortas e Wraiths são imagens fantasmagóricas de alguém visto após sua morte
  • A dubladora da Cortana, parceira de Chief, foi feita por Jen Taylor, a mesma dubladora da Princesa Peach de Super Mario
  • Falando ainda em Cortana, ela fez tanto sucesso e conseguiu criar um vínculo com o carrancudo Chief, que até mesmo virou um sistema inteligente da Microsoft para execução de Tarefas
  • No Xbox One X, existe um pequeno Master Chief montado em um escorpião, fazendo uma referência ao codinome Scorpio



Fonte: Aperta o X
 
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LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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Rio Grande do Sul
Só um detalhe, Daniel. Como mostra no documentário 'Refazendo a Lenda' sobre o remake de Halo 2, eles afirmam que Halo não seria exclusivo de Mac, inclusive foi feito de última hora a versão pra Mac. Jobs queria um jogo diferente e inovador pra mostrar a importância que a Apple estava dando aos devs de jogos, e pediu muito para a Bungie levar o jogo até a conferência.

No mais, tudo muito bem resumido, parabéns!
 
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dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
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Nunca joguei Halo, sou um fã do Xbox que não conhece esse universo, tentei jogar o primeiro, mas não conseguir, queria ter esse amor por essa série mas está difícil não conseguindo joga-lo, achei que o jogo envelheceu muito mal.
O que vocês recomendam para eu conseguir entrar de cabeça nesse mundo?
 
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EvFall

Guerreiro
Abril 5, 2018
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Curitiba
Eu joguei o HALO CE pelo MCC e achei bem tranquilo, remasterizado não achei que envelheceu mal haha
Só demorei pra me acostumar um pouco com a configuração dos gatilhos.
Joguei do CE até o 3 direto. Comprei a DLC do 3, porém acabei largando temporariamente. Provavelmente vou jogar o Reach ano que vem, daí decido se volto pra DLC do 3 ou se parto pro 4 e depois pro 5.
Quero terminar tudo até o lançamento do Infinite. Enquanto jogava, vi muitos vídeos sobre a história do jogo, o universo da franquia é muito rico e complexo.
 
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dezenove

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Eu joguei o HALO CE pelo MCC e achei bem tranquilo, remasterizado não achei que envelheceu mal haha
Só demorei pra me acostumar um pouco com a configuração dos gatilhos.
Joguei do CE até o 3 direto. Comprei a DLC do 3, porém acabei largando temporariamente. Provavelmente vou jogar o Reach ano que vem, daí decido se volto pra DLC do 3 ou se parto pro 4 e depois pro 5.
Quero terminar tudo até o lançamento do Infinite. Enquanto jogava, vi muitos vídeos sobre a história do jogo, o universo da franquia é muito rico e complexo.
Eu joguei no MCC também é achei que envelheceu mal, achei os comandos muitos estranhos, vou tentar da mais chances para ver se consigo terminar, gostaria de jogar todos também até o infinito.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Eu joguei no MCC também é achei que envelheceu mal, achei os comandos muitos estranhos, vou tentar da mais chances para ver se consigo terminar, gostaria de jogar todos também até o infinito.
na verdade os comandos de halo eram o diferencial.
Não é algo estilo COD, comando simples e faceis, creio q essa premissa de comandos seja proposital, fazendo o jogo ter uma característica única.
Coincidentemente o "pior" halo considerado pelos fãs foi o 5, onde justamente "CODizaram" o jogo, tornando ele mais dinâmico, mais rapido e etc.
Eu particularmente, prefiro os comandos antigos, curiosamente criados pela bungie.
Se vc não gostou, não tem jeito, pq até o halo 4 vc jogará nesses comandos. Isso deixa o jogo um pouco mais dificil, coisa característica da franquia.
Halo reach é o melhor jogo da franquia na minha opinião, tente começar por ele...problema é q o reach foi o ultimo halo da deusa bungie, então começar por ele e depois ir pro halo 1,2 vai ser meio complicado.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
O que vocês recomendam para eu conseguir entrar de cabeça nesse mundo?
Veja vídeos e leia coisas sobre o universo de Halo, no YouTube tem muito conteúdo gratuito em português e inglês. Se quiser algum site e canal em nosso idioma, recomendo o Halo Project Brasil, eles também comentam bastante coisa sobre os livros e hqs.

Conhecendo mais sobre o universo do jogo, talvez o interesse pelos jogos aumente. Se ainda assim os jogos não caírem no gosto, fica no conteúdo extra lendo e vendo coisas sobre os jogos e joga o Infinite quando sair, é melhor do que jogar sem gostar tanto, meio na obrigação.

Coincidentemente o "pior" halo considerado pelos fãs foi o 5, onde justamente "CODizaram" o jogo, tornando ele mais dinâmico, mais rapido e etc.
O pior é que, vendo as análises e comparações, o jogo não ficou mais rápido, e sim mais lento até; e não ficou mais dinâmico, já que agora com botões de correr e agarrar pra subir plataformas, o jogador não tá sempre pronto pro combate, que era um dos principais diferenciais de Halo. Mas é questão das épocas também, os FPS mudaram bastante de 2001 - 2007 pra cá, e Halo acompanhou algumas das novas convenções.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Halo CE é um dos maiores jogos já feitos, e o melhor Halo se levar em perspectiva a época e o contexto.

A 343 vai acertar a mão se apostar no clima exploratório e misterioso de CE em Infinite, se afastando um pouco da linha militar/belicista. E pelas entrevistas e trailer, teremos algo nessa pegada.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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São Paulo
Eu joguei no MCC também é achei que envelheceu mal, achei os comandos muitos estranhos, vou tentar da mais chances para ver se consigo terminar, gostaria de jogar todos também até o infinito.
Tem gente que não gosta mesmo. E geralmente não adianta insistir. Eu por exemplo não gosto de Gears, e nem o 5 me cativou. Sou #TeamHalo4EV3R ?
 

Fábio Lins

Novato
Janeiro 3, 2014
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Eu joguei no MCC também é achei que envelheceu mal, achei os comandos muitos estranhos, vou tentar da mais chances para ver se consigo terminar, gostaria de jogar todos também até o infinito.
Assiste vídeo sobre o lore do jogo que dá uma empolgada. Jogar no modo remasterizado ajuda a diminuir um pouco essa sensação de mal envelhecimento. Eu comecei a jogar ano passado. Joguei algumas fases até no lendário...oq exige uma paciência extrema kkkk.

Atualmente comecei o Halo 2 e já acho uma melhora enorme em relação ao 1. pretendo termina-los tbm até o lançamento do infinite.
 
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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
O pior é que, vendo as análises e comparações, o jogo não ficou mais rápido, e sim mais lento até; e não ficou mais dinâmico, já que agora com botões de correr e agarrar pra subir plataformas, o jogador não tá sempre pronto pro combate, que era um dos principais diferenciais de Halo.
sim vc mostrou isso outro dia, mas mesmo assim a impressão que dá jogando é q ele é mais dinamico.
isso é algo curioso, pq foi pregado pela internet a fora q ele é um jogo mais rapido e etc.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
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na verdade os comandos de halo eram o diferencial.
Não é algo estilo COD, comando simples e faceis, creio q essa premissa de comandos seja proposital, fazendo o jogo ter uma característica única.
Coincidentemente o "pior" halo considerado pelos fãs foi o 5, onde justamente "CODizaram" o jogo, tornando ele mais dinâmico, mais rapido e etc.
Eu particularmente, prefiro os comandos antigos, curiosamente criados pela bungie.
Se vc não gostou, não tem jeito, pq até o halo 4 vc jogará nesses comandos. Isso deixa o jogo um pouco mais dificil, coisa característica da franquia.
Halo reach é o melhor jogo da franquia na minha opinião, tente começar por ele...problema é q o reach foi o ultimo halo da deusa bungie, então começar por ele e depois ir pro halo 1,2 vai ser meio complicado.
Achei estranho pelo fato de ser diferente do que é normalmente os dos FPS de hoje em dia, mas nada que me afastaria por completo.
Acho que por ter passado tanto tempo da essa sensação de não encaixar no m9do de jogar, sendo que estou acostumados com os jogos de hoje em dia.
Mas pretendo da uma chance, pois reconheço o valor que tem essa série é quero me sentir como o @RAYMON sente quando sai qualquer novidade de halo.
Nessas férias vou me esforçar para tentar jogar todos.

Obrigado pelos conselhos @ronabs e @Fábio Lins , vou tentar pesquisar sobre o lore para ver se anima mais na hora de joga-lo.
 
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Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Achei estranho pelo fato de ser diferente do que é normalmente os dos FPS de hoje em dia, mas nada que me afastaria por completo.
Acho que por ter passado tanto tempo da essa sensação de não encaixar no m9do de jogar, sendo que estou acostumados com os jogos de hoje em dia.
Mas pretendo da uma chance, pois reconheço o valor que tem essa série é quero me sentir como o @RAYMON sente quando sai qualquer novidade de halo.
Nessas férias vou me esforçar para tentar jogar todos.

Obrigado pelos conselhos @ronabs e @Fábio Lins , vou tentar pesquisar sobre o lore para ver se anima mais na hora de joga-lo.
recentemente eu rejoguei todos jogos da franquia e cara são bons.
provavelmente o primeiro halo é o mais cansativo, vamos dizer assim, muitos momentos vc tem a sensação de estar passando pelo mesmo lugar, mas isso tbm é por conta da epoca e etc.
Coloca no facil e rusha o jogo, no halo 2 a coisa fica bem melhor.
 
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LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,245
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Rio Grande do Sul
na verdade os comandos de halo eram o diferencial.
Não é algo estilo COD, comando simples e faceis, creio q essa premissa de comandos seja proposital, fazendo o jogo ter uma característica única.
Coincidentemente o "pior" halo considerado pelos fãs foi o 5, onde justamente "CODizaram" o jogo, tornando ele mais dinâmico, mais rapido e etc.
Eu particularmente, prefiro os comandos antigos, curiosamente criados pela bungie.
Se vc não gostou, não tem jeito, pq até o halo 4 vc jogará nesses comandos. Isso deixa o jogo um pouco mais dificil, coisa característica da franquia.
Halo reach é o melhor jogo da franquia na minha opinião, tente começar por ele...problema é q o reach foi o ultimo halo da deusa bungie, então começar por ele e depois ir pro halo 1,2 vai ser meio complicado.
Eu faço parte da comunidade, e é unânime que a jogabilidade do 5 é a melhor de toda a franquia. A principal reclamação até Halo 4 era que a jogabilidade era lenta demais para os fps atuais, e no Halo 5 a 343i finalmente atualizou essa jogabilidade.

O online do Halo 5 foi, e é, um sucesso até hoje. O jogo bateu todos os recordes das franquias anteriores, e tenho certeza que isso não teria acontecido se a jogabilidade fosse 'ruim'. Pode ter certeza que a jogabilidade do Halo Infinite vai ser uma jogabilidade evoluida do 5, com implementações e otimizações.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Joguei Halo 1, Reach, 2, 3, e agora fui pro 4.
E eu já tinha jogado um pouco do 5.

Tudo isso em poucos menos de 2 meses.
Uma opinião de quem não tem Halo como nostalgia, digo que as versões mais recentes são as melhores.
Ousaria numerar da seguinte forma:
Halo 5
Halo 4
Halo Reach
Halo 2 remaster
Halo 3
Halo 1

Claro que vou confirmar isso quando fechar todos.

Isso pode sangrar os olhos de quem jogou tudo desde seus lançamentos, mas o fato é que a nostalgia acaba cegando a galera, do tipo em colocar Gears 1 ao lado do 5 e falar que o 1 é realmente melhor (mas ta jogando o 5).

Minha crítica ao Halo é o seu gênero.
Cara, halo é digno de um fodendo rpg lootshooter em terceira pessoa.
Eu rezo todos os dias pro Infinite ser isso, mesmo que deixe os fãs loucos de raiva.
 
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Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,167
2,476
Salvador
Eu faço parte da comunidade, e é unânime que a jogabilidade do 5 é a melhor de toda a franquia. A principal reclamação até Halo 4 era que a jogabilidade era lenta demais para os fps atuais, e no Halo 5 a 343i finalmente atualizou essa jogabilidade.

O online do Halo 5 foi, e é, um sucesso até hoje. O jogo bateu todos os recordes das franquias anteriores, e tenho certeza que isso não teria acontecido se a jogabilidade fosse 'ruim'. Pode ter certeza que a jogabilidade do Halo Infinite vai ser uma jogabilidade evoluida do 5, com implementações e otimizações.
Concordo. Eles conseguiram evoluir a excelente jogabilidade dos Halos anteriores sem perder a essência. O jogo não tem nada haver com CoD com qualquer outro jogo do gênero.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Halo 5 é considerado praticamente o melhor multiplayer do xbox, como isso seria possível com uma jogabilidade ruim? A principal diferença com os anteriores é a questão de correr, agarrar e usar o 'jetpack' para esquiva.

Esses novos elementos deixam o jogo MTO mais rápido e estratégico, pra falar que o MP é lento vocês nunca assistiram um campeonato de Halo ou jogaram o MP.
 

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