Resumo Resumo da Semana Xbox #108 - 10 a 14 de agosto

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,567
75,517
Rio Grande do Sul
Oi, pessoal, como estão? Recuperados da bomba que tivemos nessa semana?

O ano de 2020 não foi legal pra muitos jogos e Halo Infinite entrou na dança também, com diversos problemas que levaram o jogo a ser adiado para 2021, perdendo inclusive a janela de lançamento pra sair junto do Xbox Series X, algo que era um desejo da Microsoft e da 343 Industries. Mas, apesar disso, segue tudo certo com o console, que será lançado em novembro, como reafirmado pela Microsoft logo após o anúncio do adiamento de Halo, pra garantir que a conversa não tomasse proporções indevidas. Mas essa não foi a única novidade: mais controles do Series X apareceram por aí, agora com menções inclusive ao "Series S" na caixa e informando uma data de confidencialidade até 6 de novembro de 2020 (lançamento do console será?). Além disso, tivemos a participação de Phil Spencer em uma divertida entrevista dentro de Animal Crossing, onde ele falou sobre Halo (rolou até possibilidade de lançarem a campanha e o multiplayer separados, em momentos diferentes, mas deixaram de lado a dieia), Game Pass, Series X e outros assuntos; a chegada de Final Fantasy VII HD ao Game Pass; um panorama geral do ID@Xbox, com alguns números e a história dos desenvolvedores independentes na plataforma da Microsoft; o segundo episódio de Night City Wire, para nos mostrar mais do que esperar de Cyberpunk 2077; uma entrevista bem legal com o diretor de Grounded, falando sobre o processo de criação do jogo e como ele tem muito mais do histórico da Obsidian que muita gente imagina; a data de lançamento do segundo DLC de Minecraft Dungeons, com update gratuito pra geral no mesmo dia, conquistas e até uma edição física; Free Play Days com dois jogos (três, na real, explico lá embaixo); as atividades do Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests desta semana; a grande Ultimate Game Sale, com descontos especiais até o dia 24 de agosto; a lista de lançamentos desta e da próxima semana; e alguns links sobre Xbox e videogames como um todo.

Boa leitura.

.
.
.


HALO INFINITE É ADIADO PARA 2021
x1080

Em um ano tão maluco quanto 2020, o adiamento de jogos se tornou padrão. De jogos independentes a AAA, diversos foram os títulos que tiveram um atraso em seu calendário, enquanto muitos foram jogados pra 2021 e era isso: Cyberpunk 2077, Dying Light 2, Marvel's Avengers, Psychonauts 2, Wasteland 3, Watch Dogs: Legion, Baldur's Gate III, Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2, daria pra ficar um tempo aqui só listando jogos. Eu confesso que estou preparado pra que todos os jogos com data confirmada do segundo semestre sofram algum tipo de adiamento, de semanas até meses, a realidade é essa aí mesmo. Mas Halo Infinite se mantinha firme na posição de lançamento junto do Xbox Series X, carregando um peso simbólico muito grande: assim como lançar um Halo com um novo console seria um retorno às origens da marca, Infinite em si pretende ser uma grande homenagem às raízes da franquia. Só que 2020 também nos trouxe uma pandemia, e isso ferrou os planos de muita gente. Em um comunicado no Twitter, sem muitos rodeios, Chris Lee, head da 343 Industries e diretor de Halo Infinite, informou que o jogo foi oficialmente adiado para 2021. A justificativa é garantir que a equipe tenha o tempo adequado para entregar uma experiência aos jogadores que esteja à altura da visão que o estúdio tem para o jogo. Infinite pretende ser um marco para o presente e o futuro da série, trazendo muitas novidades (mundo aberto, mapa com objetivos principais e secundários, gancho para navegação e combate, além de se tornar uma "plataforma" de Halo para os próximos anos), mas diversos fatores contribuíram para criar desafios de desenvolvimento, incluindo as questões relacionadas com a pandemia da Covid-19. E tem também os rumores de que o desenvolvimento já não estava indo tão bem mesmo antes da pandemia, mas isso é coisa que a gente talvez nunca saiba se é verdade ou não.

O fato é que a notícia caiu como uma bomba na indústria, uma vez que a expectativa era de um lançamento gigantesco aproveitando a sua disponibilidade no Xbox One, Series X e PCs - bobeando, estavam até preparando um streaming. Agora pensa: cinco anos de desenvolvimento, expectativa gigantesca por parte da comunidade, responsabilidade idem com a direção do Xbox confiando na equipe para o lançamento simultâneo ao console, aí entram os problemas na roda de tudo isso começa a desmoronar. Adiar o jogo é uma decisão muito difícil, é tipo vencer uma semifinal mas ver seu camisa 10 expulso: a gente ainda está na final, mas uma peça importante da equipe não estará mais presente. E a Microsoft terá que correr para contornar esse problema. Ou até já tem algo bem encaminhado, conversando com o @RAYMON, ele comentou que não acredita que essa decisão foi tomada sem um plano B à altura, e faz total sentido. Recentemente, o Jeff Grubb comentou que a gente teria mais um grande motivo para sermos assinantes do Xbox Game Pass nas próximas semanas. Independente do que seja, agora vamos acompanhar a Microsoft para ver qual vai ser a estratégia de lançamento do Xbox Series X sem o seu camisa 10.
(Twitter Halo)

XBOX SERIES X SERÁ LANÇADO EM NOVEMBRO
XboxSeriesXHERO.jpg

No mesmo dia em que a Microsoft anunciou o adiamento de Halo, a empresa foi rápida no gatilho para não deixar a notícia respingar desconfiança no novo console da empresa, ao anunciar que o Xbox Series X será lançado em novembro - é a primeira vez que temos o comentário de um mês específico. Historicamente, novos consoles quase sempre costumam ser lançados em novembro, mas 2020 está tão maluco que vai saber, né. Enfim. Sem Halo Infinite como o bastião, a empresa voltou as atenções para os outros benefícios que o console trará a seus usuários, como os milhares de jogos disponíveis no dia do lançamento através dos novos lançamentos e também da retrocompatibilidade com todas jogos de todas as gerações do Xbox. Muitos deles irão aproveitar novos recursos disponíveis somente com o Xbox Series X (enquanto não anunciam o S), como a adição de ray tracing, até 120 fps, loadings mais rápidos, HDR e zás. Outros pontos de destaque ficaram para a menção aos jogos que serão otimizados no Xbox Series X (como Assassin's Creed Valhalla, Dirt 5, Gears Tactics, Yakuza: Like a Dragon e Watch Dogs: Legion), os jogos que chegarão direto ao Xbox Game Pass (como The Medium, Scorn e Tetris Effect), e os títulos da atual geração que serão otimizados, como Destiny 2, Forza Horizon 4, Gears 5, Ori and the Will of the Wisps e muitos outros. Não tem muita "notícia" aqui, mas achei legal trazer por dois motivos: a velocidade em não deixar a recepção do adiamento de Halo jogar dúvidas pra cima do console como um todo também, e pela confirmação dessa janela de lançamento. Pra quem está se planejando pra comprar, guardando grana ou investindo, é bom ter um esse prazo como um alvo para este objetivo.
(Xbox News BR)

NOVO CONTROLE DO XBOX SERIES X APARECE NA INTERNET, MENCIONA SERIES S
Xbox-Series-S-robot-white-controller-7-e1597035678124.jpg

Há algumas semanas, fotos e vídeos do novo controle branco do Xbox Series X começaram a pipocar pelas interwebs, indicando que alguma parte da linha de distribuição dormiu no ponto e liberou coisa antes do que deveria. Mais alguns dias se passaram e outras pessoas começaram a também publicar fotos e vídeos com o novo controle em mãos, de frente, de lado, pra cima, pra baixo, adelante e afins. Mas duas coisas chamaram a atenção para estes novos vazamentos. Primeiro: tivemos a primeira menção extra-oficial em um produto, ao que tudo indica, oficial, ao Xbox Series S, o outro novo console da Microsoft que deve ser lançado para oferecer uma solução mais econômica pra quem quer comprar um novo console nos próximos anos, para aproveitar os jogos da próxima geração e seguir aproveitando o catálogo crescente do Xbox Game Pass. Impresso na parte lateral da caixa, entre todas as plataformas compatíveis, aparece a menção "Xbox Series X|S", a gente meio que já sabe que isso vai acontecer e está contando os dias pra ver a revelação final, se eu fosse a Microsoft após esses tantos vazamentos, eu só postaria um tuíte do tipo "o Series S é real, o melhor custo-benefício da próxima geração, mas informações nas próximas semanas", só isso já chegaria pra dar um boom legal. A outra informação que surgiu dessa situação toda é que, em uma das caixas de papelão onde os controles estavam, aparece a indicação, em diversas línguas, "não vender ou exibir antes - 6 de novembro de 2020". Das duas, uma: ou isso é uma confirmação da data de lançamento planejada para o Xbox Series X/S, uma sexta-feira, ou uma data de quando os controles em si estarão disponíveis para venda. Mas vender antes do console? Até sim, já que ele é compatível com as novas plataformas, mas também com o Xbox One, Windows 10 e dispositivos móveis (Android e iOs). No segundo link abaixo, tem mais fotos pra quem quiser ver melhor, comparar com o controle que temos hoje e ver por outros ângulos.
(Twitter Tom Warren, Wccftech)

PHIL SPENCER SOBRE HALO, GAME PASS, SERIES X E MAIS
ahQuKRH.png

Nesta semana, Phil Spencer participou de um descontraído Animal Talking, um divertido programa de entrevistas dentro de Animal Crossing, já que não dá pra fazer encontros presencias porque pandemia e tal. E, nesta conversa, ele falou sobre diversos assuntos, desde a sua trajetória no mercado (algo que é sempre legal de ouvir, pra entender o que levou as pessoas a chegarem onde estão), mas também assuntos relacionados ao presente, especialmente, em três tópicos: Halo, Xbox Game Pass e Xbox Series X. Primeiro, sobre o adiamento de Halo: Spencer começa admitindo que entende o desapontamento da galera, porque isso não aconteceu com o público, mas internamente também, porque "nós estávamos ansiosos pelo alinhamento de Halo Infinite e do Xbox Series X. No fim, eu tive que tomar a decisão correta. A força da franquia Halo, a saúde e estabilidade da equipe, são coisas que caminham junto com a qualidade que você quer para o jogo?". Ou seja, entra muito naquela questão de entregar algo legal sem precisar esgualepar as pessoas que criam a parada toda. Uma das opções, inclusive, foi até dividir o jogo em datas diferentes para a campanha e o multiplayer, por exemplo, mas a ideia foi abandonada, pois "isso não parecia, pra todos nós, um lançamento de Halo que gostaríamos". Com um pepino na mesa, eles discutiram muito na semana anterior ao anúncio e chegaram a uma decisão em torno de 24h. Depois disso, Spencer foi enfático ao garantir que isso não afeta o lançamento do Xbox Series X, comentando que até tem a versão final que será disponibilizada para o público em sua casa há alguns dias - ele já tinha uma versão de desenvolvimento, e agora, está com o produto que chegará aos consumidores também, para testar o console da maneira que ele estará disponível para nós, para ter uma visão mais ampla de como os usuários irão interagir com o Xbox Series X. Por último, mas não menos importante, Spencer encerra valorizando ainda a importância cada vez maior do Xbox Game Pass no ecossistema que estão construindo: "à medida que saímos e conversamos com nossos consumidores, está se tornando um fator decisivo para muitas pessoas que ou estão em nossa plataforma ou estão considerando o Xbox Series X como console. Nosso investimento no Game Pass e no portfólio (de jogos) segue muito forte. Nós temos mais alguns anúncios muito legais e impactantes sobre coisas que vão chegar no Game Pass". Neste tópico, Phil encerra dizendo que entende o Xbox Game Pass e o Xbox Series X como uma excelente proposta de valor para os consumidores na próxima geração. Em um assunto relacionado, isso encontra também o apoio da Microsoft, quando, em um relatório para investidores, a empresa comenta que seguirá investindo em novos estúdios e conteúdos para expandir o planejamento das suas IPs futuras. A conversa inteira pode ser ouvida no link abaixo, o vídeo todo tem quase 2h30min mas a parte com o Spencer tem uns 40 minutos, depois ele segue lá mais participando com outros convidados também.
(YouTube Gary Whitta)

FINAL FANTASY VII HD CHEGA AO XBOX GAME PASS, OUTROS JOGOS SAINDO
apps.34713.14287834214643411.d0fc8bd6-dcae-44dc-b6e2-d5fdafab2f45.bd36f752-d4e0-4943-a27d-22df8caa9b1b

Com tanta coisa acontecendo em outros setores, o Xbox Game Pass teve uma semana mais tranquila, com apenas uma adição e sem novidades em relação aos próximos jogos que chegarão ao programa. Mas o jogo que foi adicionado compensa: Final Fantasy VII HD (console/PC) é a versão remasterizada e com diversas melhorias de um dos grandes clássicos dos anos 90 (que eu nunca joguei, inclusive), como a opção de um modo que aumenta a velocidade em 3x, a desativação dos encontros de batalhas e também um modo que deixa as batalhas mais dinâmicas. Ah, assim como acontece com as versões remasterizadas do VIII e IX, essa versão de Final Fantasy VII também possui suporte a conquistas, para quem quiser deixar o jogo lá bonitão exibido na conta. Já na semana que vem, teremos a adição de dois jogos ao catálogo, ambos da Xbox Game Studios: Microsoft Flight Simulator (PC) no dia 18 e Battletoads (console/PC no dia 20). Indo para a outra ponta, nesta semana, demos até breve aos seguintes jogos: Devil May Cry V (console/PC), F1 2018 (console/PC), Kingdom Come: Deliverance (console/PC), Space Hulk: Tactics (PC), Where the Water Tastes Like Wine (PC) e Yoku's Island Express (console/PC). Ainda hoje, talvez amanhã, devem aparecer os próximos jogos que serão removidos no app, aí atualizo aqui. Pra acompanhar tudo mais rápido, uma boa fonte de informação é o nosso tópico oficial dos serviços aqui do PXB, contendo não só a lista completa de jogos disponíveis mas também as futuras adições e remoções, aí dá pra se programar legal na jogatina: Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC.

JOGOS INDEPENDENTES NO XBOX E O FUTURO DO ID@XBOX
infographic.png

Marcas especiais sempre devem ser celebradas, e acredito que lançar mais de 2.000 jogos pelo ID@Xbox no Xbox One e PC seja uma delas. Desde o início do programa, a Microsoft já repassou mais de $1.5 bilhão apenas em royalties para desenvolvedores independentes, e essa iniciativa mostra o acerto que foi dar atenção a desenvolvedores menores. Inclusive, o desenvolvimento independente é algo que precede o desenvolvimento normal, videogames começaram com galera fazendo coisas em casa mesmo, aprendendo, fuçando, e aos poucos, foram se profissionalizando. A Xbox Live Arcade (XBLA) foi um grande passo para trazer esses desenvolvedores a um modelo de publicação mais abrangente, e o nome "arcade" não é por acaso: ele foi escolhido porque, justamente, era um lugar pra jogar jogos mais arcade mesmo, estilo fliperama, menores e mais casuais, de diversão rápida. Mas alguns desenvolvedores enxergaram esta oportunidade para fazer algo a mais, e novos jogos e estúdios foram sendo apresentados graças à XBLA - vocês sabiam que o tamanho máximo de um jogo pra ser distribuído na XBLA no início era de apenas 40 MB? É, um podcast tem 2x mais que isso fácil.

Pulando para o Xbox One, a qualidade dos jogos independentes passou a competir taco a taco com as grandes publishers, não dá pra pensar em uma apresentação de qualquer empresa hoje sem uma ou outra surpresa vindo de alguém completamente desconhecido. Foi assim que nomes como Studio MDHR fizeram fama, por exemplo. E são esses desenvolvedores independentes que terão participação ativa no presente e no futuro do Xbox. Para Maja Moldenhauer, falando sobre Cuphead, "o programa ID@Xbox foi literalmente uma mudança de ares. Seja pela empolgação e paixão que eles nos mostraram quando o jogo estava em seus estágios iniciais, o suporte e direcionamento que nos ofereceram à medida que crescíamos enquanto estúdio, a experiência em nos ajudar a lançar nosso primeiro jogo, ou a paixão que eles nutrem continuamente por Cuphead até hoje, eles estiveram presentes em cada passo da nossa jornada". Já Sean Krankel, da Night School Studios, "fazemos parte do ID@Xbox desde o nosso início, quando lançamos Oxenfree em 2016. Eu acho que a parte mais libertadora de trabalhar com o time do ID tem sido o total suporte da nossa visão criativa. Quando estávamos fazendo um jogo sobre adolescentes possuídos, o feedback era basicamente 'continuem fazendo o que vocês fazem, e nos digam como podemos ajudar'. [...] O time do ID entende o que faz o senso criativo da equipe de desenvolvimento tinir, e busca amplificar e ajudar a trazer essa visão para a maior audiência possível". Pra quem quiser saber mais, no link abaixo mesmo ou aqui, tem a edição 709 do podcast do Major Nelson só falando sobre esse assunto, com ele, o Jeff Rubenstein e Chris Charla. Pra quem se interessar pelo tema, aqui tem outra entrevista bem legal sobre o ID@Xbox e como o programa ajudou um desenvolvedor a sair do zero e viver disso.
(Xbox News)

EPISÓDIO 2 DE NIGHT CITY WIRE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES DE CYBERPUNK 2077
20200810-cyberpunk-2077.jpg

No segundo episódio do especial Night City Wire, a CD Projekt RED apresentou mais um pouco do universo Cyberpunk pra gente, abordando os elementos de criação de personagem, armas e trilha sonora. Primeiro, aos personagens. Como um bom RPG, poderemos escolher uma origem para V, nosso avatar nesse mundo, e cada um deles possui uma história, uma origem: os Nomads são aqueles que vivem à margem de Night City, na área denominada Badlands, um lugar onde a vida é mais sofrida, já que a área é infestada de perigos e não possui muitos recursos para sobreviver. Por isso, os Nomads valorizam muito suas famílias, os amigos que compartilham desta mesma comunidade, porque nem todos ali estão por obrigação: muitos foram parar lá por conta própria, fugindo de alguma coisa em Night City ou até porque cansaram daquele estilo de vida e queriam algo novo. Já os Streetkids são os garotos da rua, galera que cresceu nas quebradas da cidade e conhece muito bem o mundo e o submundo urbano, os caminhos por onde seguir, com quem não se meter e a quem recorrer. Por último, os Corpos são aqueles que vivem no mundo corporativo, que tomam as decisões e estão por cima de tudo. Cada um desses caminhos tem suas vantagens e desvantagens, não apenas em status numéricos ou características dos personagens, mas também com desdobramentos da história: um Nomad, por exemplo, é um completo estranho em Night City e precisa provar seu valor nas ruas pra construir sua fama; por outro lado, um Streetkid já conhece o campinho e pode ter algumas vantagens com comerciantes ou NPCs - mas vai saber as coisas que o Streetkid já aprontou por aí, desagradando outras pessoas da cidade. É uma escolha interessante já de início pra gente, pois a origem do personagem será determinante em diversos pontos da nossa progressão.

Outro ponto de destaque da apresentação foram as armas de fogo, também divididas em classes: Power, Smart e Tech. Power weapons são muito próximas às armas que temos hoje, no sentido de funcionamento, mas ainda assim, elas contam com algumas coisinhas extras muito úteis, como ricochetear em superfícies para atingir inimigos que estão escondidos atrás de algum tipo de cobertura. Smart weapons utilizam um sistema de rastreamento para que os tiros sigam o alvo, como se fossem pequenos mísseis mesmo, ajudando e muito na hora do combate. Por último, tech weapons utilizam uma força eletromagnética pra projetar os tiros a velocidades muito altas, podendo atravessar inclusive algumas paredes e proteções. À medida que nosso progresso avança, V aumenta suas habilidades com todas as armas (tanto essas de fogo quanto corpo a corpo, granadas e afins), como melhorar o tempo de loading, a precisão dos tiros, etc. Mas Cyberpunk 2077 é um jogo de RPG, então, muitas dessas armas devem ser compradas, encontradas pelo mundo ou recebê-las como recompensas de algumas missões, e elas possuem quatro níveis: comuns, incomuns, raras e lendárias. As armas lendárias, inclusive, possuem propriedades únicas que não são encontradas em outras armas do jogo. Essas armas lendárias, entretanto, devem ser conquistadas como loot de NPCs importantes, e aí, entra a questão de decisão: matar um NPC pra pegar a arma ou manter ele vivo porque gostamos dele? São escolhas como estas, desde o backstory do personagem até os tipos de armas que vamos utilizar, que constroem a rede que possibilita a criação de um grande RPG. E, conhecendo a CD Projekt RED, já podemos esperar ramificações incríveis de acordo com as nossas escolhas pelo caminho. Pra quem quiser conferir o vídeo completo, com diversos elementos de gameplay, incluindo também a parte da trilha sonora que não tem muito o que explicar aqui no texto, o link está abaixo.
(YouTube Cyberpunk 2077)

GROUNDED: UMA GRANDE AVENTURA EXPERIMENTAL FEITA PELA MENOR EQUIPE DA OBSIDIAN
grounded-poster-1920.jpg

Olhando de longe, Grounded parece não ter nada a ver com a Obsidian. Mas, quando Pillars of Eternity 2: Deadfire entrava em seus estágios finais de desenvolvimento, muita gente se perguntava o que seria da empresa no futuro. Pensando nisso, Adam Brennecke (diretor de Grounded) e uma pequena equipe já estavam pensando em jogos de survival há um bom tempo, e perguntou se ele poderia trabalhar em algo nessa linha para os diretores, já que tinha uma equipe pronta sem um trabalho específico pra fazer nos próximos meses. Com a luz verde, nasceu o que se tornaria Grounded, lançado recentemente no modelo Game Preview (ainda em desenvolvimento). Muito de Pillars está em Grounded, inclusive, como a possibilidade de criar seu personagem e criar experiências emergentes, que se desdobram de acordo com as ações dos jogadores. Segundo Brennecke, "Bobby Null, um dos líderes de design do estúdio, e eu fomos para uma sala e ficamos jogando ideias por coisa de quatro horas, sobre o que faria um jogo perfeito de survival. E essa ideia de sobreviver no jardim de casa saiu dali", fazendo referência ao processo criativo de concepção do jogo, que já possuía alguns elementos planejados mas não tinha uma ambientação naquele momento. E, mesmo não parecendo, Grounded tem a cara da Obsidian: "eu acho que uma das coisas que amarra tudo que a gente faz, nosso pão com manteiga, é a criação de mundos legais. Mundos que parecem ter um propósito e mundos que você possa imergir, é daí que a gente sempre começa".

Brennecker segue falando de coisas que podem parecer pequenas (baduntsss), mas que lá dentro, recebem muito cuidado, como a atenção para criar uma caixa de suco gigante e se preocupar em criar uma história para isso: qual é a marca? Quem deixou lá? Quem é a dona dessa empresa? Perguntas que, pra muita gente, podem passar batidas, mas cujas respostas garantem a criação de mundo muito mais críveis e reais. Sobre o tamanho da equipe (14 pessoas, de um universo de 190 da Obsidian), ele comenta que "nós queríamos manter as coisas pequenas. Queríamos fazer algo que fizesse sentido financeiramente. Estamos fazendo muitas coisas experimentais com Grounded, não é a nossa especialidade, estamos fazendo algo novo. Estamos mantendo o risco baixo, mas ainda conseguindo ser ágeis o suficiente para desenvolver coisas legais rapidamente", falando sobre os processos internos de uma equipe que, apesar de enxuta, é bastante experiente. A entrevista é bem legal e segue com outros pontos interessantes, como as iterações que eles fazem para melhorar pequenos elementos do gameplay, como os fundadores do estúdio ainda estão nas "trincheiras" criando coisas, a proximidade entre as pessoas, tudo isso seguindo igual mesmo após a aquisição pela Microsoft. Pra quem gosta de Grounded, ou da história da Obsidian mesmo, é um papo bem legal.
(Games Industry)

DLC CREEPING WINTER CHEGA EM 8 DE SETEMBRO PARA MINECRAFT DUNGEONS + UPDATE GRATUITO
minecraft_dungeons.jpg

O segundo pacote de expansão de Minecraft Dungeons ganhou uma data de lançamento, 8 de setembro, mas essa é só a primeira das novidades que a equipe tem para compartilhar com a gente. Vamos por partes. Creeping Winter é o nome desse segundo DLC que nos levará novamente a uma ilha diferente, completamente congelada graças à atuação de um ser maligno que habita aquele local, e nós, com nossas armas quadriculadas, deveremos intervir nessa situação e impedir que o frio se alastre para todo o mundo de Dungeons. Como aconteceu na adição de Jungle Awakens, Creeping Winter trará também novos inimigos, armas, armaduras e encantamentos para deixar nosso personagem ainda mais poderoso. Esse DLC é pago e não está no Xbox Game Pass, quem quiser jogar precisa comprar a Melhoria do Passe de Herói (R$ 36,95 na Microsoft Store). Mas quem não quiser comprar não vai ficar sem conteúdos novos: no mesmo dia 8, será lançado um update gratuito pra geral, com a adição de novos comerciantes, que devem ser encontrados dentro dos níveis e, ao serem salvos, ficarão chão no acampamento com as suas lojinhas. O Ferreiro vai poder melhorar as nossas armas e equipamentos, e o Embalador de Presentes permitirá que troquemos itens com outros jogadores online, uma função há bastante tempo solicitada - e ambos os comerciantes podem subir de nível também, melhorando a qualidade das recompensas. Além disso, teremos a adição de Daily Trials, desafios diários que trarão mudanças nas mecânicas de jogo para criar desafios difíceis, divertidos e experimentais também (estou curioso com o que eles querem dizer com "experimentais"). E, se não bastasse, pra quem curte, também será lançada uma edição física da Hero Edition em todas as plataformas, pra deixar bonitinho na estante na sua coleção de jogos físicos de Xbox. O novo update do jogo adicionará conquistas para ambos os pacotes de DLCs, talvez até alguns de Jungle Awakens sejam retroativos e liberem assim que rodarmos o jogo, desde que tenhamos completado seus requisitos. Lembrando que Minecraft Dungeons está disponível no catálogo do Xbox Game Pass de Xbox One e PC.
(Minecraft)

FREE PLAY DAYS COM INJUSTICE E NASCAR HEAT 5
XBL_Free-Play-Days_081320_1920x1080-Wire_2-shot_JPG.jpg

Até a madrugada de segunda-feira, às 3h59min (Brasília), assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate poderão aproveitar dois jogos sem custo adicional. Injustice 2, feito pela NetherRealm (mesma galera de Mortal Kombat) oferece um catálogo de heróis e vilões da DC com um modo história que segue os desdobramentos do primeiro jogo, com Batman e seus amigos tentando reconstruir a sociedade e lutar contra o Superman - mas nada está tão ruim que não pode piorar, e uma outra ameaça pode acabar com ambos os lados dessa briga. Já Nascar Heat 5 vai acompanhar a Daytona Road Course que acontecerá no domingo, aí colocaram o jogo também pra dar aquele up, é de corrida e é oficial da Nascar, pra quem curte essa categoria do automobilismo, é um prato cheio. Pra baixar os jogos, é só procurar pelos mesmos na Live ou no banner que estará na dash do console. Além deles, The Elder Scrolls Online: Tamriel segue liberado para os assinantes Gold/Game Pass Ultimate até quarta-feira, 19.
(Xbox News BR)

XBOX GAME PASS QUESTS E MICROSOFT REWARDS | UPDATE SEMANAL
0d4b6e43-4705-4170-8d39-65b63dcc2244.png

Uma nova semana significa que temos mais atividades disponíveis no Microsoft Rewards e no Xbox Game Pass Quests. Fica como lembrete mesmo, as atividades abaixo podem ser realizadas até segunda-feira (se tu começar do zero hoje, dá tempo) e garantem 255 pontos de saldo no serviço. Pra acompanhar essas atividades em primeira mão, o ideal é acessar o tópico dedicado ao assunto aqui no PXB, lá a gente posta as novas atividades no dia em que elas ficam disponíveis (terças-feiras), dando ainda mais tempo pra fazer as coisas, compartilhando dicas de como completar elas, etc.

Xbox Game Pass Quests | até 17 de agosto
  • We Happy Few (100 pontos) - Mate 7 inimigos. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate. Não libera conquista.
  • Observation (25 pontos) - Descubra o que aconteceu dom a Dra. Emma Fisher. Só rodar o jogo.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Conquista desbloqueada em um jogo do catálogo, pontos computados.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Autoexplicativo, fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e login no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.
Microsoft Rewards | até 17 de agosto
  • Confira o jogo em destaque (10 pontos) - Cartãozinho de The Elder Scrolls Online: Greymoor, só clicar.
  • Inicializador de aplicativos (40 pontos) - Abrir o aplicativo do Microsoft Rewards em três dias diferentes.
  • Caçador de pontos (50 pontos) - Ganhar 200 pontos no Microsoft Rewards nesta semana.

ULTIMATE GAME SALE VALENDO ATÉ 24 DE AGOSTO, MAIS DE 550 ITENS EM OFERTA
203.jpg

Pra quem estava esperando por uma oportunidade de tirar dinheiritos da carteira pra comprar jogos novos, chegou a hora. Começou a Ultimate Game Sale, a grande promoção da Xbox Live que, junto do tradicional Deals with Gold, totalizam quase 650 ofertas em jogos e conteúdos adicionais, com descontos que chegam a até 90% em alguns casos. Vale a pena conferir a lista completa do @Shivan neste tópico aqui e olhar com calma pra ver se algum jogo do seu interesse está incluso nos descontos especiais. Um detalhe: o desconto de Forza Horizon 3 é válido até 28 de setembro, dia em que o jogo será removido para compra na Microsoft Store por questões de licenciamento e tal, igual aos outros Forza lançados antes dele no Xbox One. A Playground reforça que isso é válido somente para a aquisição do jogo e dos conteúdos adicionais após esta data: quem já tiver comprado em sua conta poderá baixar a hora que quiser, assim como os servidores do jogo seguirão ativos pra receber os corredores em partidas multiplayer. Então, é isso, clique aqui e confira a lista completa de jogos em oferta - e, comprando pelos links do PXB, uma parte do valor volta para o fórum.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (3 A 7/AGO)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (10 A 14/AGO)
Terça, 18
Quarta, 19
Quinta, 20
Sexta, 21

LINKS INTERESSANTES
  • Atomic Heart 4K Next Gen Gameplay: Meet Plyush - Pra quem não conhece, Atomic Heart está sendo feito por um estúdio russo e era pra ter saído em 2018, se tratando de um FPS com elementos de ação e RPG, que se passa em uma União Soviética alternativa entre os anos de 1930 e 1960. Nesse universo paralelo, tecnologias como internet, holograma e robótica já existiam, e vamos controlar um agente da KGB que irá investigar uma instalação que perdeu comunicação com o governo. Parece bem legal. | YouTube Atomic Heart
  • Control ganhará uma edição Ultimate com upgrade para o Series X - Control é um dos jogos mais pesados da atual geração, no sentido de demandar muito do hardware e sofrer com isso nos consoles base. Mas quem quiser jogar esse jogo em todo o seu esplendor, já com as expansões, no Xbox Series X, poderá comprar a edição Ultimate no One e aproveitar esse belo salto de qualidade que o jogo terá no novo console da Microsoft. E quem comprou a edição normal, tipo eu aqui: bom, aí amigo, nós ficaremos chupando o dedo, porque o upgrade pra próxima geração é só pra quem comprar a versão Ultimate mesmo, que será lançada no dia 10 de setembro, em formato digital. | Control Game
  • Demons Ate My Neighbors! é a sequência espiritual não-oficial de um clássico dos anos 90 - Quem tem ali seus 25-30 anos ou mais possivelmente jogou ou só conhece Zombie Ate My Neighbors!, um simpático run and gun feito pela LucasArts e publicado pela Capcom onde, isso mesmo, controlamos dois garotos que precisam sobreviver aos zumbis que comeram seus vizinhos. Pois bem, uma sequência espiritual desse jogo, não-oficial, claro, está em desenvolvimento com previsão de lançamento para 2021. A princípio, somente para PC, mas eles vão abrir um Kickstarter em breve e uma das metas é o jogo chegar ao Xbox One também. | Twitter Demons Ate My Neighbors
  • Designing an Arkane Game Level - Uma das principais características dos jogos da Arkane é a criação de experiências emergentes, aquelas que se moldam às ações do jogador, fazendo com que tenhamos que improvisar e ver os sistemas do jogo se comportando de maneiras diferentes e únicas. Isso cria momentos únicos, mesmo com jogos estruturalmente iguais. Neste texto muito bom, eles explicam como é o processo de criação de um nível de seus jogos. | Bethesda
  • Embracer (THQ Nordic) adquire vários estúdios, incluindo 4A Games - Seguindo a sua onda de expansão, o Embracer Group, donos da THQ Nordic, comprou diversos estúdios de baciada, alguns deles que desenvolvem jogos mesmo, como 4A Games (Metro), Palindrome Interactive (Immortal Realms) e Vermila Studios (Crisol: Theater of Idols). Com isso, o Embracer Group amplia sua atuação com mais de 30 estúdios diferentes, incluindo aí alguns interessantes, como Saber Interactive, Volition e Warhorse. | Embracer Group
  • Gustavo Villani e André Sauer entram para o time de FIFA 21 - Depois de aparecer em oito edições como narrador de FIFA, Tiago Leifert vai dar lugar a Gustavo Villani, narrador do SporTV. Já André Sauer, que é dublador, vai interpretar um repórter de campo, trazendo informações extras sobre os jogadores. No link, tem uma declaração do Villani também e outros detalhes dessas novidades. | Xbox Power
  • Jogaecast: O adiamento de Halo Infinite prejudica o lançamento do Xbox Series X? - Para comentar sobre o adiamento de Halo Infinite e seus impactos no lançamento do Xbox Series X, os rapazes do Jogae (Bruno, Makson e Nelson) abordam o peso que isso terá, como outras características (como o Game Pass e a retrocompatibilidade) podem contribuir para amenizar a situação, e até comparam a line-up inicial do Series X (que temos até então) com as janelas do Xbox, Xbox 360 e Xbox One, para analisar como ela se sai. | JogaeTV
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Quer saber mais sobre 9 Monkeys of Shaolin, DARQ: Edição Complets, GI Joe: Operation Blackout, Hood: Outlaws & Legends, Minoria, Necromuda: Underhive Wars, Tears of Avia, TemTem e Xuan-Yuan Sword VII? Só clicar no link e conferir os trailers. | PXB
  • New BioShock details from Cloum Chamber job listings - Não é segredo que a 2K está colocando um novo BioShock no forno, até formaram um novo estúdio (Cloud Chamber) pra fazer isso quando a Irrational Games se dissolveu, e nesta semana, surgiram alguns detalhes sobre o projeto em listagens de empregos. A princípio, o jogo está sendo feito na Unreal Engine 4 no momento, com previsão de lançamento para a próxima geração. As descrições também indicam a criação de um novo mundo fantástico, o que sugere que não teremos um retorno a Columbia ou Rapture, cenários dos jogos anteriores, além de apontar para um sistema totalmente focado nos sistemas de narrativas moldando a experiência. Tem mais coisas, mas acho que o importante é isso. | XboxEra
  • Rinha de bilionários bota Epic de um lado e Apple/Google do outro - Você deve ter visto a treta que está rolando entre a Epic e Apple/Google, né? Basicamente, a Epic não concorda em dar 30% de toda a receita que é gerada no iOs/Android para as donas das plataformas, e resolveu vender dinheirinhos de Fortnite por fora, com desconto. Óbvio que as empresas não curtiram e removeram o jogo das lojas (ainda dá pra jogar). A Epic até fez um comercial parodiando "1984", uma famosa propaganda da Apple. Por enquanto, é a Epic contra essas duas empresas, mas é interessante prestar atenção nos desdobramentos, já que essa prática (30% ficar com o dono da loja) também é aplicada na Xbox Live e PSN. Vai que a Epic direcione essa mesma atitude contra a Microsoft. | BBC
  • Road to Infinite: um Halo por mês em 2020 - agosto: Halo 5 - Mais porque esqueci de colocar nas semanas anteriores, mas para quem está jogando um Halo todo mês nessa brincadeira (mesmo que Infinite não saia mais em 2020, quem fez tudo tá tão perto que eu pelo menos vou terminar pra passar a régua neste ano), agosto é a vez de Halo 5: Guardians, último jogo da linha principal da franquia e que terá muitas de suas perguntas respondidas em Halo Infinite no final do ano. | PXB
  • Segue o drama: Ubisoft entra em contato com Bryan Lee O'Malley - Scott Pilgrim vs. The World: The Game é amado por muita gente, lançado exclusivamente em formato digital no Xbox 360 e PS3 em 2010, mas removido das lojas em 2014. Desde então, muito se pede o retorno desse jogo para a Ubisoft, que desenvolveu e publicou, e os rumores de que uma volta pode acontecer são cada vez mais sólidos. Agora, a Ubisoft entrou em contato com Bryan Lee O'Malley, criador do personagem - e é isso, ele não explica o que é. Mas, aparentemente, a Ubisoft está de olho nessa demanda. | Twitter Bryan Lee O'Malley
  • Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2 adiado para 2021 - Nessa altura do campeonato, exceção vai ser o jogo que não for adiado pra 2021. Mas a Paradox informou que, devido à ambição que o jogo se propõe a alcançar, eles precisam de mais tempo pra entregar a melhor experiência possível ao jogador. O primeiro é bem conhecido por ser bastante bugado, e eles certamente não querem manter essa fama com a sequência. Paciência. | Twitter VTM Bloodlines
  • When a Game is Too Long - Respecting the Player's Time - Com jogos que ficam cada vez maiores, ocupando parcelas cada vez mais largas do nosso tempo, fica o questionamento: esse tempo gasto em determinado jogo vale mesmo a pena? As 90h de conteúdo são legais, ou temos ali 10h de conteúdo espalhadas em um pão de 90h? Em casos assim, pequenos ajustes, até com a UI do jogo, podem economizar um tempo enorme. | YouTube Extra Credits

.
.
.

Por hoje, acredito que seja isso. Foi uma semana bastante movimentada, nem tudo o que aconteceu foi positivo mas, no fim das contas, acredito que o adiamento de Halo vai fazer mais bem do que mal para a franquia, o estúdio e a Microsoft como um todo. Como diz aquela frase famosa do Miyamoto que todo mundo puxa nessas horas, "a delayed game is eventually good, a bad game is bad forever". Não cheguei a colocar ali nos links, mas semana que vem (22) tem o DC Fandome, aquele grande evento da DC que contará com presenças de Suicide Squad: Kill the Justice League (Rocksteady) e Batman: Gotham Knights (Warner Bros. Montreal), esse último diz até que é pra lançar já agora em novembro, vamos ver se isso se concretiza.

Enquanto isso não acontece, seguimos jogando, eu voltei a jogar The Witcher pra concluir os DLCs e mergulhei de novo naquelas de ter uma missão principal e umas 15 paralelas abertas, fazia anos que não jogava e tinha até esquecido um pouco o quão bom o jogo era. Duas sidequests que fiz em Blood and Wine me tomaram umas cinco horas de jogo, e foram extremamente bem escritas e com desdobramentos e questionamentos que ficarão pro restante do jogo. Show.

Muito obrigado a todos que acompanham e leem esse paredão de coisas toda sexta-feira ou durante os próximos dias. Tenham todos um excelente final de semana.


46j7.gif
 
Última edição:

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,069
2,583
Vamos por partes:

Pulei a parte do Halo adiado - não aguento mais ouvir falar nisso.

Interessante sobre o ID Xbox. Lembro de muita reclamação no início da gen com o Xbox one e como esse programa deixou de evoluir, dando a dianteira de jogos independentes para a Sony. Cheguei a leu num fórum conhecido, onde devs costumam postar, que o ambiente e regras proporcionadas pela Sony eram melhores que a da STEAM.

Então você pega alguns (poucos) desenvolvedores que fizeram fama - e talvez fortuna - nesse programa e compara com o que você lê na web e vê que as coisas não batem. Se por um lado são pouos os que falam bem, por outro são poucos os que falam mal, mas quantidade de matérias mostrando os que falam mal é maior, bem maior, do que as que mostram o contrário.

Para ilustrar meu ponto de vista, peguem a matéria da Eurogamer que traz alguns quotes interessantes sobre o gamepass: Apesar da matéria deixar claro que os deves estavam contentes com o gamepass, o dev de Cities Skylines comentou que ELE ACHAVA que o game dele deveria ser pago por horas de jogo e não pelo modelo atual. De repente vi outras matérias baseadas nessa declaração e uma ou outra seguindo a linha da Eurogamer onde dava uma visão mais ampla da coisa.

No mais ótimo vídeo:
 
  • Curtir
Reações: ronabs e Saci

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,567
75,517
Rio Grande do Sul
Interessante sobre o ID Xbox. Lembro de muita reclamação no início da gen com o Xbox one e como esse programa deixou de evoluir, dando a dianteira de jogos independentes para a Sony. Cheguei a leu num fórum conhecido, onde devs costumam postar, que o ambiente e regras proporcionadas pela Sony eram melhores que a da STEAM.
Não to ligado no modelo da Sony daquela época, mas o ID@Xbox surgiu como consequência dessa debandada de desenvolvedores independentes. No final da geração do Xbox 360 e início do One, ali entre 2012 e 2013, a Microsoft tinha uma política bem restritiva de que para um jogo independente sair no Xbox, ele deveria ou ser exclusivo ou sair no mesmo dia de outras plataformas. Pode parecer benéfico aos usuários da plataforma, por garantir que novos jogos cheguem ao mesmo tempo que as outras, mas para desenvolvedores independentes que, muitas vezes, precisam priorizar uma única plataforma primeiro por conta de restrições de orçamento ou até de equope, essa política foi vista de maneira extremamente negativa. Foi ali que a Microsoft perdeu o suporte da Supergiant por exemplo (nos consoles, Transistor saiu no PS4 em 2014 e foi portado para o Switch em 2018, mas não veio pro Xbox, é um estúdio que gosto muito e adoraria ver de volta ao Xbox, um dos jogos independentes que mais gosto é deles - Bastion - e joguei no 360, conheci na Xbox Live Arcade), do Jonathan Blow inicialmente (o cara falava muito mal do tratamento que a empresa dava a desenvolvedores independentes - “They threatened to ruin my life, and I am not the only indie they treated this way. So I do not give them the benefit of the doubt. Actually some other indies (like Team Meat) got treated way worse than I did.”, entrevista aqui.

Felizmente, alguém percebeu que isso estava muito errado e corrigiram o curso, originando a criação do ID@Xbox e resultando em todos esses bons exemplos que a gente volta e meia vê por aí: muitos jogos no Xbox, desenvolvedores recebendo suporte para suas criações, Microsoft contribuindo de diversas formas com o lançamento/promoção e tal.
 
  • Curtir
Reações: OLD-MAN

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Semana complicada. Halo Infinite adiado e continuamos sem saber o preço dos novos consoles. Ainda bem que o GOTY 2020 trouxe novidades para confortar um pouco nossas almas.

Não sei quanto aos colegas de fórum, mas eu estou um desanimo com tudo isso. Já estive muito empolgado, só que esse negócio de conta gota não é comigo. Acho que muito pela idade , eu sendo preto no branco. vai ou racha, 8 ou 80 , carta na mesa, não tenho paciência para "doses homeopáticas".

Sobre o GOTY 2020 eu já joguei um tempo atrás, já não tenho mais interesse nas novidades dele.
 
  • Curtir
Reações: ronabs e OLD-MAN

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)