Resumo Resumo da Semana Xbox #172- 15 a 19 de novembro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,570
75,518
Rio Grande do Sul
Oi, pessoal.

Acelera o passo que o Xbox está acelerando e atropelando tudo o que vê pela frente nesse final de ano. Seja com novos lançamentos, novos jogos no Game Pass e até um shadow drop do multiplayer de uma das suas principais franquias, os últimos dias foram só uma palhinha do que nos espera nas próximas semanas.

Clique no link para ir direto para a notícia que você quer ler.

  1. Sete novas adições no Xbox Game Pass, incluindo o retorno de My Friend Pedro
  2. Halo Infinite tem multiplayer beta liberado e mudanças no battle pass
  3. Halo Infinite - previews da campanha elogiam os novos rumos da franquia
  4. Xbox Black Friday Deals no ar, mais de 800 ofertas até 3 de dezembro
  5. Xbox Anniversary Celebration - Os destaques do evento de 20 anos do Xbox
  6. Retrocompatibilidade encerra adições em grande estilo com 76 novos jogos de Xbox/Xbox 360
  7. Por dentro das apostas multibilionárias de Phil Spencer
  8. Como o Xbox transformou e segue transformando a indústria
  9. Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, atualização semanal
  10. Lançamentos da semana (15 a 19 de novembro)
  11. Lançamentos da próxima semana (22 a 26 de novembro)
  12. Links recomendados

.
.
.



GAME PASS COM SETE NOVAS ADIÇÕES NA SEMANA, INCLUINDO EXO ONE E MY FRIEND PEDRO
FEfcTIsXIAAOTSt

Nesta semana pra lá de movimentada, tivemos a adição de cinco jogos no Xbox Game Pass, mais dois no EA Play (cloud, esses só disponíveis pra quem é assinante Xbox Game Pass Ultimate).
  • Dead Space (cloud, EA Play) - Um dos jogos mais importantes da geração Xbox 360, Dead Space deu um up no gênero de terror ao levar o gênero para o espaço, em um ambiente apertado (nave espacial) que não tem pra onde correr, com sistemas inovadores (como o desmembramento e o hud minimalista, com todas as informações "in game"). Agora, dá pra jogar tudo isso pela nuvem também.
  • Dragon Age: Origins (cloud, EA Play) - A origem de uma das famosas sagas de RPG da BioWare, agora também na nuvem.
  • Exo One (console/PC/cloud) - Um belo jogo contemplativo onde controlamos uma nave(?) por belíssimas (mesmo!) paisagens.
  • Fae Tactics (console/PC/cloud) - Um simpático jogo de RPG e estratégia isométrico.
  • Next Space Rebels (console/PC/cloud) - Sabe Kerbal Space Program? Jogo de construir foguetes e tal? É tipo isso.
  • My Friend Pedro (console/PC/cloud) - Excelente jogo de ação maluca que conta a relação entre O Jogador e Pedro (uma banana). Esse aqui é bem legal porque é um jogo que dá pra jogar em curtas sessões e, principalmente, a variedade de ataques e formas de passar de fase tornam a coisa mais divertida.
  • Undungeon (console/PC/cloud) - Um RPG de ação com combate em tempo real que nos coloca em uma ficção científica onde devemos mudar o mundo à nossa volta para reconstruir o Multiverso.

Já para a próxima semana, temos as adições confirmadas de Before We Leave (23, console/PC/cloud), jogo de estratégia e construção; Deeeer Simulator (23, console/PC/cloud), um Goat Simulator sem a cabra e com um veado; e Mortal Shell (23, console/PC/cloud), jogo de ação e RPG que pode se dar bem entre a galera que curte jogos mais difíceis e cadenciados como os "souls". Também tivemos o anúncio de que mais um Warhammer vai ser lançado no Game Pass, desta vez Warhammer 40,000: Battlesector para o dia 2 de dezembro; e de outros dois jogos sem data definida: Lawn Mowing Simulator e Windjammers 2 - Sammy Ho & Jordi Costa. Além disso, foi adicionado um benefício interessante no Xbox Game Pass Ultimate Perks, aquele plus a mais que assinantes GPU podem aproveitar: três meses de YouTube Premium, que soma ao já muito legal bônus de 75 dias de Crunchyroll Premium. Ah, e mais17 jogos agora têm suporte a controles na tela de toque em dispositivos móveis, incluindo The Artful Escape, Frostpunk, Phoenix Point e Superliminal. Ah, e ainda em notícias boas sobre o Game Pass, o streaming de jogos para consoles (Xbox One e Series X|S) foi disponibilizado em fase beta para todos os usuários (era só pra Insiders antes), bastando ter uma assinatura GPU ativa.

Por outro lado, todo carnaval tem seu fim e alguns jogos também saem do catálogo. No final de novembro e início de dezembro, teremos algumas baixas: em 30 de novembro, sairão Call of the Sea (console/PC/cloud), FIFA 19 (console/PC, EA Play), Football Manager 2021 (PC), Football Manager 2021 Xbox Edition (console/PC), Haven (console/PC/cloud), Hello Neighbor (console/PC/cloud), Morkredd (console/PC/cloud) e Va-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action (PC); já em 8 de dezembro, quem sairá do catálogo é Destiny 2 (console/cloud, com suas expansões Beyond Light, Shadowkeep e Forsaken). Pra acompanhar essa e outras movimentações futuras do catálogo, recomendo bastante acompanhar os dois tópicos que temos aqui no PXB (Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC), com todas as informações que você precisa para conhecer o serviço e conferir quais jogos estão disponíveis em cada plataforma. Os jogos por streaming estão agrupados junto no tópico de console.
(Xbox Wire)

HALO INFINITE TEM FASE BETA MULTIPLAYER SURPRESA + MUDANÇAS NO BATTLE PASS
halo-infinite-season-1-1.jpg

Na semana anterior ao evento do Xbox, começaram a surgir muitos rumores de que o componente multiplayer de Halo Infinite seria lançado no dia 15 de novembro. Isso era contraditório com o que a 343 Industries havia afirmado, de que tanto o single quanto o multi seriam lançados simultaneamente, e o que aconteceu na real foi um grande meio termo. Sim, a Season One de Halo Infinite já está liberada gratuitamente no Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Cloud Gaming, desde 15 de novembro, com todo o conteúdo do Battle Pass disponível também. A questão é que a Microsoft está esse lançamento como uma fase "beta", ou seja, ainda como um período de testes onde as coisas podem ir se ajustando conforme o andar das semanas. Mas isso não impediu Halo Infinite de estraçalhar as estatísticas dos jogos da Xbox Game Studios no Steam, com mais de 272 mil pessoas simultâneas jogando na segunda-feira, tornando-se o jogo que mais alcançou jogadores simultâneos entre os jogos da XGS na plataforma. Apesar de ser uma fase beta, todo o progresso alcançado será levado para o lançamento final, em 8 de dezembro, e todos os modos e conteúdos que seriam disponibilizados no lançamento também já estão disponíveis (4v4 Arena, 12v12 Big Team Battle, Academy, etc.) O anúncio veio como um presente aos fãs da franquia, já que o dia 15/11 também representa os 20 anos de lançamento de Halo: Combat Evolved, jogo que revolucionou os títulos de tiro em primeira pessoa nos consoles.

Ao contrário de outros jogos, a 343i já havia anunciado que o battle pass de Halo Infinite não irá expirar: ou seja, se você comprar um, não precisa se atracar a fazer as coisas na correria para desbloquear os itens, já que está pago mesmo. Inclusive, a progressão está sendo bastante criticada pela comunidade, por ser lenta demais e muito dependente de objetivos específicos, deixando de lado o desempenho dos jogadores durante as partidas. Mas, como é uma fase beta, existe espaço pra mudança. A 343i já confirmou que está de olho nas demandas da comunidade, e também anunciou que a Season 1, anteriormente programada para ter três meses, será estendida até maio de 2022. Além disso, John Junyszek (community manager da 343i) comentou que o estúdio pretende fazer algumas mudanças no battle pass ainda nesta semana, para tornar a progressão mais rápida e dinâmica. Como a Season 1 será maior do que o esperado, isso significa que as adições da campanha cooperativa e do modo Forge chegarão um pouquinho depois também: segundo o Joseph Staten (head criativo de Halo Infinite), a ideia ainda é oferecer essas funcionalidades na Season 2 (campanha co-op) e Season 3 (Forge), mas inicialmente, a Season 2 teria início no começo de março. Então, quem pretende jogar a campanha em modo cooperativo vai ter que esperar um pouquinho mais. Essa declaração está em uma longa entrevista do Staten para a Eurogamer, que está disponível aqui.

De toda forma, pra fazer o download do jogo, é só clicar aqui, lembrando que ele é gratuito e não precisa nem de uma assinatura Xbox Live Gold pra jogar on-line. Já se você quiser conversar com a galera do PXB, temos um tópico dedicado ao jogo e outro destinado a combinar partidas e adicionar a galera na Live, só chegar.
(The Verge)

PREVIEWS DA CAMPANHA DE HALO INFINITE TAMBÉM EMPOLGAM
23388.jpg

Em uma semana já bastante movimentada, a Microsoft decidiu iniciar a sexta-feira com a liberação da divulgação dos previews da campanha de Halo Infinite, algo que muitos jogadores estavam ansiosos. Com o multiplayer testado e, até o momento, aprovado, restava ainda o componente single player - e, pelas avaliações até o momento, ele não decepciona. Muitos previews estão elogiando a liberdade que o mundo aberto possibilita para a franquia: não como um mundo aberto tradicional, um "Ubisoft: The Game", mas uma expansão do que Halo representa. Um mundo que possibilita a exploração e diferentes abordagens para enfrentar os inimigos. A inclusão de um gancho adiciona variedade ao gameplay e também inclui um toque de estratégia aos combates, já que a movimentação fica muito mais fluida, tornando possíveis fugas ou rotas de ataque mais criativas. Isso é muito bom de ler e ouvir porque, nos últimos 10 anos, a balança entre o clássico e o novo sempre foi difícil de equilibrar para Halo, ou seja, ser fiel aos jogos antigos que edificaram a franquia mas, ao mesmo tempo, adicionando novidades que atendam as expectativas atuais sem perder a essência como consequência.

Uma descrição que acho ideal é a do Washington Post: "imagine a segunda missão do primeiro jogo (Arriving on Halo) ou The Silent Cartographer (a quarta missão) expandida em um jogo inteiro". Se isso aqui não é empolgante, não sei mais o que pode ser. Abaixo, vou deixar links com alguns previews completos caso alguém queira ler.
(ACG, Engadget , Giant Bomb, IGN, The Verge, VentureBeat, Washington Post, Windows Central, XboxEra)

XBOX BLACK FRIDAY DEALS NO AR COM MAIS DE 800 OFERTAS ATÉ 3 DE DEZEMBRO
Black-Friday-Hero-Image.jpg

Alguém disse "comprinhas"??? Pois agora é hora de abrir a carteira e garantir os jogos de final de ano com a Xbox Black Friday Deals, um grande saldão com mais de 800 jogos e complementos em oferta até o dia 3 de dezembro. Entre eles, temos alguns grandes destaques, como jogos recentes que receberam descontos até maiores do que eu imaginava: Guardians of the Galaxy com 35% (R$ 194,96), Far Cry 6 com 33% (187,56), Tales of Arise com 30% (R$ 223,64), Immortals Fenyx Rising que é um jogo já com mais estrada com 67% (92,38). Pra quem perdeu Metro Exodus Gold Edition por R$ 22,80 um tempo atrás, está de volta nesse preço - o jogo recebeu otimizações e ray tracing no Series X recentemente. Como sempre nesse tipo de promoção, vale dar uma olhada na lista completa abaixo para conferir se aquele jogo que você tanto quer está em promoção ou não. Outro ponto importante é que, geralmente, aparece uma atividade no Microsoft Rewards envolvendo a compra de jogos, chegar a um certo valor (por exemplo, R$ 205 em compras) para receber pontos extras (cada compra já gera, automaticamente, pontos no Microsoft Rewards). O card dessa atividade ainda não apareceu, mas deve aparecer nos próximos dias.
(PXB)

XBOX ANNIVERSARY CELEBRATION - OS DESTAQUES DO EVENTO DE 20 ANOS DO XBOX
xbox_anniversary-event_HERO.jpg

Na segunda-feira, 15 de novembro, feriadinho aqui pra nós, o Xbox completou 20 anos de história. Halo também. E, pra celebrar essa marca, a Microsoft preparou um evento de 30 minutos para celebrar as histórias que foram criadas a partir do Xbox e de Halo. Histórias que envolvem pessoas, você, eu e todos os milhões de fãs de Xbox ao redor do mundo. O evento iniciou com um belo discurso de Robbie Bach, primeiro Head de Xbox, contando que o console iniciou com muitas desconfianças e desafios, servindo como uma maneira da Microsoft entrar na sala de estar das pessoas. Ao longo dos anos, essa visão foi se expandindo, crescendo, alcançando novos patamares, até chegarem ao negócio multibilionário de hoje.

Abaixo, deixo os principais destaques do que foi feito, e lá embaixo, tem o link do evento completo. Alguns desses tópicos falarei com mais detalhes, Halo está acima e a da retro vem logo abaixo.
  • 76 novos jogos retrocompatíveis no Xbox One e Series X|S - Nada melhor do que comemorar o aniversário da marca com o retorno de jogos marcantes da sua história, não é mesmo? Por isso, a Microsoft anunciou que 76 jogos de Xbox e Xbox 360 agora são jogáveis no Xbox One e Series X|S. Como é algo detalhado, vou falar mais sobre esse assunto na notícia abaixo.
  • Beta multiplayer de Halo Infinite disponível pra todos - Já tratei do assunto acima, mas é, os rumores se confirmaram (mais ou menos) e Halo Infinite já tem seu modo multiplayer liberado, ainda que em fase beta.
  • Power On: The Story of Xbox - Para celebrar o aniversário de 20 anos da marca Xbox, a Microsoft criou um documentário de seis episódios para contar essa história em detalhes, e será lançado em 13 de dezembro. A ideia é contar a história da marca, desde o início até agora, com as pessoas que iniciaram o projeto ainda nos anos 90, com depoimentos da equipe responsável por criar o primeiro console, contando os desafios e perrengues, passando pelo sucesso do Xbox 360 (que também teve seus problemas), o desastre do lançamento do Xbox One e a renovação que o Xbox Series X|S tem causado para a marca.
  • Série de Halo ganha o primeiro trailer oficial - Depois de muitos anos em produção, a série de Halo engrenou de vez, tem estreia programada para o início de 2022 no Paramount+ e ganhou seu primeiro teaser oficial. O papel de Master Chief será responsabilidade do ator Pablo Schreiber (irmão do Liev).
  • Sydney Youth Orchestra Halo Arrangement - A The Sydney Youth Orchestra fez uma performance muito legal de temas musicais que se destacaram durante os 20 anos de Halo, incluindo aquele bem marcante que todo mundo sabe o que é quando começa a tocar.
(YouTube Xbox)

76 NOVOS JOGOS RETROCOMPATÍVEIS NO XBOX ONE E SERIES X|S + FPS BOOST CLOUD
Back-Compat-Hero_JPG.jpg

Em 2014, uma equipe de engenheiros da equipe Xbox sugeriu algo ousado: tornar jogos de Xbox 360 retrocompatíveis, sendo possível jogá-los no Xbox One. A ousadia se dá pelo fato de que o projeto do Xbox One não previa essa funcionalidade, logo, não existia certeza de que isso funcionaria. Um ano depois, na E3 de 2015, Phil Spencer confirmou que jogos de 360 seriam compatíveis com o One, bastando apenas inserir o disco e baixar a versão digital atualizada (pra quem tivesse a versão digital, era só baixar e jogar). Já em 2017, foi a vez de ampliar o programa e trazer também jogos do primeiro Xbox. E, em 15 de novembro de 2021, tivemos a última adição de jogos retrocompatíveis, com 56 novos títulos de Xbox 360 e 20 de Xbox, todos rodando no Xbox One e Series X|S. Muitos deles também possuem otimizações no Xbox Series X|S, como FPS Boost (e você pode conferir todos eles neste tópico).

56 novos jogos retrocompatíveis de Xbox 360
50 Cent: Blood on the Sand | Aces of the Galaxy | Adventure Time: The Secret of the Nameless Kingdom | Are You Smarter Than a 5th Grader? Make the Grade | Avatar: The Last Airbender - The Burning Earth | Bankshot Billiards 2 | Beautiful Katamari | Binary Domain | Black College Football Xperience: Doug Williams Ed | Cloning Clyde | Conan | Darwinia+ | Dead or Alive Ultimate | Dead or Alive 4 | Death by Cube | Disney Universe | Elements of Destruction | F.E.A.R. | F.E.A.R. 2: Project Origin | F.E.A.R. 3 | F.E.A.R. Files | The First Templar | Islands of Wakfu | Lego The Lord of the Rings | Max Payne 3 | Mini Ninjas | Mortal Kombat | Mortal Kombat vs. DC Universe | MX vs. ATV Alive | MX vs. ATV Untamed | NIER | Novadrome | Onechanbara: Bikini Samurai Squad | The Outfit | Outpost Kaloki X | Quake Arena Arcade | R.A.W. - Realms of Ancient War | Resident Evil: Operation Raccoon City | Ridge Racer 6 | Rio | Risen | Risen 2: Dark Waters | Rock of Ages | Sacred 2: Fallen Angel | Scramble | Screwjumper! | Skate 2 | SpongeBob SquarePants Underpants Slam! | SpongeBob’s Truth or Square | Switchball | Thrillville: Off the Rails | Time Pilot | Toy Story Mania! | Vandal Hearts: Flames of Judgment | Viva Piñata: Party Animals | Warlords

20 novos jogos retrocompatíveis de Xbox
Advent Rising | Dead or Alive 3 | Disney’s Chicken Little | Gladius | Gunvalkyrie | Manhunt | Max Payne | Max Payne 2: The Fall of Max Payne | Oddworld: Munch’s Oddysee | Otogi: Myth of Demons | Otogi 2: Immortal Warriors | Red Dead Revolver | Secret Weapons Over Normandy | Star Wars Jedi Knight II: Jedi Outcast | Star Wars: Episode III Revenge of the Sith | Star Wars Starfighter: Special Edition | Star Wars: The Clone Wars | Thrillville | TimeSplitters: Future Perfect | TimeSplitters 2

Agora, o programa de retrocompatibilidade chega ao fim com 628 de Xbox 360 (29,86% da biblioteca) e 60 de Xbox (5,73%), 688 jogos ao todo. Títulos esses que agora têm sua história preservada, podem ser redescobertos ou descobertos pela primeira vez, e reforçam a missão da plataforma de oferecer sempre mais para nós, jogadores. Entre os motivos citados para o fim da adição de novos jogos, a Microsoft cita problemas técnicos (nem todos os jogos vão funcionar de um jeito adequado para ser disponibilizado) como também aspectos legais e de licenciamento, porque imagina ter que correr atrás de licenças de jogos lançados há 10, 15, 20 anos. De qualquer forma, foi uma época muito boa, como alguém que chegou tarde no Xbox 360 (2010), agora posso ter não só alguns dos meus clássicos de volta, como também a possibilidade de descobrir títulos inéditos (pra mim) do Xbox. Parabéns à Microsoft por acreditar na ideia e a comunidade por abraçar com tanta força essa iniciativa. Pra conferir todos os jogos disponíveis na retro, você pode acessar o tópico da Lista definitiva de jogos disponíveis na retrocompatibilidade, aqui no PXB.

Além disso, a Microsoft anunciou que está levando a tecnologia FPS Boost, aquela funcionalidade do Xbox Series X|S que aumenta a taxa de quadros por segundo dos jogos retrocompatíveis (Xbox, Xbox 360 e Xbox One) também para jogos por streaming, começando com uma lista de 33 jogos. Dessa forma, quem jogar esses jogos por streaming agora terá mais uma opção de desempenho.
Battlefield 4 | Beholder Complete Edition | Dishonored Definitive Edition | Dishonored: Death of the Outsider | Dragon Age: Inquisition | Dragon Age: Origins | The Elder Scrolls IV: Oblivion | The Evil Within 2 | Fable Anniversary | Fable III | Fallout 3 | Fallout 4 | Fallout 76 | Fallout: New Vegas | The Gardens Between | Gears of War 2 | Gears of War 3 | Gears of War 4 | Gears of War: Judgment | Gears of War: Ultimate Edition | Halo Wars 2 | Kameo: Elements of Power | MotoGP 20 | My Friend Pedro | My Time at Portia | Prey | ReCore | Shadow Warrior 2 | Steep | Titanfall 2 | Two Point Hospital | Wasteland 3 | Yakuza 6: The Song of Life
(The Verge, Xbox Wire)

POR DENTRO DAS APOSTAS MULTIBILIONÁRIAS DE PHIL SPENCER
Xbox-Adaptive-Controller-258.jpg

Em uma extensa entrevista para a GQ Magazine, Phil Spencer mostra porquê é considerado como o "salvador" do Xbox, desde as grandes decisões até pequenas coisas que impactam os resultados da marca. Por exemplo: em 2017, Spencer sugeriu que o símbolo do Xbox no Xbox One X (que também liga o console) deveria ser móvel, ou seja, girado para que ficasse no lugar certo caso alguém utilizasse o console de pé. Todos adoraram, mas isso teria um custo de $1 por unidade. Parece pouco, mas alguém falou: "existe um mundo onde podemos vender centenas de milhões desses", e logo, uma decisão pequena passou a ser uma decisão de $100 milhões. Mas Spencer soube fazer a Microsoft abrir a mão: investiu $10 bilhões na compra de Minecraft e ZeniMax/Bethesda, fora outras centenas de milhões em outros estúdios adquiridos nos últimos três anos. Ajudou a estabelecer um mundo onde o Xbox Game Pass avança a passos vistos. Essa habilidade de tomar decisões, a clareza da visão que ele tem para o futuro do Xbox, faz com que hoje, ele seja bastante respeitado no Xbox e na indústria como um todo. Abaixo, coloco alguns destaques, mas recomendo bastante a leitura completa.

  • Game Pass foi inicialmente pensado como serviço de aluguel - O serviço teve seus primeiros estágios de planejamento em 2013, com condinome "Arches", que serviria inicialmente para alugar jogos. Mas, com Netflix e Spotify popularizando o modelo de assinaturas, o Xbox Game Pass seguiu o mesmo caminho. Para Sarah Bond, esse passo foi o início de uma mudança na maneira como jogos geram dinheiro, já que "algo entre 75% das receitas de um jogo costumam ser geradas nos primeiros dois meses de lançamento. Hoje em dia, está espalhada ao longo de dois anos". A Microsoft foi vender a ideia para publishers, e muitas recusaram, dizendo que isso iria desvalorizar os jogos. A empresa, então, sugeriu testar com jogos mais antigos da publishers, e o engajamento superou todas as expectativas. Aí, a Microsoft lançou seu plano audacioso: colocar os jogos first party no serviço no dia do lançamento. Craig Duncan (Rare) perguntou para Phil Spencer: "se todas as pessoas jogarem Sea of Thieves pelo Game Pass, e não vendermos nenhuma cópia, você está ok com isso?". Spencer foi categórico: "sim".
  • Horizontes um, dois e três -Spencer enxerga o Xbox em três horizontes de curto, médio e longo prazo. O que está acontecendo hoje é o Horizonte Um. Os projetos que serão lançados entre um e três anos são o Horizonte Dois. E as grandes ideias podem até não acontecer, durante cinco, até dez anos - essas são o Horizonte Três. São as grandes apostas que talvez nem funcionem, segundo Spencer. Mas, com iniciativas como a retrocompatibilidade, que iniciaram por pura vontade da equipe, "o que eu aprendi é que também é muito arriscado não fazer. Você precisa plantar essa semente hoje. Porque ela não vai simplesmente acontecer. E você não pode comprar inovação com facilidade."
  • Redescobrindo a essência do Xbox - Não é segredo pra ninguém que o Spencer assumiu o comando do Xbox em um momento ruim, com moral pública e crítica em baixa, mas o pior é que isso era sentido pela equipe também. Nessa época, a sua maior contribuição foi redescobrir a filosofia da marca: "não podemos nos confundir que nossa principal responsabilidade é levar alegria e a comunidade de jogos para cada um de nossos consumidores. As pessoas irão assistir YouTube no Xbox, ou assistir Duna na HBO? Sim. Mas precisávamos ser uma excelente plataforma de jogos".
  • The Elder Scrolls VI - A exclusividade de jogos da Bethesda segue sendo assunto, porque afinal, gera interesse o suficiente para a mídia seguir batendo nessa tecla. Quando questionado sobre o assunto, Spencer comentou que enxerga o mesmo caminho de Starfield, pois o Xbox é a experiência completa: Xbox network, Game Pass, cloud gaming, lista de amigos, saves, etc.: "não é sobre punir outras plataformas, porque eu acredito muito que todas as plataformas podem continuar crescendo. Mas para estar no Xbox, eu quero que a gente possa oferecer o pacote completo que temos. E isso é verdade quando penso sobre The Elder Scrolls VI. É verdade quando penso em qualquer uma de nossas franquias". Já para Todd Howard, o Game Pass possibilita que eles tenham uma nova abordagem na maneira como criam seus jogos, com o serviço entregando a confiança de que qualquer jogo encontrará uma audiência.
(GQ Magazine)

COMO O XBOX TRANSFORMOU E SEGUE TRANSFORMANDO A INDÚSTRIA
GettyImages-51710951.jpg

Para participar da festa de comemoração dos 20 anos do Xbox, o Games Industry fez uma série de artigos sobre o Xbox, incluindo dois que tratam do passado, presente e futuro da marca, o que ela fez de revolucionário lá atrás e como, ainda hoje, mantém essa influência, indicando os rumos da indústria. Um serve como leitura complementar do outro. No final de 1998, enquanto Seamus Blackley voltava pra casa em um voo partindo de Boston, ele redigiu uma proposta para a Microsoft, sua empregadora: criar um console de videogame. A motivação? Uma propaganda da Sony e seu PlayStation 2, que seria muito poderoso, quase como um computador na sala de estar. Já Robbie Bach, que viria a ser o primeiro head de Xbox, dizia que na Microsoft, havia essa convicção de que, se alguém fosse colocar um computador pessoal na sala, seria a própria Microsoft. Quando receberam luz verde, eles se deram 18 meses para ter alguma coisa prática, começando com 20 pessoas, para criar o que viria a ser o Xbox. E também um portfólio de jogos para o console - e um grupo de vendas para o varejo, e a criação de processos de produção e distribuição... É, foi bem complicado no início. Outro desafio foi montar o próprio produto: com pouco tempo à disposição, o primeiro Xbox não teve um projeto customizado como geralmente acontece com consoles, mas sim um apanhado de peças já existentes, o que explica, em partes, o seu gigantesco tamanho comparado aos principais concorrentes. Ou seja: a Microsoft precisava competir com a Sony no preço do console, mas não tinha como manter a mesma competitividade com os custos envolvidos, o que gerou perdas significativas a cada unidade vendida - estima-se que os custos de produção chegavam a $425/unidade, com o valor recomendado de venda ao consumidor de $299 (o valor inicial seria maior, mas segundo Harvey Eagle, que trabalhava na área de marketing, o preço final teve que ser reduzido dramaticamente na última hora para estimular as vendas). Mas, mesmo com grandes perdas à vista, Ed Fries diz que a Microsoft entendia ser o momento ideal para entrar nesse mercado.

Peter Moore, que também viria para a equipe Xbox mais tarde, mas na época estava na Sega, ficou feliz de ver uma empresa americana no mercado, claro que ele não falou isso publicamente (por estar preparando o Dreamcast), mas o pensamento era bem similar ao de Phil Spencer hoje em dia: mais empresas, mais oportunidades, mais desenvolvedores criando jogos, mais pessoas jogando. Alguns anos depois, o Dreamcast seria descontinuado e a parceria entre Microsoft e Sega (que já havia criado o Dreamcast com base no Windows CE) se fortaleceria ainda mais. Para Bach, o modelo do Xbox também não foi o melhor, mas era o que dava pra fazer na época: "nós montamos o interior, agora temos que colocar um pouco de plástico em volta", afinal, as pessoas prestariam mais atenção aos jogos que esse console rodaria, e não a seu formato em si. A indústria, porém, via a empreitada da Microsoft como loucura, e Don Mattrick (que também iria para o Xbox anos depois) quase retirou Blackley de uma reunião na EA (o Mattrick trabalhava lá na época) quando este foi apresentar os planos da Microsoft. A situação só se acalmou quando Bill Gates telefonou para confirmar que os planos eram reais. Mesmo o sucesso prévio da Microsoft nos PCs, com Age of Empires e Flight Simulator, não eram suficiente para convencer os parceiros. Aoesar de ter ficado apenas quatro anos no mercado, o Xbox foi responsável por diversas inovações na indústria, como ser lançado com um disco rígido de armazenamento interno ou pela rede Xbox Live, mas o que garantiu a sobrevivência do produto, para todos os membros da equipe entrevistados, foi Halo. O sucesso da Xbox Live também mostrou que os consoles estavam preparados para um mundo conectado, multiplayer.

Já o segundo artigo é uma leitura complementar do primeiro e tem um foco maior nas ações do presente que terão um impacto positivo no futuro. Quem participa dessa entrevista é Sarah Bond, que tem ganhado cada vez mais exposição por ser CVP de Xbox e ter participado ativamente do desenvolvimento e crescimento do Xbox Game Pass. Para ela, "muito do que você vê hoje em termos do que estamos fazendo para o futuro é por conta da experiência que ganhamos ao longo dos últimos 20 anos. É daí que muito da nossa abordagem centrada nos jogadores e criadores nasceu. Não é que estamos olhando para trás, mas mais construindo a partir de onde já estivemos". Exemplos atuais, como cross play e o Game Pass, mas também experiências passadas, como o Kinect, que hoje não tem mais espaço dentro da proposta de experiência da marca, mas que ensinou muito sobre desenvolvimento e acessibilidade, dois temas importantíssimos do Xbox hoje em dia. Para Sarah, "quando temos uma indicação de que temos uma inovação em mãos, ou uma ideia, ou produto que atenda às necessidades dos jogadores, e realmente abre oportunidades para criadores, a gente vai com tudo. Porque sentimos uma responsabilidade real ali". Sarah também enxerga os videogames como uma mídia mais mainstream - não que ela não reconheça o quanto já é hoje, especialmente em termos de receita, mas em termos de engajamento (horas) e conversas em mídias sociais. Querendo ou não, casuais não conversam tanto sobre jogos quanto o fazem sobre filmes ou séries, por exemplo.

Pra quem quer entender um pouquinho mais sobre de onde o Xbox saiu e pra onde vai, recomendo muito ler ambos os artigos. São longos e o inglês pode ser uma barreira, mas joga em um tradutor aí que dá pra pegar bastante coisa legal.
(Games Industry 1, Games Industry 2)

MICROSOFT REWARDS E XBOX GAME PASS QUESTS | ATUALIZAÇÃO SEMANAL
0d4b6e43-4705-4170-8d39-65b63dcc2244.png

As novas atividades semanais do Microsoft Rewards e do Xbox Game Pass Quests já estão disponíveis e podem ser completadas até terça-feira, nos horários indicados abaixo. Uma coisa legal é que, nesta semana, o app do Xbox mobile (não o do Game Pass, o normal mesmo) atualizou para algumas pessoas, adicionando algumas atividades que geram pontos para o Microsoft Rewards. Ainda é um teste limitado a algumas pessoas, mas atualize aí o seu app pra ver se você já pode garantir uns pontinhos extras também. Pra saber tudo sobre mais esse benefício aos usuários de Xbox, conferir as atividades disponíveis, compartilhar dicas de como resolver as solicitações, temos um tópico completo com tudo sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests aqui no PXB.

Xbox Game Pass Quests - até 23/nov, 13h59min

  • Conan Exiles (50 pontos) - Elimine um adversário. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • Scarlet Nexus (25 pontos) - Jogar Scarlet Nexus.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Desbloquear uma conquista em um jogo do catálogo do Xbox Game Pass.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e logar no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass.

Microsoft Rewards - até 23/nov, 00h59min

  • The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary (10 pontos) - Só clicar no card de The Elder Scrolls V? Skyrim Anniversary.
  • Caçador de Conquistas (40 pontos) - Desbloquear três conquistas em qualquer jogo do Xbox.
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing.

LANÇAMENTOS DA SEMANA (15 A 19/NOVEMBRO)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (22 A 26/NOVEMBRO)

LINKS RECOMENDADOS
  • DASH #133: Psychonauts (Parte 1) [podcast] - Aproveitando que Psychonauts está em alta graças ao lançamento do segundo jogo, que até é considerado por muitos com um dos melhores do ano, este programa volta no tempo para contar a história do primeiro jogo, como ele foi feito, por que Tim Schafer fundou a Double Fine, entre outras coisas. | Jogabilidade
  • Forza Horizon 5 tem o maior lançamento da história da Xbox Game Studios, 10 milhões de jogadores - Forza Horizon 5 é um fenômeno: desde o dia 5 de novembro, quando iniciou o early access, o jogo já superou a marca de 10 milhões de jogadores. Pra efeito de comparação, FH3 levou dois anos pra alcançar 10 milhões de jogadores, já FH4 levou nove meses. Além desse aumento expressivo, FH5 também se tornou o jogo que alcançou mais jogadores mais rápido na história do Xbox Game Pass e do Xbox como um todo. Playground e XGS estão muito de parabéns. | Forza Horizon
  • Microsoft Xbox boss Phil Spencer tells staff he’s ‘deeply troubled’ by Activision Blizzard - Vocês talvez estejam acompanhando, mas o bicho tá pegando na Activision/Blizzard depois de mais uma enxurrada de acusações de assédios e abusos e até mesmo uma ameaça de morte do CEO Bobby Kotick. Segundo a Bloomberg, o negócio é tão grave que Phil Spencer (Xbox) cogitam reavaliar a relação entre eles e a publisher, citando estar "perturbado e bastante incomodado com os eventos horríveis" e também "avaliando todos os aspectos da nossa relação com a Activision/Blizzard, fazendo ajustes contínuos. Durante a semana, Jim Ryan (PlayStation) falou mais ou menos a mesma coisa. | The Verge
  • Primeiras Impressões – Elden Ring - Elden Ring teve seu teste fechado recentemente e alguns privilegiados puderam jogar um pouco do novo título da From Software. Para o Xbox Power, o jogo traz um forte DNA de Dark Souls, mas surpreende com um universo único e diversas novas possibilidades, que só um mundo aberto bem feito é capaz de entregar. | Xbox Power
  • Rockstar's Quest for the Ultimate Videogame Horse in Red Dead Redemption 2 [vídeo] - Cavalos são bastante úteis para jogos, servindo como meio de locomoção, mas criar esses cavalos é bem difícil. A Rockstar é uma dev que se destaca na sua atenção a detalhes, e em um jogo como Red Dead Redemption 2, essa atenção a detalhes pra criar cavalos realistas é gigante. | AI and Games
  • 'The Game Awards' snub of Forza Horizon 5 is a disservice to the entire game industry - A não nomeação de Forza Horizon 5 para a categoria de jogo do ano do The Game Awards causou polêmica, especialmente por ser o jogo com a melhor avaliação crítica do ano. Esse artigo levanta diversos pontos, alguns que concordo, outros discordo, mas que valem a pena serem debatidos para que a indústria como um todo se desenvolva a partir disso. | Windows Central
  • The History of Black (and Mystery of Black 2) [vídeo] - A Criterion Games é conhecida por seus jogos de corrida, mas Black se destaca entre os lançamentos do estúdio por ser diferente, um jogo de tiro em primeira pessoa. Entre expectativas e realidade, Black marcou época e quase teve uma sequência, que nunca saiu do papel. | GVMERS
  • Update de novembro traz novidades de acessibilidade e controle - O novo update da dash do Xbox trouxe algumas atualizações bem-vindas, como a possibilidade de dar mute na TV assim que conecta um headset (ótimo) e também uma atualização que possibilita que controles de Xbox One também sejam pareados com dois dispositivos (como já acontecia no Series), além da redução da latência. | Xbox Wire BR

.
.
.

E era isso, pessoal. Tenham todos um excelente final de semana e se segurem, porque o Master Chief está se aquecendo pra voltar em grande estilo.


master-chief-rick-roll.gif
 
Última edição:

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,570
75,518
Rio Grande do Sul
Semana excelente! Muito bom o resumo @ronabs
E o desespero de começar a escrever uma das notícias e no outro dia sair coisa nova.

:laughing:

A de Halo tive até que dividir, já a entrevista do Staten peguei só um pedacinho mesmo, mas ela é muito boa.

 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)