Resumo da Semana Xbox #57 - 5 a 9 de agosto

Oi, pessoas legais. Nesta semana, parece que não aconteceu tanta coisa mas, cavando aqui e ali, deixando quase pra última hora porque sempre sai bastante conteúdo quinta e sexta-feira, e o conteúdo chegou. Tem os novos jogos do Game Pass, um console e vários apetrechos temáticos de Gears 5 (que chegarão ao Brasil), grandes publishers se unindo pra tentar frear um pouco o potencial negativo das loot boxes nos videogames, um show ao vivo da Gamescom chegando dia 19 (mesmo dia do Inside Xbox), uma entrevista bem legal com o Matt Booty no GI Show, Gears 5 chega ao status "gold", coisas que já dá pra pescar sobre The Outer Worlds, a compra da Double Fine/inXile rendendo grana pra quem investiu em seus jogos no Fig, Free Play Days de Vigor, os Deals with Gold, os lançamentos desta e da próxima semana e também aquela lista de links legais pra passar algumas horas enquanto a gente não joga.

THE JACKBOX PARTY 2 NO GAME PASS, MAIS JOGOS CHEGANDO
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Nesta semana, tivemos um jogo adicionado ao Xbox Game Pass/console: trata-se de The Jackbox Party 2, uma coletânea com vários party games pra se divertir entre amigos. Já no PC, além da adição de Space Hulk Tactics, também uma adaptação de um board game chamado Space Hulk, o povo do PC recebeu outro jogo surpresa: Where the Water Tastes Like Wine, um jogo com bastante foco na narrativa que foi bem recebido quando lançado em fevereiro do ano passado, graças à sua combinação de gráficos cartunizados, excelente trilha sonora e jogabilidade, acompanhando um viajante e seu violão pelas estradas dos Estados Unidos durante a Grande Depressão. No dia anterior, o Twitter do Xbox Game Pass havia tuitado que estavam pensando em começar a soltar jogos aleatórios sem aviso, pra deixar a galera sempre alerta. Aí, começou aquele reboliço, qual vai ser o título e tal, muita gente apostando em altos AAA, mas no final, foi um jogo bem aleatório mesmo e que boa parte do público nem vai aproveitar.

Indo para as adições que já sabemos da semana que vem, tem The Bard's Tale Trilogy dia 13 e Slay the Spire dia 14. Já nas remoções, essa galera aqui vai sair do Game Pass/console também no dia 14 de agosto: Castlestorm, Graveyard Keeper, Joe Danger, Joe Danger 2, Monday Night Combat, N+, Toy Soldiers, Toy Soldiers - Cold War, Spelunky

MICROSOFT APRESENTA XBOX ONE ESPECIAL DE GEARS 5 - QUE CHEGARÁ AO BRASIL
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Nesta geração, a Microsoft tem feito diversas edições especiais de consoles e controles - os controles, inclusive, são quase sempre muito bonitos, já que tem bastante espaço para a personalização se sobressair e diferenciar os produtos. Em Gears 5, não poderia ser diferente, mas a empresa foi lá e preparou um catálogo completo de produtos relacionados ao seu novo lançamento. Tem um Xbox One X com temática de gelo que faz até sons especiais ao ligar/desligar, o controle Gears 5 Kait Diaz Limited Edition que tá bem bonitão (e serve de contraponto ao controle do JD em Gears of War 4), um suporte para carregar o controle, um headset Razer Thresher, o kit de teclado e mouse Razer Turret também temático, além de um case de um HDD externo da Seagate. Além disso, o perfil da Xbox Brasil no Twitter correu não só pra informar que o console especial existe, mas também pra confirmar que ele chegará ao Brasil. Não se sabe ainda se virá no lançamento, mas virá, já é alguma coisa.
Fontes: Twitter Xbox BR, Xbox News

MICROSOFT, SONY E NINTENDO EXIGIRÃO PERCENTUAIS DE PROBABILIDADE EM LOOT BOXES
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Assim como os Online Passes e Season Passes foram moda na geração passada, mas têm caído em desuso nesta geração graças a um novo modelo de consumo, as loot boxes foram uma maneira encontrada pela indústria para cobrir a falta dessas receitas. E deu muito certo: jogos com forte aspecto multiplayer passaram a vender conteúdos aleatórios para os jogadores, que compram um pacotinho ou caixinha ou qualquer que seja o nome bonitinho que a indústria bota e, dentro dela, estão itens aleatórios que a gente pode ou não querer. Que negócio maravilhoso, hein? A gente paga pra talvez ganhar alguma coisa que a gente deseja. É, não pega tão bem assim, pouco a pouco as pessoas passaram a se ligar nisso e, pouco a pouco, também as instituições do setor de jogos e até mesmo políticos.

A notícia da vez é que a ESA, (Entertainment Software Association, a mesma galera que organiza a E3 - e que deixou vazar dados sigilosos de milhares de jornalistas e membros da mídia que foram na última E3) comunicou que as gigantes Microsoft, Nintendo e Sony estão trabalhando para que as empresas que incluem loot boxes em seu modelo de monetização passem a deixar claro quais as chances do jogador tirar determinado item. A ideia é que estas ações sejam válidas a partir de 2020, e várias publishers já se comprometeram a informar isso para todos os seus jogos lançados a partir do final do ano que vem: Activision Blizzard, Bandai Namco, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Microsoft, Nintendo, Sony, Take-Two, Ubisoft, Warner e Wizards of the Coast. Entre as que não se comprometeram, estão 505 Games, Capcom, Deep Silver, Disney, Epic Games (a Epic diz que já faz isso em Fortnite), Focus Home, Gearbox, Konami, Riot, Sega, Square Enix, THQ Nordic (essa disse que não foi consultada pela ESA e que, mesmo assim, não usa loot boxes nem pretende em seus futuros jogos) e Tencent.

É uma vitória dos consumidores, já que boa parte da grana que rola no mercado estava indo justamente para este tipo de conteúdo, com pessoas gastando literalmente dezenas de milhares de dólares pra tentar achar um mísero item. Aí a gente pode pensar: "ah, mas é só não comprar que a gente barra essas microtransações abusivas". Em partes, é verdade, mas aí vai um cara como esse aqui que gasta 10k dólares em microtransações e compensa por outros 300 que nunca vão comprar nada. Além disso, tem muito de uma aproximação perigosa entre jogo e aposta (o termo que usam é "gambling", aposta não é bem a tradução correta mas é o que tem), com empresas usando a psicologia pra deixá-las mais atrativas a pessoas propensas a cair nessas coisas, com barulhinhos e luzinhas e outros elementos. É uma conversa bem delicada que volta e meia vai aparecer daqui pra frente.
Fonte: Games Industry

GAMESCOM OPENING NIGHT LIVE E INSIDE XBOX VÃO APRESENTAR NOVIDADES NO DIA 19 DE AGOSTO
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A Gamescom é o maior evento de jogos da Europa e o maior do mundo em números absolutos de público (pra ter uma ideia dos números de visitantes: Gamescom 2018 - 370 mil; ChinaJoy 2019 - 364 mil; Brazil Game Show 2018 - 325k; Taipei Game Show 2019 - 320k; Tokyo Game Show 2018 - 299k; E3 2019 - 66k), e tem ganhado também a atenção das publishers, que passaram a ver a feira como uma chance de se apresentar para o mercado europeu e também tirar um pouco da pressão da E3, deixando os times com mais tempo para mostrar seus projetos sem precisar correr pra conseguir alcançar aquela janela de junho. Então, neste ano, a feira vai ter uma novidade.

No dia 19, véspera da abertura, Geoff Keighley (o cara do The Game Awards) vai apresentar a Gamescom Opening Night Live, um evento que já conta com 15 publishers que mostrarão novos conteúdos e anúncios para seus jogos. Nomes de peso como 2K, Activision, Bandai Namco, Bungie, Capcom, EA, Epic, Deep Silver, Private Division, Sega, Square Enix, Sony, THQ, Ubisoft e, claro, nossa Xbox Game Studios. Ainda não se sabe o que cada empresa irá mostrar, claro, mas já é algo pra gente esperar. A transmissão vai ser na segunda-feira, 19 de agosto, a partir das 15h. Lembrando que no mesmo dia, às 12h, também teremos uma edição especial do Inside Xbox. Vamos ver o que a Microsoft está preparando pra gente.
Fontes: Geoff Keighley, ZhugeEX

GAMEINFORMER ENTREVISTA MATT BOOTY - JOGOS AAA, NOVAS AQUISIÇÕES, HALO INFINITE E MAIS
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Durante o último GI Show, podcast da Game Informer, Matt Booty participou para conversar sobre o seu papel na Xbox Game Studios e como anda essa parte da divisão Xbox atualmente, esta que é muito importante para o presente e o futuro no mercado. Uma coisa que ele aprendeu com o tempo é que a parte de game design é muito frágil, no sentido de como pequenas coisas podem afetar um jogo positiva ou negativamente, mudando completamente a recepção dos jogos. E, com o passar dos anos, ele passou a distinguir melhor o que é um problema passageiro e o que pode comprometer inteiramente um projeto.

Indo para o futuro, ele comentou bastante sobre as mudanças que a 343i estão fazendo em Halo, tanto no jogo em si (se inspirando nos primeiros jogos da saga) como também nos conteúdos transmídia da franquia. Quando Hellblade entrou na roda, ele falou que esse tipo de jogo é justamente um bom exemplo do tipo de jogo que eles estão procurando dos estúdios que estão sendo adquiridos: não vão ser jogos AAA de 90 horas, mas serão jogos muito bem feitos, muito próximos de investimentos AAA, mas com um escopo capaz de ser feito por estúdios menores mantendo a qualidade lá em cima. Em uma pergunta hipotética, se a aquisição da Ninja Theory significasse que lançariam somente jogos tipo Hellblade (ideais para lançar entre grandes AAA, com o mesmo cuidado mas escopo menor), a resposta seria sim.

Sobre um possível interesse de estúdios adquiridos recentemente (como a Double Fine, por exemplo - a citação foi do entrevistador, não do Booty) de continuar lançando jogos em outras plataformas, Matt responde que acredita que permitiria sem problemas. A pergunta não é tão binária, de "será que deve ir ao PlayStation", ou "será que deve ir ao Switch" e mais sobre se faz sentido para a franquia, se é algum tipo de jogo que se beneficia da parte social. Minecraft é um exemplo de jogo que não era multiplataforma mas que chegou a outras depois da compra da Mojang, e, claro, as grandes franquias da Microsoft, como Halo, Forza, Sea of Thieves, que são construídas desde o início para existir no ecossistema Xbox. Já The Outer Worlds pode ser um jogo que cresça nas plataformas Xbox, expandindo a franquia assim como Halo já faz com seu modelo transmídia, com State of Decay também tendo potencial de estabelecer algumas regras que podem ser expandidas mais pra frente.

Quando entraram em uma parte sobre o futuro dos estúdios, caso eles queiram sair da Xbox Game Studios no futuro, Matt Booty comenta que existe um trabalho e uma intenção genuína de criar excelentes relações entre as partes e que um possível fim não indique o encerramento completo das atividades do estúdio. Lógico que, se algo estiver dando errado, é preciso avaliar o que aconteceu e dar uma pausa ou um ponto final, mas isso não deve significar deixar os estúdios em maus lençóis - e ele cita o exemplo da Twisted Pixel, que saiu da Microsoft há alguns anos e ainda existe, tendo relativo sucesso fazendo jogos de VR nos dias de hoje. E, como não poderia faltar, sobrou um espaço também para conversar sobre futuras aquisições, onde Matt Booty confirmou que existe uma equipe dedicada e atenta ao mercado, especialmente para o mercado independente - e, antes que alguém pense no termo independente como estúdios menores, tem os maiores no radar também, vai que eles se interessem em fazer parte da Xbox Game Studios também. Inclusive, essa aproximação pode não gerar uma aquisição diretamente mas pode gerar novos jogos, com Battletoads foi assim, os caras gostavam da franquia quando eram crianças, tinham um estúdio e se aproximaram de Craig Duncan (Rare) dizendo que queriam fazer um novo Battletoads; Craig e Matt conversaram e chegaram à conclusão que, seguindo algumas linhas gerais para respeitar a história da franquia, eles teriam luz verde (badunts!).

Isso aqui é um resumo de toda a conversa, a parte com o Matt Booty começa em 2h04min, quem clicar aqui vai direto pra esse segmento, recomendo bastante que vejam inteira, até pra gente começar a se acostumar com esse novo rosto que pode aparecer ainda mais nos próximos meses e anos.

GEARS 5 CHEGA AO STATUS "GOLD" + NOVIDADES NA GAMESCOM
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A um mês do lançamento, Gears 5 está pronto. O anúncio foi feito no blog do Xbox informando que o jogo atingiu o status "gold", que na indústria representa o momento em que o disco base contendo todos os dados do jogo está finalizado e pronto para ser distribuído às fabricantes, responsáveis pela prensa e distribuição da parada. Ou seja: o jogo está finalizado e, daqui até o lançamento, somente patches. A Coalition está tratando o jogo como o maior Gears já feito, e com razão. Ao todo, serão cinco maneiras de jogar: a tradicional campanha single-player, competição nos modos Versus, batalhas contra Swarms no modo Horde, vencê-los no modo Escape ou ainda no modo exclusivo de construção de mapas. Para Matt Booty, o jogo é o mais refinado tecnicamente, com suporte para cross-play entre Xbox One, Windows 10 e Steam, além de suporte ao Controle Adaptativo - tudo day 1 no Game Pass.

No dia 19 de agosto, às 12h, o modo Horde será revelado ao mundo no Inside Xbox. E, no mesmo dia, às 15h, vão apresentar um trailer totalmente novo da campanha de Gears 5 no Opening Night Live da Gamescom. No link abaixo, também estão listadas as 71 conquistas de Gears 5 no lançamento, divididas entre campanha, Escape/Mal Builder, Horde e Versus, além de outros gerais de progressão e aleatórios. De cara, dá pra ver algumas coisas, como várias menções a "habilidades", indicando que o jogo contém habilidades extras que podem ser desbloqueadas durante a campanha, que será dividida em quatro atos. Parabéns aí pra equipe da Coalition e agora só nos resta esperar pra poder jogar, seja dia 6 ou 10 de setembro.
Fonte: Xbox News

SETE COISAS QUE APRENDEMOS JOGANDO THE OUTER WORLDS
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The Outer Worlds é um dos jogos mais aguardados do ano, trazendo o nome da Obsidian, famosa no gênero RPG e que teve bastante sucesso quando se aventurou a fazer Fallout New Vegas. The Outer Worlds parece até uma sequência espiritual, e cada parte nova que descobrimos sobre o jogo parece fantástica. O Xbox News fez um compilado de algumas coisas que já perceberam jogando The Outer Worlds, como o inívio da história, as possibilidades de criação de personagem/personalidade, as builds disponíveis, como funcionam os companions, as árvores de Skills/Perks e mais. Não é um texto tão longo, pra quem está ansioso querendo jogar, vale a pena dar uma lida rápida pra matar a vontade.
Fonte: Xbox News

COMPRA DA DOUBLE FINE/INXILE RENDE DINHEIRO PARA INVESTIDORES DE PSYCHONAUTS 2 E WASTELAND 3
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Pra quem não sabe, Psychonauts 2 e Wasteland 3 foram inicialmente feitos através de uma campanha de financiamento coletivo no Fig, uma plataforma que tem um diferencial em relação a outras, como Kickstarter: quando você paga e financia um projeto, está também se tornando um sócio da parada, e dependendo das vendas, recebendo dinheiro também de acordo com os resultados. O Fig foi fundado pelo ex-COO da Double Fine, Justin Bailey, e tem entre seu conselho de executivos vários grandes nomes da indústria, como Brian Fargo (inXile), Feartus Urquhart (Obsidian) e Tim Schafer (Double Fine) - três caras que hoje estão com a Microsoft -, além de investimentos de Cliff Bleszinski e outros.

Então, seguindo a história, a galera que investiu em Psychonauts 2 já está recebendo sua grana - e antes do previsto, graças à Microsoft. Cada pessoa que investiu $500 por ação na Fig Game Shares - PSY2 vai receber $696 por ação - 139% daquilo que pagaram inicialmente. Já os apoiadores de Wasteland 3 receberão 132% do seu investimento inicial - quem comprou uma ação por $1,000 terá em mãos $1,320. Com isso, esse será o único pagamento para a galera, mas mesmo assim, é um bom negócio. Essa aqui é mais pra informar sobre, caso alguém não conheça o Fig, mas também pra mostrar como as aquisições de inXile/Obsidian estão fazendo bem não só aos estúdios como também às pessoas que apoiaram os projetos.
Fontes: Gamasutra, Games Industry

FREE PLAY DAYS - VIGOR LIBERADO PARA ASSINANTES XBOX LIVE GOLD/GAME PASS ULTIMATE
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Desde ontem até a madrugada de segunda-feira, 12 de agosto, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate podem jogar gratuitamente Vigor, FPS da Bohemia Interactive que coloca os jogadores para sobreviverem em uma Noruega pós-apocalíptica. O jogo está em Game Preview no Xbox por R$ 74,95 e atualmente se encontra na versão 0.9 (liberar ele é até uma forma de celebrar a marca). Quando chegar à versão 1.0, ainda em 2019, ele se tornará F2P - quem quiser, pode comprar a Founders Pack antes que ela saia do ar, garantindo alguns itens extras para o jogo.
Fonte: Xbox News

DEALS WITH GOLD COM JOGOS DE CORRIDA E MAIS
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Nesta semana, não temos uma promoção temática de uma publisher ou tema, mas pesquisando, dá pra encontrar um ou outro jogo que a gente deixou passar e agora, baratinho, encontra seu lugar ao sol. Coisas como Burnout Paradise Remastered, os Car Pass de Forza Horizon 3 e Motorsport 7, The Long Reach, entre outros. Pra acessar a lista de promoções, válida até a manhã de terça-feira, é só clicar aqui.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (5 A 9/AGO)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (12 A 16/AGO)
Terça-feira, 13
Quarta-feira, 14
Quinta-feira, 15
Sexta-feira, 16

LINKS INTERESSANTES
  • A Obsidian não é um estúdio que pratica crunch - Quando estamos jogando algo, quase nunca lembramos da pessoa que fez um jogo. Muitas vezes, os caras estão lá se matando pra cumprir prazos e, de maneira bem frequente, extrapolando o limite do saudável, como são os casos famosos de estúdios como Naughty Dog e Rockstar. A Obsidian é diferente. Segundo o senior designer de The Outer Worlds, Brian Hines, não ter crunch está na cultura da empresa e é um dos motivos da galera ficar no estúdio por muitos anos. Nas vezes que acontece, é por pouco tempo e sempre por pedido, nunca por imposição direta ou velada, e os profissionais podem aceitar ou não, sem retaliações, chegando ao ponto de até cortar funcionalidades ao invés de chicotear o povo pra entregar algo que tenha um custo humano muito elevado. | Games Industry
  • Atualização 4K para Outer Wilds - Semana após semana, eu lembro do quão boa foi a recepção de Outer Wilds e quero jogar, mas outros da fila estão com prioridade, aí não rola. Mas, pra quem joga ou ainda quer jogar, o último update do jogo (1.0.3) trouxe uma melhoria bacana pro Xbox One X: Outer Wilds agora roda em 4K. Um jeito ainda mais imersivo de explorar o universo. | Mobius Digital
  • Exploring the Strange World of EVANGELION GAMES - Evangelion é um anime muito popular, talvez, o mais popular e um dos mais influentes. Mas e nos games? Onde a série está, quais jogos já lançou? É uma boa viagem pra quem gosta. | YouTube Writing on Games
  • Fim de impostos para jogos produzidos no Brasil irá para votação no Senado - Se brasileiro sofre, brasileiro que gosta de videogame sofre em dobro. Mas o Governo parece disposto a dar uma mamata pra gente também. Depois de sinalizar que vai buscar a redução de impostos de itens importados de games, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a PEC 51/2017 que pode instituir imunidade tributária aos jogos desenvolvidos no país. A votação irá ao Senado e tem grande possibilidade de aquecer o mercado local, com empresas podendo produzir jogos aqui pagando menos e, consequentemente, esquentando também o nosso consumo destes jogos. | Xbox Power
  • Halo Infinite não vai tratar o Xbox One como um jogo de "segunda classe" - O receio é natural: com uma nova engine feita para aproveitar tudo que o próximo Xbox tem de melhor, além de aproveitar muito bem as capacidades do Xbox One X, como fica a galera que tem o Xbox One/S nessa história? Para Frank O'Connor, os fãs podem ficar tranquilos. Isso porque o jogo está sendo feito para aproveitar ao máximo o que o Xbox One tem a oferecer, e aí adicionando "plus a mais" nas versões mais parrudas. | OnMSFT
  • Human-Covenant War - Covenant Casualties - Quando o assunto é Halo, a gente sempre olha para o nosso lado, dos humanos, como nós sofremos com as guerras, o que perdemos, etc. Mas e a galera do outro lado? Quais foram as consequências para os Covenants? Bom vídeo sobre Halo, como de costume. | YouTube Halo Canon
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Nesta semana, o tópico voltou a ficar ativo com algumas novidades, como o action RPG Decay of Logos (que lembra Zelda em alguns momentos), Animus - Stand Alone, Subdivision Infinity DX e The Forbidden Arts. | PXB
  • No Clip e vídeos da série Hitman - Na semana passada, postei o link do primeiro vídeo e agora o documentário está completo, em quatro partes, falando sobre a série, como é a construção dos níveis, como eles criam a simulação das pessoas, como foi redesenhar completamente o jogo, etc. | YouTube NoClip
  • No Man's Sky BEYOND Launch Trailer - A Hello Games segue trabalhando em No Man's Sky, e agora, anunciou a chegada do update Beyond, o maior já feito e que adiciona diversas novidades, como o aguardado modo multiplayer. | YouTube Hello Games
  • Os primeiros 14 minutos de Borderlands 3 - O hype para Borderlands 3 é real. Tanto é real que, desde maio deste ano, os jogos da franquia venderam pelo menos 5 milhões de cópias, jogando os números totais para mais de 48 milhões. Pra quem não aguenta mais esperar tanto, a IGN americana começou uma cobertura especial neste mês no IGN First, soltando também os primeiros 14 minutos da campanha. | YouTube IGN
  • Trine Trilogy e Trine 4 chegarão ao Xbox One em outubro - Trine 1 pulou, Trine 2 saiu no 360, Trine 3 pulou de novo e Trine 4 vai sair no Xbox One trazendo todos eles de arrasto junto. Os quatro jogos estarão disponíveis no dia 8 de outubro, e pra quem não conhece, é um jogo que mistura plataforma e puzzle e volta e meia faz a gente se sentir meio perdido, parece que estamos resolvendo os puzzles meio que na cagada. Então, isso aí, 8 de outubro, mais quatro jogos no Xbox One. | Windows Central
  • Última atualização mensal de Forza Motorsport 7 - Foram quase dois anos de suporte para Forza Motorsport 7, uma decisão que fez até o próximo Motorsport ter uma folga e nem ter janela definida ainda, mas a Turn10 confirmou que a atualização de 6 de agosto foi a última que o jogo receberá (no sentido de novos conteúdos). Foram adicionadas melhorias no sistema de regulamentação de corridas online muito pedidas pela comunidade e um carro gratuito, o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, entre outros ajustes finos menores. | Arena Xbox

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E é isso, gente. Uma boa jogatina e um baita fim de semana pra todos, cada jogo novo é uma oportunidade de se surpreender, vale a pena dar uma bagunçada no catálogo do Game Pass pra descobrir algo novo.

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Última edição:

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,238
14,485
Pernambuco
Sobre um possível interesse de estúdios adquiridos recentemente (como a Double Fine, por exemplo - a citação foi do entrevistador, não do Booty) de continuar lançando jogos em outras plataformas, Matt responde que acredita que permitiria sem problemas. A pergunta não é tão binária, de "será que deve ir ao PlayStation", ou "será que deve ir ao Switch" e mais sobre se faz sentido para a franquia, se é algum tipo de jogo que se beneficia da parte social. Minecraft é um exemplo de jogo que não era multiplataforma mas que chegou a outras depois da compra da Mojang[...]
Só essa parte que é meio "meeh"
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,605
75,654
Rio Grande do Sul
Só essa parte que é meio "meeh"
Depende. É como o exemplo de Minecraft, apesar do jogo ser multiplataforma quando a Microsoft comprou a Mojang - e muita gente queria que virasse exclusivo pra tentar atrair a galera a comprar Xbox -, ela viu que fazia mais sentido para a franquia manter essa posição e expandir pra todo lugar do que fechar em suas próprias plataformas. E tá aí hoje, Minecraft é o jogo mais vendido da história e está constantemente na lista dos mais vendidos no PS4 e Switch também.

Seguindo essa linha, se fizer sentido para um ou outro jogo, não vejo problema. Até porque os tradicionais exclusivos continuarão no Xbox.
 
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Reações: CaioNF

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,834
18,345
Juiz de fora
Ronabs tirando leite de pedra e criando um ótimo tópico novamente.
Gostei muito da matéria do Chefe da MS Studios e do Fig.
Vou partilhar o tópico por ae
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu tinha uma impressão mais ou menos do Matt Booty, mas quanto mais eu leio sobre ele, mais tranquilo eu fico.
Ele corrigiu um problema terrível da gestão de estúdios 1st parties. Um problema que associo principalmente ao Ken Lobb, embora ele não fosse nem de longe o único culpado: de tempos em tempos chegar no estúdio e pedir pra mudar alguma coisa, porque teve uma ideia do que seria mais legal pro jogo. Na cabeça de muita gente "o dono tem direito de pedir o que ele quer". Só que desenvolvimento de software, e principalmente desenvolvimento de jogos, é terrível fazer isso sem estar ali no dia a dia entendo as dores de criar e implementar algo, entender o impacto das mudanças no código que já existe. Pedir na etapa de planejamento, de pré-produção é uma coisa. Com o projeto já em andamento, com vários sistemas prontos, é bem diferente.
Só que é tentador fazer isso na função do Matt, e mesmo que ele pedisse "na boa", é normal o estúdio tentar se esforçar pra agradar a chefia. Ou ALGUÉM no estúdio colocar os outros pra sangrar porque ELE quer ficar bem com a chefia.
O Matt se concentra no que o estúdio precisa pra fazer o projeto funcionar (aquele projeto que já foi discutido o que seria e o que não seria), sem deixar de avaliar e reconhecer que alguma coisa possa não estar andando legal e provavelmente tenha que ser reconsiderada. Mas não vai ser ele que vai criar problemas pra equipe. E isso é um alívio para os estúdios a serviço da MS. Pergunte ao CEO da Obsidian (Stormlands), ou ao Tim Schafer (Psychonauts) ou ao estúdio que tentou fazer o reboot de Phantom Dust. Sim, deixei o jogo que fala de ligação com escamas de fora de propósito. Mas ele também.
Isso, entendam, também é qualidade. É tempo melhor utilizado, é menos retrabalho, menos bateção de cabeça, logo um ambiente muito mais favorável para entregar algo que as pessoas consigam enxergar mais claramente se está ficando bom, se dá pra polir melhor, etc. E se for pra expandir o escopo ou alterar, nada melhor do que essa decisão ser tomada por quem entende exatamente o tamanho das consequências e a viabilidade disso, ou seja, o próprio pessoal do estúdio.
 

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