Resumo Resumo da Semana Xbox #65 - 30 de setembro a 4 de outubro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,740
76,266
Rio Grande do Sul
Oi, pessoas. Resumo da Semana está no ar pra alegrar esse tempo chuvoso delicioso (sqn) que tá fazendo aqui. Começamos pelos jogos que estão chegando ao Game Pass, passamos pelos previews incríveis de Microsoft Flight Simualtor, o trabalho necessário pra criar efeitos bonitos em Gears 5, por que jogos online tem sido uma desgraça no lançamento, a beta de Minecraft Dungeons, o jogo do ganso chegando ao Xbox (talvez), a nova linha Surface da Microsoft, os testes da nova dash chegando ao fim, Free Play Days, promoções da semana, os lançamentos desta e da próxima semana e os links com assuntos aleatórios ligados a games (particularmente, gostei bastante dos links desta semana). Bora.

DISHONORED 2, FALLOUT NEW VEGAS, WORLD WAR Z E MAIS NO GAME PASS
EFy30PuU8AEvfxU

Pra não perder o costume, começamos com cinco novos jogos anunciados para o Xbox Game Pass em outubro. Dishonored 2 (console/PC) já está disponível e é a sequência do excelente Dishonored, de 2012, um jogo que leva bastante a sério dar liberdade pro jogador encarar os objetivos de diferentes maneiras. Outro jogo já disponível é Cities Skylines (PC), jogo de construção de cidades que já estava no catálogo do console e chega agora ao PC. No dia 10 de outubro, será a vez de World War Z (console), lançado em abril deste ano, um jogo de tiro em terceira pessoa com a temática do livro/filme World War Z, onde até quatro jogadores online podem unir forças pra derrotar hordas e hordas de zumbis; e também de Yooka-Laylee, um simpático jogo de plataforma criado pela Playtonic Games, um grupo de ex-funcionários da Rare e que é considerado um sucessor espiritual dos jogos da série Banjo-Kazooie. Já na outra semana, em 17 de outubro, voltamos com outros três jogos: Fallout New Vegas (console) é aquele desenvolvido pela Obsidian, lançado em 2010 e que muita gente considera o melhor Fallout moderno; Felix the Reaper (console, lançamento), um puzzle com elementos de comédia romântica que tem potencial pra ser divertido e diferente do que é lançado; e, por último, Panzer Dragoon Orta (console), um jogo de tiro "nos trilhos" da série Panzer Dragoon, lançado originalmente lá em 2002 no Xbox caixão.

Já estes jogos aqui deixarão o catálogo em breve, sem uma data definida ainda: Dead Island Riptide: Definitive Edition, Observer, Resident Evil 5 e Sinner: Sacrifice for Redemption. Quem quiser jogar eles, é bom fazer antes do fim de outubro, Observer até é um que eu gostaria mas não vai dar tempo porque já estou com meu planejamento de outubro fechado, queria jogar no One mas vou acabar jogando no PC mesmo. Uma última coisa sobre o Game Pass (mais ou menos) é que o @Shivan bolou um script pra me ajudar na hora de atualizar a lista de jogos no tópico do Game Pass, ficou diferente, dá pra fazer pesquisas também, pra saber mais sobre as mudanças, é só clicar aqui.
Fonte: Xbox News

PREVIEWS DE MICROSOFT FLIGHT SIMULATOR EMPOLGAM COM PODER DA NUVEM
fs2020-4.jpg

A cada nova informação sobre Microsoft Flight Simulator, parece que estamos diante do jogo mais lindo e ambicioso já criado. Ainda mais quando lembramos se tratar de um simulador, um tipo de jogo onde o aspecto de física e sistemas, de alteração de peso e velocidade do vento, são muito mais importantes para os jogadores do que ser simplesmente bonito. Mas a Microsoft e a Asobo estão conseguindo fazer os dois. Primeiro porque uma tecnolgia que envolve Bing e Azure Cloud vai buscar replicar o mundo inteiro de maneira tão precisa que jogadores experientes ou casuais poderão se localizar apenas por ruas, lagos, rios, monumentos, entre outros. Outra coisa incrível é que o jogo usará uma combinação de renderização em tempo real na máquina do jogador junto a instâncias de streaming, para que aquilo que vemos no mundo esteja o mais próximo possível da realidade, com a velocidade de transmissão adptada a cada velocidade de download em nossas casas. Outra coisa que a nuvem vai ajudar a fazer é, justamente, melhorar o ambiente nas nuvens, com climas dinâmicos que podem alterar drasticamente a maneira como se pilota as aeronaves.

Diversos previews saíram durante esta semana, vou deixar todos os links abaixo porque, pra quem gosta, vale muito a pena ver. Um porém, entretanto, é que o jogo será um simulador, ou seja, para jogadores casuais que se empolgam com os visuais a uma primeira olhada, talvez a experiência de "jogar" possa não cumprir as expectativas. Especialmente porque o jogo sairá, primeiro, nos PCs em 2020, com uma versão de console planejada mas ainda sem data definida. A Asobo até está testando algumas coisas, e chegou à conclusão que dá pra fazer 160 combinações de comandos apertando os botões do controle do Xbox One; pra uma aeronave, é preciso uns 120; mas isso não quer dizer que fazer tudo isso será prático, porque no PC, o teclado ajuda a expandir como utilizar estas funções. É esperar pra ver.

O novo Microsoft Flight Simulator será lançado em 2020 para Windows 10, e vai chegar também ao Xbox One em algum momento.
Ainda segundo as notícias deram conta, a ideia da Asobo/Microsoft é oferecer uma experiência que evolua e tenha suporte pelos próximos 10 anos (não interpretem como uma data fechada e 2030 muda tudo, mas como um compromisso de longo prazo, que pode até ser estendido). Vale a pena passar pelos links dos previews pra ver eles individualmente, e vale bastante também visitar o tópico de Microsoft Flight Simulator no PXB, nesta semana, apareceu muito conteúdo legal lá, pessoas que entendem do assunto e até vídeos bem bons em português sobre o novo jogo.
Fontes: Ars Tecnhica, IGN, Engadget, PC Gamer, Polygon, Windows Central, Xbox News

O INCRÍVEL TRABALHO PRA FAZER UM TIRO QUEBRAR O GELO EM GEARS 5
GearsOfWar5.jpg

Fazer jogos é uma parada complicada. Extremamente complicada. Pra gente que gosta de jogar, muitas coisas parecem triviais e a gente nem liga tanto, mas na real, por trás de tudo, tem bastante trabalho, conhecimento, técnica. E, muitas vezes, todo esse esforço é dedicado a alguma coisa que no fim, nem vamos ver. Não é o caso aqui, mas deu pra endenter a ideia. Quando os primeiros vídeos de preview começaram a aparecer, uma coisa chamou a atenção: quando inimigos estavam sob o gelo, atirar no gelo fazia ele quebrar completamente, derrubando até o mais forte dos Wardens, e voltando a ficar congelado logo depois. Segundo Matt Searcy, diretor de design, o efeito só foi possível graças ao trabalho coletivo das equipes de design, animação, VFX, audio e programadores.
Segundo James Sharpe, art lead de VFX, o principal de tudo é uma textura dinâmica que é criada sempre que o gelo é atingido, que consegue rastrear os danos que quebram a superfície e aqueles que causam um buraco, e os pixels dessa textura correspondem a uma grade de primitivas de colisão qu e mudam de estado quando o gelo é destruído. Basicamente, eles utulizaram alguams operações de sombreamento pra "empurrar" a geometria para baixo do plano de água. Pode parecer simples, mas não é. Mais do que isso: é um efeito que não é só bonito e satisfatório de se ver, mas que adiciona elementos de gameplay e estratégia ao jogo. Outro uso inteligente de um recurso bonito que adiciona ao gameplay foi a névoa, presente em diversos níveis tanto no gelo, no deserto, em áreas abertas na cidade ou até em áreas fechadas. Isso mostra também o comprometimento na ambientação do jogo, porque, como eles mesmo contam, trabalhar em algum elemento de gameplay significa não estar trabalhando em outro.
Fonte: Polygon

POR QUE JOGOS ONLINE NO LANÇAMENTO SÃO UMA DESGRAÇA
destiny-2-server-error.jpg

Assim como o texto acima, esse aqui reforça como lançar jogos é uma tarefa ainda mais ingrata quando o assunto é aquele tipo de jogo com forte aspecto multiplayer. Recenetemente, a Bungie transformou Destiny 2 em FSP e lançou a nova expansão Shadowkeep, o que fez com que milhares de pessoas tentassem entrar no jogo pra jogar ao mesmo tempo. Tudo isso pra bater numa parede e não conseguir jogar. Conversando com desenvolvedores, como Rami Ismail (Luftrausers, Nuclear Throne), ele fez algumas analogias pra que esse tipo de coisa aconteça: o jogo é uma estação de trem e os jogadores são os trens, dependendo do caso, pode acontecer de ter uma estação com muitos trens e poucos trilhos; ou trens e trilhos suficientes mas passageiros que precisam assinar um formulário pra desembarcar; ou uma estação que não tem trens o suficiente e as pessoas se aglutinam na estação. Basicamente, é um descompasso gigantesco entre o que o jogo oferece e o que ele precisa oferecer.

Outro problema comentado no texto é que esse tipo de situação tem pouca previsibilidade, ou seja, mesmo executando testes e mais testes com centenas/milhares de pessoas, o comportamento real só vai ser sentido quando o jogo for realmente lançado. Aí sim é que o teste de verdade aconteça, e aí, até mesmo um pequeno problema que, em um ambiente menor, nem era tão relevante, pode extrapolar pra algo que afete pesadamente o desempenho e a jogatina. O texto original é do Kotaku, mas o @Saci traduziu e postou aqui em português também pra ampliar o acesso a este conteúdo, quem quiser ler a versão, é só clicar no link abaixo.
Fontes: Kotaku, PXB

MINECRAFT DUNGEONS - INSCREVA-SE PARA A FASE BETA
Minecraft-Dungeons-2100x1200.jpeg

"Minecraft não é pra mim, mas esse Dungeons aí parece interessante". Acredito que muita gente tenha dito isso durante a conferência da Microsoft na E3 2019, quando a Mojang apresentou um novo jogo de Minecraft mas com uma proposta diferente, que mais se assemelha a um dungeon crawler como Diablo. O jogo já teve alguns previews há alguns meses, e foram bastante positivos. Agora, chegou a ver de nós jogarmos (talvez) esse negócio pra ver qual é. Isso porque a fase beta fechada vai começar em breve e a empresa está aceitando usuários interessados em testar o jogo, é só clicar no link pra se inscrever e talvez ser escolhido. Eu já garanti a minha tentativa de garantir um lugar.
Fonte: Arena Xbox

UNTITLED GOOSE GAME PODE CHEGAR AO XBOX ONE EM BREVE
Untitled-Goose-Game.jpg

Se você está na internet nos últimos meses, provavelmente passou por um jogo colorido com um ganso branco enquanto circulava pela timeline do Twitter ou via algum vídeo no YouTube. Pois este título aparentemente simples está fazendo um sucesso muito grande no Nintendo Switch e na Epic Games Store, chegando inclusive a superar o recente The Legend of Zelda: Link's Awakening em diversos países na plataforma da Nintendo. Basicamente, Untitled Goose Game é um jogo com pequenas áreas inspiradas em Hitman onde o jogador pode executar diversas ações. Mas, ao contrário da inspiração do estúdio, aqui, o objetivo não é executar um alvo, mas sim tocar o terror. Causar confusão. Irritar os personagens. Em entrevista ao site ABC.net, da Austrália, o estúdio House House comenta sobre o repentino sucesso e a possibilidade do jogo chegar a outras plataformas. Tudo começou com uma foto de um ganso postada em um grupo de chat como piada e, dali, a ideia cresceu. Agora, a proposta é chegar a novas plataformas, inclusive o nosso Xbox, para alcançar um público ainda maior. Tomara que venha, ainda não comprei ele mas tudo o que vejo é que parece um jogo daqueles de se desligar de tudo e só aloprar com as diversas possibilidades que o jogo oferece.
Fonte: ABC.net

MICROSOFT ANUNCIA NOVA LINHA SURFACE COM UM POUQUINHO DE XCLOUD
microsoft-surface-2019.jpg

Nesta semana, a Microsoft apresentou ao mundo os novos produtos da linha Surface, seus produtos topo-de-linha que estão conquistando admiradores e consumidores mundo afora graças à uma combinação excepcional de desempenho e design. Em um primeiro momento, pode não ter tanto a ver com o Xbox, mas olhando mais de perto, tem sim. Primeiro de tudo, porque os aparelhos são bastante compactos e poderosos, o que faz com que muitos deles (que rodam Windows 10) sejam capazes de rodar jogos nativamente através do Game Pass, por exemplo. Mas o que mais liga ao Xbox foi o Surface Duo, um telefone dobrável que utilizará uma versão modificada do Android, personalizada pela Microsoft - e, durante o vídeo de demonstração, deu pra ver em alguns frames pessoas jogando Forza Horizon 4 através do xCloud, inclusive já com os controles adaptados para a tela de toque. É sabido que a Microsoft aposta no xCloud como um potencial gerador de receita e de alcançar um público ainda maior no futuro, e ver estes serviços integrados em produtos da própria empresa mostra o quanto eles estão levando tudo isso a sério. No link abaixo, tem mais detalhes sobre todos os produtos, quando lançam, preços (quando houver) e tal. Ah, e uma última coisa é que esses produtos todos são desenhados pelo Panos Panay, o bam-bam-bam da Microsoft quando o assunto são os produtos e dispositivos físicos da empresa, incluindo também o Xbox. A linha visual dos últimos produtos da Microsoft tem sido bastante elogiada, coisa nível Apple quando a empresa inovava alguma coisa em seus modelos, e a gente espera que toda essa pompa, cuidado e beleza cheguem também ao próximo Xbox.
Fonte: Windows Central

TESTES DA NOVA DASH SE ENCERRANDO EM BREVE PARA INSIDERS
maxresdefault.jpg

Desde julho, a Microsoft começou a testar sua nova dash com usuários Insiders de diversos níveis. Eu cheguei a testar por pouco mais de um mês mas, algumas semanas atrás, voltei pra dash anterior não sei porquê. Esta semana, o Brad Rossetti, responsável pelo Xbox Preview Program, anunciou que o período de testes da nova dashboard está se encerrando e todos os que estão vendo ela atualmente voltarão à dash antiga nos próximos dias. Do que senti quando usei, ela está bem mais rápida e responsiva, pois a formatação atual carrega muitas instâncias ao mesmo tempo, causando uma certa demora nas transições e tal; na nova, por serem em páginas diferentes, isso não acontece. Esta atualização (da imagem) tem previsão de lançamento até o fim de 2019.
Fonte: Brad Rossetti

FREE PLAY DAYS DE NHL20 PARA USUÁRIOS LIVE GOLD/GAME PASS ULTIMATE
nhl20-keyart-16x9.jpg.adapt.crop191x100.1200w.jpg

Neste final de semana, usuários Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate podem jogar NHL 20, tradicional jogo de hóquei no gelo da EA. E é isso, mais pra avisar mesmo, vá que alguém goste. É só procurar pelo jogo no Xbox e botar pra baixar.
Fonte: Xbox News

DEALS WITH GOLD COM 3 SALES - DEVIL MAY CRY, F2P E XBOX GAME STUDIOS
0d8d1644-6251-40db-b356-494c4d6b7ce4.jpg

Até esta terça-feira, assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate podem aproveitar excelentes descontos em diversos jogos divididos em três promoções distintas. A primeira é da Xbox Game Studios, com diversos jogos exclusivos em oferta, como Crackdown 3, Forza Horizon 4, Hellblade e Rare Replay; a segunda é uma temática de Devil May Cry com todos os jogos da série em promoção, desde as versões HD do 1-3, passando pelo 4, DmC e 5 (que está no Game Pass atualmente); e uma de jogos F2P com diversos conteúdos extras em oferta, como moedinhas dos jogos, esse tipo de coisa. Pra acessar o tópico com as ofertas, válidas até a manhã desta terça-feira, 8, é só clicar aqui e aproveitar pra também comprar utilizando os links do PXB.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (30/SET A 4/OUT)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (7 A 11/OUT)
Segunda-feira, 7
Terça-feira, 8
Quinta-feira, 11

LINKS DA SEMANA
  • Bungie quer lançar um jogo não-Destiny até 2025 - A Bungie é um estúdio gigante com mais de 600 pessoas e, apesar de ter em Destiny um jogo que rende muita grana, ela indicou que deseja fazer outras coisas mais pra frente, inclusive, lançar um jogo que não seja da franquia até 2025. Segundo o CEO Pete Parsos, um dos objetivos é transformar a Bungie em um estúdio de múltiplas franquias, sem ficar marcada como "a empresa de Destiny". | IGN
  • Clockwork Games and Time Loops - Tempo é uma constante na nossa vida, ele é limitado e precisamos adequar nossas rotinas e expectativas pra conseguir fazer tudo o que temos no dia, de trabalhar a se divertir, de comer a passar um tempo com quem a gente gosta. Jogos também usam o tempo de maneira diferente: alguns parecem viver em um loop onde a coisa só avança quando executamos alguma ação. Mas e quando jogos utilizam o tempo como uma mecânica de gameplay? Neste vídeo, a gente vê como os devs utilizam a limitação do tempo como elemento principal da jogatina, como Outer Wilds, Minit, The Sexy Brutale e outros. | YouTube Game Maker's Toolkit
  • Cuphead vende mais de 5 milhões de cópias - Cuphead foi um dos grandes destaques de 2017, misturando arte, jogabilidade e trilha sonora de uma maneira nunca antes vista, em um jogo redondinho que conquistou fãs no Xbox One, PC e Switch - e nos carros Tesla também. Durante o final de semana, o Studio MDHR anunciou que o jogo superou cinco milhões de cópias vendidas em todas as plataformas, uma marca e tanto que poucos jogos alcançam, ainda mais para um jogo feito de forma independente, com um orçamento menor. | Twitter Studio MDHR
  • Gameplay de T-800 em Mortal Kombat 11 - Seguindo o plano de incluir novos personagens a cada pouco, a NetherRealm divulgou um vídeo mostrando como será jogar com o próximo lutador de Mortal Kombat 11: T-800, o Terminator, o Exterminador, o Schwarzenegger.
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Diversos jogos apareceram nessa última semana lá no tópico, como God & Monsters da Ubisoft (aquele da E3), Yaga, Debris Infinity, Legrand Legacy, The Adventures of Elena Temple, Petoons, Race With Ryan, Arise: A Simple Story, Jalopy e uma data pra Return of the Obra Dinn. | PXB
  • Meet Gyoza, the pug making alien noises for Halo Infinite - A indústria do cinema e televisão é famosa por usar elementos estranhos pra fazer sons famosos, como aspirador de pó, pisadas, amassadas de papel, entre diversos outros. Usando dessas técnicas, a 343i está utilizando um bonito pug chamado Byoza para capturar alguns sons que, presume-se, serão utilizados por uma nova espécie alienígena. | Gamesradar+
  • Novo recorde mundial em The Pilot's Gauntlet (Titanfall 2) - A primeira missão de Titanfall 2 serve não só como um tutorial mas traz também um desafio de superar o circuito em um certo limite de tempo. Neste caso, temos até um novo recorde mundial, mostrando como ficar expert em um jogo pode transformar bastante a experiência e é algo que exige bastante treino e habilidade. | r/Titanfall
  • Subjectivity is implied - Esse é um vídeo que vi em um tópico no Era (Are opinions thread worth it?) e que questionava se tópicos de opiniões são necessários, já que uma pessoa tem uma opinião, outras tem outra e isso gera embates desnecessários, no sentido de eu gostar de jogo X, dizer que gostei de jogo X e uma pessoa chegar e dizer que eu estou errado por gostar de jogo X. É algo bastante visível quando alguém posta uma opinião e outro alguém desdenha porque "é só a sua opinião". Opiniões são subjetivas, baseadas em gosto e sempre estarão presentes, mas é importante também saber diferenciar assuntos subjetivos x objetivos de assuntos onde existe pensamento crítico e outros que tem puro gosto pessoal. Bom vídeo. | YouTube Joseph Anderson
  • The 18-month fence hop, the six-day chair, and why video games are so hard to make - Esse aqui surgiu enquanto eu estava lendo o texto do gelo ali de Gears 5 e achei igualmente interessante. É um texto na mesma pegada mas bem mais aprofundado sobre a questão do trabalho gigantesco que os devs precisam fazer para incluir pequenos pedaços de gameplay (como pular uma cerca em Oxenfree ou incluir uma cadeira em Control). É longo e é em inglês, mas pra quem se interessa por saber mais sobre jogos, vale a pena. | Polygon
  • The History of Enslaved - Começa com "The History of...", já sabe que vem coisa boa. Neste vídeo, exploramos um pouco não só Enslaved enquanto jogo, mas também um pouco sobre a Ninja Theory, estúdio que hoje faz parte da Xbox Game Studios mas que, antes de firmar essa parceria, criou outros jogos. Até chegar em Enslaved, passamos por Kung Fu Chaos e Heavenly Sword, e as lições aprendidas nestes dois jogos foram cruciais para o terceiro jogo do estúdio e para o estúdio como um todo dali pra frente. | YouTube GVMERS
  • The Joy of Gaming - Remembering Halo 3: ODST 10 Years Later - Diante de tanto conteúdo negativo que é facilmente compartilhado e ganha proporção como praga, ver gente indo na contramão dá sempre aquele sopro de que o conteúdo bom, positivo, que não precisa atacar pra ter atenção, ainda respira. O nome Nate Najda pode não dizer muita coisa, mas talvez o avatar de Wayne Knight e o pseudônimo "Shinobi602" ampliem a coisa. Recentemente, ele começou a produzir vídeos para o canal Escapist (da revista/site), mas abordando um lado nem sempre tão retratado, que é o sentimento de se jogar certos jogos, começando por Halo 3: ODST. | YouTube Escapist
  • What Games Are Like For Someone Who Doesn't Play Games - Esse daqui é um vídeo bem interessante que muita gente talvez possa se identificar. É bem possível que nossas companheiras(os) não gostem de jogos, se incomodem, porque não curtem mesmo, não é algo pra eles, coisas que nós gostamos podem parecer chatas, momentos empolgantes são vistos com cara de "meh", deu pra entender. Mas como uma pessoa que nunca jogou encara os videogames? Como ela encara os desafios e os controles? Quais questionamentos ela faz que a gente nem cogita fazer? Não sei esse vídeo foi divulgado em algum lugar grande, porque conseguiu mais de 3 milhões de visualizações em cinco dias (pra um canal com ~150k assinantes) (parênteses do parênteses: quando escrevi essa parte do resumo, na quarta-feira, o vídeo estava com 2 milhões de visualizações e o canal com ~130k assinantes). | YouTube Razbuten

.
.
.

E por esta semana é isso, gente. Tenham todos um excelente final de semana.

giphy.gif
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,655
36,054
São Paulo
Time Surface deu show essa semana! Surface Laptop 3 de 15" virou meu novo sonho de consumo!

E Panos Panay brinca com Phil Spencer como melhor pessoa na Microsoft!!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)