Resumo Resumo da Semana Xbox #76 - 16 a 20 de dezembro

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,727
76,212
Rio Grande do Sul
E aí, galera. Depois de uma semana de grandes emoções, com o anúncio do Series X, os últimos dias foram de digerir tudo o que aconteceu e começar a entender melhor o que é esse projeto grandioso da Microsoft. Mas primeiro: Game Pass! Novos jogos foram adicionados, incluindo um dos melhores (ou o melhor, dependendo de quem fala) jogos da geração. O Games with Gold também foi divulgado mais cedo dessa vez, eu estava escrevendo sobre a segunda quinzena de dezembro (tinha até deixado pronto) e aí o Major Nelson solta os jogos do próximo mês. Temos também um artigo falando sobre como o Xbox Series X reescreve as regras do design de consoles (não somente o seu visual, mas as tecnicidades internas), um artigo bem longo sobre Tameem Antoniades (da Ninja Theory), a Compulsion Games falando sobre We Happy Few, como o Series X se compara aos outros consoles em mockups com base no que sabemos até agora, os resultados do PXB Awards, a Xbox Countdown to 2020 com mais de 700 itens em oferta + Deals with Gold, Free Play Days com três jogos gratuitos até segunda de madrugada, os lançamentos desta semana, os lançamentos da próxima semana com quase tudo que a Digerati deixou guardado pra aproveitar essa época, e alguns links pra ler, ouvir ou assistir.

UMA SEMANA DE GRANDES JOGOS NO XBOX GAME PASS
EL_nXWIVAAAqYop

Nesta semana, os assinantes Xbox Game Pass receberam, adivinha, mais jogos no catálogo para aproveitar ao alcance de um clique. Infinifactory (PC) é um jogo de montagem de linha de produção, da maneira mais eficiente possível, se fosse pra enquadrar em uma categoria, seria de puzzle eu acho; Life is Strange 2 - Episódio 5 (console), esse chegou antes do previsto e encerra a aventura dos dois irmãos apresentados no episódio 1, agora que tem todos eu vou começar a jogar; Pillars of Eternity: Complete Edition (console), RPG pesado da Obsidian que foi um sucesso estupendo por todos os lugares onde passou e que é bastante elogiado pela profundidade de seus sistemas; Phoenix Point (PC), que havia sido adiado no PC e no Xbox One, no fim das contas conseguiu resolver pendências mais cedo e foi disponibilizado no Windows 10, trata-se de um jogo de estratégia e combate por turnos (pensem em XCOM); TABS - Totally Accurate Battle Simulator (console/PC), um simulador engraçado de batalhas campais, é um jogo muito bem avaliado no Steam; The Witcher III: Wild Hunt (console), esse dispensa apresentações, é pra muitos o melhor jogo da geração e uma adição gigantesca ao catálogo do Xbox Game Pass; e Untitled Goose Game (console) é o jogo do ganso, uma proposta diferente que fez bastante barulho em 2019 e que gerou muitos memes e momentos divertidos, principalmente em streamings.
Fonte: Xbox News

GAMES WITH GOLD DE JANEIRO DIVULGADOS + SEGUNDA QUINZENA DEZEMBRO
EMKYYWEUYAAhgAM

De maneira bem precoce, talvez porque a Microsoft sabe que todo mundo vai sair de férias logo e não vai mais dar tanta bola pra videogame, a empresa anunciou os jogos de janeiro do Games with Gold, com dois jogos de Xbox One e dois de Xbox 360 (retrocompatíveis, rodam no Xbox One). Styx: Shards of Darkness é o segundo título da série de stealth que até recebe bastante elogios de quem joga, é um AA bem feitinho que pode ser uma opção interessante; Batman: The TellTale Series é a primeira temporada da visão da TellTale sobre o universo Batman, já joguei ele e é bem legalzinho, tem uma história bacana de se acompanhar focada mais em Bruce Wayne do que em Batman, não tem tantos problemas característicos da TT até onde lembro; Tekken 6 é Tekken, não tenho muito pra falar porque conheço bem pouco a franquia e o gênero como um todo, mas pra quem curte, acredito que seja um bom jogo; e Lego Star Wars II: The Original Trilogy é Lego, já distribuíram vários da franquia no GWG, e são títulos muito bons pra se jogar em família ou com mais alguém, por se tratar de um universo famoso trabalhado de maneria bem característica. Além desses aí, e mais como uma forma de aviso, porque sempre tem alguém que pode esquecer de pegar os jogos da segunda semana do Games with Gold (eu já fiz isso algumas vezes): Jurassic World Evolution e Castlevania - Lords of Shadow: Mirror of Fate HD já podem ser baixados em seu Xbox One, mais dois jogos pra conta e pra fazer aquela lista de jogos prontos pra instalar crescer cada vez mais.
Fonte: Major Nelson

XBOX SERIES X REESCREVE AS REGRAS DE DESIGN DE CONSOLES
20191213081815_1200_675_-_xbox_series_x.jpg

Conforme vamos avançando no tempo, novas métricas e métodos vão surgindo e velhas maneiras de comparar consoles vão morrendo. Um desses conceitos, que a Microsoft quer romper, é o design do console: tendo quase 2x o volume do Xbox One X, a gente imagina que, dentro desse tamanho todo, existe muito poder. Um dos motivos é que o processo de fabricação de novas tecnologias não avançou tanto quanto a Microsoft queria - o chip de 7nm do Series X é quase igual em tamanho ao chip de 16nm do Xbox One X - e, com a densidade dos transistores dificilmente deve ter dobrado, a performance deve ser aumentada com mais frequência. Mais frequência = mais poder, mas mais frequência = mais calor também, e aqui, a gente começa a entender o porquê do Series X ser diferente.

Para a Digital Foundry, é isso que o Series X representa: acomodar um sistema de resfriamento muito mais poderoso, além de acabar concluindo também em um aumento no consumo de energia. Eles entram em vários detalhes técnicos da montagem dos processadores e GPU, mas dizem que a Microsoft já surpreendeu todo mundo ao entregar uma GPU de 6 teraflops no Xbox One X, e que ela pode muito bem surpreender novamente com evoluções tecnológicas do Series X. Ainda estamos a um ano do lançamento do próximo console, mas tudo que a Microsoft tem apresentado torna a empresa postulante, sim, a ter o console mais poderoso novamente. Tudo isso sem deixar, claro, de ser silencioso: para Phil Spencer, o novo design do console tornou possível a construção de um grande cooler central, que permite que o console seja tão silencioso quanto o Xbox One X. Segundo ele, sempre existe uma tensão pra alocar design, acústica, resfriamento e o core do console, e a Microsoft não vai comprometer sua funcionalidade.
Fontes: Eurogamer, Gamespot

TAMEEM ANTONIADES QUER REDEFINIR O ENTRETENIMENTO
20191213-Tameem-10.jpg

Tameem Antoniades, guardem esse nome porque a gente vai ouvir muito falar desse cara no futuro. Pra quem não tá associando nome a estúdio, ele é um dos fundadores da Ninja Theory, ao lado de Mike Ball e Nina Kristensen. Em uma extensa entrevista para a GQ Magazine, Antoniades passou por diversos pontos da sua vida, da criação da Just Add Monsters, a compra pela Argonaut Games, a quebra da mesma Argonaut e a recompra do estúdio, rebatizado agora de Ninja Theory, a mudança do modelo de negócios pra poder lançar Hellblade (e quanto eles ganharam a mais por unidade com isso), enfim, é realmente bem massa esse texto, é legal ler por completo. Não vou falar sobre tudo, mas sim pescar o que interessa pra gente para o futuro da NT enquanto uma equipe da Xbox Game Studios.

Depois da compra da Ninja Theory, Antoniades não sabia o que fazer com o dinheiro e com a vida dele. Os valores do negócio não são divulgados publicamente, mas pra ter uma noção da grana que ele (que era um dos donos da NT) levou, ele foi passar férias na Itália e comprou uma Lamborghini Aventador SVJ de £350,000 (aproximadamente R$ 1,8 milhão), além de ter um apartamento de 577 m² de dois andares em Londres, avaliado em £9 milhões (aproximadamente R$ 48 milhões). Com tudo isso e já com uma carreira consolidada, pode ficar difícil mesmo saber pra onde ir. Antoniades se voltou ao trabalho, mas não somente para jogos: ele botou na cabeça que iria fazer algo revolucionário. Nos últimos tempos, é o que ele tem feito, e isso resultou em três projetos: The Insight Project, já divulgado; Senua's Saga: Hellblade II, também já divulgado; e Dreadnought, que pretende levar a experiência VR a outro patamar. Segundo Antoniades, tudo que a Ninja Theory fez e está fazendo tem como objetivo final possibilitar que o Project Dreadnought se torne realidade: um ambiente virtual indistinguível do mundo real, com outras pessoas (também virtuais) e que pode ser definido, até, como um novo meio, o último meio de entretenimento possível, já que ficaria somente um passo aquém da realidade.

Pra quem quiser saber mais sobre a história da Ninja Theory, os jogos produzidos, detalhes de bastidores; sobre o Tameem, sua história, experiências e em qual loja ele compra as roupas pretas que ele usa pra ter tanto estilo; ou, melhor ainda, pra quem quiser conhecer um dos estúdios mais promissores da nova leva da Xbox Game Studios, é um prato cheio, daqueles que enche a cabeça de conteúdo e informação. Está em inglês.
Fonte: GQ Magazine

COMPULSION FALA SOBRE WE HAPPY FEW E SEU FUTURO
apps.40691.68143759676978415.617fe4d2-4978-4b4d-9e04-cba4cf86d432.2ed3053f-3072-44f6-86d2-37c6c2f45087

Imagine trabalhar por anos em um jogo, com carinho, características únicas, apresentar em um trailer na E3 e todo mundo pegar um elemento desse jogo, comparar com outro e partir para o pressuposto que é inspirado nesse outro. Foi assim que a Compulsion Games se sentiu quando apresentou We Happy Few e todo mundo saiu falando em BioShock. Nesse momento, Guillame Provost percebeu que seu jogo até então de baixo/médio orçamento seria comparado a um grande AAA de mais de $80 milhões, com todas as expectativas que isso carrega. We Happy Few não foi tão bem recebido, mas como o diretor Alex Epstein conta no documentário The Cost of Joy (o link está lá embaixo juntos do paredão no final do tópico), quando se termina um jogo, você aprende muito sobre ele e sobre como ele deveria ter sido feito. Para o gerente de comunidade Naila Hadjas, We Happy Few não é perfeito, mas eles fizeram o que podia ser feito.

Pulemos pra 2018, eles agora são parte da Microsoft. Com isso, um pouco do peso foi retirado dos ombros da galera, pois eles não estavam tão certos de quais eram suas forças e pra onde deveriam ir; ao lançar We Happy Few, e perceber onde acertaram e erraram, eles podem alçar voos mais altos. tanto que Provost diz que se eles não fizerem algo muito melhor do que o seu último jogo, há algo muito errado na direção que o estúdio está indo. A entrevista inteira contém outros pontos que vale dar uma conferida. Sobre a Compulsion, eu joguei Contrast e gostei, mesmo com suas limitações e baixo orçamento; joguei We Happy Few e me pareceu interessante quando retiraram algumas mecânicas, mas faltou tempo pra voltar e a fila de jogos (aparentemente) melhores é longa pra jogar ele, talvez no futuro, sei lá. Mas indo no papo da Microsoft, de dar suporte e recursos para os estúdios crescerem, acredito que a Compulsion, junto da Undead Labs, sejam as equipes que mais vão se beneficiar daqui pra frente. Tomara.
Fonte: Usgamer

COMO O SERIES X SE COMPARA A OUTROS CONSOLES
xbox_series_x_3d_concept_with_xbox_one_x_and_playstation_4_pro_windows_central_v2.jpg

O Xbox Serie X é... diferente! Estamos tão acostumados com um padrão de videogame, mais largo e plano, que quando algo diferente surge, muita gente estranha. Pensem no GameCube e o que ele representou lá no início dos anos 2000, optando por um design mais alto. O Xbox Series X aposta por esse lado também, com um modelo muito mais robusto pra acomodar toda a potência e força que ele promete entregar. Mas uma pergunta que a gente faz é: onde vamos colocar esse negócio? Vamos ter que comprar outro móvel? Tudo isso faz parte do planejamento, e nessas horas, enquanto a Microsoft não divulga oficialmente as medidas, estão surgindo diversas montagens na internet comparando o seu tamanho com outros aparelhos, e o Windows Central preparou um material bem legal com um comparativo com outros aparelhos e também modelos 3D para avaliarmos melhor. Eu já defini que meu futuro console ficará de pé, do jeito que apresentaram no vídeo, não gostei dele deitado (se bem que, deitado, ele parece um sound receiver e também fica legal). Talvez seja a inquietude por ver aquele logo do Xbox deitado ao invés de ficar de pé.
Fonte: Windows Central

RESULTADOS PXB AWARDS | GEARS 5 CAMPEÃO DE PREMIAÇÕES
63.jpg

Depois de duas semanas de votações, conhecemos os resultados do PXB Awards, a votação da comunidade PXB com votos dos nossos usuários. O grande campeão foi, claro, Gears 5, o grande jogo da Microsoft em 2019, que venceu diversas categorias e ajudou também a eleição da The Coalition como o estúdio do ano da Xbox Game Studios - a Microsoft está com tantos estúdios que nem precisamos fazer um "estúdio do ano" geral, dá pra fazer um só dos internos mesmo kkkkk. Além disso, criamos algumas categorias especialmente voltadas a Xbox, pra reconhecer as iniciativas que a empresa tem feito nos últimos meses (na real, anos, mas a premiação é sobre 2019) para nós, consumidores e fãs. Assim como falei no tópico lá, muito obrigado a todos que tiraram um tempinho pra votar, e pela boa recepção que tivemos, a gente fica bem feliz de estar alinhado com o que a comunidade pensa e espera. Pra quem quiser conferir os resultados, pode clicar no link abaixo.
Fonte: PXB

XBOX COUNTDOWN TO 2020 VAI ATÉ 2 DE JANEIRO
ELq-HSUWoAAIdce

Agora já era, terça-feira já é noite de Natal, aí ali na frente vira o ano, muita gente já tá saindo de recesso hoje mesmo, então é hora de se preparar para 2020. E como fazemos isso? Com jogos! A Microsoft montou uma promoção especial com mais de 700 itens em oferta até 2 de janeiro, muitos são os mesmos descontos da Black Friday, mas se você perdeu algum de lá, ou agora sobrou uma graninha, vai que, né?
Quem quiser acessar a lista para conferir os jogos em oferta, é só clicar aqui. Além disso, os Deals with Gold continuam normalmente, mesmo tendo essa grande promoção ativa. Se alguém procurar um jogo na sale grandona e não encontrar, vale dar um pulinho neste tópico aqui pra conferir se ele não está entre as ofertas da semana.

FREE PLAY DAYS | GOAT SIMULATOR, PUYO PUYO CHAMPIONS E VALKYRIA CHRONICLES 4
EMKcw0HUYAAT-r3

Se não bastasse o caminhão de jogos do Xbox Game Pass, assinantes Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass Ultimate podem aproveitar outros três jogos sem pagar nada a mais por isso, até a madrugada de segunda-feira, 23 de dezembro, às 4h59min (Brasília). São eles: Goat Simulator, o simulador de cabra que fez relativo sucesso e parece ser bem legal pra tocar o terror; Puyo Puyo Champions, pensa em Tetris, é isso; e Valkyria Chronicles 4, um jogo de estratégia e RPG feito pela Sega, que tem uma arte belíssima. Pra baixar os jogos, é só procurar por eles no console, app ou site do Xbox.
Fonte: Xbox News

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (16 A 20/DEZ)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (23 A 27/DEZ)
Segunda, 23
Terça, 24
  • Can Androids Pray: Blue - Sem página na Store
  • Straimium Immortality (Anthony Case/Stage Clear Studios/Digerati) - Sem preço na Store
  • Tamashii (Vikintor/Stage Clear Studios/Digerati) - Sem preço na Store
Quarta, 25
Sexta, 27
  • The Clocker (WildKid Games/E-Home Entertainment Development Co., LTD) - R$ 48,45 (Xbox One X Enhanced)

LINKS DA SEMANA
  • Best gagdets of the 2010s decade - Não é sempre que um produto de videogame recebe um reconhecimento assim, de ser importante em relação a todos os outros produtos de tecnologia. O eleito da Microsoft foi o Xbox Adaptive Controller, criado para dar mais acessibilidade a um meio que não pensava tanto no assunto até pouco tempo atrás. Quando falamos em controles, pensamos mais em nós mesmos, mas quantas pessoas podem enfrentar problemas ao tentar se adaptar ao controle padrão? Com o Controle Adaptativo, isso se resolve e mais gente se diverte. | Time
  • Children of Morta receberá uma série de conteúdos gratuitos em 2020 - Um dos jogos independentes de maior destaque em 2019, Children of Morta vai continuar recebendo conteúdos no ano que vem. Segundo a 11 bit Studios/Dead Mage, serão novas dificuldades, o modo New Game+, surpresas durante a exploração, um novo personagem, modo cooperativo online, arenas e novos itens. Além disso, o jogo também receberá um DLC pago. | Xbox Power
  • Dragon Ball Z: Kakarot recebe trailer de abertura - O novo jogo de ação e RPG de Dragon Ball recebeu, nesta semana, um trailer da abertura inspirado na abertura do desenho, todo refeito, bonitinho. Bateu aquela emoção aqui, é um jogo que passou batido o ano todo mas, à medida que vai chegando perto do lançamento, a vontade de comprar vai aumentando. | Arena Xbox
  • Em Outros Mundos | O Futuro do Apocalipse - Parte II - No final de novembro, o Nautilus lançou um vídeo bem legal sobre a Obsidian e como sua filosofia de design evoluiu ao longo dos anos (link aqui). O vídeo dessa semana é a parte dois dessa trajetória, um projeto bem legal que, somando as duas partes, tem mais de meia hora de conteúdo sobre RPG, design, conceitos, tudo o que vemos hoje e o que poderemos ver no futuro. | YouTube Nautilus
  • Games of the Year 2019: Sea of Thieves - Sea of Thieves foi lançado em 2018, mas é um dos jogos do ano de 2019 da Games Industry. Como assim? Simples: suporte! Em uma época onde jogos como serviço são cada vez mais comuns, é preciso exaltar os bons exemplos, aqueles onde as empresas trabalham para melhorar e adicionar conteúdo de forma constante, mantendo uma base de jogadores regular ou, no caso de Sea of Thieves, crescente. | Games Industry
  • Hellblade II’s Potential Is Sky-High as a First-Party AAA Xbox Title - Depois do Series X, o que mais chamou a atenção no TGA 2019 foi Senua's Saga: Hellblade II. Um trailer cinemático belíssimo, expressões faciais assustadoras de tão reais, um pequeno vislumbre do que podemos esperar não somente da Ninja Theory, como também de outros estúdios da Microsoft. | Escapist Magazinehttps://www.polygon.com/2019/1/21/18187446/resident-evil-2-history-capcom-hideki-kamiya
  • How Resident Evil 2 fell apart, then became one of Capcom’s biggest hits - Resident Evil 2 (não o remake, mas o original) é um dos jogos mais importantes da história da Capcom, mas por várias oportunidades, quase ruiu por terra. Quase todo jogo tem histórias assim, a leitura é bem longa e está toda em inglês, mas aproveitando o embalo da franquia, que tem tido muito sucesso recente, vale dar uma lida. | Polygon
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Uma coisa que eu sempre vejo nesse tópico é variedade: por serem jogos menores, muitos apostam em uma pegada mais experimental, tentam fazer algo diferente e único. Sempre vale a pena conferir. | PXB
  • Próximo Forza Motorsport já é jogável, saberemos mais no próximo ano - Chris Esaki, diretor criativo de Forza Motorsport, disse durante uma transmissão que o próximo jogo da franquia já teve um teste aberto entre os funcionários, jogando o dia inteiro com a galera. Entre algumas das várias novidades, segundo ele, estão os sistemas de pressão de pneus, como o calor interage com essa pressão, pistas com temperaturas dinâmicas e um novo sistema de pressão atmosférica que pode influenciar um monte de coisas no carro. Além disso, ele confirmou que saberemos mais sobre o próximo Motorsport em 2020. | True Achievements
  • Update gratuito de Overcooked! 2 já disponível - Overcooked! 2 ganhou novas cozinhas temáticas de final de ano em um update gratuito disponível para todos que tem o jogo, inclusive pra quem pegou ele no Xbox Game Pass. Um jeito legal de curtir um co-op com a galera, tanto local quanto online. | True Achievements
  • We Happy Few - The Cost of Joy Documentary - Fazer uma coisa que nunca fiz aqui, que é compartilhar algo sem ver, mas como envolve a Microsoft, dá pra dar um desconto. Nesse documentário de quase 40min, a Compulsion mostra que quando você é independente e ganha os palcos do mundo (e o apoio da Microsoft), nem tudo é alegria, pois com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades - leia-se, cobrança também. Vou salvar pra ver nos próximos dias, é um estúdio que conheço bem pouco, mas quero aprender mais sobre eles. | YouTube Gearbox
.
.
.

E era isso, pessoal. Como uma semana de transição entre várias notícias e o final do ano, é época de digerir o que aconteceu e também começar a se preparar para quem pretende comprar o Series X no lançamento, porque vá saber por quanto esse negócio vai chegar aqui no Brasil. Este também é o último resumo do ano, vou tirar um tempo nos próximos dias pra visitar alguns amigos e familiares, ainda estarei volta e meia por aqui pra trocar ideia com a galera, atualizar alguns tópicos porque o Game Pass não para nunca, mas não vai dar pra criar um material mais longo como esses resumos - inclusive, agradeço a todos que leem isso mesmo sendo bastante coisa, é um incentivo pra continuar escrevendo. Então, sem resumo dias 27/12 e 3/01, voltamos às atividades normais dia 10/01.

Finalizando, aproveito pra desejar também um Feliz Natal e um 2020 excelente pra todos nós, nova geração tá chegando e promete coisas muito boas para os fãs de Xbox e de videogames no geral. E o slogan do Xbox pode muito bem servir como uma motivação para a vida como um todo no próximo ano: power your dreams.


HonoredTatteredDogwoodclubgall-size_restricted.gif
 
Última edição:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)