Review Review - Final Fantasy XV

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Avaliação
3.00 star(s)
final-fantasy-xv-review-1.jpg

Fala pessoal, como estão? Espero que bem!

Hoje venho vos falar sobre mais um jogo que está no gamepass! Hoje a análise é sobre Final Fantasy XV, um jogo que me despertou curiosidade desde seu lançamento e há tempos estava no meu backlog, sendo assim resolvi jogá-lo e posso dizer com toda convicção que esse jogo define o termo “ladeira abaixo”. Vamos lá. first things first, o jogo tem seus pontos positivos sim e vou explicar melhor no decorrer da análise.

Enredo Geral
FF tem como maior ponto positivo sua história. Nocts o príncipe do reino Lucis e seus 3 melhores amigos partem em uma viagem onde Noctis irá encontrar sua futura noiva, a oráculo Luna, nesse meio tempo, disfarçado de um acordo de paz, seu reino é invadido e tomado pelo Império Niflheim e Nocts parte em sua jornada para coletar as armas ancestrais, receber a benção dos Deuses e recuperar o seu reino.

É a partir daqui que a história se desenrola e apesar dos problemas que falarei abaixo, o enredo se mostrou interessante o bastante para eu querer chegar ao final do game.

Pontos Fracos
Jogabilidade - Combate

É difícil falar de jogabilidade neste jogo pois parece que pegaram um monte de ideias qualquer e colocaram lá só para encher linguiça, tem até stealth no jogo que não serve para absolutamente nada e mesmo a jogabilidade e o combate do jogo sendo fluídos há um enorme problema que é o senso de progressão.

No começo do game o combate se mostra interessante porém ao longo do jogo você percebe que o combate é a mesma coisa do inicio ao fim do game, você não precisa trocar de armas, não precisa usar magia, não precisar ficar bolando estratégias e pra finalizar é muito, mais muito difícil você morrer em combate, terminei o jogo e não morri uma vez sequer.. Para piorar em certa partes chaves jogo, onde você enfrenta alguns inimigos mais fortes, que seriam tipo os chefes supremos, o combate é scriptado, você simplesmente não morre, é só ficar atacando e esperar a CG. Resumindo o combate é o mesmo do começo ao fim de jogo.


Jogabilidade - Progressão de níveis
FF tem um sistema de níveis interessante onde a XP se acumula e só é contabilizada para os personagens quando você acampar ou dormir em algum hotel do jogo(dependo o hotel até dá bônus de xp).. A cada nível de evolução o jogador também ganha pontos de ascensão, que a grosso modo são como pontos de atributos que podem ser utilizados para ganhar habilidades passivas, aumentar atributos como força e vitalidade e mais algumas outras coisas, a árvore de habilidade é bem grande porém independente do que você evolui o jogo não passa a sensação de que você ficou mais forte e isso é um problema enorme em um jogo de RPG.

Em certo momento eu farmei um monte de XP fazendo side quests e fui em um hotel que dobrava a XP, isso fez com que eu pulasse do nível 22 para o 35 e tirando um aumento de dano nos ataques básicos e vida, você não sente que o personagem está mais poderoso. Do tipo: “Nossa agora posso usar uma espada mais forte, ou, agora posso usar magias mais fortes ou agora liberei um combo mais poderoso e etc….”. O combate continua na mesma igual ao começo do jogo.

Jogabilidade - Viagens rápidas e mapa aberto
FF é um jogo de ‘mundo aberto’ e o mapa é bonito porém não há muito o que ver, no seu total são florestas e desertos que você anda para caçar alguns monstros e fazer algumas quests, vale ressaltar que também possui algumas dungeons e além disso dá para alugar chocobos e cavalgar pelo mapa para fazer as missões, o que é bem legal.

Agora vem o calcanhar de aquiles que estraga a experiência, desde o início do game o jogador tem disponível um carro, o regalia, que faz parte do enredo e é com esse carro que você consegue viajar pelo mapa, porém é uma viagem automática e em ‘tempo real’, quando você abre o menu de missões para escolher onde ir com o carro, aparece o tempo que vai demorar para chegar no local da missão que pode variar entre 2 a 6 minutos e aí o jogador é obrigado e ficar esperando o carro andar até o local da missão, é surreal imaginar que alguém achou que isso seria legal para o game, na maioria dos casos é melhor alugar um chocobo e ir cavalgando para a missão do que ficar esperando o carro viajar 4 - 6 minutos para o local. O jogo possui sim a famosa viagem rápida mas só é possível para alguns locais o que não ajuda na maioria das vezes.

Jogabilidade - Falta de criatividade
Do meio pro final, o jogo entra em um modo linear onde não é mais possível voltar para os mapas abertos, e ai o jogo começa a te colocar em situações bestas e sem inspiração que claramente foram criadas para tentar aumentar o tempo de jogo de forma inútil, como por exemplo, em determinada parte do jogo você entra em um trem aí tem uma CG e o jogo libera para jogar dentro do trem e dá como missão “Explore o trem até chegar na estação”, fiz exatamente o que a quest pediu e o que achei explorando o trem? NADA! E isso se repete 3 vezes! A sorte é que tem como pular essas partes sentando em um banco no trem daí nas outras vezes eu pulei a enrolação.

Em outra parte do game mais para o final o jogo te coloca para ficar correndo dentro de uns corredores sem inspiração nenhuma, você só fica correndo de um lado para o outro e vez ou outra aparece um ou dois monstros para matar sem a menor dificuldade.

E isso são só dois exemplo.....

Pontos fortes
Enredo

Definitivamente é o ponto forte do game, eu consegui me importar com os personagens do game e com o mundo a ponto de ler os textos que você encontra espalhados no mapa, também há viagens obrigatórias de carro em missões principais onde os personagens vão conversando e discutindo coisas interessantes sobre o enredo.

Side quests e dungeons
Achei bacana e fiz bastante no começo do game pois como falei o jogo surpreende no começo e você fica com vontade de explorar o mundo. Vale ressaltar também que tem umas side quests especiais que são tipo um crossover com outros jogos que são legais também e por fim as dungeons, achei bem legal essa ideia de dungeon, você entra explorar vai matando os monstros e ao concluir o objeto da dungeon você pode teleportar para fora automaticamente.

Gráficos
O jogo surpreende nos gráficos e é bem bonito apesar de ter sido feito para os consoles bases> Joguei no Xbox One X já com o upgrade 4k e não é nenhum RDR2 da vida mas ainda sim é bonito.

Trilha Sonora
Outro ponto positivo, difícil um RPG japonês ter trilha sonora ruim e com FF XV não é diferente, a trilha sonora realmente impulsiona as CGs e o combate dando mais emoção na jogatina.

Resumo
Foi difícil pra mim sintetizar minha frustação com o game porque nas 10 primeiras horas de jogo é tudo muito bom e do nada começa uma sucessão de coisas ruins uma atrás da outra que é frustrante, um abismo sem fim de ideias ruins, um jogo de seilá 15 horas transformados em 30 por decisões de gameplay fajutas e sem inspiração. É a prova viva de como uma gameplay ruim pode estragar um bom enredo.

Pra quem quiser tirar suas próprias conclusões o jogo está disponível no Gamepass! E quem já jogou o que achou do jogo? Abraço galera!
 
Última edição:

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Parabéns pelo review. Comentando sobre este ponto em específico, esse é o verdadeiro câncer dos jogos atualmente, muita "encheção de linguiça".

Concordo mano, esse é o mal dos jogos hoje mas acho que no caso do FF é um pouco pior pq a encheção de linguiça ali é na própria campanha, não da pra fugir.

Pq veja bem os jogos da UBI tem uma porrada de coisa no mapa para explorar, é absurdamente demais o tanto de ponto no mapa mas você escolhe se vai explorar ou não entende? Essa é a diferença.
 

EvFall

Guerreiro
Abril 5, 2018
583
482
Curitiba
Ótimo review!
Acho que por ser o primeiro RPG da geração que joguei no Xbox One, não me atentei muito aos detalhes e curti pra caramba kk
Joguei por mais de 100 horas (até pescar, eu pesquei haha), curti muito a trilha sonora, a história, os personagens e os chefes (achei muito massa matar aquela tartaruga gigante, mas confesso que depois de vários minutos entediado, eu usei aquele anel foderoso pra acabar com a luta de uma vez haha)
Com certeza, se eu jogasse hoje em dia teria uma opinião muito diferente do jogo, mas minhas lembranças no geral são ótimas com ele.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Ótimo review!
Acho que por ser o primeiro RPG da geração que joguei no Xbox One, não me atentei muito aos detalhes e curti pra caramba kk
Joguei por mais de 100 horas (até pescar, eu pesquei haha), curti muito a trilha sonora, a história, os personagens e os chefes (achei muito massa matar aquela tartaruga gigante, mas confesso que depois de vários minutos entediado, eu usei aquele anel foderoso pra acabar com a luta de uma vez haha)
Com certeza, se eu jogasse hoje em dia teria uma opinião muito diferente do jogo, mas minhas lembranças no geral são ótimas com ele.
É como disse, a história do jogo é excelente e geralmente eu não sou um cara critico jogando mas realmente do meio pro final ali as viagens de carro foram ficando um saco e o combate monótono não consegui deixar de notar os problemas, mas no final a história valeu a pena.

Quando você falou:
"achei muito massa matar aquela tartaruga gigante, mas confesso que depois de vários minutos entediado, eu usei aquele anel foderoso pra acabar com a luta de uma vez hah)"

Tu percebe o desbalanceamento de gameplay ai? Como assim você tem um anel que é mais forte que tudo? E as armas que você tinha que caçar pelo mundo? O próprio jogo fala que você tem que encontrar as armas para recuperar o trono e o próprio jogo te faz abandonar essa missão lá pelo capitulo 8 ou 10 eu acho (antes de chegar na cidade) e ainda te da um anel overpower...... Pra que pegar as armas se tinha esse anel? Rsrsrsr
 
  • Curtir
Reações: EvFall

EvFall

Guerreiro
Abril 5, 2018
583
482
Curitiba
É como disse, a história do jogo é excelente e geralmente eu não sou um cara critico jogando mas realmente do meio pro final ali as viagens de carro foram ficando um saco e o combate monótono não consegui deixar de notar os problemas, mas no final a história valeu a pena.

Quando você falou:
"achei muito massa matar aquela tartaruga gigante, mas confesso que depois de vários minutos entediado, eu usei aquele anel foderoso pra acabar com a luta de uma vez hah)"

Tu percebe o desbalanceamento de gameplay ai? Como assim você tem um anel que é mais forte que tudo? E as armas que você tinha que caçar pelo mundo? O próprio jogo fala que você tem que encontrar as armas para recuperar o trono e o próprio jogo te faz abandonar essa missão lá pelo capitulo 8 ou 10 eu acho (antes de chegar na cidade) e ainda te da um anel overpower...... Pra que pegar as armas se tinha esse anel? Rsrsrsr
Concordo 100% rsrs
A impressão que dá é que a partir da metade do jogo eles correram pra finalizar de qualquer jeito, da forma que deu.
Eu demorei muito pra chegar na metade da campanha, antes disso, fiz praticamente tudo que pude.
Quando começou a ficar muito repetitivo e até sem sentido em algumas parte, corri pra terminar logo a campanha, matei um ou outro boss que consegui e larguei o jogo, entretanto, a essa altura do campeonato eu já tinha mais de 100 horas de gameplay.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,409
13,694
Rio de Janeiro
Final Fantasy XV é o pior da franquia fácil. Não há buff, debuffs, Magias e tampouco estratégias no combate, apenas segurar um botão pra esquivar e outro pra atacar. O jogo não tem identidade. Finalizaram a história incompleta mesmo pq as dlcs que eram pra ter saído foram canceladas EM UM EVENTO. Simples assim.
Final Fantasy XV é a cara da Square atualmente, um negócio ruim e decepcionante.

Não joguem isso, no game pass há outras opções bem melhores.

Nomura chora no banho, esse jogo ai era pra ter sido totalmente diferente, pena que tiraram ele do projeto

Ótimo review como sempre
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Final Fantasy XV é o pior da franquia fácil. Não há buff, debuffs, Magias e tampouco estratégias no combate, apenas segurar um botão pra esquivar e outro pra atacar. O jogo não tem identidade. Finalizaram a história incompleta mesmo pq as dlcs que eram pra ter saído foram canceladas EM UM EVENTO. Simples assim.
Final Fantasy XV é a cara da Square atualmente, um negócio ruim e decepcionante.

Não joguem isso, no game pass há outras opções bem melhores.

Nomura chora no banho, esse jogo ai era pra ter sido totalmente diferente, pena que tiraram ele do projeto

Ótimo review como sempre

Obrigado Tauguro =D

Então cara, não sou o maior fã de FF comecei no 10 e depois joguei a trilogia XIII e são jogos que dão de 10 a 0 nesse FF XV. A impressão é justamente de que no meio do projeto e por algum motivo quiseram correr para finalizar e deixaram tudo pela metade. Até a história se perde do meio para o final do jogo como já citei no outro post ali com spoiler.

Agora espero desintoxicar com o Tales of Vesperia =D
 
  • Curtir
Reações: EvFall e Tauguro

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Parabéns pelo review!

Eu tentei jogar FFXV três vezes. Nas três, eu dropei o jogo com poucas horas. Tudo é muito arrastado, burocrático e chato. Achei os personagens sem carisma, muito estereótipo de anime. Jogabilidade bem mais ou menos tb. Outra coisa que me incomodou foi a UI, achei os menus feios, prompts na tela com design estranho, tudo sem inspiração. Uma pena. Mesmo assim, talvez um dia eu tente novamente.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Parabéns pelo review!

Eu tentei jogar FFXV três vezes. Nas três, eu dropei o jogo com poucas horas. Tudo é muito arrastado, burocrático e chato. Achei os personagens sem carisma, muito estereótipo de anime. Jogabilidade bem mais ou menos tb. Outra coisa que me incomodou foi a UI, achei os menus feios, prompts na tela com design estranho, tudo sem inspiração. Uma pena. Mesmo assim, talvez um dia eu tente novamente.
Nem vale a pena tentar novamente cara rsrsrs..... Se no começo que é a melhor parte do jogo você já não curtiu depois é como falei na review, só ladeira a baixo em gameplay e enredo.

Sobre os menus tbm achei muito confuso e demorei para acostumar mas nem lembrei de colocar no review em meio a tanto coisa que eu queria falar rsrsrs.

Para não desmerecer totalmente o final do jogo, no final tem 4 mini boss antes de enfrentar o boss final e esses foram mais desafiadores só que ai chega no boss final... adivinha? Combate todo scriptado novamente rsrsrsrs
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

DracaryS

Guerreiro
Fevereiro 17, 2017
727
501
Rio de Janeiro
Eu curti o game, embora a história tenha sido muito mal aproveitada. Eu não entendo isso. Eles criam uma lore foda pra durar apenas 1 jogo. Porque não desenvolvem melhor, tendo um ritmo mais lento e aproveitando pra fazer sequências? No final, a consequência é uma correria danada pra tentar explicar tudo e terminar dentro de um número programado de horas.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Eu curti o game, embora a história tenha sido muito mal aproveitada. Eu não entendo isso. Eles criam uma lore foda pra durar apenas 1 jogo. Porque não desenvolvem melhor, tendo um ritmo mais lento e aproveitando pra fazer sequências? No final, a consequência é uma correria danada pra tentar explicar tudo e terminar dentro de um número programado de horas.

Exatamente, do nada o jogo perde o fator mundo aberto e começa uma correria só. Esse jogo daria uma trilogia fácil se fosse bem feito.

Joguei as DLC's que contam a história dos amigos do Nocts e cara, além de preencher lacunas da história principal, principalmente a DLC do Ignis, é sensacional, achei emocionante, pq isso não está na jogo base? Não da para entender.
 

Masimon

Jogador
Agosto 27, 2018
102
82
Praia Grande - SP
Parabéns pelo review!

Eu tentei jogar FFXV três vezes. Nas três, eu dropei o jogo com poucas horas. Tudo é muito arrastado, burocrático e chato. Achei os personagens sem carisma, muito estereótipo de anime. Jogabilidade bem mais ou menos tb. Outra coisa que me incomodou foi a UI, achei os menus feios, prompts na tela com design estranho, tudo sem inspiração. Uma pena. Mesmo assim, talvez um dia eu tente novamente.

Adorei o review. E também compartilho do mesmo ponto de vista do colega acima, é um jogo que parece que não engrena nunca, não sei se é por causa do carro, mas deve ter problema na embreagem:laughing::laughing::laughing:
Eu tento dar uma chance para o jogo pelo histórico da série - o FFVII segue o meu jogo preferido ever, mas o FFXV não ajuda, parece mesmo uma enrolação sem fim de tudo junto e misturado, com muitas complicações para jogar e que não chega a empolgar.
E olha que eu ADOREI a estória, os gráficos, o vídeo que foi lançado na internet contando o prólogo do jogo - uma animação sensacional. Mas não foi dessa vez, quem sabe acertam no próximo e procuram até simplificar os mecanismos do jogo, para mim, uma tremenda confusão desnecessária.
Saudades do FFVII e companhia!

Masimon
 

DracaryS

Guerreiro
Fevereiro 17, 2017
727
501
Rio de Janeiro
Adorei o review. E também compartilho do mesmo ponto de vista do colega acima, é um jogo que parece que não engrena nunca, não sei se é por causa do carro, mas deve ter problema na embreagem:laughing::laughing::laughing:
Eu tento dar uma chance para o jogo pelo histórico da série - o FFVII segue o meu jogo preferido ever, mas o FFXV não ajuda, parece mesmo uma enrolação sem fim de tudo junto e misturado, com muitas complicações para jogar e que não chega a empolgar.
E olha que eu ADOREI a estória, os gráficos, o vídeo que foi lançado na internet contando o prólogo do jogo - uma animação sensacional. Mas não foi dessa vez, quem sabe acertam no próximo e procuram até simplificar os mecanismos do jogo, para mim, uma tremenda confusão desnecessária.
Saudades do FFVII e companhia!

Masimon
Curti o filminho que lançaram tmb!
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)