Até hoje eu quero entender quais são as "raizes" de Tomb Raider. rs o jogo já passou por tanto reboot que nem dá mais pra comparar com aquele jogo que nasceu lá no PSone. Não tem mais nada daquilo.
Raiz geração PSone: jogo de ação ao estilo Indiana Jones, foco nos puzzles de tempo em "saltos perfeitos" (com extermínio de animais em extinção [emoji14] ). Saltos mal calculados, feitos muito antes ou muito depois, eram morte certa.
Raiz geração PS2: Fora aquele Angel of Darkness que foi um fracasso com foco no Stealth, os jogos do PS2 puxaram um pouco mais pra aventura, uma movimentação mais dinâmica, e ainda usava um sistema de saltos que precisavam ser calculados. Nada de saltos automáticos. Saíram jogos bons, eu tenho todos.
Raiz geração PS360: Aqui o jogo bebeu muito de uncharted e isto é inegável. E aí claro, vieram as comparações, o que é normal. Saltos automáticos, cutscenes escripitadas de ação cinematográficas, aonde você controla um mínimo de ações, com foco no efeito visual. E aquela velha forma de Uncharted de estar fugindo desesperadamente de um acontecimento, e quando parece que está tudo bem, a coisa fica pior e já começa outra fuga a mil por hora. Fora o sistema de cover que não existia até então em Tomb Raider, e a reação contra o cenário (tipo a Lara por a mão nas paredes enquanto anda, se protejer do fogo quando passa perto, ficar falando sozinha enquanto dá tudo errado, meio como o Drake faz e etc. Tudo isto Tomb Raider atual bebeu da fonte de Uncharted.
Mas Tomb Raider incluiu um sistema de complexão menos linear que Uncharted, com exploração de cenário, evolução de personagens, caça e crafting. Coisas que vemos em Assassins Creed, Farcry e alguns RPG's como Skyrim, e isto foi muito bem vindo. Foi bem utilizado, apesar de Tomb Raider dar uma "falsa impressão" de mundo aberto. Ele tem cenários mais flexíveis que um jogo linear, com possibilidade de ir e voltar, mas não é um mundo aberto como Farcry por exemplo. Acho que a "zona de conforto" citado nos reviews, é o fato do jogo não ter se distanciado de vez de Uncharted, e aprofundado mais estas caracteristicas survival e de elementos RPG. Foi melhorado, mas sem uma mudança do tamanho esperado.
Eu sou fã dos dois. Joguei todos de ambos!
Discutir estes pontos é até legal, mas ficar brigando até por exclusivo temporário, é uma baita bobagem gente. Tomb Raider é foda, e com ceretza um dos melhores do ano. Daqui uns meses quem tem PC vai poder jogam e um pouco depois no PS4. Dá pra esperar na boa.