Fala galera, tava lendo no Reddit e saiu um entrevista com Miyazaki, ele fala bastante coisas legais, principalmente a temida relação com a Activision. Fiz uma tradução livre rápida (talvez não muito boa) de algumas perguntas para a galera que não manja muito de inglês, de qualquer forma
aqui tá ela completa.
Qualquer correção podem falar, se quiserem traduzo tudo a noite.
O mais novo projeto da From Software SEKIRO: SHADOWS DIE TWICE finalmente foi anunciado. Primeiramente como você parou no desenvolvimento desse projeto?
Miyazaki: Esse projeto começou assim que terminamos o desenvolvimento da DLC do Bloodborne. Isso foi lá pelo final de 2015. Nesse período nós ainda estávamos trabalhando no DS3, e tínhamos algumas ideias de títulos para desenvolver no futuro. From originalmente trabalhou em projetos como ‘’Ninja Blade” e "Otogi(??)", assim como a série Tenchu a partir do 3º game, então pensamos que nós gostaríamos de fazer um game mais no estilo japonês entre todos esses. Ficando livre dos games que estávamos desenvolvendo até o momento, para mim e para muitos dos nossos jovens desenvolvedores do estúdio, essa seria a nossa primeira oportunidade de criar um jogo no estilo japonês, então procuramos buscar novas ideias e partir para um novo título.
A From originalmente não começou com jogos de ação japoneses?
Sim. Com esse gênero, nós focamos especificadamente em jogos sobre ninjas. Você pode ser capaz de dizer, mas a nossa maior influência nos estágios iniciais desse projeto foi a serie Tenchu. Inicialmente consideramos publicar esse novo projeto dentro da série Tenchu, mas desistimos rapidamente dessa ideia. Fundamentalmente, Tenchu foi criado por um time bem diferente de desenvolvedores que tinha comportamentos peculiares que refletiam no trabalho, e se desenvolvêssemos sob o nome desse título, temeríamos que saísse como uma imitação. Então, enquanto nós recebíamos diversas influencias de Tenchu, incluindo grappling hook e Ninja Kill, nós criamos a nossa própria base para o game.
Você [Miyazaki] também estava interessado em criar um jogo de ação ninja no estilo japonês?
Miyazaki:Com certeza eu estava interessado. Eu espero que eu possa expor isso futuramente, mas a ideia de um mapa tridimensional, ou da combinação de estilo e tensão na batalha, ou da ideia de haver múltiplas possibilidades de vencer obstáculos…. E sinto como se todos esses conceitos que eu amo abrangem muito bem a essência de um ninja.
Tem sido amplamente divulgado que a From está trabalhando com a Actvision nesse título. Qual é o tipo de colaboração que existe entre vocês?
Miyazaki: Retirando o desenvolvimento atual do game e as vendas no Japão e Ásia, nós deixamos a vendas para o resto do mundo para a Actvision. Uma das maiores razões pela escolha da Actvision como Publisher foi que eles poderiam nos dar concelhos sobre todo o escopo do desenvolvimento do game.
Nós não vemos com frequência a From trabalhando com esse nível de colaboração
Miyazaki: Está certo. Mas deixe-me ser claro: todas as decisões em relação ao desenvolvimento do game são feitas por nós. Activision respeita o jogo que nós estamos fazendo e o que nós desejamos fazer, e frequentemente sugere impressões assim como o que poderíamos fazer para melhorar o game. E como sempre, nós pedimos que todas as decisões após a tela do título sejam deixadas para nós, e estamos sendo bem-sucedidos em colaborar sob esse padrão.
Eu não esperava que a Activision estivesse envolvida nos aspectos criativos do jogo.
Miyazaki: ‘’Aspectos criativos’’ é um pouco vago, mas
o foco principal da Activison é a facilidade de jogar, conforto, e um primeiro contato apropriado (tutorial haha
). É vergonhoso admitir isso, mas nós particularmente, não somos bons nessas áreas, então isso ajuda muito.