Minhas primeiras impressões:
Apesar do lançamento tumultuado, como era de se esperar (fóruns da EA lotados de reclamações), levei cerca de 20 minutos para conseguir iniciar o download, mas depois disso foi tudo inacreditavelmente rápido. Não sei quantos gigas o Origin baixou, mas o download da minha edição deluxe levou menos de uma hora e nem acreditei quando vi o botão play ativo pronto para jogar. Lá se ia minha primeira noite de sono por conta do novo SimCity
Já deixo logo a impressão sobre o que mais incomodava os fãs antigos e usuários preocupados com o DRM always on: ele simplesmente nem parece existir. Claro que isso vai depender de você ter um conexão de qualidade. Assim, não vai notar qualquer tipo de lag, travadas ou quedas, e isso nas primeiras horas de lançamento onde os servidores da EA deveriam estar levando pancada dos milhares de usuários se logando para jogar ao mesmo tempo. Posso dizer que a experiência foi perfeita em mais de duas horas de jogo. É como se eu estivesse jogando off-line, o que me faz pensar que o DRM da EA não é, nem de longe, tão agressivo quanto o que a Blizzard utilizou no Diablo 3. Notei isso até mesmo pela pouca atividade no roteador enquanto eu jogava minha região privada. A inexistência completa de lag me deixou bastante animado com o jogo, já que quem jogou Diablo 3 na semana de lançamento sabe o quanto foi frustrante e decepcionante aquela experiência.
Falando agora do jogo, posso afirmar que é um SimCity atualizado e com várias novas adições interessantes. Para efeito de comparação, a Maxis fez algo muito parecido com o que a Firaxis conseguiu com XCOM, ou seja, atualizou um jogo clássico e de sucesso sem fazer com que ele perdesse sua essência e complexidade. SimCity ainda é bem desafiador e vai exigir dedicação de quem quiser aprender suas minúcias, ao mesmo tempo que continua extremamente divertido e belo. E nunca foi tão belo.
A glass box engine é genial. A cidade parece realmente viva e você pode ver com detalhes absurdos cada esquina, cada construção, animações bem elaboradas e seguir carros e sims nas suas atividades diárias. Nada de carros e sims aparecendo e desaparecendo do nada como nos jogos anteriores, aqui cada elemento é único e parte integrante de uma simulação em tempo real. Ao clicar em um sim, você é informado o que ele deseja naquele momento, para onde está indo, de onde veio, saúde, trabalho, etc. e ainda tem a opção de fixar a câmera sobre ele ou seu carro. Eles ainda podem apresentar bolhas de diálogo onde você descobre o que eles estão pensando, caso clique em cima delas. É fácil se ver perdendo horas apenas observando a beleza dos gráficos e da simulação viva que a glass box proporciona.
SimCity segue o padrão Maxis de polidez e qualidade. Cada menu é claro e passa a informação precisa fazendo com que qualquer jogador, iniciante ou não, possa jogar sem dificuldades. É sem dúvida o melhor SimCity em termos de facilidade de acesso e apresentação das informações sobre a cidade. Cada infográfico (que aparece em 3D no próprio mapa do jogo), planilha e barra de ferramentas estão sempre a dois ou três cliques do mouse, ou seja, apesar de ser um jogo complexo com um grande número de opções e funções, tudo está muito bem apresentado e acessível. A Maxis se superou.
O jogo é tão fluído que impressiona. Com um clique sobre o ícone de região a câmera passa rapidamente da visão da sua cidade para uma visão panorâmica de toda a região que pode conter até 16 cidades mais espaços para mega construções. A câmera tem um giro bastante amplo e você com certeza vai perder horas procurando ângulos diferentes de cada bairro, construção, etc. E com um simples clique da letra V é possível iniciar a captura em vídeo que já antecipa o que deve ser tendência nos jogos da próxima geração de consoles.
Pelo pouco que joguei ainda não vi nada que me desagradasse no jogo a não ser o fato de saber que não poderei jogar quando minha conexão cair ou estiver viajando para um local onde não vou contar com uma conexão boa. E isso me desagrada justamente por perceber que esse novo SimCity parece ter um valor replay gigantesco, ainda mais se pararmos pra pensar que você pode controlar até 16 cidades em uma região totalmente integrada e interdependente, atuando como uma espécie de governador de um estado e não apenas de uma cidade como era nos jogos anteriores.
Postarei mais impressões e fotos depois.
Editado: Descobri um baita ponto negativo. Até o presente momento existem uns 5 ou 6 servidores. Se você joga no servidor America do Norte Leste 1, seus saves vão ficar lá e apenas lá. Assim, se esse servidor estiver cheio ou off, você não vai poder jogar suas cidades salvas quando entrar em outro servidor. E pode acontecer sim do servidor estar cheio e você ter que entrar em uma fila de meia hora pra poder jogar.
Essa decisão da EA em manter os saves no servidor e não fazer troca entre eles é a pior de todas até aqui.