Então, jogo concluído e devidamente miletado.
Somerville é um jogo que eu tava aguardando muito. Tudo porque Inside, jogo anterior do Dino Patti, é um dos meus jogos favoritos da vida. Mas eu aprendi a controlar expectativas com consumo de cultura. Depois de alguns tombos, a gente aprende.
Então, com a expectativa controlada, eu consegui gostar do jogo. Tem defeitos técnicos, tem problemas no controle do personagem, mas a ambientação e as escolhas de direção de arte e fotografia me encantam.
Por mais que existam críticas a falta de um botão de correr, eu entendo a decisão artística de não ter. Em alguns momentos do jogo, o personagem passa por situações de perigo, onde naturalmente ele passa a correr e essa simples corrida passa uma sensação bem intensa de emergência. Se a gente pudesse correr o jogo todo, o impacto destes momentos de urgência seria bem menor. Mas como eu queria que estes momentos acontecessem mais vezes. Tem poucos momentos de urgência e poucos puzzles. Na maior parte do tempo a gente só anda e aprecia a fascinante direção de arte do jogo.
Enfim, não foi uma experiência tão marcante quanto Inside, mas foi, apesar dos pesares, uma boa experiência.
Daria nota 7,5.