SONY compra serviço de cloud gaming GAIKAI

Alrogerio

Buda Irado
Outubro 28, 2005
803
72
São Paulo | SP
A Sony [link=[url="http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/02/sony-computer-entertainment-acquires-cloud-gaming-company-gaikai-for-380-million/"]http://www.forbes.com/sites/johngaudiosi/2012/07/02/sony-computer-entertainment-acquires-cloud-gaming-company-gaikai-for-380-million/[/url]]anunciou nesta manhã [/link]que comprou por U$ 380 milhões o serviço de cloud gaming GAIKAI.

O tipo de serviço provido pela GAIKAI é o game on demand: o game é executado nas máquinas high-end da empresa, sendo que você tem a possibilidade de jogá-los com o máximo de qualidade, através de streaming, como se estivesse rodando diretamente em sua máquina. Desta forma, não precisamos necessariamente de hardware poderoso, no entanto uma conexão de alta velocidade faz-se necessária, para se evitar o lag.

Tecnicamente, qualquer hardware que seja capaz de executar vídeo com compressão h.264 pode fazer streaming de games via GAIKAI, desde tablets e smartphones, aparelhos de bluray e TVs.

Com a compra da GAIKAI, especula-se que a SONY oferecerá o suporte a games topos-de-linha através do PS3 e PS Vita, ou em futuros concoles, ou ainda em aparelhos de TV da marca, como já acontece com a Samsung e LG...

Na E3 deste ano, foi lançado o serviço Samsung Cloud Gaming, serviço que permitirá donos da uma smart TV Samsung LED 7000 (modelo 2012) ou superior domiciliados nos EUA jogarem games como LIMBO e THE WITCHER bastando conectar um joystiq na TV (a título de informação, a LG permitirá algo parecido através da empresa OnLIVE).

A possibilidade do Cloud Gaming, o jogos via demanda, abre um novo horizonte dentro do tema. Até onde a necessidade de se ter um hardware poderoso já com a licença de uso de um título em casa se fará necessário futuramente, com este tipo de serviço?

Fontes: [link=http://www.eurogamer.net/articles/2012-07-02-sony-acquires-gaikai-for-USD380m]Eurogamer[/link], [link=http://www.ign.com/articles/2012/07/02/sony-to-acquire-gaikai]IGN[/link], [link=http://www.joystiq.com/2012/07/02/sony-buys-streaming-game-service-gaikai-for-380-million-to-est/]Joystiq[/link] e [link=http://kotaku.com/5922775/sony-buys-a-cloud-gaming-service]Kotaku[/link].

---------------

:arrow: Caso surja um interesse em como a tecnologia pode funcionar em consoles, sugiro [link=http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-in-theory-how-cloud-could-run-playstation-back-compat-games]este artigo[/link] da Eurogamer (em inglês):
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
Era um rumor que já estava rodando pela internet desde antes da E3. É a Sony se preparando para a indústria pós-consoles. Já consigo imaginar o PS4 e outros dispositivos rodando jogos de PS1, PS2 e PS3 através deste tipo de serviço, como forma de preparaçao para o dia em que isso se tornar padrao.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Boa jogada da Sony. Além de permitir que donos de consoles da Sony possam jogar jogos de PC, também é a melhor saída para permitir a retrocompatibilidade. Uma pena que inicialmente será um serviço de alcance restrito.
 

Shock07

Jogador
Outubro 31, 2009
1,356
1
A nVidia anunciou algo parecido há umas semanas, não foi?

Eu acho interessante essa jogada, mas é inviável para quem não possui uma internet "forte" o suficiente para suportar o Cloud Gaming.
 
M

MASTER JNO

Visitante
Para empresa é excelente porque vai atingir um número maior de pessoas, mas pra mim, prefiro o console. Quero poder continuar a não depender obrigatóriamente da internet pra me divertir. Varias vezes acontece de levar meu console a casa de amigos que não tem internet e lá a gente se diverte, fora que adoro ter os jogos comigo, gosto muito de colecionalos.

Torço pelo sucesso da empresa, mas torço mais ainda para pelo menos lançarem mais uma geração de consoles mesmo que seja a última.
 

PLAYER1 BR

Jogador
Novembro 17, 2007
334
93
São Paulo
Bom, com isso tecnicamente a Sony já poderia lançar a próxima geração ainda utilizando o PS3, sem os custos de desenvolver um novo console.
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
No começo dessa geraçao muita gente nao conseguia jogar online por nao ter banda larga disponível na cidade ou por ser internet via rádio com latencia enorme. Hoje praticamente todo mundo tem acesso a serviços rápidos e com latencia baixa o suficiente para jogar sem lag. Assistir videos de qualidade via streaming há alguns anos era impraticável, hoje vc vai no Vimeo e assiste videos full HD que só perdem para blu-ray em qualidade, sem buffer, sem lag, com uma internet comum de 4MB a qual quase todo mundo tem acesso. É claro que para cloud gaming é necessário latencia ainda mais baixa, mas estamos mais perto disso se tornar popular do que muita gente pensa. Mas vai ser fundamental termos servidores no brasil para podermos jogar sem lag, pois de nada adianta termos a internet mais rápida do planeta se até a velocidade da luz tem limite. Se eu fosse brincar de mãe Diná, eu chutaria 5 anos para o cloud gaming começar a disputar espaço com os consoles e uns 10 para superá-lo.
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
[quote1341246564=Mechamorafa]
No começo dessa geraçao muita gente nao conseguia jogar online por nao ter banda larga disponível na cidade ou por ser internet via rádio com latencia enorme. Hoje praticamente todo mundo tem acesso a serviços rápidos e com latencia baixa o suficiente para jogar sem lag. Assistir videos de qualidade via streaming há alguns anos era impraticável, hoje vc vai no Vimeo e assiste videos full HD que só perdem para blu-ray em qualidade, sem buffer, sem lag, com uma internet comum de 4MB a qual quase todo mundo tem acesso. É claro que para cloud gaming é necessário latencia ainda mais baixa, mas estamos mais perto disso se tornar popular do que muita gente pensa. Mas vai ser fundamental termos servidores no brasil para podermos jogar sem lag, pois de nada adianta termos a internet mais rápida do planeta se até a velocidade da luz tem limite. Se eu fosse brincar de mãe Diná, eu chutaria 5 anos para o cloud gaming começar a disputar espaço com os consoles e uns 10 para superá-lo.
[/quote1341246564]

O começo da geração foi em 2005, será que teremos que esperar mais 7 anos pra conseguirmos rodar esse tipo de serviço por aqui? Sinceramente eu tenho minhas duvidas... Acho que em capitais até pode ser mas no interior, ainda subindo pro norte, é certo que não teremos tal tecnologia...
 
Junho 4, 2012
32
0
[quote1341246448=Mechamorafa]
Era um rumor que já estava rodando pela internet desde antes da E3. É a Sony se preparando para a indústria pós-consoles. Já consigo imaginar o PS4 e outros dispositivos rodando jogos de PS1, PS2 e PS3 através deste tipo de serviço, como forma de preparaçao para o dia em que isso se tornar padrao.
[/quote1341246448]

Desculpa, mas eu NUNCA que vou usar um sistema de streaming para jogar jogos de 10 ou mais anos de idade. E acredito que a grande maioria não quer também.

Por que gastar banda com esses jogos se os seus arquivos podem ser baixados em minutos?

E olha que isso também não faz o menor sentido, já que jogos antigos são muito menores e poderiam ser vendidos diretamente para download. Além de que qualquer celular chumbrega hoje em dia é mais poderosos que um PS1, e os melhores rodam muita coisa melhor que um PS2.

O unico sentido para jogos na nuvem é optimizar em escala de processamento jogos e aplicações muito pesadas sem que o usuário final precise melhorar o seu hardware.

PS: Se cloud gaming é o futuro eu não apostaria nem na Sony, nem Microsoft, nem Apple, nem Google... quem tá com a bola toda em server farms é a Amazon.
 

John.

Jogador
Setembro 7, 2010
3,272
477
Belo Horizonte
É o futuro, ela está certíssima .

Não acredito que seja pra essa geração. Más quem sabe um PS4 baseado em Streaming, pra ser o aparelho "definitivo" .
 

oslec

Jogador
Outubro 5, 2008
344
0
Bom, e quando eu for para minha casa de praia? ou ate mesmo quando a minha internet for cortada :) ? fico sem jogar nada?
 

Gaviões

Jogador
Agosto 22, 2006
463
0
[quote1341250169=oslec]
Bom, e quando eu for para minha casa de praia? ou ate mesmo quando a minha internet for cortada :) ? fico sem jogar nada?
[/quote1341250169]


ai é problema seu, assina quem quer.

povo cheio de onda, ai só falta começar a falar:

"E se minha net cair ou for uma merda pq eu moro no fim do mundo, como vo jogar CoD!? Quero meu dinheiro de volta"

é cada um...
 

Mechamorafa

Jogador
Setembro 6, 2008
614
0
[quote1341249838=oslec]
Bom, e quando eu for para minha casa de praia? ou ate mesmo quando a minha internet for cortada :) ? fico sem jogar nada?
[/quote1341249838]

Se vc contratar um serviço que depende da internet para funcionar, deve esperar que ele nao funcione caso a internet fique offline. Assim como acontece com Netflix, Xbox Live, PSN, Skype, World of Warcraft, Diablo 3, etc. Usar queda da internet como argumento contra cloud gaming é como usar queda de energia como argumento contra console de mesa.
 

RennSantos

Jogador
Março 27, 2009
303
0
achei uma ótima aquisição da sony...por enquanto apenas podemos supor como ela irá utilizar o serviço e em qual plataforma ou em quais....o que sei que isso abre um grande leque de possibilidades e se a sony usar isso de forma correta, irá ganhar muito.....

- tv com suporte à jogos de ps1, ps2(até ps3, pq não?)
- psvita rodando jogos de ps3
- um serviço de locação de filmes digital com qualidade de blue-ray
- acesso remoto do vita com o seu ps3

enfim, por enquanto é tdo suposição...e como a sony irá utilizar essa tecnologia, só o tempo dirá....ela foi ousada...vamos ver se agora vai ser pioneira....implantando um novo conceito no mercado de consoles de games
 

kilbr

Novato
Novembro 24, 2011
20
1
O serviço é muito interessante mesmo, já vi gente jogando Batman Arkham City em dispositivos como um Sony Xperia Play (por meio da Onlive, e nos States, onde o serviço funciona bem). Creio que muito do futuro do mercado de games está nisso aí.

Inclusive arrisco que isso vai atrair mais empresas ao mundo dos games, por meio da construção de caixas que permitam a transmissão de games por streaming.

Para nós, a internet tem de melhorar muito. Já testei Onlive em uma NET de 10 mega e deu lag pra caramba.

E para finalizar, em relação à Sony, prevejo para nosso mercado latino-americano algo como o streaming de um Crash das antigas ou algo mais velho em uma televisão exclusiva, uma SmarTV lançamento de R$ 7 mil. Ou seja, nada que vá atrair nós, gamers, em um primeiro momento. Tomara que eu esteja errado, mas isso ainda vai demorar a pegar no Brasil.
 

SardaukarBR

Novato
Abril 8, 2012
28
0
esse tipo de investimento das grandes industrias força os meios de distribuição de internet implementar os serviços quanto a velocidade de transferencia, nao vai demorar MUITO, pro pessoal aqui se ligar nesse novo nicho de midia e disponibilizar serviços mais rapidos e mais baratos. (ESPERO EU COM MTA FÉ)
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)