Além da recente polêmica com o estúdio The Game Bakers e o jogo Furi, a Yacht Club Games, desenvolvedora de Shovel Knight, simplesmente não lançou o último jogo deles no
Xbox, Shovel Knight Pocket Dungeon. O jogo lançou para PC, PS e Switch, então não dá para alegar compra de exclusividade. Para complementar, eles liberaram um report do FY 2021 recentemente com números detalhados e algumas informações que corroboram esta análise:
www.yachtclubgames.com
Para o
Xbox, a informação importante neste report é sobre
Cyber Shadow, jogo que foi liberado no
Xbox com lançamento no
Game Pass. Segue o gráfico de vendas do jogo:
Ver anexo 7081
Dá uma olhada na porcentagem de vendas do
Xbox neste gráfico.
Ah, não encontrou o
Xbox? Pois é, o número de vendas foi tão baixo que nem conseguiu aparecer no gráfico. O jogo vendeu mais no
MAC e no Linux do que no
Xbox. Segue o quote da própria Yacht Club Games:
"Ah, mas o jogo lançou no Game Pass, é óbvio que não iria vender na plataforma."
Aí temos que lembrar do caso de Furi no PS, que mesmo lançando de graça na PS Plus, vendeu mais do que no
Xbox. Mesmo assim, não é só uma questão do
Game Pass, eles já esperavam vendas baixas no
Xbox se o jogo estivesse fora do serviço.
"Ah, mas Cyber Shadow não vendeu no Xbox pq o jogo não é bom e o pessoal não tem interesse."
Negativo. Conforme a própria Yacht Club Games comenta, a Nintendo nomeou Cyber Shadow como
um dos jogos indies mais vendidos de 2021.
"
Ah, mas vender no Switch é fácil pq o jogo não precisa concorrer com os sucessos AAA que os outros consoles têm."
Negativo novamente. O PC possui todos os AAA dos consoles e ainda mais jogos indie do que todas as outras plataformas e mesmo assim correspondeu a 30% de todas as vendas do jogo.
Enfim, outros devs indie tb comentam sobre o mesmo problema, mas eu já percebi que o pessoal não gosta de postar notícia triste sobre o
Game Pass, então eu apenas comento sobre o assunto com alguns usuários no privado para não criar polêmica desnecessária. Por exemplo, postei uma thread do Twitter da Tiani Pixel (dev de Unsighted) aqui e vi que o pessoal ignorou o comentário dela sobre o
Game Pass afetar negativamente as vendas, então eu tb não vi motivos para levantar a bola. Juntando isso com a quantidade de indies que lançam para PC, PS, Switch e deixam apenas o
Xbox de fora, acho que já é evidência suficiente de que,
quando é necessário priorizar recursos, o
Xbox é cortado pq o potencial de vendas é menor do que nas outras plataformas quando o jogo está fora do
Game Pass.
Já falei isso várias vezes, o
Game Pass é maravilhoso para o consumidor, mas existe sim um problema para jogo indie que lança no
Xbox e está fora do serviço. Pode ser pouca visibilidade, pode ser falta de interesse do público, não sei, mas o problema existe. Provavelmente alguém vai argumentar que a Microsoft não elimina a possibilidade de compra de jogos mesmo disponibilizando o serviço, mas .
E Sim, é possível que a PS Plus sofra do mesmo problema no futuro.