Interessante...A Team Ninja em si nunca foi próxima do Xbox. O que acontece é que Itagaki, que criou Ninja Gaiden 3D (2004), estava produzindo esse jogo exclusivamente para o Dreamcast. Quando o console da Sega morreu, ele escolheu o Xbox por causa da potência do console. Dai veio Ninja Gaiden e DOA 1 e 2 remaster + DOA 3 exclusivos.
Quando Itagaki insistia em manter Ninja Gaiden exclusivamente no Xbox, a Team Ninja foi contra. Ele teve uma equipe reduzida para fazer o Ninja Gaiden 2 para o Xbox 360, enquanto a empresa focava em portar o 1° Ninja Gaiden para o Playstation 3, denominado de Sigma.
Curiosidades: foi por causa disso que Itagaki saiu da Team Ninja após finalizar Ninja Gaiden 2. Inclusive o próprio já declarou que as versões Sigma são uma bosta (concordo em partes, Sigma 1 fez umas cagadas mas adicionou coisas legais e manteve a essência do jogo. Sigma 2 que é esquisito, vendo vídeos parecem os mesmos jogos mas não são. Censura, número de inimigos menores, mas que dão mais dano e os ataques do Ryu são menos efetivos, para compensar o número menor de inimigos na tela -- PS3 não tankou variedade de inimigos na tela com muito sangue).
Baseado nos primeiros exclusivos do Xbox que eu tirei a ideia de terem uma boa relação. De qualquer maneira , talvez com um pouco mais de trabalho fosse possível manter isto.
Outra coisa que digo assim como leigo , é porque não aproveitar a força de trabalho do Itagaki , criar um estúdio e por ele na frente e tal. Sei lá, parece que os caras não tem muita imaginação ou visão.