?Os acordos thirds do Xbox nesta geração foram ruins:
- Ryse foi mal recebido e não ajudou as vendas do console apesar dos belíssimos gráficos
- Titanfall sem campanha, teve depois uma sequência superior e multiplataforma
- Sunset Overdrive o mais promissor mas vendeu pouco
- Quantum Break, devido à inaptidão da Remedy com o DX12, matou a loja de games do Windows no lançamento
- ReCore foi muito criticado
- Dead Rising 4 não estava à altura do anterior e depois foi pro PS4
- Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ nem saiu e é consistente o tal rumor de que a Platinum focou mais no NieR exclusivo do PS4
- State of Decay 2 bugado e com gráficos horríveis
- Forza Horizon 2 e 3 os únicos realmente influentes em seu segmento
Já os do PlayStation:
- Bloodborne dispensa comentários
- Persona 5 é um jogo com avaliações absurdas de altas, não é a minha mas tem muitos fãs
- Street Fighter V, maior jogo de luta e-sports, que, dizem, a Microsoft não quis
- Franquia Ni-OH, jogo na pegada Ninja Gaiden
- NieR Automata muito bem recebido e no começo ninguém achava que sairia no Xbox
- Death Stranding não correspondeu às expectativas mas gerou um hype impressionante pro PS4
- Spider-Man foi um dos maiores sucessos do PS4 superando God of War
Tem jogos de estúdios que hoje são first-party mas na época não eram.
A minha teoria é que a Microsoft se preparou mal pra geração atual. Nem o Gears eles tinham, pois os jogos foram feitos pela Epic no 360. Também houve a mudança de estúdio de Halo e o limbo da Rare com o Kinect. Não tinha jogos porque não tinha estúdios. Fora da Tríplice o Xbox foi forçado a recorrer a third-parties pra quase todos os exclusivos e fez más escolhas em quase todas elas. Já o PlayStation tinha Santa Monica, Naughty Dog com 2 franquias pesadas, a Polyphony pra concorrer com a Turn 10, Guerilla Games, Sucker Punch e ainda as thirds japonesas na mão.
Só não digo que foi um massacre porque o Xbox One ainda conseguiu vender na casa dos 50 milhões, mas foi feio.
"Ryse foi mal recebido" por quem? A comunidade de Xbox adorou. Vendeu 1,3 milhões nos 4 primeiros meses. ?