Video excelente do Crowbcat sobre Cyberpunk 2077, o marketing mentiroso e as promessas não cumpridas:
Preferi não colocar no tópico do jogo, melhor deixar lá pro pessoal que está jogando e quer alguma informação.
Lendo tweets e alguns tópicos no resetera e reddit, é possível tirar duas conclusões:
. o jogo seria bem menos problemático se não fosse um open world, e sim linear. O estúdio deu um passo maior que as pernas;
. CDPR desenvolveu uma estratégia para que os primeiros reviews de PC fossem satisfatórios. Eles liberaram acesso apenas no GOG, onde eles tinham 100% de liberdade para liberar patches e controlar a experiência. Além disso, as chaves foram distribuídas bem próximas ao lançamento, fazendo com que os avaliadores tivessem que focar apenas na história principal para poder finalizar o review a tempo. Por isso as notas foram caindo após os primeiros dias, pois outros avaliadores não estavam com tanta pressa.
Agora é esperar pra ver se a CDPR consegue ao menos minimizar todos esses problemas. Pra completar, o fiasco de CP2077 ainda vai impactar no patch next gen de The Witcher 3 e até mesmo no próximo jogo da franquia. Acho que The Witcher 4 não sai nessa geração.
Acabei de trombar com esse vídeo no YouTube e lembrei que alguém tinha postado aqui.
Eu não acompanhei de perto as promessas da CD Projekt Red e não sei exatamente o que não foi entregue (aparentemente, muita coisa). Mas fiquei feliz de ver que a galera se indignou de verdade com a situação deplorável do game no aspecto técnico, algo que não precisa "prometer": é simplesmente o mínimo do mínimo, principalmente quando falamos de um jogo tão esperado.
Fiquei feliz de que a comunidade não engoliu as desculpas da CD Projekt Red, e o alcance e recepção desse vídeo demonstram bem isso. Isso não só vai ajudar quem comprou o game e se arrependeu, no processo de ressarcimento, mas a indústria toda. Todos os grandes barões estão de olho, e a mensagem que estamos passando é "Está vendo isso? Não entregue jogos dessa forma, nós não vamos aceitar".
É a mesma força motriz que fez Halo Infinite ser adiado aos 45 do segundo tempo, que fez Star Wars Battlefront II ter tido um overhaul completo com relação à monetização, que fez No Mans Sky ser outro game hoje. Todos se tornaram (ou vão se tornar) jogos melhores do que eram, e isso vem da mobilização dos consumidores. Essa situação de mera passividade, onde você só "compra e joga", não existe mais; o capitalismo de passividade acabou. O consumidor é o agente da mudança, e as empresas estão cada vez mais antenadas no que eles querem como produto, como querem ser cobrados por isso, qual a conduta social que a empresa deve ter na sua gestão etc.
A indústria pode ser melhor, os jogos podem ser melhores, podem rodar de forma melhor, podem ser mais baratos. Basta a gente querer.