Teremos um salto de evolução gráfica na próxima geração? CGs serão jogáveis?

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
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Esse assunto sempre vem a tona quando a gente está se passando pra outra geração de consoles e gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. Conseguimos ter uma noção mais ou menos de como os jogos podem evoluir graficamente com builds de algumas engines, porém, só iremos ver isso mesmo quando os jogos que forem construídos para esses novos consoles começarem a serem demonstrados neles.

Particularmente eu não vi um grande salto de evolução gráfica nessa geração (Xbox One/PS4) comparada a anterior (Xbox 360/PS3), somente no decorrer dos anos que vimos alguns jogos que houve uma evolução natural só que foi muito mais lento, o que faz nós refletir se na próxima geração (Xbox Series X/PS5), pode haver uma evolução gráfica notável como foi nas gerações anteriores.

Um exemplo que posso usar é a própria franquia Halo pra demonstrar melhor. Halo 3 foi lançado no começo de vida do Xbox 360 e tinha gráficos bonitos e uma evolução comparada a de Halo 2 do Xbox Clássico, mas só conseguimos ver realmente um grande salto gráfico em Halo 4 que foi lançado no ciclo final de vida do Xbox 360. O mesmo posso dizer também de Gears, o primeiro tinha gráficos bonitos mas só conseguimos ver o potencial do 360 com o Gears 3 e o Judgment que foram lançados também no ciclo final de vida do console. Isto é - Leva algum tempo até que eles possam aproveitar o console pra poderem fazer os jogos levar o máximo de potencial que podem proporcionar com o poder da máquina.


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A gente deve ver esse caso se repetir com o Xbox One, o Halo 5 foi lançado nos primeiros anos do console com um gráfico bastante bonito só que já tínhamos uma qualidade vista com base no que foi feito em Halo 4. Houve sim uma evolução do 4 pro 5 só que comparado do 3 ao 4 por exemplo existe uma grande diferença. Com o Halo Infinite, poderemos ver ele rodando no Xbox One pra podermos comparar com o Halo 5 e tirarmos nossas conclusões.

Isso também me faz pensar em outro assunto - se no final dessa próxima geração já começaremos a ver CGs jogáveis. É difícil de imaginar, mesmo levando em consideração que os gráficos da 7ª geração são superiores a CGs de jogos dos anos 90 por exemplo. Esse tipo de evolução com certeza todos gostariam de ver novamente nos jogos que vierem no futuro.

Particularmente eu acho que isso é algo pra no máximo no final da próxima geração ou com a chegada de outra posteriormente. Normalmente esse tipo de produção é muito cara de se produzir, e torna-la algo como jogável deve ser mais difícil ainda, mas vindo da Micro$oft não dá pra se duvidar.

Mas o que você acha? Pode haver um grande salto evolucional de gráficos na 9ª geração de consoles assim como foi nas anteriores antes da 7ª da geração? Já poderemos ter CG jogável na próxima geração?
 

RAYMON

XBOX MVP
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Tudo depende do ponto de vista, e do quando ele ocorre. Por exemplo, se pegarmos os primeiros Toy Storys, temos facilmente jogos que ultrapassaram a qualidade de "CG jogável" . Mas pega um Rei Leão remake pra ver, impossível pensar em CG jogável naquele nível.

Algo mais comparavel: o filme Final Fantasy Advent Children. O remake de Final Fantasy VII lançado essa semana se aproxima muito da qualidade do filme, mas é visível alguns pontos de efeitos visuais que ainda não são possíveis em real time, principalmente em questões de iluminação e partículas. Mas a possibilidade/popularização do ray tracing nos consoles vai certamente causar um efeito wow significativo nos jogos. Veremos trabalhos magníficos apenas com a adição dessa tecnologia.

Mas enfim, qualidade de CG varia muito, assim como a qualidade gráfica dos jogos. Sempre teremos Reis Leões sendo lançados que extrapolam a força bruta computacional, tornando as comparações impossíveis. Mas também teremos jogos que extrapolam a força disponível dos consoles que nos faram acreditar que "é real".
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
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Juiz de fora
Mas já temos " CGs jogáveis " , na verdade as CGs deixaram de ser usadas em muitos jogos já que a textura in game está praticamente no mesmo nível.
Jogos em que eu vi isso :
Uncharted 4
Gears 5

Agora uma CG de cair o c* da bunda que vi , mas que eu gostaria de ver em game , seria a do Cyberpunk. Talvez seja possível , mas imagina o nível de trabalho que isso daria.
Acho que veremos alguns jogos impressionantes , mas meio que já estamos acostumados com ótimos gráficos e talvez não vamos achar que evoluíram tanto.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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As CGs acompanham a evolução gráfica, então sempre haverá uma diferença de qualidade entre algo pré - renderizado que ficou horas e horas processando, e gráficos in-game em tempo real.
Mas como disseram, a necessidade de CGs vem caindo, pois os cada vez melhores gráficos in-game cumprem bem o papel.
A CG é um filme gravado, logo ocupa um espaço grande na instalação comparado a rodar utilizando um cenário existente no jogo. Ainda mais CGs em 4K.
Mas elas farão sentido quando o gráfico normal do jogo for mais simples.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
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Tudo depende do ponto de vista, e do quando ele ocorre. Por exemplo, se pegarmos os primeiros Toy Storys, temos facilmente jogos que ultrapassaram a qualidade de "CG jogável" . Mas pega um Rei Leão remake pra ver, impossível pensar em CG jogável naquele nível.
Exatamente. Por exemplo, Soul Calibur VI hoje tem gráficos in-game muito melhores do que a abertura em CG de Soul Edge do PSX. É tudo uma questão de referência.

Agora, talvez a pergunta tenha sido feita no sentido de saber se teremos um salto de qualidade gráfica significativo na próxima geração. Bom, isso tb depende da sua experiência pessoal. Tudo o que os novos consoles irão entregar no final do ano já pode ser experimentado hoje mesmo em PCs top de linha, mas são máquinas que obviamente poucos têm acesso. Aliás, isso é uma coisa interessante, os consoles ganharam muito em facilidade de programação quando migraram para arquitetura X86 e abandonaram o assembly, mas perderam essa capacidade de força bruta e poder além do disponível para consumidores comuns. Um movimento que não tem mais volta, pro bem e pro mal.
 
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xJohnKennedy

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Dezembro 31, 2015
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bem com as tecnologias de machine learning até mesmo as cg's podem ocupar menos espaço e continuar com uma qualidade maior que o real-time, ainda mais em tempos onde o tamanho dos jogos já começaram a passar do 100 gigas.
 
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RAYMON

XBOX MVP
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bem com as tecnologias de machine learning até mesmo as cg's podem ocupar menos espaço e continuar com uma qualidade maior que o real-time, ainda mais em tempos onde o tamanho dos jogos já começaram a passar do 100 gigas.
Acho que nesse caso, não. CG é um arquivo bruto de vídeo, fechado, um executável que não é passível de edição depois de finalizado (até pq, se houver, não é CG, é real time). A única coisa que pode acontecer é utilizar técnicas de compressão ou upscaling que fatalmente vão diminuir a qualidade da produção.
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
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Saindo da CG e falando de evolução gráfica, sempre tem um jogo no início pra mostrar poder gráfico, no one foi Ryse, que continua um dos mais bonitos da gen na minha opinião.
 

GustavoApSilva

Guerreiro
Setembro 14, 2015
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Araraquara
Lembro de uma edição da revista Ação Games la pelos anos 2000 quando saiu os primeiros jogos de PS2 (especialmente Gran Turismo) e falavam que parecia uma CG jogável.
Se olhar hoje ninguém vai achar que é.

O filme do Final Fantasy que saiu la no final da década de 1990 na época era espetacular graficamente. Hoje temos CGs em jogo mais espetaculares.

Lembro das CGs do Resident Evil 2 e na época aquilo era incrível. Hoje, bem... deixa pra lá.

Então a tecnologia sempre irá evoluir e a nossa noção do que era uma CG incrível vai mudando conforme uma outra mais avançada aparecer.
 

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