É sempre bom lembrar como é feita a montagem das shortlists do TGA.
Cada site/veículo deve preencher uma lista com cinco indicações para cada categoria, independente da posição. A lista de cada site é montada com base nas opiniões de quem trabalha lá (claro). Essa lista do site é então enviada para o TGA, que soma todas as indicações de todo mundo e, com base em quem mais apareceu nas listas, monta o shortlist com cinco jogos (ou mais, em caso de empate). Como estamos falando de números gerais, é como se em um exemplo de jogo A aparecer em primeiro 35 vezes e jogo B aparecer em quinto em 42, jogo B fica melhor posicionado por ter mais indicações totais, mesmo em posições mais baixas.
Agora, trazendo isso para o primeiro nível da coisa, na escolha interna, vamos pensar que o PXB faz parte dos sites que mandam indicações ao TGA e temos 50 membros na equipe. O cara que fez o review de Immortality adorou o jogo, deu lá 95/100, só elogios. É a nota "do site" também. Mas só esse cara e outros três chegaram a jogar Immortality, os outros 46 ainda não. Em um cenário assim, quando chegasse a hora de fazer a indicação do PXB como um todo, mesmo com uma nota alta do próprio site, Immortality teria um caminho difícil pra ficar entre os cinco indicados, pois teriam outros 46 para serem distribuídos para outros jogos (e qualquer jogo com cinco já ficaria na frente).
Uma parte considerável (e bastante ignorada) da montagem das listas e que impacta diretamente quem entra/não entra recai nisso: mesmo que um site dê uma nota excelente pra um jogo, ele pode não conseguir estar entre as cinco indicações entre os próprios profissionais internamente porque poucas pessoas sequer chegaram a jogar e os votos de poucos se perdem contra o da maioria.,