Se for assistir como "premiação" e este é o título do evento acho que não vale a pena e realmente acho uma falta de respeito para a galera que trabalha na indústria.
Imagina uma galera que viajou internamente (EUA) e pior ainda, da Europa e Japão ficando sentado durante 3 horas assistindo majoritariamente trailers, quando é premiado e tem possibilidade de falar (porque muitos foram premiados e nem teve entrega de prêmio) ainda são cortados em questão de segundos.
O pouco que acompanho premiações sérias de filmes e música nunca vi algo nesse sentido.
Penso que deveria fazer um evento de PREMIAÇÃO mesmo, dar um carinho para toda essa nossa indústria querida, e, principalmente, para a galera que tanto se dedica e tenta inovar nesse mercado.
Eventos com trailers e anúncios dá para fazer a qualquer momento, Sony, MS e Nintendo fazem isso direto.
Agora, se for pra juntar ícones da indústria de games mundial, penso que o foco e o destaque do evento tem que ser neles.
O problema todo é que o TGA tem uma balança difícil de equilibrar.
Se der mais espaço para os premiados, a audiência vai despencar porque o grosso das pessoas não assiste pra ver quem ganha. Existem outras premiações até mais sérias e feitas por membros da indústria (BAFTA e DICE), mas eles não costumam transformar as premiações em um acontecimento midiático, justamente porque não tem público pra isso. A gente fica sabendo delas no dia em que divulgam alguma coisa (indicados ou vencedores), mas no resto do ano elas desaparecem. E a maior parte dos que ficam sabendo das premiações ainda usam mais pra provocar o amiguinho que veste uma camisa diferente do que pra prestigiar a indústria ou algo que gosta de fato.
O Keighley percebeu, lá atrás, que o que realmente chama a atenção do público geral são os trailers, e ele tem um mérito grande de conseguir consolidar uma nova data no calendário da indústria para anúncios. Antes disso, era tudo concentrado entre E3 (junho), Gamescom (agosto), Paris Games Week (outubro) e Tokyo Game Show (novembro), sendo essas duas últimas bem menos relevantes em termos de impacto do que era apresentado, era E3/Gamescom e depois tchau, novidades grandes provavelmente só na E3 do próximo ano.
E aí entra o pepino: o The Game Awards é uma empresa que gira uma grana monstruosa, porque produzir esse negócio custa caro pra dedéu. Só vai ter patrocínio o suficiente pra compensar dando espaço para as publishers venderem o seu peixe, o que invariavelmente vai tirar espaço dos desenvolvedores e premiados.
É só ver como a recepção do público foi uma das melhores esse ano, talvez até a melhor que eu tenha lembrança assim por cima. Em contrapartida, nunca vi os devs tão chateados com outra edição como foi com a 2023.