The Matrix Awakens: Uma Experiência da Unreal 5 - Demo demonstra possibilidades da atual geração

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
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Ontem, durante o The Game Awards, foi liberada a demo técnica da Unreal 5 de The Matrix Awakens. Uma rápida experiência para mostrar onde os videogames ainda podem chegar nesta geração, e que franquia melhor para questionar o que é real e o que não é do que Matrix. Sério, jogar isso é uma sensação diferente, saber que essa demo está rodando em tempo real no Xbox Series X|S deixa claro que ainda não vimos nada do que essa geração é capaz.

A demo conta uma história rápida seguida de uma cena de ação e perseguição mas que tem pouca interação, basicamente atiramos em locais pré-determinados dos veículos. Depois disso, é feita uma panorâmica aérea para demonstrar diferentes features da Unreal Engine 5, como ciclo de dia e noite ou a Nanite Virtualized. E, após isso, somos liberados para andar, voar ou dirigir carros pela cidade, que possui 4,1 km x 4,96 km de extensão. Outros dados legais incluem:
  • Mais de 260 km de estradas;
  • Mais de 512 km de calçadas;
  • Mais de 45 mil carros (dos quais mais de 38 mil podem ser dirigidos e destruídos);
  • Mais de 17 mil carros trafegando pela cidade;
  • Mais de 35 mil pedestres simulados;
  • 7 mil prédios;
  • Quase 10 milhões de assets únicos ou duplicados;
  • A iluminação é feita apenas pelo sol, sem outras fontes de luz. Já no modo noturno (para ativar, tem que ir até os círculos amarelos marcados no mapa e ativar uma plaquinha), quase toda a iluminação é gerada pelas luz que vem das janelas dos prédios.

Quem tiver um Xbox Series X|S (ou PS5), baixem e joguem. É a melhor demonstração do que a geração atual pode alcançar no futuro. Peguei um carro e saí zanzando pela cidade, batendo nas coisas, o nível de destruição em determinados momentos é coisa de cinema mesmo. O "jogo" pode ser baixado gratuitamente no link abaixo.

Algumas capturas de tela abaixo, que peguei pela internet.
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Com informações da Eurogamer.
 
Última edição:

pLb

Guerreiro
Novembro 17, 2018
629
1,211
Ceará


PS5: 1620p dinâmico a 30 fps (1404p comum)
SS: 1080p dinâmico a 30 fps (828p comum)
SX: 1620p dinâmico a 30 fps (1404p comum)

- É a primeira vez que podemos ver uma comparação direta do Unreal Engine 5 em consoles de nova geração aproveitando os novos recursos.
- Todas as 3 versões usam Super Resolução Temporal para aumentar a resolução para a resolução original.
- Os modelos foram recriados usando Metahuman.
- Lumen tem sido usado para iluminação e reflexos globais. O Xbox Series S exibe uma configuração mais baixa, resultando em reflexos e sombras de resolução mais baixa ou mais ruído na oclusão do ambiente.
- Chaos é o novo mecanismo de física e destruição aplicado pelo Unreal Engine 5. Os acertos de veículos têm resultados muito bons, mas têm um grande impacto no desempenho.
- O World Partition & Rule Processor foi usado para a criação da cidade.
- O novo sistema de virtualização de geometria (Nanite) também está presente. O Xbox Series S também mostra uma configuração inferior nesta seção.
- O tempo de carregamento é mais rápido na Série S, seguido pelo PS5 e Xbox Série X por décimos de segundo. Eles dificilmente precisam de 5 segundos para carregar o mundo.
- A taxa de quadros durante a cinemática sofre interrupções constantes a 24 / 25fps em todas as três plataformas.
- Durante o jogo, a Série S e o PS5 têm uma taxa de quadros mais estável do que o Xbox Série X. Durante a direção e impactos, eles podem cair até 20fps.
- A qualidade da texturização parece ser a mesma nas 3 plataformas.
- A distância desenhada é ligeiramente menor no Xbox Series S.
- É um primeiro contato muito interessante com o Unreal Engine 5, embora tenha sido uma demonstração técnica (bastante completa). Sem dúvida, um futuro brilhante nos espera com este motor.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Joguei ontem ainda, que coisa absurda, rapaz... E sem Ray Tracing ainda, provando mais uma vez que existe muito mais margem para melhora gráfica no resto. É a melhor demonstração que eu vi no Series X até o momento.

- Durante o jogo, a Série S e o PS5 têm uma taxa de quadros mais estável do que o Xbox Série X. Durante a direção e impactos, eles podem cair até 20fps.
Meio doideira o PS5 levar a vantagem de novo nessa demo full next-gen.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Joguei ontem ainda, que coisa absurda, rapaz... E sem Ray Tracing ainda, provando mais uma vez que existe muito mais margem para melhora gráfica no resto.

Me lembro do Jason Ronald falando em 2020 que as placas gráficas desta geração não tinham muitas inovações para ray tracing, apenas a capacidade de usar o recurso, mas que haviam inovações para fazer muito melhor os demais processos gráficos que nasceram na geração anterior.
 

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Me lembro do Jason Ronald falando em 2020 que as placas gráficas desta geração não tinham muitas inovações para ray tracing, apenas a capacidade de usar o recurso, mas que haviam inovações para fazer muito melhor os demais processos gráficos que nasceram na geração anterior.
Pra quem acompanha PC, as melhorias das RTX 2000 para as RTX 3000 foram consideráveis. Não só RayTracing, mas uso do DLSS 2.0 que tornou tudo mais fácil.
 
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Reações: Edu Barros

BlackKnight

Guerreiro
Novembro 2, 2020
245
327
São Paulo


PS5: 1620p dinâmico a 30 fps (1404p comum)
SS: 1080p dinâmico a 30 fps (828p comum)
SX: 1620p dinâmico a 30 fps (1404p comum)

- É a primeira vez que podemos ver uma comparação direta do Unreal Engine 5 em consoles de nova geração aproveitando os novos recursos.
- Todas as 3 versões usam Super Resolução Temporal para aumentar a resolução para a resolução original.
- Os modelos foram recriados usando Metahuman.
- Lumen tem sido usado para iluminação e reflexos globais. O Xbox Series S exibe uma configuração mais baixa, resultando em reflexos e sombras de resolução mais baixa ou mais ruído na oclusão do ambiente.
- Chaos é o novo mecanismo de física e destruição aplicado pelo Unreal Engine 5. Os acertos de veículos têm resultados muito bons, mas têm um grande impacto no desempenho.
- O World Partition & Rule Processor foi usado para a criação da cidade.
- O novo sistema de virtualização de geometria (Nanite) também está presente. O Xbox Series S também mostra uma configuração inferior nesta seção.
- O tempo de carregamento é mais rápido na Série S, seguido pelo PS5 e Xbox Série X por décimos de segundo. Eles dificilmente precisam de 5 segundos para carregar o mundo.
- A taxa de quadros durante a cinemática sofre interrupções constantes a 24 / 25fps em todas as três plataformas.
- Durante o jogo, a Série S e o PS5 têm uma taxa de quadros mais estável do que o Xbox Série X. Durante a direção e impactos, eles podem cair até 20fps.
- A qualidade da texturização parece ser a mesma nas 3 plataformas.
- A distância desenhada é ligeiramente menor no Xbox Series S.
- É um primeiro contato muito interessante com o Unreal Engine 5, embora tenha sido uma demonstração técnica (bastante completa). Sem dúvida, um futuro brilhante nos espera com este motor.

Imagina o naipe do que a Coalition vai fazer com U5!
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,594
5,124
Santa Catarina
Joguei ontem ainda, que coisa absurda, rapaz... E sem Ray Tracing ainda, provando mais uma vez que existe muito mais margem para melhora gráfica no resto. É a melhor demonstração que eu vi no Series X até o momento.


Meio doideira o PS5 levar a vantagem de novo nessa demo full next-gen.
Eu vi o vídeo, é uma margem bem pequena, mas tem.
SS conseguiu manter melhor que as outras duas plataformas, mas no geral PS5 e SX se saíram bem mal.
Se no PS5 dropa pra 20, no SX pra 19.

E vou ser sincero, a nova geração não pode abrir mão dos 60fps para trazer essa fidelidade gráfica a qualquer custo.
Infelizmente a nova geração ainda não está preparada pra esse avanço todo aí, não agora.
Gostei que já caparam um pouco a resolução para 1440p (nativo) oq acho muito bom (da pra baixar até para uns 1200 com upscalling e ainda continuar bonito), mas os novos recursos pesaram e muito.
1080p (1440p upscalling) 60fps no SX e PS5 será?
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,594
5,124
Santa Catarina
Outro detalhe, o SS claramente tem uma resolução baixa, mas toda a arquitetura do console faz 800p parecer muito mais bonito que um 800p do One.

Mas realmente o PS5 está de parabéns, apesar de perder em números para quase tudo comparado ao SX, consegue fazer milagre e entregar algo até melhor. A engenharia foi realmente bem elaborada.
 

BlackKnight

Guerreiro
Novembro 2, 2020
245
327
São Paulo
Outro detalhe, o SS claramente tem uma resolução baixa, mas toda a arquitetura do console faz 800p parecer muito mais bonito que um 800p do One.

Mas realmente o PS5 está de parabéns, apesar de perder em números para quase tudo comparado ao SX, consegue fazer milagre e entregar algo até melhor. A engenharia foi realmente bem elaborada.
images
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não sei qual foi o investimento pra tentar otimizar essa demo para cada dev Kit.
Acredito que o foco mesmo foi entregar qualidade gráfica e não desempenho.

A The Coalition trabalhou junto com a Epic para otimizar a experiência para os Series, mas a Unreal 5 ainda é uma ferramenta em preview. São vários elementos da nova engine que foram colocados em um mesmo showcase; o foco realmente foi criar um impacto visual grande. Numa experiência real, além de ter mais otimizações que são acrescentadas mensalmente à UE5, o desenvolvedor faz os cortes necessários para atingir maior estabilidade naquela plataforma. Pense que não foi um staff completo de desenvolvedores que trabalhou nessa demo.
 
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Reações: Asprobocop

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,594
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Santa Catarina
A The Coalition trabalhou junto com a Epic para otimizar a experiência para os Series, mas a Unreal 5 ainda é uma ferramenta em preview. São vários elementos da nova engine que foram colocados em um mesmo showcase; o foco realmente foi criar um impacto visual grande. Numa experiência real, além de ter mais otimizações que são acrescentadas mensalmente à UE5, o desenvolvedor faz os cortes necessários para atingir maior estabilidade naquela plataforma. Pense que não foi um staff completo de desenvolvedores que trabalhou nessa demo.
Será que a The Coalition não participou do desenvolvimento para o PS5 tbm?
Pq foram quase idênticas.

Ou talvez o foco da Epic foi desenvolver para o PS5 visto que eles tem uma boa parceria e a the Coalition fez a parte em parear com o SX.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Uma techdemo muito bem feita mesmo, dar de 7 a 1 contra muito jogo AAA "completo" disponível hoje.

Demorei um pouco perceber no início que os personagens eram tudo renderizado

Mas acho que infelizmente ainda vai ser viável somente na próxima geração rodando Full time neste nível.

Percebi que na primeira parte aqui (perseguição) no série X deu umas travadas.

E no modo mundo aberto, se movimentar rapidamente o personagem fica serrilhado.

Aconteceu com mais alguém rodando no Série X?

Outra coisa, alguém conseguiu acessar os pontos amarelos mostrados no mapa?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Ou talvez o foco da Epic foi desenvolver para o PS5 visto que eles tem uma boa parceria e a the Coalition fez a parte em parear com o SX.
O trabalho foi para todos, porém eu creio que a Epic tem um time bem por dentro da arquitetura do PS5 mesmo, inclusive a Sony é acionista da Epic. Um fator que colabora para uma otimização inicial melhor no Playstation é que o dev kit do PS5 estava disponível muitos meses antes do X|S. A Epic certamente foi construindo a arquitetura da UE5 em cima do hardware do PS5 em primeiro lugar, e depois verificando os pontos onde o X|S precisa de alterações.

A Coalition foi identificando gargalos na alocação de memória, má utilização de núcleos dos Xbox e foi conversando com a Epic para corrigir onde o sistema estava subutilizado. Os dois principais pontos de melhoria foram a utilização de memória e a utilização dos núcleos da CPU. Isso foi fundamental para viabilizar a demo no Xbox Series S, inclusive.
 

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