Voltei pra falar rapidinho de dois jogos.
#21 Driveclub
O que te motivou a fazê-la:
Essa já faz um tempinho, platinei em novembro, mas vi muita gente falando pra dar uma chance pra Driveclub, que o jogo não era mais a bomba que tinha sido no lançamento. Peguei numa promoção e me surpreendi, boa variedade de pistas e um jogo bem bonito, o visual das pistas do Japão é espetacular. Só senti falta de uma trilha sonora - ou talvez eu não tenha encontrado a opção de habilitar as músicas.
Quais foram as dificuldades?
O desafio encontrado ficou acima do esperado pra um jogo de corrida. Geralmente, mesmo em níveis elevados de dificuldade em títulos arcade que possibilitam alterá-la, é possível vencer corridas com tranquilidade, fazer voltas rápidas, drifts grandiosos e ainda apelar com o botão rewind. Driveclub não tem isso e a dificuldade é padrão, fazendo com que alguns desafios sejam bem difíceis. Perdi a conta das vezes em que o objetivo era fechar uma volta com, sei lá, 0:45:500, ficava algumas vezes batendo na trave por causa de um maldito setor, aí demorava umas quatro ou cinco voltas pra fazer o setor corretamente e errava o próximo, comprometendo toda a volta. Mesmo assim, gostei, sensação boa ver essa platina pipocando. Estou no aguardo de uma promoção no Season Pass pra continuar jogando.
#22 Uncharted Lost Legacy
O que te motivou a fazê-la:
Gosto de Uncharted e peguei numa promoção no fim do ano, e estou positivamente surpreso também. Depois de ter terminado, e apesar de considerar um "mini Uncharted 4", acredito que esse é o jogo mais fluído já criado pela Naughty Dog. Tudo se encaixa: movimentação, level design, desafio, combate, senso de descobrimento. Uma das grandes qualidades da ND são as histórias que eles contam, mas pra isso precisam abrir mão de outros aspectos, como o espaço por onde o jogador vai passar, limitando-o pra que ele não fique distraído e se desprenda da história. Uncharted 1, 2 e 3 eram assim. Em The Last of Us eles começaram a criar ambientes um pouco mais abertos que permitissem uma exploração do local, e em Uncharted 4 chegaram com o capítulo lá do jipe, um pequeno playground pra andar pra lá e pra cá mas com pouca coisa pra fazer, a única maneira de ter algo significativo acontecendo era seguir o caminho pré-estabelecido da história. Em Lost Legacy, não. O capítulo 4 (The Western Ghats) é um mini open-world, com objetivos principais e outros secundários/opcionais, com um mapa analógico/físico (tipo Sea of Thieves) para se localizar, segredos para descobrir, dificuldade adaptativa/crescente dos puzzles independente da ordem que fizer. Uma aula sobre a não-linearidade de um jogo linear como Uncharted, como dar liberdade para um jogo fechado. Vou deixar abaixo um vídeo excelente sobre esse tópico.
Quais foram as dificuldades?
Nenhuma. Alguns troféus são demorados, como encontrar os tesouros (que não servem pra nada), e zerar no crushing pode ser um problema caso a pessoa tente fazer da maneira certa. Como não tenho tempo nem saco pra isso, zerei no normal, botei no crushing com seleção de arma e munição infinita, azar, GG.