O problema é justamente esse, você não precisa upar nesse jogo, você tá procurando resolução para um problema que não existe, provavelmente porque muitos RPGs de mundo aberto sofrem desse mal. Se você sai pra tentar explorar todo o mapa e abstrai a informação que o próprio jogo te dá que você está ficando muito acima do nível das missões do quest log, por aí vc já vê que algo está errado. Não sei em que nível vc está jogando, mas nos dois níveis mais altos é bem tenso sair na cara e na coragem explorando o mundo, pois dependendo do nível até um urso ou um ladrão acaba com sua raça.Na verdade não é com o Game mestre Ash, é com a atitude da CDRPJ, se eles estimulam a explorar, porque depois punem o jogador por isso ?!
Se seguirem a logica, uma vez que monstros não dão EXP, se o cara ta forte em uma determinada missão, é porque OBRIGATORIAMENTE (não tem outro jeito de upar) antes ele fez alguma missão mais FORTE que o level dele... logo as coisas se equilibrariam....
Como eu disse, foi uma medida bem interessante pra manter a coerência da jogabilidade com a narrativa. A história tem uma certa urgência e a forma como ele apresenta as quests reflete isso.