TIO POTO: Sobre Cigarros e a Mídia (Campanha: Quem joga, não fuma!)

Pototox

Jogador
Agosto 4, 2009
778
1
nao-fume1.jpg

:arrow: INSTRUÇÕES
[blockquote]Crianças, vocês já sabem. Cigarro mata. Dito isto, minha ideia é apresentar algo que eu achei interessante. Não tem nada a ver com games. É só para conversamos, jogar conversa fora. Quem viveu os anos 80 e 90 lembra que os melhores comerciais era os de cigarros. Coisas com esportes radiais, grandes locações e sempre tínhamos novidades. Eu e muitos amigos colecionávamos cigarros na época e era uma febre. Tinha uma do LA vermelho com um homem sentado pescando que era LINDA e tantas outras.
Quem aqui de hoje coleciona? Até tem, claro, mas é mais difícil.
Se você fumar, já sabe. Não estimule o cigarro e se fumar, não fale nada. Blz?[/blockquote]

Sobre Cigarros e a Mídia (pototox)

A indústria de cigarros é foda.

Quem não lembra dos belíssimos comerciais do Free? Sempre usavam jovens, geralmente rebeldes, gritando, fazendo arte e sendo diferente. A grande chamada era:

[blockquote]Me ame ou me odeie, mais ou menos é que me incomoda.[/blockquote]​

E o Hollywood? Olha esse nome, que FDP!!! Eles utilizavam mais a TV como mídia e dirigiam seus comerciais para os jovens, exibindo uma vida dos sonhos, servia como algo “aspiracional”. O Carlton mostrava imagens de iates, lanchas, aeronaves, drinks exóticos, enfim,. Vida de bacana!


CigarroHollywood.jpg
Não entra nessa não!!

Hoje isto caiu (1), o consumidor tá mais ligado, quer parar de fumar e muitas vezes mas não consegue. E como vender para este público? Difícil, mas os caras fazem umas coisas muito legais.

O governo, por sua vez, antes de tirar o cigarro de vez da TV e do rádio mandou a indústria de cigarros para madrugada. Aí depois ele saiu de vez destes meios e só pode agora ser anunciado no ponto de venda. O produto fica atrás do balcão e o cliente não pode ter acesso.

E pro Varejista, dá dinheiro vender cigarro? Dá dor de cabeça isto sim. A margem nos melhores cigarros gira em torno de centavos (0,20-0,30) e os funcionários podem roubá-lo (e fazem aos montes PotoData) então para cada furto, você precisa vender um pacote para pagar aquela carteira furtado.

Oferecer cigarro? Só para quem perguntar para ele. Como fazer o cara mudar de marca? O mais fiel dos consumidores é o de cigarro, mas isto é história para outra hora. O cara pede: dá um Camel, você oferece: aceita Luck Strike? O cara grita NÃO!

Voltando ao Free, eles fizeram algo legal, vejam só. Isto no PDV de uma tabacaria do Tiete ele colocaram só isto: TALVEZ riscado. Agressivo, forte, coisa de jovem, de rebelde. Em vermelho então... ixi! Anarquista!

E para quem foi direcionado o comunicado? Para o jovem? Ou para o cara que era jovem nos anos 90 e viu aquele comercial e agora vai lembrar de toda aquela Campanha de Marketing do Free? Para os dois? Talvez, mas só estando na equipe de Marketing dos caras para saber.

Voltando ao anúncio, imagine um cara como eu lá pelos seus 30 anos e vê este anúncio. Ele vai resgatar toda a campanha antiga do Free e confesso, deu vontade de fumar ~:( .


175px-Hollywood_1980.jpg
brinquedo do capeta. isto aí só faz a família dos outros chorar!


Hoje o anúncio do cigarro é proibido e as ações só podem ser feitas no PDV. No futuro as marcas de cigarro “deixam de existir” (já é assim em alguns países). Como funcionará? O pessoal vai comprar uma caixa de Marlboro e vai estar escrito em uma “font default” Marlboro. A caixinha, sem nada! Só informações técnicas, nenhuma imagem, foto ou logo da marca. Peças publicitárias e até a caixinha que poderiam ser utilizadas no expositor como material de comunicação morrem e o cigarro ficará guardado embaixo do balcão, fora da visão do consumidor. O Consumidor que comprar cigarro vai saber localizar um local de venda através de um discreto adesivo. E o preço do cigarro? Aqui o mínimo é “trei real” lá fora passa dos R$15,00.

cigarro-do-sucesso.jpg

Vamos ver o mercado girar e as coisas melhorarem, certo? Meus pais fumam e caras... foda ver os dois tentando parar de fumar e não conseguirem! Na semana retrasada uma amiga do trabalho faleceu, parceira do cigarro há mais de 20 anos. Era uma profissional exemplar, brilhante, sempre atingia suas metas, agarrava os projetos de forma firme e nunca apresentava desculpas. Que descanse em paz, Beth!

É uma pena, mas o cigarrão tá aí firme e forte.

:arrow: Referências:
1 - http://www.plataformai.com.br/v3.0/2009/03/consumidor-nao-acredita-mais-em-aspiracional/

[blockquote]Campanha: Quem joga, não fuma![/blockquote]​

:arrow: Quer parar de fumar?
Procure um médico, ou uma faculdade por exemplo. Muitas fazem pesquisa sobre o cigarro e seus malefícios. A USP por exemplo sempre está procurando gente quem quer parar de fumar. Eu fumei por 7 anos e parei. Estou há 3 anos sem fumaça !thumbsup .

Veja os sites do governo, etc. Só digitar: PARAR DE FUMAR! Só depende de VOCÊ !shy !



p0210121327.jpg
Eu também acho talvez chato demais... mas na dúvida, NÃO FUME!

:arrow: SOBRE O TÓPICO

- Posso reproduzir este conteúdo? Claro e por favor, referencie o autor.

- Qual trilha acompanhou o desenvolvimento do tópico?
Deep Purple (Fase II "MK II", reunião (1984-1989)


[youtube]G7GERh0sQzY[/youtube]


:arrow: SOBRE O AUTOR
Nerd da turma de 84, formado em administração de Empresas e pós graduado em Propaganda e Marketing. Tem atuado em posições focadas na área de Trade Marketing nos últimos dez anos em empresas dos segmentos varejista, industrial e serviços.
Apaixonado pela cultura nerd e pop, escreve por hobby, joga nas horas vagas, caminha quando se olha no espelho e olha para as estrelas quando se sente só. Um jovem pirata em busca de aventuras e um pouco de rum. Confie, trabalhe, acredite, sonhe.

 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Fumei dos 14 aos 28 anos (hoje tenho 30). Sempre fumei pouco, 1 maço durava uns 3 dias e também sempre pratiquei esportes (acho que isso ajudou bastante).

Um belo dia resolvi largar o vício e parei do nada (juro!), sem medicamento ou qualquer outro tipo de ajuda e também nunca tive recaídas. Foi a melhor decisão que tomei, e isso eu não preciso nem falar.

Ótimo tópico, mas acho que essa geração já não vê tanta graça em cigarros. Pelo menos, vejo pouca garotada fumando.
 

Pototox

Jogador
Agosto 4, 2009
778
1
Fev eu fiz como você. De um dia pro outro sem PORRA NENHUMA!

A galera está diminuindo mesmo, mas nas portas das faculdades sempre sempre tem um ou outro tonto(a) com cigarro entre os dedos. Puta babaquice!
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Ah, sim. Sempre vai ter um ou outro pra levar a molecada pro mau caminho. Ainda mais quando se trata de auto-afirmação nessa fase da vida.

Mas não se compara com a nossa época. Só pra você ter uma idéia, na minha escola todo mundo colecionava "marcas de cigarro"... Eu mesmo, tinha uma pasta cheia de embalagens. Sei lá o que fiz com aquela tralha, mas na época era um bem inestimável! rsrsrs!

O apelo na nossa época era muito maior.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1349225815=FEV]
Ah, sim. Sempre vai ter um ou outro pra levar a molecada pro mau caminho. Ainda mais quando se trata de auto-afirmação nessa fase da vida.

Mas não se compara com a nossa época. Só pra você ter uma idéia, na minha escola todo mundo colecionava "marcas de cigarro"... Eu mesmo, tinha uma pasta cheia de embalagens. Sei lá o que fiz com aquela tralha, mas na época era um bem inestimável! rsrsrs!

O apelo na nossa época era muito maior.
[/quote1349225815]
ah...esses nerds colecionadores...até embalagem de cigarro!! !grr
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Hahahaha! Todo mundo fazia isso, Diego! Ou será que só aqui? !dodge

!amazed
 

Pototox

Jogador
Agosto 4, 2009
778
1
Cara eu colecionei muito cigarro durante anos (mais de 5). Quando uns amigos do meu pai dekassegui voltaram do Japão me trouxeram vários. Eu tinha Mild Seven e coisas que ninguém jamais imaginava que existia (eu, tampouco sabia). Chegaram com cigarros Mild Seven, coisas americanas também e eu fui O CARA do bairro por um breve período de tempo. Caras de outras cidades viam trocar embalagens comigo.

fig_br-mildseven_box.jpg

Cigarros japoneses eram obras de arte, com flores, imagens de mulheres, etc.
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
Tá vendo, Diego? tome essa! Aqui em São Paulo a moda era tão grande que começaram a vender marcas falsas nas bancas de jornal (só a embalagem mesmo, igual aquelas cédulas de dinheiro em miniatura). A molecada amassava e sujava a embalagem comprada pra parecer de verdade... hahahah!

Pototox, realmente, os cigarros japoneses e chineses eram obras de arte. Tentei achar uma imagem de uma marca chinesa que tinha um dragão dourado na embalagem. Eu tinha um amigo que tinha mas não trocava por nada.

Bom, deixa pra lá. Senão acabo mudando o assunto do tópico.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1349227368=FEV]
Hahahaha! Todo mundo fazia isso, Diego! Ou será que só aqui? !dodge

!amazed
[/quote1349227368]
acho que só ai mesmo...hehehe

eu nunca entrei nessa onda de fumar quando adolescente...mais geral no colégio fumava...neguinho era tão babaca que fumava orégano...hahahaha

sempre tive tolerância zero para cigarro e fumantes. uma das melhores leis criadas foi a proibição de cigarros em ambientes fechados...
 

coldfusionbr

Jogador
Outubro 16, 2011
203
0
Eu detesto cigarro. Convivi obrigado com minha mãe fumando em um apartamento pequeno durante anos da minha vida.
Até hoje eu fico puto quando estou tentando ultrapassar as pessoas na rua e elas ficam andando devagar, desfilando e baforando aquela fumaça nojenta para cima. Eu sou um pouco alto e aquela droga vem direto no meu rosto.
É impressionante, é só sentir o cheiro que me dá dor de cabeça....
Ainda bem que tem cada vez menos gente fumando.
 

Pototox

Jogador
Agosto 4, 2009
778
1
Para quem fuma cigarro é chato, incomoda, mas garanto que para quem fuma e parou de fumar parece pior, você fica ainda mais intolerante. Só o cheiro do cinzeiro eu identifico de longe.
 

RafaSka

Jogador
Outubro 15, 2007
639
12
Ótimo tópico Pototox........ !thumbsup

Eu tmbm colecionava embalagens de cigarros quando adolecente e tmbm fumei durante muitos anos.

Hoje estou 4 anos sem fumar, e minha vida esta a cada dia melhor, voltei a fazer esporte, na semana em média nado 3000mts e pedalo 20Km. FDS´s tmbm pedalo e as vezes vou pra Praia Surfar e quando me sobra tempo faço um role de Skate tmbm.

Enfim estou me sentindo cada dia mais saúdavel e jovem, apensar dos quase já 34 anos, hehehe :D

Mas realmente não é facíl largar o vicio do cigarro, em alguns casos é encessário sim buscar ajuda médica sem dúvidas.
 

Pototox

Jogador
Agosto 4, 2009
778
1
Muito bom Rafa, agradeço seus comentários.

Você sacou o espirito do tópico, comente sempre que puder.

Valeu!
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Tinha um tio que fumava muito mas teve um problema grave de trombose. Teve que amputar a perna direita abaixo do joelho.

Apos isso ele parou de fumar mas o estrago ja estava feito. Teve trombose na perna esquerda e teve que amputar um pouco acima do joelho mas a doença não diminuiu de ritimo e a amputação da perna esquerda continuou subindo até chegar no Ilíaco, o osso da bacia.

Lembro que por causa das cirurgias ele ficou um pouco resistente a anestesia e quando tinha que limpar o ferimento, meus primos tinham que ir no hospital pra segurar meu tio pois a anestesia nao pegava mais...

No final ele faleceu. Foi muito triste pois era um tio muito querido.

Cigarro é um lixo. Feito com o unico intuito de viciar o usuário...
 

GoodOfMetal

Jogador
Setembro 8, 2008
1,819
42
Ótimo tópico.

Também odeio cigarro, meu irmão colecionava marcas de cigarro quando era moleque, o pai de um amigo dele trabalhava perto de uma tabacaria e sempre comprava uma marca de cigarro diferente era uma febre na época por aqui, esse era o unico cigarro que eu fumava todo dia hahaha

jorgebin_cigarros_chocolate.jpg


Meu avô morreu com 83 anos, por causa do cigarro, ele só ficou com meio pulmão no final, mesmo os médicos avisando ele durante anos que os pulmões dele tavam ficando pretos e duros ele nunca parou ou dimiinui, ele fumava uns 2 ou 3 maços por dia, fumava desde os 13/14 e a marca favorita dele era o estora peito Belmount, quando não tinha ia de Hollywood ou Malboro isso no interior, quando veio morar pra cá em sampa descobriu uma marca paraguaia barata e comprava e fumava mais ainda pelo jeito, no final ficou umas semanas internado e depois morreu na uti.

Foi foda pois todo mundo gostava e conhecia o véio por aqui.
 

Bauer2

Jogador
Abril 25, 2008
348
17
O tópico realmente é excelente!!! Eu adoro cigarros, diferente de todo mundo aqui...odeio o cheiro, mas a sensação de fumar um cigarro depois do almoço é indescritível...quando estava com algum problema, adorava sentar na janela e fumar um cigarro. Mas, infelizmente, o cigarro realmente faz muito mal à saúde (Sr Óbvio) e decidi parar. Primeiro, consegui ficar 3 anos sem fumar...dos 23 aos 26 anos...depois q me divorciei tive uma recaída e voltei a fumar...agora, estou há exatos 8 meses longe do vício e lhes digo: pras pessoas que realmente tem a dependência, é uma luta diária...espero que dessa vez eu me livre totalmente!!!! Um abraço!

Ps: Pra garotada de hoje em dia, fiquem longe, bem longe do cigarro!!!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)