[Turtle Beach] rende-se ao Headset 5.1 REAL

Douglas Alves

Jogador
Julho 1, 2007
403
2
Belo Horizonte
A Turtle Beach sempre foi famosa por fabricar headsets 5.1, ou melhor 7.1, simulados. Através de um bom marketing eles engoliram uma boa fatia do mercado que gosta deste tipo de periférico.

Pois bem, depois que a concorrência da Tritton, Astro e outras menos contundentes, entraram no mercado, as coisas não andam tão bem para a Turtle Beach. Consequência?

Acaba de ser anunciado oficialmente o lançamento do Turtle Beach Z6A headset 5.1 REAL. Assim como o Tritton AX Pro, ele possui 4 speakers por fone e promete um surround de altíssima qualidade. Será?

turtle-beach-z6a-gaming-headset-01.jpg

ear-force-z6a.jpg


Vou comprar um para experimentar e logo posto um review. Mas confesso que já estou com um pé atrás, pois acho a Turtle Beach uma empresa muito medíocre.
 
C

Convidado

Visitante
Olá Douglas Alves, é realmente os fones de ouvido encantam PELO ALTÍSSÍMO CUSTO-BENEFÍCIO pois precisam de pouca amplificação para ter um bom impacto sonoro e produzirem um som livre de écos pois suas ondas sonoras são absorvidas instantâneamente pelo ouvido e não ficam refletindo pelas paredes da sala principalmente em salas grandes e com isso perdendo definição de audio.

Os fones de ouvido são fantásticos!!!!!!! Mas por mais que os fabricantes invistam em qualidade de audio o envolvimento sonoro (5.1), o impacto sonoro corporal e definição de audio nunca será o mesmo produzido por caixas acústicas e a naturalidade do envolvimento sonoro tambem não será a mesma, infelismente, isso é físico e mecânico, a marca: Turtle Beach Z6A 5.1 REAL está prometendo ou insinuando um envolvimento 5.1 real.....no máximo eles conseguirão uma boa simulação 5.1.

Na vida real ou no dia a dia, nossas orelhas estão livres ou seja, nada está pendurado nelas, a não ser que estamos com fones, etc.....e os sons que ouvimos chegam nas nossas orelhas de vários ângulos, velocidades, distâncias e sonoridades diferentes pois geralmente são refletidos por vários materiais diferentes como madeira, metal, cimento, vidro, pedras e tantos outros, etc e isso é o som REAL da vida real, é o som que ouvimos.

Quando se produz um filme, desenho, games, etc o som que é colocado dentro deles pode ser gravado por um sistema de audio de boa fidelidade ou não, mas junto com o som original tambem é injetado o "som de ambiencia" que são aqueles ruidos de fundo, pequenos ecos, murmuros, etc, etc.

Todos estes sons podemos ou não ouvir em nossos fones, vai depender do refinamento de amplificação e da construção do fone mas por mais largo e profundo que o fone seja, ele não conseguirá agrupar seus drivers ou "auto falantes" nos mesmos angulos em relação aos ouvidos se comparado aos sistema de caixas estereo 2.0 e 5.1 de um sistema de home theater e isso faz a diferença entre um envolvimento real de 5.1 e um envolvimento simulado de 5.1, é pos isso que a sonoridade e envolvimento de um sistema de caixas soam de forma natural.
O nosso crânio tem papel fundamental no mundo do som, por ele distânciar as nossas orelhas nos possíbilita distinguir com grande percepção se o som vem da direta ou da esquerda, etc e quando comparamos o envolvimento sonoro do fone de ouvido com um envolvimento sonoro de um sistema de caixas percebemos que existe uma grande diferença graças tambem a caixa crâniana , a densidade óssea tambem influencia no som que ouvimos mas eu diria que ficar se preocupando com esse detalhe já é loucura.


Impacto Sonoro Corporal


Por mais refinado que seja o som de um fone de ouvido ele nunca terá o impacto sonoro corporal que as caixas de som produzam mesmo que seja o mesmo som na mesma frequência e no mesmo volume.

Vou explicar mas faço uma pergunta antes: Por que será que aquela loira sentada encima do piano deu um grito e o copo de cristal quebrou?

Porque as moléculas armadas ou arranjo molecular do cristal vibraram tanto a ponto de se desintegrarem e assim fazerem o material quebrar.

Tudo que é material no mundo possui moléculas, o ar, objetos materias o nosso corpo possui moléculas, etc. Um conjunto de átomos formam as moléculas, os átomos quando recebem cargas de vibrações mecânica ou de energia, começam a vibrar e quanto maior for essa carga mais ele vibrará, é pos isso que quando passa um carro de som ou aquela saveiro rebaixada com som no talo, alguns objetos da casa onde estamos começam a vibrar pois aquele som especifico está num volume alto e as moléculas de alguns objetos da casa começaram a vibrar na mesma frequência do som do carro e se o cara aumentar o som do carro mais ainda então aqueles objetos que já estão vibrando podem até trincar e até mesmo quebrar...........

Mas por que Impacto Sonoro Corporal?

Quando estamos por exemplo ouvindo musica num sistema de caixas acústicas estas ondas mecânicas de ar (som) produzido pelas caixas acústicas baterá no nosso corpo ou se chocará com o nosso corpo e isso fará com as moléculas de nosso corpo vibrem e isso causará uma sensação física em nós............

Quanto mais alto for o volume de nosso som, quanto melhor for a amplificação de nosso sistema e dependendo do tratamento acústico que temos, teremos ondas de ar (som) mais fortes e vindo de mais ângulos diferentes e isso aumentará a vibração das moléculas de nosso corpo e consequentemente um sentimento maior...................

É por isso que quando ouvimos um bumbo ou bateria tocando na nossa frente sentimos prazer ou entramos em extase pois alem da sonoridade temos aquela vibração chegando em nosso corpo isso é maravilhoso.........e isso é uma coisa que infelismente os fones de ouvido não conseguem fazer pois no máximo a vibração do som de um fone de ouvido chega é em nossa caixa crâniana e não no corpo todo.


Definição Sonora

Todos nós sabemos que o som nada mais é do que moléculas de ar em movimento e as ondas sonoras se valem da vibração das méculas de ar para se propagar, isso é um ato mecânico.

Segundo estudos científicos o ser humano possui uma audição limitada a frequência de 20.000HZ a 20HZ e todas estas frequências para serem ouvidas com REAL definição de sonoridade precisam de um espaço físico real para se formarem caso contrário não terão tanta defínição.

Para termos uma idéia uma onda sonora de 20 HZ precisa de 17 metros para se formar completamente e sempre faço uma pergunto até a mim mesmo? Será que os fones de ouvido ficam a 17, 10, 3, etc metros de nossos ouvidos para conseguirmos ouvir com a real definição? Mesmo que a NASA fabrique o melhor e mais inacreditável fone de ouvido ele nunca chegará a se igualar a um sistema de caixas acústicas, fisicamente impossível.

Dúvido que o Turtle Beach 5.1 Real conseguirá me convencer. PGP !thumbsup
 

Douglas Alves

Jogador
Julho 1, 2007
403
2
Belo Horizonte
Ufa! Me senti de volta a UFOP, nas aulas de física quando cursava Engenharia de Produção! !lol

Eu sei exatamente o que você quer dizer e entendo tudo isso, mas quando o assunto é fones 5.1,os termos "real" e "simulado", são definições diferentes das que você citou. Basicamente, um headset 5.1 real não busca, nem mesmo almeja, trazer o realismo do mundo real, mas sim, separar o áudio em 6 canais e os distribuir em 8 drivers "espalhados" pelo headset em si. Já simulado, é um 5.1 processado, a partir das entradas de localização XYZ do som dentro do ambiente 3D do jogo, e adaptado para ser ouvido em um headset stereo, a partir da utilização de alguns efeitos, que não cabe a explicação aqui. O REAL em questão, é o 5.1, não o som.

Estes headsets, nem de longe, se comparam um sistema de som Bose Hi-Fi de 15.000 dólares, mas um simples áudio surround nos proporciona uma ferramenta no "campo de batalha" dos jogos, por um preço camarada (de 190 a 300 dólares). Fidelidade impecável não é o foco aqui.

Eu criei a notícia explicando esta criação da Turttle Beach, pois ela sempre trabalho com áudio simulado (processado para ser tocado em um headset stereo), mas agora resolveu fazer um headset com 8 drivers.

Eu tenho real noção que estes headsets nunca serão tão fiéis quando um bom home-theater, mas quando o seu filho de 6 meses esta dormindo e sua esposa cansada de um longo dia de trabalho, não existe nada melhor que estes fones.

Eu sou um grande fã de headsets e confesso que quase não consigo jogar mais sem eles... !lol !lol !lol

Obrigado pela atenção! !thumbsup

Douglas
 
C

Convidado

Visitante
Olá Douglas! Bom em tenho um grande trauma-psiquico-não-rezolvido com relação a fones pois sempre que leio matérias sobre fone de ouvido 5.1, 6.1, 7.1, etc me vem a cabeça comparação com sistema de home theater.....mas se eu tivese lido com mais atenção o seu post eu teria entendido o que voçê comentou.

Em se tratando de simulação ai sim acredito que eles possam simular mais canais a partir de menos canais......o único problema é que para nos gamers conseguirmos diferenciar ou distinquir os sons de tantos canais fica difícil pois os sons se misturam mas é claro que o envolvimento tende a ficar melhor. Olha só este ranking que anúncia os melhores fones ouvidos do mundo: http://www.headphonereviews.org/top10.php PGP !thumbsup
 

Douglas Alves

Jogador
Julho 1, 2007
403
2
Belo Horizonte
[quote1314567711=PGP]
Em se tratando de simulação ai sim acredito que eles possam simular mais canais a partir de menos canais......o único problema é que para nos gamers conseguirmos diferenciar ou distinquir os sons de tantos canais fica difícil pois os sons se misturam mas é claro que o envolvimento tende a ficar melhor. Olha só este ranking que anúncia os melhores fones ouvidos do mundo: http://www.headphonereviews.org/top10.php PGP !thumbsup [/quote1314567711]

Muito legal esse site que você passou! !amazed
Eu já tive a oportunidade de experimentar um Audio-Technica ATH-L3000 e fiquei apaixonado com o qualidade do áudio. Fiquei muito empolgado e corri para comprar um, mas quando me deparei com o preço %-6 , desisti!

Com relação aos headsets, eu tenho um Tritton AX Pro e digo que ele me surpreendeu muito quando comprei. Eu sou muito cético e tenho síndrome de São Tomé, só acredito vendo. Eu comecei a minha "peregrinação" comprando um Turttle Beach Ear Force DSS para usar com o meu Sennheiser HD595 e acreditava que o tal do "surround" para headsets é uma conversa ficada. Eu fiquei tão puto, que larguei o DSS para lá e comecei a estudar muitos headsets exclusivos para jogos, e acabei então conhecendo a Tritton, a Sharkoon e a Astro, dentre outras menos importantes, e decidi pagar para ver. Comprei e testei todos os modelos surround e o único que realmente se mostrou competente no
surround foi o AX Pro. Ele realmente me surpreendeu, tanto que o uso até hoje. Ele tem me ajudado muito naquelas partidas de COD e Gears. :D

Um abraço !thumbsup
 

FERNANDO_CFARBR

Jogador
Fevereiro 28, 2007
2,051
1
Tirando a aula de física e áudio, hehehehe, eu ainda fico com meu astro, ainda mais depois que peguei a versão sem-fio, melhorou bastante e ainda me deu mais liberdade e acabou com os cabos passando pelo meio da sala.

Quando eu conseguir montar meu "cantinho de jogos" do jeito que quero, com um bom home e espaço exclusivo para mim eu posso até deixar de lado o fone por uns tempos, mas não adianta, jogar, principalmente a noite, em apartamento sem um bom fone é pedir para apanhar da patroa. Sem contar que meu fone já me ajudou MUITO, mas MUITO mesmo, é raro as vezes que alguém consegue se aproximar de mim pelos lados ou pelas costas sem que eu perceba antes e consiga tomar uma atitude que me livre de um kill humilhante, hehehehe.
 

Douglas Alves

Jogador
Julho 1, 2007
403
2
Belo Horizonte
Fernando,

depois de trocar uma idéias com o Afros e ler muitos reviews e algumas análises de sites que considero competentes, também estou muito, mas muito interessado em testar este novo sistema do Mixamp 5.8. Eu vou comprar um mais para o final do ano e vou escrever um review com bastante carinho... Esse headset é só elogios por onde passo e não tem como ignorá-lo.

Abraço
 
C

Convidado

Visitante
Olá Dougla Alves e FERNANDO_CFARBR!


Não querendo mudar de assunto, voçês viram a captura de audio do ronco dos carros de Forza Motorsport 4? http://www.youtube.com/watch?v=I07SwrI89Hs Assim como a direção do jogo busca bons programadores em computação, etc poderiam tambem procurar um bom especialista em audio/acústica e resolver um detalhe muito importante.

O som do ronco dos carros é gravado numa garagem sabe lá aonde e o lugar é cheio de reflexões gerando ecos e grande falta de defínição na captura do som e por ser aberto absorve muito ruido de fora e isso tudo influencia direto no som gravado.........o que eles deveriam é capturar o som dentro de uma sala Anecóica http://isolamento.acustico.zip.net/images/salaanecoica.jpg http://www.revistaespacios.com/a08v29n03/04-03.jpg isso porque dentro de salas anecóicas voçê ouve somente o som, como ele é e nada mais e com isso temos a definição perfeita......e aí sim colocar o som no jogo.

Eles com certeza usam filtros para elíminar estes ruidos de eco, ruidos da rua, etc mas se gravassem dentro duma sala Anecóica poupariam trabalho e portanto tempo e claro dinheiro e poderiam dimensionar este tempo, trabalho e dinheiro para outra area como por exemplo colocar mais uns carros no jogo, carros normais é claro.

Tambem é válido lembrar que sempre que usamos filtros e portanto editamos o audio, ele o audio não será mais o mesmo e isso faz com que se perda um pouquinho de definição. !thumbsup PGP
 

montanaroalves

Jogador
Março 1, 2009
3,602
2
Papo sério ein?! heheh

Bom eu ainda axo meu Tritton mais bonito, hehehheh
Eu queria um Tritton sem fio, não que eu não goste do meu
eu axo fantastico, mas os fios encomodam as vezes
outra coisa que seria legal é colocar algum sincronizador com o xbox
para não ter que colocar o cabo pro chat da LIVE, axo isso muito ruim
a liberdade do chat quando estou com meu headset wireless da M$ é muito boa
queria isso num fone de qualidade
 

Mr Thur

Jogador
Outubro 24, 2008
335
2
Acho que aqui é o lugar certo pra perguntar:

Preciso de um headset legal pra minha jogatina, mas não queria aqueles de 'fechar a orelha', queria um fone de ouvido mesmo, aqueles que fossem só dentro do ouvido mesmo, tipo de celular (prefiro assim pois mesmo que perca um pouco a qualidade do som, ainda consigo escutar caso minha esposa ou filha me chamem quando estiver jogando :))

A pegadinha vem agora: Queria que ele fosse wireless. Existe isso? Onde que posso arranjar?

Caso não exista, qual a sugestão de vocês pra headset wireless? Onde posso arranjar aqui pelo Brasil? (Lembrando que a questão custo é bem importante)

Abraço a todos, valeu!
 

FERNANDO_CFARBR

Jogador
Fevereiro 28, 2007
2,051
1
[quote1314644163=montanaroalves]
Papo sério ein?! heheh

Bom eu ainda axo meu Tritton mais bonito, hehehheh
Eu queria um Tritton sem fio, não que eu não goste do meu
eu axo fantastico, mas os fios encomodam as vezes
outra coisa que seria legal é colocar algum sincronizador com o xbox
para não ter que colocar o cabo pro chat da LIVE, axo isso muito ruim
a liberdade do chat quando estou com meu headset wireless da M$ é muito boa
queria isso num fone de qualidade
[/quote1314644163]
O que mais me irrita é isso também, no PS3 é só ligar um cabo no transmissor sem fio e você já tem o chat funcionando.

No xbox precisa ligar uma merda de fio no controle e no receptor. Eu li que a M$ vai lançar um fone sem fio em parceria com alguma das fabricantes, não lembro qual mas tenho certeza de que não é a Astro e ele será totalmente sem fio, não vai precisar ligar nada no controle, assim no o H7 sem fio da própria M$.
 

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