[Valve] SteamOS, Steam Machines e Steam Controller! [+ Specs] [+Demonstração do Controle!]

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Muito feliz com o que a Valve vai fazer pela comunidade Linux.

Se ha 1 ano você me perguntasse se Linux era o futuro dos PC Gamers eu ia rir da sua cara e mandar tu ir jogar Tux Racer
 

Shock07

Jogador
Outubro 31, 2009
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uy8NoBX.jpg
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Um artigo excelente to Verge http://www.theverge.com/2013/9/24/47...eatens-windows comentando como o Steam OS e o Steam Machine podem ameaçar a MS e o Windows. Eles inclusive mencionam que a MS pode estar tentando antecipar as ações da Valve ao decidir encerrar o odiado Games for Windows Live e contratar um ex-diretor da Valve para trabalhar especificamente na nova plataforma de jogos do Windows.

Certamente a MS tem que se preocupar, pois pela primeira vez o Linux parece ter um aliado de peso pra ganhar popularidade e retirar do Windows o domínio quando o assunto é jogos no PC.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
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721
Belém
Acho que a ideia da valve é criar uma plataforma de nivel medio/alto para jogos, deixando o baixo nível para quem quiser aproveitar.
É mais ou menos o que o android faz hoje com os celulares. A google cria o OS gerando também os parametros de hardware e quem quiser fabricar celular e colocar o android pode fazer. Assim fica muito mais barato construir o hardware, porque não tem que se preocupar com o OS.
Acho que num futuro não vai existir Xbox, Playstation ou PC ... vai existir SteamOS e cada um vai ter um video game diferente que roda usando esse OS. É como eu dizia ... é como os celulares ... hoje em dia você diz ... ahh eu tenho um android ... mas o celular pode ser qualquer marca.
Não sei se deu pra expressar minha ideia ... mas vejo a MS em pleno naufragio .... e a sony se vacilar vai junto!!
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Já me agradou por ser bastante inovador. A Valve está sendo ousada, pois ela poderia pegar o caminho mais simples e apenas copiar o que já está aí em termos de acessórios para PC. Claro que precisamos testar pra dar a palavra final, mas só pela criatividade e inovação já fico entusiasmado.

Edit:

Essa parte vendeu o controle pra mim, se for isso tudo ao vivo, quero um pra ontem:


Sensorial

Pela sua natureza, trackpads são menos físicos do que direcionais analógicos. Por si sós, eles são dispositivos de toque leve e não oferecem o tipo de resposta visceral que jogadores recebem ao mover seus joysticks livremente. Enquanto investigávamos dispositivos de controle baseados em trackpads, através de testes ficou claro que nós precisávamos adicionar mais fisicalidade à experiência. Ficou claro também que a implementação tradicional de vibrações (um peso desigual girando ao redor de um eixo único) não seria o suficiente. Nem um pouco.

O Controle Steam foi construído ao redor de uma nova geração de resposta háptica super precisa, empregando atuadores lineares ressonantes duplos. Estes pequenos, fortes e pesados imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads. Eles são capazes de gerar um alta variedade de força e vibração, permitindo controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento.

Esta capacidade háptica fornece um canal de informação vital ao jogador – oferecendo informações de jogo sobre velocidade, limites, limiares, texturas, confirmações de ações ou qualquer outro evento que os desenvolvedores de jogos queiram que os jogadores notem. É um canal de informação háptico de maior frequência do que existe em qualquer outro produto para consumidores que temos conhecimento. E feito um truque de boteco eles podem até tocar ondas sonoras e funcionar como caixas de som.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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O controle é tão diferente que pode dar certo.

Tem uma estranheza já que a gente tá acostumado com analógicos. Mas vamos ver como ele se comporta.
 

Elano

Jogador
Março 18, 2006
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Li com calma as informações que deram sobre os controles, mas realmente não dá pra chegar a um veredito, obviamente. É tão diferente do que estamos acostumados que não dá pra imaginar como será realmente a sensação e precisão de jogar com esses trackpads. Tem pontos mais fáceis de entender e que gostei, como o fato da touchscreen ter seu conteúdo representado na tela principal, de forma que não precisemos dividir a atenção entre duas telas, e também a distribuição de mais botões atrás do controle, tornando mais fácil e rápido o acesso a mais botões ao usar mais dedos (ao invés de ter que tirar um dedo do trackpad pra acessar outros botões). Também é ótimo que esse controle vá poder ser usando com basicamente qualquer jogo do Steam, mesmo os que não têm suporte nativo a gamepads.

No final das contas, estou bem otimista em relação a esse controle. Acho difícil acreditar que a Valve lançaria um controle tão diferente do padrão se ele não fosse realmente bom.
 

Shock07

Jogador
Outubro 31, 2009
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1
Achei o controle muito bonito e gostei de sua proposta. Parece estar muito à frente dos controles aos quais estamos acostumados.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Se tem uma coisa que eu concordo com a Valve nesse anúncio, é que os controles atuais limitam e muito a jogabilidade principalmente em termos de precisão. Como jogador de PC desde que me entendo por gente, vejo esse controle anunciado hoje como uma evolução mais do que necessária, já que o modelo atual ainda é o mesmo iniciado pelo N64, modificado e popularizado pelo PSOne e aperfeiçoado pelo Xbox, ou seja, muito pouco mudou em 17 anos. Pra sentir na prática o que estou comentando, basta jogar algo como Max Payne 3 com controle e depois passar para mouse e teclado. A diferença é brutal, considerando que com mouse e teclado o jogo fica incrivelmente fácil, já que ele foi pensado para o uso de analógicos, lentos, imprecisos e antiquados. Isso vale pra qualquer outro shooter de hoje.

E nem preciso falar que para simuladores, alguns indies, TBSs e RTSs, os controles atuais são imprestáveis. Se a Valve conseguir fazer esse controle útil para esses jogos, pra mim já vai ser o acessório mais importante criado nos últimos anos para videogames.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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A quebra de paradigma é grande. Esse sim parece algo next-gen. É inesperado e diferente de qualquer coisa anterior. Não é a melhoria de algo existente, é uma criação. Se é boa ou não, só tendo em mãos.
 

rafaelgrn

Viciado em Conquistas
Outubro 23, 2007
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Rio de Janeiro
De cara achei o controle estranho. Pensei que a frente era a parte de trás e que os trackpads eram autofalantes. Posso estar viajando, mas a sensação de jogar nesse trackpad não seria perto do que já acontece com uma tela touch screen? De qualquer forma esse controle é exótico o suficiente para ser um sucesso absoluto ou um completo fracasso, mas só testando para saber.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Palavras de um dev do Double Fine Studios:

eM6j6iR.png


O que ele disse no último post já dá pra notar pelas fotos, pois nem de longe deve ser a mesma sensação vazia e com pouca resposta de uma tela touch.

MS e Sony que se cuidem porque a Valve não está brincando.
 

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Nós planejamos disponibilizar ferramentas que permitirão a participação dos usuários em todos os aspectos da experiência, desde o design industrial até a engenharia elétrica. Estamos ansiosos para ver o que vocês vão criar.



Esta postura da Valve me agrada, passa a impressão que sabem bem o que querem. Gostei muito. Parece que o trackpad vai ter resposta física e não usará os motores comuns de vibração. Finalmente algo novo que parece que funciona. Mas faltou uma entrada pra H7 que eu não vi. Vamos ver se não vai ser muito caro no Brasil.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
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Impressões de outro dev:

JqZLzC3.png


Matéria do Kotaku com mais impressões, todas muito positivas para um controle em estado beta: http://kotaku.com/valves-controller-...urce=pulsenews

E uma novidade interessante: para jogos 2D ou plataforma tradicionais, o trackpad direito pode ser configurado para representar os botões A, B, X e Y, ou seja, vai permitir que se use inclusive jogos de luta sem problemas. Outro dev disse que cada trackpad pode ser usado como até 8 botões independentes, basta mapear. Incrível a quantidade de botões que essa coisa permite.

Com todas essas possibilidades, acho que seria interessante a Valve rever o visual dele quanto a marcações, pra facilitar o jogador se acostumar. Poderiam usar mais cores e linhas separando as zonas de mapeamento. Espero que não usem apenas números ou mantenham o controle em uma cor, pois isso vai tornar mais difícil se acostumar com tantos botões.

Um trecho muito interessante sobre a sensação ao se tocar o trackpad:
"This sounds weird, but it's almost like rolling two weighted trackballs that are too large to actually fit into the controller," Lambe said as he tried to explain what it's like to have one's thumbs on those two trackpads. "For camera controls, slide one thumb to the right, and you'll feel this ticking, like you're turning a physical control. Flick your thumb quickly, and this imaginary physical thing reacts like something with weight to it—the 'trackball' continues to roll for a bit, eventually coming to a rest. And since it's all controlled through the software, the same trackpad then becomes more like a mouse or a laptop trackpad when you're navigating through menus. Dynamic!"
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Quem acompanha o Gabe lembra que ele disse há uns meses que a indústria do PC Gaming sempre puxou as inovações, mas que havia um segmento em que o PC estava parado há muito tempo: Input.

E ele disse que estava na hora do PC puxar novamente o que deveria ser o padrão para jogos no futuro. Então eu não esperava nada que fosse menos do que surpreendente quando a Valve anunciasse um controle.
 

Evil Kikoh

Novato
Abril 15, 2012
1,667
168
a duvida que não me sai da cabeça: QUANTO isso tudo custara?

será algo no nivel dos consoles next gen em termos de preço?

ou algo mais próximo de um pc high-end?
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Não existe nada ainda em termos de preços, o que o Gabe comentou é que ele pretende vender o hardware mais básico em torno de 100 dólares. Creio que esse será o mínimo. E esse Steam Machine seria básico, só mesmo pra rodar streaming de PC e alguns jogos bem simples.

De qualquer forma, não estou preocupado com preços, pois de todos os hardwares disponíveis no mercado ano que vem, o Steam Machine vai ser o mais flexível por larga margem, afinal você não precisa de nada além de um PC rodando o Steam OS, que é gratuito, pra poder aproveitar a experiência similar a um console comum.

Depois que anunciaram esse controle muito inovador, meu interesse pelo PS4 diminuiu consideravelmente. Agora já penso em só comprar o PS4 bem depois, quando os exclusivos que me interessam saírem. A Valve está mesmo dando passos importantes para revolucionar o mercado de jogos no PC.
 

rafaelgrn

Viciado em Conquistas
Outubro 23, 2007
352
144
Rio de Janeiro
Eu já começo a achar que o controle vai ser apenas mais uma opção exótica para jogar no PC e não um revolução, como parecia no início. Eu tenho lido algumas opiniões de desenvolvedores que testaram o controle e não vi ninguém super ultra mega empolgado com ele. Sempre opiniões medidas e moderadas, quase como se tivesse medo criticar só porque é da Valve. Vi um, por exemplo, que gostou do controle, mas prefere continuar com o do 360.
Acho que dá para Valve melhorar, mas não tem mais pinta de ser "A" revolução nos controles de games.
 

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