Chegou a hora de falarmos do maravilhoso e bugado mundo de MUGEN!
Quem lembra? Quem jogava? Quem “criava chars”? Vale a pena jogar Mugen hoje em dia? B)
Vou basear as informações do post buscando inspiração e informação no site http://www.mgbr.net/ (Há 11 anos falando sobre Mugen).
A saber:
[blockquote]M.U.G.E.N (também conhecido como MUGEN, ou Mugen) é um motor de jogo desenvolvido pela Elecbyte, iniciado em 1999 usando a biblioteca Allegro. A Elecbyte distribuiu uma versão beta que rodavam em DOS, Linux, e Windows. Este motor permite qualquer pessoa criar personagens (conhecidos como chars), cenários e add-ons (screenpacks) através de arquivos de texto interpretados e compilações de gráficos e sons, e ainda suporta MP3 nos cenários durante o jogo e add-ons. O motor é poderoso e flexível, permitindo ao mesmo tempo o uso de funcionalidades encontradas em qualquer jogos 2D, como na série Street Fighter produzida pela Capcom ou King of Fighters, série produzida pela SNK.[/blockquote]
Eu diria que o Mugen é o “seu” jogo de luta. Você escolhe os cenários, lutadores, músicas e pode editá-lo de tantas maneiras que as ouso dizer que as combinações são infinitas .
Imagine só você jogar:
Ryu Vs. Goku em um cenário do KOF98 ouvindo Emicida!!! Caceta, que salada de frutas Tio Poto. Mas a ideia é essa mesmo. O mugen te dava a oportunidade e liberdade de se criar seu próprio jogo. O jogo é legal? Bem.... não entrarei no mérito da questão, mas imagino que não seja !mistrust .
Mas vamos ver o cenário atual, hoje compramos um jogo “capado” de luta e pagamos por mais roupinhas, mais personagens, um add de fase/campanha. O Mugen fazia isto sem “cobrar” nada.
O tema é tão complexo e confuso, então espero que tenhamos a sapiência de focar os comentários no “sistema” Mugen, lembrar os melhores sites, os melhores chars, etc !heart .
Lembro de passar ao lado do meu irmão madrugadas vasculhando sites italianos/espanhois a procura de “chars”. Achar um “character” sem bugs, perfeito, que rodava lisinho era motivo de aplausos e muita jogatina.
Vejo hoje de certa forma uma manobra da indústria de permitir que você personalize seu jogo. Será que podemos ver desta forma? Vejam um jogo como Street Fighter 4. São tantos DLCs, personagens e etc. Que cada pessoa que tenha o jogo pode ou não ter “aquele” ou “aquele” personagem. Falo aqui de personalização de jogo, de experiência e é isto que o Mugen oferecia.
O engraçado era pegar uns caras bugadões como o Broli do Dragon Ball !amazed , uma tartaruga ninja lutando contra o Megaman, putz, a zona era total... e tinha aquele Kung Fu Man do capeta que vez ou outra apelava de forma suprema!
Meu sonho? Que um dia eu possa personalizar meu jogo. Algo como Parasite Eve (modo de combate) em TPS à la Gears of War e com uma trilha de Medal of Honor (do PS1, por favor).
Saudades deste tempo, saudades do Mugen ( .
:arrow: Extras
Conheça a história do Mugen http://pt.wikipedia.org/wiki/M.U.G.E.N
What's Mugen? http://www.fightersgeneration.com/features/mugen.html
Para acompanhar a leitura...
[youtube]tN0WY_ylJ7U[/youtube]
.
.
.
Version 1.0 em 26/10/2012
Quem lembra? Quem jogava? Quem “criava chars”? Vale a pena jogar Mugen hoje em dia? B)
Vou basear as informações do post buscando inspiração e informação no site http://www.mgbr.net/ (Há 11 anos falando sobre Mugen).
A saber:
[blockquote]M.U.G.E.N (também conhecido como MUGEN, ou Mugen) é um motor de jogo desenvolvido pela Elecbyte, iniciado em 1999 usando a biblioteca Allegro. A Elecbyte distribuiu uma versão beta que rodavam em DOS, Linux, e Windows. Este motor permite qualquer pessoa criar personagens (conhecidos como chars), cenários e add-ons (screenpacks) através de arquivos de texto interpretados e compilações de gráficos e sons, e ainda suporta MP3 nos cenários durante o jogo e add-ons. O motor é poderoso e flexível, permitindo ao mesmo tempo o uso de funcionalidades encontradas em qualquer jogos 2D, como na série Street Fighter produzida pela Capcom ou King of Fighters, série produzida pela SNK.[/blockquote]
Eu diria que o Mugen é o “seu” jogo de luta. Você escolhe os cenários, lutadores, músicas e pode editá-lo de tantas maneiras que as ouso dizer que as combinações são infinitas .
Imagine só você jogar:
Ryu Vs. Goku em um cenário do KOF98 ouvindo Emicida!!! Caceta, que salada de frutas Tio Poto. Mas a ideia é essa mesmo. O mugen te dava a oportunidade e liberdade de se criar seu próprio jogo. O jogo é legal? Bem.... não entrarei no mérito da questão, mas imagino que não seja !mistrust .
Mas vamos ver o cenário atual, hoje compramos um jogo “capado” de luta e pagamos por mais roupinhas, mais personagens, um add de fase/campanha. O Mugen fazia isto sem “cobrar” nada.
O tema é tão complexo e confuso, então espero que tenhamos a sapiência de focar os comentários no “sistema” Mugen, lembrar os melhores sites, os melhores chars, etc !heart .
Lembro de passar ao lado do meu irmão madrugadas vasculhando sites italianos/espanhois a procura de “chars”. Achar um “character” sem bugs, perfeito, que rodava lisinho era motivo de aplausos e muita jogatina.
Vejo hoje de certa forma uma manobra da indústria de permitir que você personalize seu jogo. Será que podemos ver desta forma? Vejam um jogo como Street Fighter 4. São tantos DLCs, personagens e etc. Que cada pessoa que tenha o jogo pode ou não ter “aquele” ou “aquele” personagem. Falo aqui de personalização de jogo, de experiência e é isto que o Mugen oferecia.
O engraçado era pegar uns caras bugadões como o Broli do Dragon Ball !amazed , uma tartaruga ninja lutando contra o Megaman, putz, a zona era total... e tinha aquele Kung Fu Man do capeta que vez ou outra apelava de forma suprema!
Meu sonho? Que um dia eu possa personalizar meu jogo. Algo como Parasite Eve (modo de combate) em TPS à la Gears of War e com uma trilha de Medal of Honor (do PS1, por favor).
Saudades deste tempo, saudades do Mugen ( .
:arrow: Extras
Conheça a história do Mugen http://pt.wikipedia.org/wiki/M.U.G.E.N
What's Mugen? http://www.fightersgeneration.com/features/mugen.html
Para acompanhar a leitura...
[youtube]tN0WY_ylJ7U[/youtube]
.
.
.
Version 1.0 em 26/10/2012