Site oficial: https://us.playstation.com/ps4/
Site oficial em português: http://pt.playstation.com/ps4/
Aconteceu ontem a Playstation Meeting 2013, e como já era esperado o console PS4 foi apresentado. reuni aqui algumas coisas que assisti no evento, e algumas informações interessantes da internet, com opiniões e um pouco de tudo que já foi apresentado para o PS4, então, vamos lá:
Especificações técnicas apresentadas:
A Sony revelou seu PlayStation 4 na noite desta quarta-feira e, junto com ele, suas primeiras especificações técnicas.
Sabemos, por exemplo, que o PS4 conta com um HD interno para armazenamento de arquivos, mas ainda não sabemos de quanto será esse HD. Segundo a Sony, "a arquitetura de sistema do PS4 se distingue por seu alto desempenho e facilidade de desenvolvimento". O PS4 é baseado em um chip customizado que contém oito núcleos x86-64 e um processador gráfico de última geração.
Muitas funcionalidades foram mostradas na apresentação. Várias delas interessantes e novas, várias já existem. O que eles fizeram foi agregar tudo em um único lugar e fazer com que o acesso e utilização seja fácil é rápido
A nova Unidade de Processamento Gráfico (GPU) possibilitará um uso mais efetivo em cálculos computacionais de propósito geral (GPGPU), tais como simulações físicas. A GPU contém um array unificado de 18 unidades computacionais, que coletivamente geram 1.84 Teraflops de poder de processamento, que pode ser livremente aplicado a tarefas gráficas, de simulação ou, até mesmo, uma combinação das duas.
O PS4 é equipado com 8 GB de memória de sistema unificada, facilitando a criação de jogos e aumentando a riqueza de conteúdo que pode ser alcançado na plataforma. GDDR5 é usado para esta memória, dando ao sistema 176 GB/segundo de largura de banda e fornecendo um estímulo adicional para o desempenho gráfico.
Este poder já foi demonstrado um pouco durante o evento, com os jogos rodando em tempo real, eu sua maioria.
O PS4 sai no final do ano.
Fonte da informação: http://www.finalboss.com/fb5/ctu.asp?t=2&cid=78366
O que teve de interessante?
Download desligado – Ao colocar o console no modo “suspender” o download continua. Isto é interessante!
Ao comprar um jogo você pode começar a joga-lo no momento que inicia o Download. Não é necessário mais esperar horas para baixar o jogo completo!
Pelo jeito o PS4 já terá um mascote em seu lançamento, seu nome será Knack. O game está sendo desenvolvido pela Japan Studio, conhecida por games como Ape Escape, Patapon e Loco Roco series.
[youtube]?feature=player_embedded&v=q59tHyhDMkI[/youtube]
DualShock 4: O controle é aquele dos rumores: Temos a estrutura do DualShock 3 mais incorpada, porém com uma tela touch frontal, um botão share, lugar para plugar o fone de ouvido, um led colorido para indicar cada jogar e tudo isto integrado com um câmera que ficará próximo a TV!
No controle agora existe o botão “Share” com um clique você automaticamente compartilha o vídeo do seu Gameplay no facebook! Fizeram isto ao vivo com uma partida do novo KillZone.
Live Gameplay - Isto aqui não é novidade, é uma situação que já exite há um bom tempo no Onlive. Você pode jogar e deixar que pessoas assistam você jogando, como se fosse uma platéia. Da mesma forma você pode assistir a outras pessoas jogando para ver táticas de jogos ou como passar de terminadas fases... Ajudinha para os "cafés com leite"... Funcionalidade que não me interessa, mas pode abrir possibilidades.
Possibilidade de jogar e o desenvolvedor assistir.
Integração total com redes sociais existentes – Como já existe hoje, a integração com redes sociais será ainda mais profunda.
Cross-Plataform. Pelo que foi mostrado, eles vão intensificar a questão de integrar o PS4 com os demais dispositivos. É óbvio que a primeira opção é a integração com o VITA, mas também teremos acesso via Smartphones e Tablets.
Possibilidade de Remote Play
Exemplo ao vivo de remote Play, ao lado o jogador está testando o Knack no PS4 através do PSVITA
A “bagunça” da PSN vai acabar. os jogos e sugestões estarão ali baseado em seu gosto e características e não por ordem de lançamento ou promoção como é hoje!
Como muitos imaginavam, haverá streaming de jogos. Com isso quando você for comprar um jogo, você terá a opção de jogá-lo por streaming por um determinado tempo, se gostar, você poderá comprá-lo, aí sim será feito o download. Isso sim, é uma ótima funcionalidade que faltou nessa geração.
Possibilidade de testar os Jogos via Streaming
Depois de testar por streaming, você pode comprar e efetuar o download
Também com um único botão, você poderá fazer o streaming do jogo através do serviço USTREAM. Esse serviços já ajuda muita gente no PC, funciona muito bem e facilitará a vida de quem quer divulgar e distribuir seus vídeos na web.
Existe a possibilidade de desenvolvedores chamar jogadores por todo o mundo para que eles testem seus jogos. Estas partidas poderão ser vistas dos mais diversos locais. Isto aumentará os beta-testers!
Depois da apresentação das funcionalidades começaram a apresentação dos desenvolvedores e dos jogos!
Vamos a alguns comentários:
Novo Killzone Shadow Fall – Realtime impressionante para primeira geração de jogos. Muita luz, sombras, transparências, partículas, etc.! Veja o vídeo abaixo que foi gravado enquanto o jogador demonstrava o jogo. Eles utilizaram o recurso de gravar e compartilhar em redes sociais (facebook). Vamos ver se o jogo eveolui, para algo mais profundo nessa nova vertente, pois, é isso que falta em Killzone.
Gameplay Killzone
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Driveclub – Nada impressionante até aqui, tudo o que o cara falou já existe. O apresentador veio com um discurso bem batido dizendo que não lançaram o jogo antes pois a tecnologia não comportava. Prefiro esperar pelo GT 6
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inFamous Second Son – Mais uma sequência exclusiva, pelo jeito sai o Cole e entra um novo personagem. Gostei da apresentação, dos poderes baseados em fogo, que devem dar uma dinâmica muito diferente da eletricidade de Cole e do ar "infame" do personagem pricipal!
[youtube]?feature=player_embedded&v=tHSeyPl--Fw[/youtube]
The Witness. - Jogo independente dos produtores de Braid.
[youtube]?feature=player_embedded&v=Brd0F7rlXCI[/youtube]
Demonstração do potencial para expressão dos personagens! e nova engine da Quantic Dream. Muito mais polígonos, muito mais realista.
Demonstração de Move para o PS4. Muita gente esperava o seu fim, mas ele não vai embora tão cedo. De qualquer forma, apesar de eu mesmo não gostar de sensores, é importante não abandonar os jogadores casuais da plataforma. Sabemos que o público casual, não é a prioridade da Sony, porém, também não é um público descartado.
Nova engine da capcom - Panta Rhei
Com ela, a apresentação de uma nova IP, que impressionou: Deep Down (que parece Dark Souls):
[youtube]?v=S64E2s3Prss[/youtube]
Apresentação da Square Enix – Nada demais, aquele mesmo vídeo da nova engine, a tal da Luminous, além de anunciar mais um Final Fantasy, a ser mostrado na próxima E3:
[youtube]?v=tGVT1-qQ8ro[/youtube]
Apresentação da Ubisoft jogo Watch Dogs – Aqui, vimos um gameplay estendido, do que esperar dos primeiso jogos da próxima geração, e Watch Dogs está impressionante:
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Apresentação da Blizzard. Foi com certeza, a surpresa da noite. Depois de muito tempo sem se falar em Diablo III nos consoles, eis quea Blizzard anunciou oficialmente Diablo no PS4 e PS3! A Apresentação teve um ar cômico, como identificar o jogador Old Scholl por Rock and Roll Racing e projetos de dominar o mundo com a Sony..rs
Primeiras imagens de Diablo 3 na PlayStation
Será isto a versão PlayStation 3 ou PlayStation 4?
Apresentação da Activision – Como era de se esperar, a desenvolvedora da franquia mais lucrativa de todos os tempos anuncia apoio ao novo console
Outra grannde surpresa, a Bungie anunciou Destiny para PS4 primeiro. Depois de anos como parceira da M$, os criadores de Halo anunciaram o game para PS4, com conteúdo exclusivo, além, de se mostrarem felizes em finalmente alcançar as massas, com um game multiplataforma.
Apresentação do jogo Destiny da Bungie
[youtube]?feature=player_embedded&v=6kJkiwDeWqQ[/youtube]
Playstation 4 - Produtores elogiam a nova consola da Sony
Vejam o futuro.
[youtube]?v=dshiDTNLm2w[/youtube]
Lista de apoio inicial do PS4:
Veja a lista completa aqui: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-21-a-lista-com-todos-os-estudios-editoras-que-apoiam-a-ps4 são 169 no total até o momento.
The Witcher 3: Wild Hunt confirmado para a PS4
Com a revelação oficial da consola, o CD Projekt pode finalmente confirmar o que já se suspeitava.
O estúdio CD Projekt RED confirmou esta manhã o que já se suspeitava: The Witcher 3: Wild Hunt será lançado para a PlayStation 4.
O jogo foi inicialmente confirmado para PC e todas as plataformas com tecnologia de ponta disponíveis em 2014, que foi uma forma subtil de dizer consolas de próxima geração. O jogo também deverá ser lançado para a nova Xbox, mas a CD Projekt RED terá que aguardar que a Microsoft faça a grande revelação da consola para comunicar a confirmação, semelhante ao que aconteceu com a versão para a PlayStation 4.
"Depois do PlayStation Meeting de ontem podemos finalmente prometer: The Witcher 3 está a caminho da PlayStation 4," disse o estúdio.
"O novo hardware dá-nos a oportunidade de criar algo espetacular. Estamos a trabalhar com a nova consola desde o seu nascimento, o que nos permitiu elevar o limite gráfico do REDengine 3 na PlayStation 4. A consola é fresca e tem algumas soluções inovadoras de que estamos ansiosos para usar no nosso jogo."
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-21-the-witcher-3-wild-hunt-confirmado-para-a-ps4
Unreal Engine 4 - Vídeo da Tech Demo PS4
O novo motor da Epic Games está confirmado para a nova consola da Sony.
[youtube]?v=djDU50bgio8[/youtube]
Fonte: http://www.eurogamer.pt/videos/unreal-engine-4-video-da-tech-demo-ps4
PS4 não bloqueará os jogos em segunda mão
Presidente dos Sony Worldwide Studios esclarece dúvida.
Uma das dúvidas que ficou ontem por esclarecer no evento PlayStation Meeting foi se a PlayStation 4 bloqueará ou não os jogos em segunda-mão. Sabemos que a Sony registou há alguns meses uma patente que lhe permite bloquear os jogos usados, mas será que esta patente foi implementada na PlayStation 4?
Os nossos colegas do Eurogamer.net decidiram esclarecer esta dúvida com Shuhei Yoshida, o presidente dos Sony Worldwide Studios.
Depois de uma conversa um pouco enigmática, Shuhei Yoshida acabou por confirmar que "podes jogar jogos usados na PlayStation 4".
Agora só resta saber se a nova Xbox bloqueará os jogos em segunda mão. Existe um rumor que aponta que sim, mas poderá acontecer que a Microsoft siga as pegadas da Sony neste aspeto. Esperemos que assim o seja..
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-21-ps4-nao-bloqueara-os-jogos-em-segunda-mao
Pra quem estava preocupado com DRM, segue mais uma, estou adicionando ao tópico:
PS4 sem ligação à Internet obrigatória
Sony está consciente de que existem pessoas anti-sociais.
A Blizzard chocou ontem o mundo ao anunciar que haverá uma versão PlayStation 3 e PlayStation 4 de Diablo 3, um jogo que desde o seu início está associado ao PC (a própria Blizzard está associada ao PC).
O jogo foi lançado para PC no ano passado e se há características pela qual ficou conhecido (pela negativa), é a necessidade de estar constantemente ligado à Internet. Será que o mesmo se passará com a versão para a PlayStation 4?
Quem respondeu a esta questão não foi a Blizzard, mas antes Shuhei Yoshida, o presidente dos Sony Worldwide Studios.
"Oh sim, podes ficar completamente offline. O aspeto social é grande para nós, mas sabemos que existem algumas pessoas que são anti-sociais! Portanto, se não queres conectar-te a outras pessoas, podes fazê-lo," disse ao Eurogamer.net.
A Sony carregou bastante no aspeto social durante o PlayStation Meeting de ontem. Com a PlayStation 4 será possível partilhar vídeos e imagens do que estamos a jogar com os nossos amigos, e até se falou sobre um modo em que os amigos poderiam intervir no jogo para nos ajudar a ultrapassar uma parte difícil.
O aspeto social, apesar de ser positivo para uns, não o é para outros. Há quem veja os videojogos como uma experiência a solo. Se este é o vosso caso, podem ficar descansados.
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-21-ps4-sem-ligacao-a-internet-obrigatoria
Sony não mostrou a PS4 para manter os consumidores interessados
"Temos que guardar alguma coisa para mais tarde."
Ontem foi a grande revelação da PlayStation 4! Bem, na verdade, se considerarmos a PlayStation 4 como a consola em si, a caixa onde está inserido todo o hardware que permite correr os jogos , então não, a PlayStation 4 não foi revelada ontem.
A Sony mostrou o DualShock 4, o novo PlayStation Eye, os jogos, algumas partes da interface, as especificações do hardware, tudo menos a consola.
Shuhei Yoshida, o presidente dos Sony Worldwide Studios, explicou ao Kotaku depois do evento que não mostraram a consola para manter o consumidor interessado.
"Queríamos explicar o que fizemos com o DualShock 4, mas quanto ao sistema em si, temos que guardar alguma coisa para mais tarde. Caso contrário ficarias aborrecido," disse Yoshida.
O preço da PlayStation 4 também ficou por revelar. É outra das coisas que a Sony decidiu reservar para outra ocasião.
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/20...-ps4-para-manter-os-consumidores-interessados
PlayStation 4 será capaz de resolução 4K
Mas só para os vídeos. A resolução dos jogos será menor.
A PlayStation 4 será capaz de emitir uma resolução 4K (a resolução padrão atualmente são 1080p).
Shuhei Yoshida, o presidente dos Sony Worldwide Studios, partilhou esta característica da consola com o JoyStiq, contudo, sublinhou que a resolução terá que ser menor para os jogos.
Ainda assim, poderão desfrutar de vídeos que sejam gravados nesse formato.
Uma televisão de resolução 4K custa atualmente cerca de 20 mil euros.
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-21-playstation-4-sera-capaz-de-resolucao-4k
[KOTAKU] As melhorias, novidades e pequenices do controle do Playstation 4
Nós vimos o novo controle do PlayStation 4 durante a apresentação da Sony desta quarta-feira (20). Nós sabemos que ele tem um botão para compartilhar vídeos e imagens, um painel de toque e um sensor de movimento iluminado na parte de trás, parecido com a bolinha vergonhosa do PS Move. Mas ninguém do público ou imprensa chegou a tocar no novíssimo Dual Shock 4. Sentir seu peso, o encaixe da mão no controle, a resistência dos analógicos e dos botões ou a eficiência do painel de toque. Então fica difícil saber se ele vai ser mesmo bom.
A não ser que você esteja disposto a confiar no que a Sony diz. O Editor do Kotaku US, Stephen Totilo, conversou com Shuhei Yoshida, chefão da Sony Worldwide Studios sobre os diversos aspectos do Dual Shock 4. Como era de se esperar, Yoshida garante que o controle está melhor do que seu antecessor em todos os aspectos. Vamos ver o que ele tem a falar sobre cada uma dessas melhorias.
O painel de toque
A tela é pequena e pode ser alcançada facilmente usando os polegares durante o jogo. Yoshida afirma que os controles de toque não estarão lá para substituir os botões, mas sim para complementá-los. Você pode acessar menus mais facilmente usando ela, e gestos conhecidos dos usuários de Notebook, como “pinçar” a tela para dar zoom estarão disponíveis. O painel de toque também é clicável, o que quer dizer que ele pode servir simplesmente como um grande botão central em certos casos.
Yoshida diz que a ênfase do painel de toque será em comandos simples, como rolar páginas de texto ou navegar por menus, mas também será possível usar o controle como um touchpad, com os dedos indicadores. Isso me soa um tanto desengonçado, mas, como sempre, vamos depender mais dos desenvolvedores de jogos do que da Sony para vermos boas maneiras de utilizar o painel.
Os gatilhos
Os gatilhos R2 e L2 do controle do PlayStation 4 serão maiores e mais côncavos do que os do Dual Shock 3. Todos nós sabemos como era difícil usar os gatilhos de maneira analógica no PS3, e Yoshida concorda com isso. “Ou você estava apertando, ou não estava. Não havia meio-termo”. De acordo com o executivo, os gatilhos do DS4 serão muito mais analógicos, respondendo melhor aos mais variados níveis de pressão. Uma referência de comparação para os novos gatilhos usada por Yoshida foi o botão T do PS Move. A outra foi o controle do Xbox 360. É sério.
Os analógicos
A disposição dos analógicos no Dual Shock 4 é bastante parecida com a do DS3, o que funciona bem para alguns tipos de jogos mas nem tanto para outros. Mesmo assim, os novos analógicos trazem algumas mudanças importantes. A primeira delas – e estamos agradecendo a todos os deuses do Olimpo por isso – é que o topo de ambos os direcionais são côncavos. Dedos escorregando do analógico? Nunca mais.
Outro ponto importante citado por Yoshida é que os analógicos do DS4 serão muito mais precisos do que os do DS3. A “zona morta”, em que não há resposta do controle, no centro do analógico será muito menor, e responderá bem melhor à movimentos menores e mais sutis. Isso é algo que só conseguiremos perceber quando jogarmos alguma coisa no controle, mas o Dual Shock 3 realmente não tinha muita sensibilidade na região central dos seus analógicos.
As pequenices
Além disso tudo, temos o botão Share, um auto-falante embutido e uma “barra iluminada” na base traseira do controle. O auto-falante vai funcionar mais ou menos como o auto-falante do controle do Wii, oferecendo feedbacks sonoros para o jogador (e muito provavelmente diminuindo o tempo de bateria do controle).
O botão Share é bastante importante. Ele substitui o redundante Select, e vai servir para o jogador compartilhar vídeos e fotos de sua jogatina com os amigos, acompanhando a nova filosofia da Sony de transformar jogos em algo verdadeiramente social. A barra iluminada vai funcionar de forma semelhante à bolinha brinhante na ponta do PS Move: uma câmera irá detectar os movimentos do controle através da luz emitida, então podemos esperar por usos semelhantes ao que víamos com o falecido Six Axis no começo da vida do PlayStation 3.
Além disso, a barra pode mudar de cor para oferecer feedback aos jogadores, facilitando na hora de identificar qual controle está controlando o quê nas partidas multiplayer locais ou avisando quando você está com pouca vida e coisas do gênero.
Ah, e você vai poder carregar o novo controle enquanto o PS4 estiver em modo standby. Glória, glória, aleluia.
—
Mesmo com todas as explicações de Yoshida, nada vai substituir o teste do toque. O Dual Shock 4 é bem bonito, com toda a certeza, mas não é exatamente beleza que buscamos em um controle de videogame. Ele é a parte mais importante de qualquer console, que nunca vai juntar pó e que você sempre vai ter perto de você. Para saber se o Dual Shock 4 vai ser bom, vamos ter que esperar para pegá-lo nas nossas mãos e torcer para que o Yoshida não esteja de papo furado.
Fonte: http://www.kotaku.com.br/entendendo-dual-shock-4/
PlayStation 4 já tem um site oficial
Dá a conhecer as especificações da consola e os jogos.
Atualização
Afinal já existe uma versão portuguesa do site. O link da notícia foi substítuido.
Original
A Sony já abriu um site oficial da PlayStation 4 http://pt.playstation.com/ps4/ , a nova consola que chegará às lojas neste Natal e que promete "o futuro"
Ao visitarem o site poderão ficar a conhecer as especificações da consola, as ferramentas de produção suportadas, o novo comando DualShock e quais os jogos confirmados. O preço ainda não é uma informações conhecida e como tal não está disponível no site.
Também poderão submeter o vosso email para receberem em primeira mão as próximas novidades.
Por enquanto o site só está disponível em inglês, mas esperamos que a Sony Portugal disponibilize em breve uma versão portuguesa.
Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-22-playstation-4-ja-tem-um-site-oficial
[EUROGAMER]Análise às especificações : PlayStation 4
A perspetiva do Digital Foundry sobre as finais e confirmadas especificações, as capacidades da consola e o surpreendente anúncio dos 8GB.
Como a análise é GIGANTESCA, só vou colocar o link, para o tópico não ficar ainda mais pesado, mas vale a penas ler: http://www.eurogamer.pt/articles/2013-02-22-analise-as-especificacoes-playstation-4
O que faltou?
Muita gente sentiu falta da apresentação formal, do design do console, o que não é para menos, mas a Sony já comentou, que não podiam mostrar tudo de uma vez, e é claro que a E3 vem aí, com muita novidade.
Além disso, seria legal, uma apresentação formal de todas as especificações técnicas do console, e de preferência preço, mas acredito, que alguns ajustes ainda serão feitos e até adicionados.
Eu particularmente gostei muito do que ví. Foi pouco? podemos dizer que sim, mas esse é o primeiro passo finalmente rumo a próxima geração, e podemos ver uma Sony mais madura no que se trata a ambiente online e hardware. Acredito que os erros do PS3, não serão repetidos, e veremos um PS4 forte, muito em breve. Ansioso para mais informações.