Vocês já tiveram “ressaca” de jogos?

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,048
5,648
Nunca imaginei que essa dia iria acontecer, mas eu enjoei de jogos, cada vez fica mais difícil de me animar e em parte é culpa do gamepass. Fico nessa eterna busca do jogo que vai me prender, aí até encontrá-lo, inicio uns 2-3 jogos e deixo eles pela metade, Narita Boy, a primeira DLC do The Outer Worlds e The Surge 2 estão esperando serem finalizados e o pior que eu estava gostando deles(ambos os Doom não zerei, mesmo gostando).
Não sei se por retirar o peso de ter pago pelo jogo, não me faz ter a obrigação de zerar, para ao menos valer o dinheiro.
E eu já estou sofrendo com isso em séries, fazem uns anos, não tenho a mesma paciência pra maratona diversas séries, não sei se com o passar dos anos, você fica mais ocupado e impaciente ou é esse efeito de ter tanta opção em suas mãos, quero saber a opinião de vocês.
 
Última edição:

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,222
14,442
Pernambuco
Oxe, direto. Estou me forçando atualmente a zerar alguns jogos que estou enrolando tem meses. Mas 90% do tempo olho pra minha biblioteca e não quero jogar nada. Se for do 360, piorou. Sem ânimo pra retrocompatibilidade. Estou necessitando de novos lançamentos (no gamepass), tipo o Outriders e PoE 2, que joguei com gosto.
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,057
3,733
Americana, SP
Sim, já vi vários estudos de que ter mais opções aumenta o “stress” das pessoas porque ela tem que sempre ficar analisando qual é melhor e tal.

Acho que a melhor forma é simplesmente desencanar geral. Joga o que estiver a fim e quando não estiver a fim, não joga. Vai ler um livro, assistir um filme ou simplesmente não fazer nada. Muita gente esquece que não fazer nada é uma opção e em alguns casos pode ser a melhor.

Séries de TV eu praticamente abandonei, assisto bem poucas, acho que são o pior entretenimento hoje em dia pois a maioria é feita só pra te prender na TV e garantir que você vai continuar pagando a mensalidade do serviço. Inclusive esse é um dos potenciais problemas do Game Pass sim. Ele é bom demais, mas também tem seu aspecto negativo. Sempre tem algum jogo novo ou um saindo que você não quer deixar de jogar, etc.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não sei se por retirar o peso de ter pago pelo jogo, não me faz ter a obrigação de zerar, para ao menos valer o dinheiro.
Se sentir obrigado a terminar um jogo te faz mais feliz?
Prefiro terminar um jogo porque tinha interesse em ver o final dele. Nem sempre tenho a disciplina de fazer isso, tenho muitos jogos começados que realmente quero terminar. Porque achei bons,mesmo que nem sempre eu consiga jogá-los.
 

DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
6,956
13,477
Indaiatuba
Com certeza já. Esses dias eu fiquei arrependido pq tive um dia todo livre em casa, sem serviço e nada mais, e liguei o Xbox pra assistir um episódio de uma série. Queria ter aproveitado tanto, mas não consegui.
O game pass pode ser o vilão disso, mas também pode ser a salvação. Se você acredita que não vá dar conta pra um jogo, é melhor esperar pra compra-lo, e enquanto isso aproveitar o vasto catálogo com tanto título bom, que você pode dropar sem medo.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,552
4,424
Farroupilha
Nunca imaginei que essa dia iria acontecer, mas eu enjoei de jogos, cada vez fica mais difícil de me animar e em parte é culpa do gamepass. Fico nessa eterna busca do jogo que vai me prender, aí até encontrá-lo, inicio uns 2-3 jogos e deixo eles pela metade, Narita Boy, a primeira DLC do The Outer Worlds e The Surge 2 estão esperando serem finalizados e o pior que eu estava gostando deles(ambos os Doom não zerei, mesmo gostando).
Não sei se por retirar o peso de ter pago pelo jogo, não me faz ter a obrigação de zerar, para ao menos valer o dinheiro.
E eu já estou sofrendo com isso em séries, faz um anos, não tenho a mesma paciência pra maratona diversas séries, não sei se com o passar dos anos, você fica mais ocupado e impaciente ou é esse efeito de ter tanta opção em suas mãos, quero saber a opinião de vocês.
Muito normal. Eu passo por isso direto, são fases. As vezes nada me prende, passa um tempo eu jogando de tudo e do nada um game me fisga. Ai quando termino ele dá uma depressão pós game e volta a fase de querer jogar tudo e não conseguir jogar nada.
Quando entro nesse marasmo apelo para os jogos multiplayers, é sempre uma boa saída pra mim.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Eu lembro de ter lido mais de um estudo afirmando que 4 é o número ideal de opções para qualquer tipo de escolha. Não consegui encontrar os links agora, mas achei uma outra matéria citando um estudo que diz que o número ideal de opções fica entre 8 e 15.


De qualquer forma, esse é um problema comum na sociedade de hoje. O cerne da questão não é tanto a quantidade de opções em si, mas o famigerado FOMO (Fear Of Missing Out), que é o stress gerado pelo medo de deixar de lado alguma situação ou oportunidade. Nós agora temos tantas opções e uma agenda tão restrita que ficamos com medo de estar desperdiçando nosso tempo em algo que não seria o ideal. Por isso que um restaurante como o L’Entrecôte de Paris conseguiu fazer sucesso. Pra quem não conhece, é um restaurante que só tem UM prato principal: carne (entrecôte) + batata frita + molho. Vc só escolhe se quer salada como acompanhamento e o tamanho da carne. Pelo menos a batata frita é à vontade. ?

Falando especificamente sobre jogos, eu chamo este seu momento de desinteresse de limbo gamer. Eu fico testando vários jogos até conseguir encontrar um que me consiga prender a minha atenção. Hoje eu já sei como isso acontece e entendo que, quando aparecer aquele jogo especial, ele vai me ocupar durante várias semanas. O único problema é quando vc tem aquela lista enorme de jogos disponíveis no Game Pass, outra lista enorme de jogos comprados sem nunca ter jogado, mas o único jogo que aparentemente te interessa é justamente aquele que vc não tem e ainda está fora de promoção. ?
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
3,057
3,733
Americana, SP
Sempre que se fala do FOMO eu gosto de lembrar e tentar praticar o JOMO (Joy of Missing Out).
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
É bem natural ficar saturado de vez em quando, aqui esse mês foi quase a regra (terminei dois jogos até agora só), porque em muitos dos dias eu terminava de trabalhar e não queria fazer nada. Como o @Jogador76 falou, fazer nada também é uma opção, um momento pra gente se desligar das coisas, não ser mais bombardeado com informação. A gente fica o dia inteiro vendo notícias sobre o mundo e nossos assuntos de interesse, pensando em uma infinidade de assuntos, que às vezes é bom dar essa pausa pra nós mesmos.

Estou passando por isso com Yakuza 0, joguei até o início do capítulo três e a experiência tá sendo muito boa, mas sinto que não estou no meu melhor momento pra jogar, no sentido de concentração mesmo. Por isso, fui jogar outros jogos que me são familiares ou direto ao ponto: Psychonauts e Modern Warfare 2 Remastered, respectivamente, que foram os dois que terminei neste mês.

A essência de jogar videogame, pra nós que não tiramos o nosso sustento disso e temos o privilégio de jogar apenas por diversão, é nos divertirmos e aproveitarmos o momento. Se isso não está acontecendo, o ideal é não forçar pra não começar a criar associações ruins com essa experiência.
 
Última edição:

TSants

Guerreiro
Dezembro 15, 2014
256
307
Curitiba
Admito que estou assim nos últimos meses, estou tendo dificuldade de me empolgar com jogos. Tenho jogado sea of thieves e rocket league com amigos, estou jogando Halo no difícil com um amigo e curtindo bastante, a experiência muda muito, mas em geral não tenho curtido tanto. O que tem ajudado é jogar jogos diferentes do meu padrão, Control estou curtindo bastante, até por ele ser bem estranho. Comecei L.A Noire e fiquei intrigado, o fato de ser policial está me chamando atenção e mais pro fim do ano passado os jogos do Yakuza foram um achado, nunca tinha terminado um jogo japonês na vida. Mas o prazer de ficar jogando todo dia como eu tinha está dormente.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Acontecia comigo direto inclusive aquele velho sentimento de 'poderia estar fazendo algo mais produtivo que jogando' sempre me atormentava. Conforme fui pegando mais responsabilidades no trabalho e me dedicando mais a academia acabei reduzindo bastante meu tempo de jogatina e isso automaticamente 'curou' esse problema pois agora a vontade de jogar sempre é gigante e o tempo é curto.

Estou conseguindo jogar pra valer mesmo só aos finais de semana, durante a semana até ligo o xbox mas dependendo o corre do trampo acabo nem jogando de cansaço.

O que tu não pode fazer é ver o jogo como uma obrigação, dar um tempo na jogatina tbm é bom as vezes, fica uma semana inteira sem jogar nada pra tu ver se a vontade de jogar qualquer porcaria não volta kkkkkkkkkkkkkkkkk
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Eu ando com ressaca de jogar qualquer coisa na real. Acho que faz mais de um mês que não consigo sentar na frente da TV pra jogar. As vezes pego um jogo aqui outro, ali, jogo no máximo uns 20 minutos e canso. Ando meio sem saco.
E não é falta de tempo nem nada. Apenas ando sem vontade mesmo. Falta de jogo não é haha
 

Nerd Guapo

Guerreiro
Maio 3, 2018
1,794
2,636
Brasil
Galera podem me reprovar a vontade, mas normalmente quando isso acontece, não penso duas vezes, vou para o modo temporadas online Fifinha da massa.
Esse sentimento passa logo nos primeiros instantes da partida. Acho que isso se deve ao fato de que não existe um fim a ser alcançado, as partidas são curtas e você joga apenas por jogar. Claro que entra a competição nesse bolo também, mas levo sempre "à brinca".
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
Estou passando por isso com Yakuza 0, joguei até o início do capítulo três e a experiência tá sendo muito boa, mas sinto que não estou no meu melhor momento pra jogar, no sentido de concentração mesmo. Por isso, fui jogar outros jogos que me são familiares ou direto ao ponto: Psychonauts 2 e Modern Warfare 2 Remastered, respectivamente, que foram os dois que terminei neste mês.
Uma das coisas que eu faço nesses momentos de limbo é rejogar algo que eu gosto muito. Antigamente eu evitava fazer isso pq achava que não deveria gastar mais tempo com algo que eu já terminei enquanto tenho um backlog enorme me aguardando, mas hoje eu compreendo que jogar é meu hobby e o objetivo é me divertir, não importa se é fazendo a trigésima build de Bloodborne ou iniciando mais um New Game em The Witcher 3.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
jogar é meu hobby e o objetivo é me divertir, não importa se é fazendo a trigésima build de Bloodborne ou iniciando mais um New Game em The Witcher 3.
Exato.
Tem que jogar o que está com vontade, e se for o caso, não jogar. Senão vira trabalho.
Já me aconteceu de ter um sábado inteiro sozinho em casa e pensar "MARAVILHA, VOU CONSEGUIR JOGAR AQUELE TÍTULO ONLINE SEM INTERRUPÇÕES". Mas o que eu estava com vontade era de olhar uma série. Joguei pouco, mas o que não permiti foi fazer algo que eu não estava com vontade de fazer pra simular que estava me divertindo.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,571
75,521
Rio Grande do Sul
Exato.
Tem que jogar o que está com vontade, e se for o caso, não jogar. Senão vira trabalho.
Já me aconteceu de ter um sábado inteiro sozinho em casa e pensar "MARAVILHA, VOU CONSEGUIR JOGAR AQUELE TÍTULO ONLINE SEM INTERRUPÇÕES". Mas o que eu estava com vontade era de olhar uma série. Joguei pouco, mas o que não permiti foi fazer algo que eu não estava com vontade de fazer pra simular que estava me divertindo.
E é importante não se culpar por isso. Se o tempo está sendo utilizado de maneira que faça bem pra pessoa, ótimo. Nosso tempo sempre vai ser menor do que o número de jogos que queremos jogar, é uma corrida que a gente não precisa tentar ganhar.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Isso é bem comum, e não é só nos videogames, não... Serviços como a Netflix trouxeram essa ansiedade, fruto de uma super exposição a muito conteúdo disponível com um clique.

No caso dos filmes, antigamente você alugava (entreguei a idade?) dois ou três filmes e sentia na "obrigação moral" de consumi-los. Existia uma força implícita, até inconsciente e involuntária, que te levava a fazer sua grana valer a pena. Lógico, se o conteúdo era ruim, você não terminava, mas era compelido a pelo menos testar e consumir uma parte.

Com os jogos, é a mesma coisa: produtos que você despende uma grana maior, você tende a dar mais valor e se forçar a consumir. E a possibilidade de você gostar ou não de um jogo às vezes não é definido ali, no início, mas mais para o meio dele. Perdi as contas de quantos jogos foi assim pra mim... E bem, o Game Pass não te dá esse empurrão de se esforçar um pouco até gostar, porque sempre te provoca com diversos outros jogos ali, prontinhos pra tirar sua atenção.

A solução pra tudo isso? Bem, é difícil. Mas fazer uma lista de jogos potenciais que você vai zerar/platinar/miletar ajuda a te guiar. Sim, infelizmente hoje precisamos organizar o nosso lazer, pois as possibilidades são infinitas, e aquela aba de "Grupo" da Xbox ajuda bastante nisso. Eu gosto pelo menos de deixar uns 4 ou 5 games na cabeça, em que eu sempre vou testando e avançando aos poucos, ao passo que 1 ou 2 eu jogo com mais frequência.

Outro ponto que eu gostaria de ver na indústria mais pra frente: controles e mecânicas mais intuitivas nos jogos, menos poluição visual, menos estruturas extremamente complexas e embaralhadas (pelo menos no início do game). Tem jogos que você inicia e a quase não dá pra ver a gameplay, o mundo, seu personagem, de tanta info e poluição de informação, e isso é um belo de um motivo pra você abandonar jogos prematuramente, games que provavelmente você até passaria a gostar depois de um tempo. Joguei Shadow Of The Colossus esses dias e videogame pra mim precisa ser mais daquilo: lindo, do começo ao fim, com sacadas complexas, ao passo que também é muito simples e intuitivo. Em contrapartida, tenho mais de 100h de The Division 2, jogada em umas três plataformas diferentes, e até hoje tem coisas que eu não sei como funciona. Esse tipo de coisa pra mim precisa acabar.

Finalizando, uma coisa que eu gostaria de comentar e tem relação com tudo isso é essa coisa de que o "Game Pass matou a indústria da crítica". Não, não matou. Eu pelo menos continuo consumindo crítica em serviços de assinatura como a Netflix ou Amazon, e muitas vezes ela se torna fundamental para eu assistir o conteúdo ou não. E nem é somente pelo fato da escassez de tempo pra testar tudo e selecionar o que eu gostei, que também é verdade. Mas porque muitos conteúdos (principalmente séries) exigem um esforço inicial grande do telespectador para ser introduzido àquele mundo, e somente depois de um tempo você passa a adorar a coisa. Perdi as contas de quantos jogos/séries eu achei "méh" os primeiros capítulos, mas continuei firme até que ela de fato deslanchasse, e hoje muitas são minhas favoritas. E como saber se uma série pode deslanchar ou não? Simples, verifique quem já assistiu e você tem como referência. Pode ser a soma dos veículos tradicionais, um veículo em específico ou até mesmo um amigo. Mesmo com a Game Pass, precisamos de referências para nos guiar nesse mar de entretenimento.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,653
3,398
Passei e passo por isso, o que eu faço, é o conselho que pessoal já deu, aproveitar realmente aquilo que te faz bem, não importa se é jogo velho, se é jogo repetido, importante é você se divertir, afinal, jogos foram feitos para isso, a pior coisa é ter que fechar algo por obrigação, as vezes aquele momento não é o melhor momento para aquele tipo de jogo, deixa de lado e tenta outra coisa, após um tempo você volta e tenta novamente.

Aconteceu comigo em My time at Portia, estava com muita vontade de jogar, quando saiu no Gamepass, botei para fazer download, e comecei a jogar e meu deus, estranhei os comandos, não gostei do estilo do jogo, foi um desastre, resolvi abandonar.
Recentemente vi o trailer do novo jogo o My time at Sandrock, e bateu interesse, resolvi testar novamente o Portia, está sendo um outro jogo, estou jogando apenas ele nesse momento e me divertindo demais.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)