30 gênios da indústria dos videogames - parte 2

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Dando continuidade à lista decrescente dos 30 maiores gênios da história dos videogames (o primeiro grupo pode ser encontrado nesta coluna: http://www.pxb.net.br/comunidade/in...ria-dos-videogames-parte-1.21588/#post-383017) outras 10 figuras geniais que aparecem na sequência:


20. Michel Ancel

546608-michel_ancel2.jpg


Ancel talvez seja um dos nomes mais famosos a atuar no mercado de jogos pela Ubisoft. Foi diretor, designers e roteirista do cultuado Beyond Good and Evil, e também diretor e designer de Peter Jackson´s King Kong, possivelmente o melhor jogo baseado em filme da geração passada. Mas mais importante do que tudo isso, é o criador de Rayman, uma das mais duradouras franquias da empresa francesa, e virtualmente o único jogo na atualidade cuja qualidade é capaz de rivalizar com o senhor dos jogos de plataforma... Mario. Foi o designer e diretor dos elogiadíssimos Rayman Origins e Rayman Legends, dois dos jogos melhor avaliados no final de geração passada e início da presente. Atualmente, tem trabalhado em Beyond Good and Evil 2.



19. Kazunori Yamauchi

Kazunori_Yamauchi.jpg


Críticos dirão que a fama de Yamauchi decorre de um samba de nota só. É possível, mas não é um samba qualquer. Presidente da Polyphony Digital, Yamauchi revolucionou o mercado de simuladores de corrida com sua franquia Gran Turismo, aliando uma abordagem realista da experiência de direção que se tornou o padrão de referência para simuladores do gênero, aliado a trilhas sonoras memoráveis, é possível sem dificuldade dizer que o gênero de simuladores se divide entre o período anterior e posterior a Gran Turismo. Atualmente, como não poderia deixar de ser diferente, o foco da Polyphony é o desenvolvimento de mais um título em sua franquia de sucesso.



18. Greg Zeschuk e Ray Muzyka

1659530-bioware_greg_zeschuk_ray_muzyka.jpg


Não existe como avaliar o trabalho de Gred Zeschuck e Ray Muzika separadamente. Os fundadores da Bioware em meados da década de 90, ambos transformaram este selo como sinônimo de qualidade em jogos de RPG, estabelecendo um padrão de jogo que seria facilmente identificado como o padrão “bioware” de RPG, impresso em praticamente todos dos melhores RPGs do final da década de 90 e da geração passada. Baldur´s Gate, Neverwinter Nights, Jade Empire, Star Wars: Knights of the Old Republic, Mass Effect, Dragon Age, são apenas parte dos títulos de qualidade inquestionável produzidos por esse dupla. Infelizmente, ambos já deixaram a indústria de jogos para se aventurar em outras áreas de investimento, deixando a propriedade intelectual de seus jogos com a Electronic Arts.



17. Tokuro Fujiwara

557701-34_ec08.jpg


Quando Shinji Mikami, criador de Resident Evil, chama alguém de “mestre”, você sabe que não está falando de qualquer um. O nome de Fujiwara está associado, seja na condição de diretor, ou de produtor, a virtualmente todos os jogos lançados pela Capcom durante a década de 80 e meados da década de 90. É o criador e diretor de Ghosts and Goblins, produtor da maioria dos jogos da franquia Mega Man durante o período, Bionic Commando, Final Fight, DuckTales e ainda como produtor geral do primeiro Resident Evil. Saiu da companhia em 1996 e acabou retornando em 2005. Atualmente trabalha junto à Platinum Games de Kamiya.



16. Rob Pardo

rob_pardo.jpg


Pardo já foi considerado uma das 100 pessoas mais influents do mundo. Chefe de criação da Blizzard Entertainment até julho deste ano, não é difícil imaginar a razão de tamanha influência, basta indicar a lista de jogos nos quais ele trabalhou como designer ou lead designer: Starcraft, Diablo II, Diablo III e ainda um “certo” World of Warcraft. Todos eles, sem exceção, entre os jogos mais jogados, mais vendidos, e mais aclamados na história da indústria. Pardo foi sinônimo de Blizzard por mais de uma década e resta apenas torcer agora que a perda desse gênio criativo não reflita negativamente nos jogos de uma das empresas mais respeitadas pela qualidade de seus jogos por jogadores em todo o mundo.



15. Yoshiaki Koizumi

image_274065_620.jpg


Se existe algo que pode ser chamado de uma “estética” ou estilo de desenho dos jogos da Nintendo, isso se deve em grande parte ao trabalho de Koizumi. Ilustrador de Super Mario Kart, roteirista e designer de Legend of Zelda: Link´s Awakening, assistente de diretor de Super Mario 64, e ainda diretor de 3d, e designer de jogo e personagens de Legend of Zelda: Ocarina of Time, considerado por muitos o melhor jogo da história, Koizumi ainda acumula trabalhos como diretor e produtor em jogos como Super Mario Galaxy (possivelmente o melhor jogo de plataforma da geração passada), Super Mario Galaxy 2 e Super Mario 3d World. Recentemente foi o produtor de Captain Toad, para o WiiU.



14. Brian Fargo

9daa8f9d118ba1d5baf3589ea902c0f8adf77317.jpg__620x350_q85_crop_upscale.jpg


É muito difícil ter sido um jogador na década de 90 sem ter jogado ao menos um jogo que tenha envolvido Brian Fargo e a lendária Interplay. Produtor do genial e divertido Battle Chess, escritor, diretor e produtos de The Bard´s Tale. Produtor de Blood and Magic, Castles, Fallout, Buzz Aldrin Race into Space, The Lost Vikings, Star Trek: Judgment Rites, Out of this World, e director e produtor de Wasteland. Poucos nomes na indústria possuem uma participação tão grande, em tantos jogos, em tantos gêneros diferentes quanto Brian Fargo. Recentemente voltou à ativa com o sucesso do kickstarter Wasteland 2, na condoção de diretor e produtos do jogo.



13. Tim Schafer

tim.schafer.091109-580px.jpg


Não é possível pensar em jogos de adventure, especialmente na modalidade point-and-click, sem pensar em Tim Schafer. Não é que ele tenha definido o gênero. Ele praticamente o criou. É com tranquilidade o maior nome na história desse gênero, como programador, roteirista, designer e diretor criativo de jogos como Maniac Mansion, da franquia The Secret of Monkey Island, Full Throtttle e Grim Fandango. Depois de um longo hiato após sua saída da LucasArts, Tim Schafer voltou a carga na geração passada com seu próprio estúdio, a Double Fine, responsável por jogos como Brutal Legend, o elogiado Costume Quest, um dos melhores jogos infantis para Kinect – o Kinect Party, e voltando ao gênero de adventures com o bom Broken Age. Atualmente está trabalhando como diretor de criação de Massive Chalice, um jogo financiado pelo kickstarter para Xbox One e PC.



12. Warren Spector

warren_spector.jpg


O início da carreira de Warren Spector está intimamente relacionado com o celeiro de criatividade e progresso que foi o estúdio Origin System, tendo atuado como produtor de diversos títulos da franquia Wing Commander, capaz de elevar um simulador de combate especial à condição de um dos melhores jogos de toda história, designer de Ultima VI, um dos jogos de RPG que virtualmente redefiniu a forma de abordagem de jogos de RPG a partir da década de 90, e consagrando-se posteriormente como diretor e produtor do cultuado Deus Ex (e ainda produzindo Deus Ex: Inivisible Wars depois). Mais recentemente foi contratado pela Disney e atuado como diretor dos dois títulos da série Epic Mickey, tendo deixado os estúdios recentemente.



11. Dan Houser e Sam Houser

dan-houser-sam-houser.jpg


Outra situação em que é impossível dissociar a dupla, os irmãos Houser são os fundadores da Rockstar Games, atuando como produtores e/ou roteiristas de todos os jogos da franquia Grand Theft Auto e ainda, em especial no caso de Dan, de Bully, Midnight Club, Red Dead Redemption, Max Payne 3 e LA Noire. Grand Theft Auto, em especial a partir de Grand Theft Auto III tem um papel significativo na história dos jogos tão grande, capaz inclusive de criar todo um gênero de jogo em seu nome, os jogos “tipo GTA”, um misto de ação e RPG enriquecido por mini-jogos que fizeram da franquia uma das mais rentáveis, admiradas, elogiadas e polêmicas de toda a história dos jogos, ambos já figuraram na revista Time como umas das pessoas mais influentes do mundo. Atualmente trabalham no lançamento de Grand Theft Auto V para a nova geração de consoles.



Na próxima, e última parte, o TOP 10!
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Boa, outra ótima lista!

Desses ai, de nome/rosto só conhecia o Kazunori. Os outros eu já joguei/conheci os games em que eles se envolveram, mas não fazia nem idéia da existência deles.

Você mesmo que está fazendo essa lista @caddelin?

Novamente, parabéns pelo texto, e valeu por compartilhar com a galera.

Gamertag: SouzaRJ
Instagram: souzarj93
Facebook: /souzafx
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,774
76,459
Rio Grande do Sul
13. Tim Schafer

tim.schafer.091109-580px.jpg


Não é possível pensar em jogos de adventure, especialmente na modalidade point-and-click, sem pensar em Tim Schafer. Não é que ele tenha definido o gênero. Ele praticamente o criou. É com tranquilidade o maior nome na história desse gênero, como programador, roteirista, designer e diretor criativo de jogos como Maniac Mansion, da franquia The Secret of Monkey Island, Full Throtttle e Grim Fandango.

Boa parte dos jogos que eu mais curti quando era guri novo foram feitos por este sujeito.
Inclusive, to jogando um pouco de Full Throttle no celular quase todos os dias. Que jogo bom que (pra mim) não envelhece.

Eu botaria esse cara no top 10 com certeza hehe :p

Mais uma vez um baita tópico, parabéns, tá me ajudando a conhecer melhor os nomes e rostos por trás de grandes jogos do passado e do presente.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Boa, outra ótima lista!

Desses ai, de nome/rosto só conhecia o Kazunori. Os outros eu já joguei/conheci os games em que eles se envolveram, mas não fazia nem idéia da existência deles.

Você mesmo que está fazendo essa lista @caddelin?

Novamente, parabéns pelo texto, e valeu por compartilhar com a galera.

Gamertag: SouzaRJ
Instagram: souzarj93
Facebook: /souzafx
Sim Souza. Eses tempos atrás tinha pensado em fazer uma mini-biografia sobre meus ciradores de jogos favoritos, aí acabei mudando de ideia e fazendo uma microanálise de vários deles que eu achei mais útil.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Com todo respeito aos roteiristas "de verdade", mas eu acho os irmãos Houser melhores, disparados. Anos a fio nos surpreendendo com personagens e histórias em um jogo em que comumente não buscamos uma história.

Tim Schafer também acho muito, muito bacana. Talvez o único produtor de alto gabarito que não esqueceu que os jogos tem primeiro de ser divertidos, e depois vem o restante. Ele andou dando suas tropicadas tentando fugir do sistema das editoras, mas mesmo assim entregou bons jogos.
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,084
2,595
cara sua lista tá muito boa. já vou começar o quebra pau. Shafer como 13 da lista não dá. vou dar piti. tinha que estra no top 10.

ansioso pelo top 10.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Continua bacana a lista Caddelin, mas confesso que senti falta de alguns nomes mais recentes do mundo dos games como Sam Lake e David Cage. Que pelo menos pra mim deveria constar na lista ! ;)
Sam Lake é um ótimo roteirista, mas para entrar numa lista destas eu acho que ele precisaria ter muito mais jogos no currículo do que ele tem. Não tem ninguém (nem terá) na lista pessoas com menos do que 6 ou 7 jogos no currículo, e mesmo os que tem tão pouco assim, é porque são jogos de impacto inquestionável.
Já David Cage, embora ele tenha vários jogos a projeção dele mesmo só começou com Indigo Prophecy e, embora eu seja fã dos jogos dele desde então, eu acho uma abordagem muito limitada e repetitiva para a indústria dos jogos em geral para competir com qualquer um desses que estão na lista. Se fosse um Top 50, por exemplo, possivelmente ele entrasse. Acho que ele ainda precisa provar ou que é capaz de fazer jogos cujo impacto seja maior do que o círculo cult ao qual ele se destina (como Yamauchi por exemplo), ou diversificar mais o portfolio de jogos de qualidade dele. De maneira geral, na lista, eu tenho privilegiado ou criadores, produtores e diretores que possuem um currículo variado e diversificado, ou, quando é mais restrito, apenas quando os títulos envolvidos são apontados quase que de forma unânime como divisor de águas.
 

Xandao13BR

Richard Gere bem alimentado
Agosto 23, 2006
249
92
Poços de Caldas - MG
Mais importante que a posição que estes criadores, produtores e diretores estejam na lista do Caddelin, que é uma questão de preferencia pessoal, é conhecer e reconhecer o trabalho deles e a contribuição artística que deram, e dão, para esta mídia.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Mais importante que a posição que estes criadores, produtores e diretores estejam na lista do Caddelin, que é uma questão de preferencia pessoal, é conhecer e reconhecer o trabalho deles e a contribuição artística que deram, e dão, para esta mídia.
O foda é que já foram 20 de 30, e ele prometeu que o Fanfarrãolyneux vai estar na lista, ou seja, vai ser top 10 ainda por cima!
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Alan wake com certeza não tem relevância significativa. É um bom jogo. Max Payne é um um cult, mas insuficiente para uma lista como essa. Veja que eu não consegui colocar criadores de jogos como mega man, devil may cry, gran turismo, monkey island, prince of persia, sequer no top 10. Entao sem prejuizo da qualidade de max payne, a importancia do seu roteirista para a historia dos jogos tem que ser vista em perspectiva em face dos nomes citados.
 
Março 19, 2014
1,223
398
Alan wake com certeza não tem relevância significativa. É um bom jogo. Max Payne é um um cult, mas insuficiente para uma lista como essa. Veja que eu não consegui colocar criadores de jogos como mega man, devil may cry, gran turismo, monkey island, prince of persia, sequer no top 10. Entao sem prejuizo da qualidade de max payne, a importancia do seu roteirista para a historia dos jogos tem que ser vista em perspectiva em face dos nomes citados.
Respeito seu ponto de vista, mas dizer "Alan wake com certeza não tem relevância significativa"... Dizer isso de um jogo que chegou a ser nomeado a dois prêmios no BAFTA Awards 2011. Isso sem contar outros diversos prêmios da mídia especializada que ele ganhou.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Mauricio, uma vez mais: perspectiva. alan wake nao foi considerado sequer o melhor jogo da categoria dele no ANO que foi lançado (nas principais premiaçoes de jogos, como a vga, não aparece nem entre os concorrentes do ano). Não é lembrado sequer entre os melhores jogos da geração passada. Quanto mais ter altura suficiente para concorrer com os monstros que compõem essa lista. Eu até acho um jogo subestimado, mas simplesmente não teve a repercussão dos jogos que estamos tratando aqui.

Por exemplo, eu acho europa universalis um dos melhores jogos da historia. Mas nao vou colocar os criadores dele como genios da industria por causa disso porque eu sei que a repercussão e a importancia do jogo na industria dos games não é proporcional à minha admiração pela franquia
 
  • Curtir
Reações: Saci
Março 19, 2014
1,223
398
Bom apenas coloquei o meu ponto de vista, sobre uma franquia e seu criador, que ao meu ver merece um belo reconhecimento no mundo dos games. Mas fiquei curioso para ver seu Top 10.
 

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Bom apenas coloquei o meu ponto de vista, sobre uma franquia e seu criador, que ao meu ver merece um belo reconhecimento no mundo dos games. Mas fiquei curioso para ver seu Top 10.
Eu penso assim: obviamente Alan Wake conta muitos pontos positivos. No futuro, quando Sam Lake for citado em likstas parecidas, certamente vai aparecer, ENTRE OUTRAS COISAS, que ele trabalhou em Alan Wake, e as pessoas dirão: era um enredo muito legal mesmo, impressionante que foi esse cara que fez. Mas acho que até lá ele precisa empilhar outros jogos de sucesso para colocar ao lado de Alan Wake e Max Payne.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)