Análise à Performance: The Witcher 3: Wild Hunt PS4 e Xbox One frente-a-frente.

Scarfella

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Abril 20, 2010
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The Witcher 3 é um enorme sucesso perante a crítica e apesar de alguns pontos técnicos débeis, é um dos melhores RPGs desta geração. No entanto, tanto a PlayStation 4 como a Xbox One têm dificuldades na entrega do jogo, especialmente na performance. Para os indecisos entre qual versão comprar, podemos confirmar que ambas oferecem detalhe de mundo, sombras, iluminação e efeitos alpha iguais - a resolução e o rácio de fotogramas são o que as separa.

A PS4 bloqueia o rácio de fotogramas a 30fps (com v-sync), a One corre sem bloqueio e permite flutuações entre 30-40fps. Significa que na teoria a máquina Sony pode oferecer uma experiência mais suave - a cadência da oferta de cada fotograma é forçada a ritmo constante. No entanto, existem problemas na PS4 e nenhuma se sente mesmo suave por razões muito diferentes.

As cutscenes, linha firme a 30fps na PS4 num confronto com um grifo, na prática movimento mais suave que os 35fps na One (rácio de fotogramas maior não significa automaticamente melhor experiência). O problema é que se o rácio de fotogramas na PS4 desce abaixo disto, fixa-se automaticamente a 20fps. É instantâneo. Numa cena com fortes efeitos de neve, é perceptível que a One passa por estes 20fps mas ao contrário da PS4 consegue subir e descer com maior liberdade. De resto, a plataforma Sony fica presa a este valor por longos tempos.



A abordagem PS4 faz com que a sensação de soluços seja pior nestes momentos. Quanto a performance está abaixo de 30fps, a One também mantém uma vantagem no rácio de fotogramas - raramente a consola Microsoft não fica à frente na nossa análise. Sempre que a PS4 corre a 30fps limpos, a presença de um bloqueio e o firme ritmo de fotogramas que resulta, faz com que seja um jogo superior em movimento.

O gameplay em si pinta uma imagem diferente. Passear por Novigrad testa bem as duas consolas e a One fica reduzida a flutuações entre 29-31fps. A PS4 não ultrapassa isto e nem está optimizada para áreas grandes como esta, temos no pior quedas para 25fps. Talvez seja um problema do streaming em segundo plano com muita geometria e NPCs novos - evidente com o pop-in de texturas. A consola Sony soluça para 29fps e raramente se sente mais suave que a consola Microsoft.

Em espaços abertos, galopar rapidamente pelas florestas produz resultados semelhantes; quedas regulares de um frame da PS4 interrompem a fluidez, enquanto a Xbox One corre acima de 30fps o que causa os seus próprios problemas de candência de frames. Nos combates, ambas as plataformas rondam os 30fps, mas uma luta longa com um grifo apresenta maiores quedas quando conjugámos feitiços como o Igni. No final o resultado é igual: nenhuma das versões para as consolas é tão suave como deveria ser, e cada uma está sujeita a grandes quedas na jogabilidade.

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Para uma compração melhor das imagens, acessar: http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2015-witcher-3-wild-hunt-analise-performance

No geral, o facto da One manter um rácio de fotogramas maior pode ser enganador a respeito da qualidade da experiência; 30fps bloqueados é de longe preferível e esperamos que seja implementado. A PS4 tem a táctica correcta mas falha quando não consegue umstream de geometria e renderização de efeitos a perfeitos 30fps. São sentidos soluços nas duas, em cutscenes e gameplay, apesar da PS4 ser capaz de passagens mais suaves. Quanto à performance, tendo em conta a superior resolução de 1080p, a consola Sony é preferível - mas não é a escolha óbvia que esperávamos.

Agora que a versão PC chegou teremos a análise completa a The Witcher 3 em breve, onde iremos comparar com as duas consolas. Como referência nos fotogramas, ambas já parecem ficar a meio termo em termos de qualidade geral do PC - que tem extras como motion blur por velocidade, aberração cromática, brilho e feixes de luz activados. Em termos visuais o PC certamente ganhará mas o equipamento necessário para correr algumas destas coisas pode ser um ponto amargo - mesmo com uma boa gráfica.

Fonte e análise detalhada das imagens: http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2015-witcher-3-wild-hunt-analise-performance
 
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Scarfella

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Abril 20, 2010
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No geral, o facto da One manter um rácio de fotogramas maior pode ser enganador a respeito da qualidade da experiência; 30fps bloqueados é de longe preferível e esperamos que seja implementado. A PS4 tem a táctica correcta mas falha quando não consegue umstream de geometria e renderização de efeitos a perfeitos 30fps. São sentidos soluços nas duas, em cutscenes e gameplay, apesar da PS4 ser capaz de passagens mais suaves. Quanto à performance, tendo em conta a superior resolução de 1080p, a consola Sony é preferível - mas não é a escolha óbvia que esperávamos.

Apesar do veredito levemente favorável ao PS4, dá pra ver que esta história de 1080p nos consoles vai ser complicado e uma vantagem de verdade para donos de PC... A Sony faz muita propaganda disto, mas no fim das contas não é tão vantajoso assim... Quero ver estes "soluços" citados na versão PS4 devido ao 1080p e esta taxa que cai dos 30fps... Mesmo com os 1080p sendo raros em gameplay no Xbox One, achei a solução de variação dinâmica de 1080p para 900p uma idéia mais inteligente para manter os frames acima de 30fps... E como disseram no veredito, a escolha da versão PS4 não é tão óbvia como parecia... Acredito que a Sony vai ter que começar a abrir mão desta propaganda logo logo...
 
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Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
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O fato é que os consoles atuais, apesar de grande o hiato entre a geração atual e a passada, são tecnicamente fracos comparado ao PC.
Esperava-se muito mais 'poder de fogo' nos consoles, que já estão defasados logo no início da geração.
Por outro lado, também se tornou uma obsessão maluca esse negócio de frame rate e resolução. Confesso que eu mesmo já entrei nessa pilha, mas acho que nao vale a pena.
Se quiser uma experiência com o que há de mais avançado em termos gráficos, o jeito é um PC, como sempre foi. Se abstrair isso, os consoles estão rodando versões muito próximas uma da outra em todos os jogos e duvido que sem a legenda indicativa alguém possa dizer se a versão é de ps4 ou xbox.
 

DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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Porto Alegre
O PS4 leva um leve vantagem por capar em 30fps. Se também limitarem o One em 30fps, a leve vantagem passa a ser dele já que não tem tanta flutuação pra baixo. Por isso também acho que a variação dinâmica deveria ter sido adotada nos dois. Mas aí teria gente surtando (e processando), como foi no caso da técnica que usaram no Killzone.

Já tinha comentado sobre isso antes. Se com menos de 2 anos, praticamente, todas as produtoras estão com dificuldades de alcançar 1080p 60fps, como vai estar a situação lá por 2019~2020?

Pra mim isso é tudo reflexo dessa guerra midiática (promovida principalmente pela Sony) em relação a resolução e fps. Usaram isso de argumento pra esmagar a concorrência e agora o tiro está saindo pela culatra, já que mesmo seu hardware sendo melhor que o da MS, não é nada de especial se comparado a tecnologia atual.
 

Scarfella

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Abril 20, 2010
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O PS4 leva um leve vantagem por capar em 30fps. Se também limitarem o One em 30fps, a leve vantagem passa a ser dele já que não tem tanta flutuação pra baixo. Por isso também acho que a variação dinâmica deveria ter sido adotada nos dois. Mas aí teria gente surtando (e processando), como foi no caso da técnica que usaram no Killzone.

Já tinha comentado sobre isso antes. Se com menos de 2 anos, praticamente, todas as produtoras estão com dificuldades de alcançar 1080p 60fps, como vai estar a situação lá por 2019~2020?

Pra mim isso é tudo reflexo dessa guerra midiática (promovida principalmente pela Sony) em relação a resolução e fps. Usaram isso de argumento pra esmagar a concorrência e agora o tiro está saindo pela culatra, já que mesmo seu hardware sendo melhor que o da MS, não é nada de especial se comparado a tecnologia atual.
É exatamente isto... Por mais que se diga que existe alguma diferença de hardwares, os consoles estão levando os jogos com igualdade, sem a diferença por exemplo, de um Bayonetta de X360 contra o de PS3 e mais alguns casos menos absurdos, mas, o que preocupa de verdade, são estes consoles com pouco mais de um ano, não aguentando o tranco dos jogos iniciais... Se na geração passada, os hardwares foram sendo mais explorados com resultados melhores ao longo do tempo, nesta geração as coisas parecem o contrário... Com estes consoles com arquitetura de PC's ultrapassados e sem muito segredo, vão ter que empurrar o resto da geração e ainda capando as versões PC...
 
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Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
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Na verdade o tópico era mais pra mostrar que não tem diferença perceptível em nenhuma das versões, ao contrário do que foi dito em várias notícias que a versão Xbox One ia ser pior por ser 900p contra os 1080p do PS4, o que no fim das contas não é bem assim...

O mais interessante, é de fato analisar que os consoles next gen, dificilmente vão segurar a onda dos 1080p por 30 fps, quem dirá 60fps... Que tem diferença... Tem sim senhor, jogue Dark Souls 2: Scholar of the Fisrt Sin nos consoles da geração passada, e jogue a versão PS4/One e vejam a diferença de um jogo com a mesma engine gráfica em resoluções e taxa de quadros máxima... Só curiosidade, afinal as pessoas gastam dinheiro com TV's caras para desfrutá-las... O drama mesmo é de quem fica puto com isto...rsrs

Sim, vou jogar meu The Witcher feliz no PS4, assim como quem vai jogar no Xbox One... Só é interessante imaginar o que serão os lançamentos de games AAA daqui um ou dois anos, com esta geração já plenamente estabelecida...
 

blas1980

Guerreiro
Outubro 16, 2014
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Lauro de freitas
Concordo com o @Hellround . Não consigo entender essa análise da DF.......

Como que os frames estão capados a 30? se na maior parte do tempo caem por baixo deles?... se chegam a ter 26?...... e ainda com isso, e com o poping inacreditável que tem a versão do ps4, é a melhor versão para jogar.......

bom, eu poderia falar muita coisa, mais acho que não tem pior cego, que o que não quer enxergar a realidade.........
 
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ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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È tem algo muito errado aí, nesse tópico, pra mim , em minha humilde opinião, não é o ps4 que ta melhor não e nem mais suave, imagens do vídeo da DIGITAL FOUNDRY, mas independente da plataforma é um jogasso
Tem essas pipocadas de cenário nos dois casos, cara.
É menos frequente que os do PS4, mas também acontece no One (nas pedrinhas da ponte também acontece, em umas gramas logo que entra nessa área).
Screenshot_1.png

Melhor versão é e sempre será a que tu tem na tua casa. :)
Porém, minha opinião sobre essas discussões de resolução, frame, texturas e etc. será sempre esta:
avgjE7M_460s.jpg
 
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manoleos

Novato
Julho 30, 2012
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Na verdade o tópico era mais pra mostrar que não tem diferença perceptível em nenhuma das versões, ao contrário do que foi dito em várias notícias que a versão Xbox One ia ser pior por ser 900p contra os 1080p do PS4, o que no fim das contas não é bem assim...

O mais interessante, é de fato analisar que os consoles next gen, dificilmente vão segurar a onda dos 1080p por 30 fps, quem dirá 60fps... Que tem diferença... Tem sim senhor, jogue Dark Souls 2: Scholar of the Fisrt Sin nos consoles da geração passada, e jogue a versão PS4/One e vejam a diferença de um jogo com a mesma engine gráfica em resoluções e taxa de quadros máxima... Só curiosidade, afinal as pessoas gastam dinheiro com TV's caras para desfrutá-las... O drama mesmo é de quem fica puto com isto...rsrs

Sim, vou jogar meu The Witcher feliz no PS4, assim como quem vai jogar no Xbox One... Só é interessante imaginar o que serão os lançamentos de games AAA daqui um ou dois anos, com esta geração já plenamente estabelecida...
É verdade cara, estou jogando muito dark souls 2 no xone e os 60 fps ajudam muito. O jogo é muito suave. Comecei a jogar o Witcher 3 e fiquei bem decepcionado, o jogo apesar de se manter acima dos 30 fps, como mostra na análise, ele não flui bem, parece que estamos jogando um jogo nos consoles da geração antiga. Tomara q saia uma atualizar para consertar isso. Espero muito mais dessa geração, acho que é muito cedo ainda para taxarmos esses aparelhos de ultrapassados, espero ainda jogos feitos especificamente para nova geração e não baseados no antigo dx 09. Esperar pra ver.
 
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MASTER JNO

Visitante
As tecnologias se renovam rapidamente hoje em dia, a MS já busca por alguém capaz de fazer a diferença dando suporte aos jogos da própria casa (first-party) e nas casas vizinhas (third-party), ou seja, a MS busca incansavelmente uma forma de melhorar sua máquina para que os jogos tenham um desempenho melhor e com isso quem sai ganhando somos nós.

Joguei pouco esse jogo, mas o pouco que joguei posso dizer com muito orgulho, esse jogo fez minha TV chorar de felicidade, que imagem espetacular tem esse jogo, agora sim sinto que finalmente estou diante de um jogo de nova geração.

Sabe onde de fato está a diferença principal entre PS4 e XONE?
Nos jogos exclusivos que cada um tem!

JOGAÇO!!!
 
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DariusMKN

Dovahkiin
Junho 24, 2014
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@Hellround Acho que esse lance das texturas popando no PS4, provavelmente é bug. Tem texturas mais distantes que as que estão faltando que carregam normalmente, então não acho que seja questão de versão superior ou inferior.

Sobre o assunto da resolução, entendo o pessoal achar que é choradeira. Na verdade, o fato é que os videogames já estão nas nossas casas, e ficar estimando se compramos gato por lebre não adianta de nada agora. Mas o que me refiro é o lance cultural da parada mesmo. A indústria (e aí falo principalmente da Sony) e os consumidores vão ter que aceitar que essa parada de 1080p pra todo santo jogo é irreal com o hardware que temos em mãos. Se essa restrição continuar, vai chegar o dia que vamos estar jogando a 1080p bonitaço, com incríveis 20fps. E aí não tem como não dizer que a experiência vai ser legal pros padrões atuais.

Edit: A galera tá xingando o tópico porque acha bobagem comparar qualidade gráfica. Só que o comparativo é de framerate...
 
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BeBr

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Setembro 24, 2007
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Taió Santa Catarina
Basicamente podemos concluir que graficamente os consoles tem diferenças praticamente imperceptíveis e por conseguinte, desconsideráveis como fator de escolha.
A questão é: O hardware dos consoles não é avançado o suficiente para rodar o poderio dos jogos atuais?
Ou são os jogos que não estão conseguindo aproveitar todo o poder dos consoles?
Lembremos que quando pensávamos que já haviam conseguido chegar no auge gráfico da geração passada lançaram The Last of Us e nos deixaram de boca aberta. Talvez ainda possamos nos surpreender com essa geração.
 
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Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
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Basicamente podemos concluir que graficamente os consoles tem diferenças praticamente imperceptíveis e por conseguinte, desconsideráveis como fator de escolha.
A questão é: O hardware dos consoles não é avançado o suficiente para rodar o poderio dos jogos atuais?
Ou são os jogos que não estão conseguindo aproveitar todo o poder dos consoles?
Lembremos que quando pensávamos que já haviam conseguido chegar no auge gráfico da geração passada lançaram The Last of Us e nos deixaram de boca aberta. Talvez ainda possamos nos surpreender com essa geração.
Depende do seu ponto de vista.
O silicone dentro dos consoles já era defasado em dois anos na data de lançamento deles.
 
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