Temos um paradoxo: Se a turma dita mais velha realmente diz se distanciar do mainstream, porque busca combate-lo? É que eu vejo alguns fazerem aqui e acolá, o que é uma pena. Mais do que um combate, há uma militância contra a experiência mainstream. O que é uma pena.
A geração mais nova costuma buscar novas experiências de jogo pra ela própria, afinal, quase tudo é visto como novo pra ela nesse contexto.
Já o jogador antigo tende a enxergar o mercado de maneira excessivamente enviesada, e esse tópico aqui (e outros também) tornam isso cristalino como a água do oceano. O que também acho uma pena.
Quando eu vejo os jogadores bem jovens jogando hoje (não que eu seja velho, ok?), eu imediatamente me lembro de quando tive meus primeiros contatos com jogos. De ter experiências solo, e em paralelo jogar com amigos, trocar ideias e experiências.
As vezes a proposta em si não é nova, mas a experiência que cada um tem com a proposta, sim.
O problema nem é ser "velho", é ser cabeça fechada mesmo, é achar que o mercado gira em torno do próprio umbigo. Confunde feedback com exigência. Um mercado enorme por explorar não pode ficar a mercê que uma "meia dúzia" acha que é correto para um mercado inteiro.
Tem que ter o que chamo de equilíbrio de escolhas e opções.
Experiência multijogador não é algo novo. Na verdade, o que vemos hoje são ideias semeadas a décadas florescendo, saindo da experiência multijogador de sofá para algo global e multiconectado, em virtude do que a tecnologia permite fazer hoje.
Enfim, essa é a magia da tecnologia.
Falando por mim - que é a opinião que controlo -, eu não falo em combater, mas coexistir. Tem muita coisa que 1) gostei do
Xbox One (ReCore, Quantum Break, Ori and the Blind Forest, Ryse, Fru, Voodoo Vince Remastered, Cuphead), outras que 2) não gostei (Halo 5, Gears 4, Sea of Thieves) e outras ainda que 3) não são pra mim (PUBG, Forza Motorsport, Darwin Project, Black Desert, etc.). State of Decay 2 até o momento tá bem inclinado a entrar no primeiro grupo. Como consumidor que comprou a plataforma e já viu a Microsoft fazer jogos que me agradaram no grupo 1, que já viu a Microsoft fazer coisas boas similares no
Xbox 360 (seja por conta própria ou com parcerias, Alan Wake, Trials HD, Shadow Complex, Mark of the Ninja, Bastion, Deadlight, Dust: An Elysian Tail, Torchlight), é errado querer que ela não esqueça desse tipo de jogo?
Não é parar tudo e fazer só isso, ela tá mais do que certa em fazer jogos GAAS já que o grosso do dinheiro está ali, a maior parte do público tá ali, a margem de lucro é absurdamente maior por causa de DLCs/MTX, o custo e o ciclo de desenvolvimento são menores diminuindo assim os custos.
De novo, não quero que ela pare de fazer o que tá fazendo agora, só que ela não esqueça completamente dessa parcela do público que busca esse tipo de experiência. Quase todos esses jogos que gostei citados ali curiosamente não venderam bem no
Xbox 360 ou no
Xbox One, a maioria do público - que por gostar de jogos multiplayer, deveria ser "cabeça aberta" a novas experiências - não abraçou.