Quando a MS introduziu o sistema de conquistas com o Xbox 360 em 2005, aquilo foi uma adição que mudaria para sempre a maneira de jogar. Sem entrar em detalhes pra não alongar, pois todo mundo sabe do que falamos e como funciona, muitos jogadores passaram a competir pela maior pontuação (não importava mais o jogo e sim os pontos) e pelo mundo afora houve a corrida pelo primeiro milhão de pontos. eu notei em mim mesmo uma mudança na maneira de jogar devido a esse recurso e é sobre isso que é o tópico.
Curtia tanto isso que cheguei a ter em meados de 2013 pouco mais de 398k. Joguei de tudo: avatar (que no tutorial vc já desbloqueava os mil pontos) até RPGs com mais de 100h que tanto gosto. Não deixei de jogar o que gostava, mas ainda assim mudei a maneira de jogar. Como assim?
Passei a jogar games que nunca encostaria a mão pra ganhar gamescore, só pra isso mesmo, pois nem me divertiam. Olhava a lista de conquistas antes de iniciar cada jogo pra não passar batido por uma conquista (os missables ou secrets achievements). Isso acarretava em spoilers de grandes surpresas do jogo como aquela reviravolta no enredo ou aquela localidade escondida etc e isso tinha um preço: vc iniciava o jogo já sabendo que tal coisa pode acontecer. Um alto preço que eu pagava pelos precisos pontos.
Tudo começou no início de 2006 quando adquiri meu X360 e fui introduzido ao sistema de conquistas. Daí não parei até que em meados de 2013 eu tinha pouco mais de 398k de gamescore legítimo. Já no final desse mesmo ano, com o lançamento do Xbox One, eu recebi uma proposta de compra do meu perfil por causa do gamescore. Todo esforço que tive e ainda assim não me senti apegado aquilo. Com a grana que iria receber, era metade do valor do Xbox One aqui no BR. Nem pensei duas vezes e vendi.
Isso se repetiu mais 2X e depois de vender o último perfil (o primeiro com pouco mais de 110k e o segundo com 70k) eu perdi o interesse nisso. E foi ótimo.
Hoje (já com esse perfil aí do fórum) quando começo a jogar, até dou uma olhada na lista de conquistas (sem olhas as secretas pelo app do Xbox ou buscar listas de missables na internet) mas não me prendo a ela. Tem coisas ali que faço não pelos pontos, mas pra ver certas coisas no jogo como seriam ou ver possibilidades e geralmente depois que termino o game; como em RE7 que terminei ontem vi que tinha uma conquista de plantar uma bomba em um monstro. Achei legal, pois o jogo te dá as bombas mas não te fala sobre isso. E fiz porque li nas conquistas, mas não pela conquista e sim pela possibilidade.
Hoje minha jogatina está bem mais prazerosa, sou do tipo explorador, perco tempo nos cenários e percebi que isso me garante já boa parte dos pontos que um jogo dá, pois acabo me envolvendo em situações ou descobrindo coisas que me são mais prazerosas na surpresa que saber pelas conquistas que aquilo existe ou dá pra fazer.
Os enredos dos games ganharam outra vida. Citando The Witcher 3, por exemplo, meu primeiro save
a Keira morreu, Radovid venceu a guerra, fiquei com a Triss, Ciri virou purpurina.
Ontem mesmo eu fiz a parte da fita da Zoe em RE7, onde tem dois finais e quando consegui o final falso o jogo me avisou que havia um verdadeiro. Tentei, tentei, tentei, tentei, tentei e consegui. Sem guias, sem ajuda de youtube sem nada. Que sensação gostosa!
Voltei a ter prazer nos jogos, aquela sensação de conquista, superação que eu tinha na adolescência voltou porque hoje não jogo pelo gamescore e sim pelo prazer de desfrutar o jogo e vencer os desafios impostos.
Só deixando claro que quem joga por conquistas, continue jogando, quem não gosta, continue não gostando. Não é uma crítica ao modo de jogar de ninguém ou a constatação de fatos, apenas um relato sobre como o gamescore mudou meu modo de jogar.