Brad Sams fez um artigo sobre o desenvolvimento de Halo Infinite.
Ele começou se inquietando quando Phil Spencer confirmou recentemente uma informação que ele (Brad) tinha dado no final de julho, de que a Microsoft estava pensando em lançar a campanha e o multiplayer separadamente - essa informação havia sido negada pelo Community Director da 343 no mesmo dia que o Brad falou, inclusive, mas acabou se mostrando verdade.
Pra contextualizar, e explicar também um pouco do tamanho do pepino que a 343 tinha em mãos, imagina você fazer um jogo que seria praticamente uma reconstrução de tudo o que havia sido feito nos últimos anos com a franquia, para ser o jogo de um lançamento de um novo console, do qual você não tem as especificações finais e precisa trabalhar com estimativas, enquanto desenvolve uma nova engine e, pra botar uma cereja no bolo, aparece a pandemia.
Aqui começa uma parte do problema, com as dificuldades ficando mais claras antes até da E3 2019. Ele comenta que um dos desafios do desenvolvimento é que uma parcela significativa estaria sendo feita por funcionários terceirizados, algo que é bem comum na indústria, nada fora do normal, só que a gestão e coordenação dessas empresas e pessoas tem sido difícil. Uma pessoa familiar com os planos da 343i diz que a proporção de terceirizados é maior do que acontece normalmente, causando problemas nesse desenvolvimento colaborativo.
Sobre a qualidade dos trailers apresentados (E3 2018, E3 2019 e
Xbox Games Showcase 2020), o que foi mostrado nos anos anteriores parece muito melhor. Para ele, o trailer de 2019 foi feito fora da 343i e, naquele momento, não estava em um estado capaz de ser jogável com aquele nível de fidelidade. Seguindo, o trailer de 2019 utiliza a terminologia "game engine footage", o que, por si só, não dá pra definir se é uma tentativa de mostrar como o jogo em si vai se comportar durante o gameplay, ou como as cutscenes irão rodar.
Pessoas familiarizadas com o projeto descrevem a relação de colaboração entre as equipes muito desafiadora, e desentendimentos internos se tornaram públicos com a saída de Tim Longo, ex-diretor criativo do jogo, em agosto do ano passado. No lugar dele, Mary Olsen assumiu o lugar, mas ela também saiu da 343i dois meses depois, em outubro. Na época, a 343i disse que não havia nenhum dilema criativo no estúdio.
No final de 2019, começaram a se perguntar como iriam conseguir cumprir a meta de lançar o jogo na data prevista, final de 2020. A opção de dividir o jogo entre campanha e multiplayer, lançando Infinite em partes, foi anunciada recentemente, mas a ideia tem sido ventilada internamente há mais ou menos um ano.
Um insider indica que a produção da série de TV de Halo, em parceria com o ShowTime, tem distraído muito a gerência de 343, muitas vezes sendo prioridade para o estúdio (lembrando que a 343 Industries não só faz jogos, mas cuida de toda a franquia Halo, de livros a quadrinhos, desenhos, licenciamentos, promoções, etc.) ao invés de se concentrarem para garantir que o desenvolvimento do jogo estava no caminho certo para cumprir o planejamento.
Segundo o Brad Sams, ele ouviu que um dos descompassos acontece entre a equipe de engenharia e marketing: enquanto a galera da engenharia estaria pedindo para adiar e segurar um pouco os materiais, a galera do marketing estaria avançando normalmente. Um exemplo foi o anúncio de que o multiplayer seria gratuito e rodaria em 120 FPS, gerando uma expectativa ainda maior sobre o jogo, lançando materiais e releases que deixavam o público animado enquanto, nos bastidores, a realidade era que o jogo não seria lançado em um período próximo.
Aqui, ele finaliza mais fazendo um apanhado de tudo o que ele escreveu no texto, lembrando do tamanho do desafio que a 343 enfrentaria em condições normais (jogo reformulado, nova engine, lançamento de console, desenvolvimento terceirizado, mudanças em posições-chave, trailers que não se parecem tão bons quanto os anteriores e a COVID-19), e encerra questionando como a 343i pode consertar essa situação toda e lançar um produto à altura do que foi prometido.
After being delayed to 2021, here is what insiders are saying about the current state of development.
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