Eu acho que não é adequado você pegar um jogo da Rockstar para balizar o mercado. A estrutura que eles tem para produzir seus jogos é diferente. Imagine se todo mundo resolve fazer um jogo por geração.
Usei como só como exemplo. Mas posso falar do Valhalla, pra mim o timming do jogo foi excelente, por isso que fiz o comentário. Mas é uma coisa bebem subjetiva isso (mais que eu esperava por sinal).
Eu sou da política do "pouco bem feito é mais" pra tudo na vida, não acho que justifica haver tantos jogos ruins, e poucos bons, lembrando que nem sempre precisa de muito $$$$ para fazer jogos bons.
O problema é que, para os devs e publishers, o
Game Pass é uma faca de dois gumes: ótimo para quem está dentro e péssimo para quem está fora. Já percebeu que todos os exclusivos 3rd party de
Xbox são lançados no
Game Pass? E tb que outros jogos são exclusivos de PS e/ou Switch mesmo sem acordo de exclusividade, apenas por falta de interesse em lançar no
Xbox? Bom, a solução aqui seria todo mundo estar no
Game Pass. Não é impossível, os investimentos vão crescendo junto com o número de assinantes.
Eu vejo o Gamepass como o futuro dos games, assim como o Netflix foi para a industria cinematográfica, claro que em um futuro não muito distante não será o único serviço que pagaremos (assim como hj em dia tem Disney+, Prime video, etc..), pois se formos ver cada vez menos gente está comprando games no lançamento.
Ubisoft é certeza que sai bugado, e em 2-3 meses estará em promoção, jogos EA em menos de 1 ano entram no EA Access, Activision que ainda reluta "um pouco" em dar grandes descontos... Ai temos as outras developers que não fazem parte das enormes.
A Sony e Nintendo eu vejo como "diferentes" nisso, pois tem bastante first partys de qualidade AAA+, a Microsoft por outro lado tem seus FP como chamariz para o GP, enquanto as outras duas ainda usam como system sellers.
Enfim, eu gosto de jogos com 20h+, não fico feliz em pagar 289 reais no COD só para jogar a campanha com 8h (como fiz com o Cold War), mas entendo quem goste de jogos curtos. Não estou afirmando que todos os jogos tem que ter 20h+ de enchimento de linguiça, acho que deveríamos reivindicar por jogos longos de qualidade, e não curtos "para terem qualidade", mas isso é minha humilde opinião... Abraço a todos, o dever me chama.