A Microsoft com o cloud gaming viu que o mundo está mudando, exatamente como mudou nos anos 90 com o surgimento da Internet para as massas. E a bola da vez é o 5G.
Daqui uns 5-10 anos o acesso à Internet não será por fios (fibra, cabo, etc...), o 5G está ainda engatinhando no mundo, mas logo mais será tão comum como é o celular sem botões (com tela tátil hj em dia).
E onde entra a Microsoft e o Gamepass nisso??? Ela viu essa evolução antes, e se antecipou.
O foco da Microsoft é que o Gamepass seja algo que quem pensa em jogos sob demanda, já pense nele (Gamepass), assim como mesmo com concorrentes fortes (Disney+, HBO max, etc...), a Netflix ainda é a referência.
E o pq de estar em TODAS plataformas possíveis isso é importante? Mais assinantes = MAIOR LUCRO = mais qualidade no serviço (até quando?)
E o investimento pesado em publishers e estúdios já consagrados é exatamente para fortalecer o nome do Gamepass, para que se torne (como já está se tornando) a referência, o nome mais forte do game streaming.
Mas oq vai sustentar tudo isso? O serviço estar em todo lugar, desde os PCs, PS5, Nintendo Switch, celular, TVs, media boxes, etc...
Vale pensar que o investimento da Microsoft no gamepass é algo pensado a LONGO PRAZO. Por enquanto a Microsoft está só colocando dinheiro no serviço, investindo pesado (compra da Bethesda Zenimax, Activision, entre outras), e praticamente "dando" a assinatura (varios esquema de aquisição mais em conta, como converter Live pra GP, rewards que podem ser convertidos em meses de GP, etc...)
É inevitável que logo mais o GP esteja disponível na concorrência. A dúvida que resta é, a Microsoft vai se focar somente no serviço (Gamepass), ou vai manter sua base (Consoles)??? Isso só o tempo dirá!
Eu acho, como muitos aqui disseram, é que o console viverá para uma experiência "completa", e o Gamepass será a grande "vitrine" para isso. Faz toda uma parte do negócio.
Desculpem o texto tão longo.