Eu concordo com a nossa falta de dados, mas é o que temos no momento. Então a saturação de conteúdo só atinge o Xbox? Pq os jogos que eu citei continuam vendendo bem em outras plataformas, conforme as palavras dos devs (e eles têm os números). E, caso atinja apenas o Xbox, não seria evidência de que o Game Pass é um fator relevante, já que ele é o diferencial da plataforma?Aí eu te pergunto, haveria espaço para todo mundo no Xbox caso o Game Pass não exisitisse?
A receita gerada pelo indies no Xbox seria maior caso o Game Pass não existisse? Ou mais bem distribuída? Será que hoje ela é mais concentrada nos indies que estão no catálogo do que era antes? Essa concentração é muito prejudicial a ponto de os indies não estarem mais dispostos a portar para o Xbox?
São um monte de perguntas que ninguém sabe responder, algumas quem têm os dados talvez saibam, mas não há nada concreto para concluirmos estando de fora.
Há muitos jogos que lançam primeiro no Xbox e no Switch e depois no Playstation, independetemente do Game Pass; há devs contentes e descontentes com o Game Pass; há jogos que lançaram no Game Pass ou Plus e se deram super bem e outros que não etc...
Na minha opinião a culpa não é do Game Pass e sim da saturação dos meios de entretenimento (de maneira geral quase todos), se você gosta de Tênis, Futebol, Basquete, NFL, Basebol, Vídeo Games, séries, filmes, Podcasts, tudo têm conteúdo que não acaba mais, tem aqueles que vão conseguir se destacar e os que não vão, narrativas terão para todos os gostos, me desculpe, de coração, mas eu não consigo concluir nada com relação ao Game Pass com os dados que tenho e com opiniões antagônicas de devs que representam uma narrativa com base se eles tiveram sucesso ou não no Game Pass ou impacto de estar fora dele.
Além disso, mais uma vez, nunca li nenhum dev insatisfeito com o Game Pass, o que estamos discutindo são justamente os devs/jogos que estão fora do serviço.