Interessante ver que quase metade desses jogos ou não estarão no
Xbox no lançamento (Gears Tatics e Flight Simulator), ou estarão em outras plataformas como Switch e PS4 (Minecraft Dungeons, Westeland 3). Resta saber se isso é um sintoma de curto prazo das aquisições, já que muitos já estavam sendo desenvolvidos e com contrato fechado com as outras plataformas, ou se isso será uma política permanente. A do first on PC até agora eu não entendi. O produto oficial de jogos da Microsoft é a
Xbox, mas ela não parece muito empenhada em garantir lançamentos simultâneos entre suas plataformas. E isso é só o começo, parece que AOE4 vai seguir pelo mesmo caminho.
De qualquer forma, pra mim o ano mais forte da geração de
Xbox foi 2015. Halo 5, Rise of the Tomb Raider, Forza Motorsport 7, Ori and the Blind Forest, Gears Ultimate Edition e Rare Replay. Se considerar ainda que os jogos sequer saiam pra PC nesta época, foi um investimento muito maciço na
Xbox One.
A
Xbox, aliás, teve uma lineup muito robusta até 2016 (Quantum Break, Gears 4, FH3, Halo Wars 2, Recore, Cuphead). Depois disso a coisa ficou bem diferente, mas isso é outra conversa.