Tópico Oficial Alan Wake II - Monstros têm muitas faces... | MC 87 - OC 89

corujajunior

Um Nahobino...
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Abril 5, 2018
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Fortaleza
Eu morro de pena da Remedy. Eles fazem um puta trabalho, jogo diferenciado, lindo e divertido, mas não chega no grande público. O jogo nem aparece no Top 50 do Xbox e fora do Top 20 da PS. Talvez a maior parte do público esteja no PC, não sei, tomara. Merecia mais sucesso.
 
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Cheripe

Guerreiro
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Maio 27, 2021
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Jundiaí
Eu morro de pena da Remedy. Eles fazem um puta trabalho, jogo diferenciado, lindo e divertido, mas não chega no grande público. O jogo nem aparece no Top 50 do Xbox e fora do Top 20 da PS. Talvez a maior parte do público esteja no PC, não sei, tomara. Merecia mais sucesso.
A Epic fez tudo ao seu alcance pra esse jogo flopar. Deu Certo.
 

Cheripe

Guerreiro
PXB Gold
Maio 27, 2021
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Jundiaí
Tipo o que? To por fora.
Duas coisas, em plataformas diferentes:

No PC, lançou como exclusivo da Epic Games Store. Seria estranho exigir o contrário, já que a Epic publicou o jogo né? Mas enfim, todo mundo sabe que o público do PC clama por monopólio e menos opções na plataforma, e boicota a Epic com forças. O fato do jogo não estar disponível na Steam é o suficiente pra que a MAIORIA dos pc gamers finjam que ele não exista. É meio bizarro, mas é o que acontece.

E também afastou uma parte considerável do público do console ao não produzir mídia física. Como o @ronabs postou aqui no tópico, na Europa, jogos como Dead Space, Jedi Survivor e Resident Evil 4 (todos de 2023) tiveram uma boa porcentagem das vendas do lançamento no formato físico. Essa porcentagem diminui na América, mas não é irrelevante.

Pensando agora, realmente corajosa a ideia da Remedy/Epic de lançar Alan Wake II apenas em formato digital. Por mais que seja o meio mais popular no geral, exemplos recentes (Jedi Survivor, Dead Space e Resident Evil 4) mostram que grandes jogos AAA single player lançados recentemente tiveram boa parte da sua receita vindo justamente de cópias físicas.


 
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ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Duas coisas, em plataformas diferentes:

No PC, lançou como exclusivo da Epic Games Store. Seria estranho exigir o contrário, já que a Epic publicou o jogo né? Mas enfim, todo mundo sabe que o público do PC clama por monopólio e menos opções na plataforma, e boicota a Epic com forças. O fato do jogo não estar disponível na Steam é o suficiente pra que a MAIORIA dos pc gamers finjam que ele não exista. É meio bizarro, mas é o que acontece.

E também afastou uma parte considerável do público do console ao não produzir mídia física. Como o @ronabs postou aqui no tópico, na Europa, jogos como Dead Space, Jedi Survivor e Resident Evil 4 (todos de 2023) tiveram uma boa porcentagem das vendas do lançamento no formato físico. Essa porcentagem diminui na América, mas não é irrelevante.
Assim, eu entendo que o mercado digital representa boa parte das vendas hoje em dia: cerca de 70% no PlayStation na média anual, não sei quanto no Xbox mas certamente mais do que isso por ter um percentual maior de público hardcore que abraça meios novos de distribuição, e no PC deve superar os 95% pela própria natureza digital da plataforma.

Vamos considerar que a média nos consoles seja essa do PlayStation, de 70/30 para físico/digital. Embora venda muito mais, abrir mão completamente de 30% do seu potencial mercado é muita coisa, ainda mais considerando o ponto que tu falou, eles já não estão lançando Alan Wake 2 no Steam - e, no PC, não sair nessa plataforma é meio que como não existir mesmo, a maior parte do público se recusa a baixar outro launcher e prefere concentrar a vida em um único lugar.

O primeiro Alan Wake teve uma cauda bem longa de vendas, não vendeu tanto no primeiro ano mas foi crescendo com o tempo. Tomara que aconteça a mesma coisa com o 2 como o @Saci falou.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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São Paulo
O primeiro Alan Wake teve uma cauda bem longa de vendas, não vendeu tanto no primeiro ano mas foi crescendo com o tempo. Tomara que aconteça a mesma coisa com o 2 como o @Saci falou.
Isso muito por conta da Microsoft ter macetado ele junto com o 360. Dezenas de bundles incluiam o jogo ao longo de toda a geração e ele nunca foi esquecido no churrasco.
 
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ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Esse sistemas de notas precisa terminar.
Ver anexo 11143
Tirei um tempo pra ler o review hoje no almoço e tem algumas coisas que até concordo:
  • A parte de, em determinados momentos, ser necessário interagir com a resolução de um mistério colocando as peças no quadro do Mind Place, mesmo que a gente já saiba o que precisa fazer ou que tenha encontrado o item que precisa pra continuar, é ruim. Não deveriam travar o progresso em volta disso;
  • Como o principal vilão do jogo, o Scracth é mal-aproveitado e poderia aparecer mais. A presença dele é mais sentida nos diálogos ou como alguém que está puxando a cordinha invisível dos acontecimentos ruins, mas o personagem em si tem pouco tempo de tela;
  • Desviar dos inimigos também achei pior do que o primeiro jogo, parece que o movimento é mais lento.
Eles também detestaram toda a parte do Mind Place, de colocar as pistas no lugar, conectar as coisas, e consigo entender quem não tenha curtido isso por considerar que quebra o ritmo do jogo, afinal, muitas coisas precisam - obrigatoriamente - passar por ali antes de seguirmos a história, mesmo sem tanta necessidade. Também não curtiram os momentos mais calmos, onde a gente anda e explora cenários com aquele sentimento de que algo pode acontecer mas não acontece, nem os jump scares que acontecem do nada, sem muito contexto.

São três coisas que não me incomodaram, pelo contrário, gostei bastante.

Enfim, opiniões estão aí pra isso.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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São três coisas que não me incomodaram, pelo contrário, gostei bastante.

Enfim, opiniões estão aí pra isso.

Verdade, porém tem algumas pessoas que tem uma tendência a odiar coisas pequenas.
Pegar uma coisa que não é legal e transformar num verdadeiro pesadelo. E nem digo que seja de propósito pra chamar a atenção (embora o Jim me deixe MUITO tentado a dizer isso, pois ele sabe quanta repercussão o conteúdo de rage dele ganha). Tem gente que parece meio morto por dentro.
A opinião dele não vale menos que a minha. Contudo, ela é inútil para a minha pessoa devido ao abismo que existe entre nossas visões de mundo. Diferente não é ruim por definição, mas caso a caso pode ser avaliado como irrelevante.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Tirei um tempo pra ler o review hoje no almoço e tem algumas coisas que até concordo:
  • A parte de, em determinados momentos, ser necessário interagir com a resolução de um mistério colocando as peças no quadro do Mind Place, mesmo que a gente já saiba o que precisa fazer ou que tenha encontrado o item que precisa pra continuar, é ruim. Não deveriam travar o progresso em volta disso;
  • Como o principal vilão do jogo, o Scracth é mal-aproveitado e poderia aparecer mais. A presença dele é mais sentida nos diálogos ou como alguém que está puxando a cordinha invisível dos acontecimentos ruins, mas o personagem em si tem pouco tempo de tela;
  • Desviar dos inimigos também achei pior do que o primeiro jogo, parece que o movimento é mais lento.
O/A Jim também detestou toda a parte do Mind Place, de colocar as pistas no lugar, conectar as coisas, e consigo entender quem não tenha curtido isso por considerar que quebra o ritmo do jogo, afinal, muitas coisas precisam - obrigatoriamente - passar por ali antes de seguirmos a história, mesmo sem tanta necessidade. Também não curtiu os momentos mais calmos, onde a gente anda e explora cenários com aquele sentimento de que algo pode acontecer mas não acontece, nem os jump scares que acontecem do nada, sem muito contexto.

São três coisas que não me incomodaram, pelo contrário, gostei bastante.

Enfim, opiniões estão aí pra isso.
Entendo, mas nota 4 é para um jogo totalmente quebrado.
Uma coisa é vc não gostar de algo, outra é ter profissionalismo para avaliar as funcionalidades.
Apesar de muitas vezes nós já sabermos o que precisa ser feito a personagem não, então o quadro mental é necessário.
A esquiva eles diminuiram a janela e funciona quase como um parry, quando aprendi isso fluiu bem melhor.

Por isso sou favorável a analises dos pontos fortes e fracos dos jogos ou o que gostei e não gostei. Jogar uma nota deixa tudo mais injusto ainda.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,642
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Rio Grande do Sul
Entendo, mas nota 4 é para um jogo totalmente quebrado.
Uma coisa é vc não gostar de algo, outra é ter profissionalismo para avaliar as funcionalidades.
Apesar de muitas vezes nós já sabermos o que precisa ser feito a personagem não, então o quadro mental é necessário.
A esquiva eles diminuiram a janela e funciona quase como um parry, quando aprendi isso fluiu bem melhor.

Por isso sou favorável a analises dos pontos fortes e fracos dos jogos ou o que gostei e não gostei. Jogar uma nota deixa tudo mais injusto ainda.
Minha crítica e sobre a nota. Um 4 é pra um jogo totalmente quebrado e incompleto
É que aí entra bastante no campo do subjetivo.

Eu também concordo que um 4/10 é exagerado, pra mim na real qualquer jogo abaixo de 6/10 representa um produto com problemas técnicos graves que vão bem além do "eu não gostei": bugs, crashes, problemas que impeçam a progressão (que muita gente enfrentou e ainda enfrenta em Alan Wake 2, inclusive), jogabilidade travada, essas coisas. Mas isso sou eu, outras pessoas podem enxergar de um jeito diferente e dar mais peso para outros aspectos.

O review em si não cita problemas técnicos, apenas subjetivos (não gostei disso, daquilo) e estão muito bem no campo que o @Saci falou, de serem problemas aumentados demais, colocados em outra proporção. Mas, enquanto opiniões, são tão válidas quanto eu enxergar problemas, reconhecer que coisas poderiam ser melhores e ainda assim considerar o jogo um 10/10.
 
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