O lançamento das novas GPUs da AMD - RX Vega - é iminente. E o sucesso potencial delas no PC pode também ter um impacto indireto na diferença de performance do PlayStation 4 Pro e o próximo Xbox One X, que estará disponível nas lojas a partir de 7 de novembro por um preço de $499.
Mas por quê? A RX Vega apresentará, pela primeira vez em GPUs de desktop, um recurso chamado Rapid Packed Math (RPM) ou Matemática Empacotada Rápida. Isso permite que duas operações de 16 bits sejam executadas ao mesmo tempo que levaria para uma operação de 32 bits. Nas palavras da AMD: "Esse novo recurso fornece caminhos supercarregados para duplicar a taxa de processamento nos casos em que não são necessários 32 bits de precisão completos para obter o resultado desejado. Isto é ideal para uma ampla gama de aplicações computacionalmente intensivas, incluindo processamento de imagem / vídeo, inteligência artificial e renderização de jogos."
O desenvolvedor Dan Horbury do Mad Fellows Games, descreveu essa tecnologia como sendo "hiper-threading para GPUs". O Hyper-threading é usado em CPUs para permitir que partes não utilizadas de um processador atuem em paralelo para executar mais ações simultaneamente. Falando com outros desenvolvedores de jogos, também obtivemos a mesma resposta .
O slide da AMD abaixo mostra a diferença na quantidade de fios de cabelo renderizados com RPM ativado e desligado utilizando a mesma quantidade de recursos do sistema.
Logo antes do lançamento do PlayStation 4 Pro, o arquiteto do sistema Mark Cerny revelou que o console incluiria alguns recursos futuros ainda em desenvolvimento pela AMD. E um deles é justamente o Rapid Packed Math. Na época, Cerny disse: "Alguns recursos do roteiro sugerido pela AMD nos interessou bastante em adicionar no PS4 Pro. Um deles que aparece pela primeira vez é o tratamento de variáveis de 16 bits. Com isso, podemos até falar de 8,4 teraflops na computação de 16 bits. Isso tem o potencial de aumentar radicalmente o desempenho."
E não é a primeira vez que algo assim ocorre na plataforma. Em 2016 quando jogos, filmes e seriados em HDR começaram a se tornar realidade, a Sony surpreendeu os donos de Playstation 4 alegando que todas as unidades vendidas do aparelho receberiam uma atualização por software para transformar suas saídas HDMI 1.4 em 2.0 e aproveitar o novo recurso. O que a princípio é tecnicamente impossível. A façanha só virou realidade porque no seu lançamento o Playstation 4 foi produzido com o hardware necessário para transmitir informações na versão HDMI 2.0. Entretanto, como o formato ainda não estava finalizado na época ele foi vendido como compatível apenas para 1.4, deixando todos os chips e controladores responsáveis pelo novo formato adormecidos dentro do aparelho. Quando HDR se tornou uma realidade a empresa simplesmente ativou os componentes.
Curiosamente, a Microsoft não optou por adicionar esta característica particular ao seu design personalizado do Xbox One X. Talvez eles decidiram que não era necessário já que possuíam memória extra e uma GPU melhor. Além disso, é preciso estressar que RPM é uma característica que os desenvolvedores teriam que colocar tempo em pesquisa para implementação, o que é algo que muitos desenvolvedores multiplataforma podem optar por ignorar. Em todo caso é uma excelente premissa para os próximos jogos exclusivos da plataforma, que certamente utilizarão o recurso.
As coisas ficaram ainda mais interessantes recentemente quando a AMD revelou na semana passada que Wolfenstein II: The New Colossus e Far Cry 5, dois jogos de tiro primeira pessoa dentre os mais esperados nos próximos meses, apoiarão Rapid Packed Math já no lançamento. Você pode assistir o Steve Mcauley da Ubisoft louvar o recurso no vídeo abaixo.
Isso é um passo significativo, pois com o recurso agora também disponível no PC com as GPUs RX Vega da AMD, mais desenvolvedores de jogos podem ser encorajados a usar o Rapid Packed Math em outros aparelhos que o suportam, como o PlayStation 4 Pro. Em todo caso é muito importante salientar que ainda que mais jogos utilizem de fato o RPM e o Pro receba os benefícios, isso não será suficiente para fechar por completo a distância de desempenho entre ele e o Xbox One X, uma vez que outros fatores devem ser levados em consideração como quantidade e banda de memória e a força bruta da GPU do Xbox One X.
Ainda assim, se a adoção do Rapid Packed Math for generalizada, ela definitivamente ajudará as versões dos jogos multiplataforma do PlayStation 4 Pro a se aproximarem bem mais das do Xbox One X. É difícil dizer o quanto exatamente, uma vez que os benefícios podem variar dependendo da tecnologia específica usada em cada jogo, mas estaremos atentos a esse recurso promissor à medida que mais desenvolvedores optarem por usá-lo e os primeiros jogos começarem a sair com ela.
Fonte: http://wccftech.com/rapid-packed-math-ps4-pro-gap-xb1x/
http://www.techradar.com/news/why-amds-new-graphics-cards-could-mean-good-news-for-ps4-pro-owners
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Minha opinião. É legal saber que o Cerny teve essa visão de "apostar no futuro", mas por enquanto tudo está muito no plano das ideias. É evidente que não vai transformar o Pro num aparelho de 4.2 para 8.4 Tflops, pois como bem apontou o artigo a RPM só pode ser usada quando processos de 32 bits não são necessários e também não é algo de implementação automática, os devs tem que criar o jogo deixando espaço para usar esse recurso. Mas é interessante pensar nessa possibilidade de "Hyper-threading para GPU" pois no PC, os jogos que usam hyper-treading dão um ganho bem legal para os CPUs que o possuem. Ainda assim eu prefiro ficar cautelosamente animado, afinal de contas, na indústria de jogos o que não falta são promessas milagrosas....cof cof... cloud power....cof cof.
E é óbvio que não vai fechar a distância entre Pro e X. Isso pode esquecer mesmo. Até pode ser que diminua, sei lá, transforme o Pro num console de 4.8 ou 5 Tflps nos jogos que usarem RPM, mas o X ainda continuará seguro em seu lugar. Acho que se ficar confirmado mesmo que a versão de FC 5 e New Order 2 do Pro receberá a RPM poderemos ver de verdade que ganhos serão esses e se eles serão significativos de fato. Mas até lá é tudo possibilidade.