[Análise] - Resident Evil Re:Re

dinhoPXB

Usar o tema escuro do PXB é um caminho sem volta.
Janeiro 5, 2007
708
536
Brasília
Fala galera!!!!

Depois de muito pedir, esperar, chorar e bater as pernas, a CAPCOM nos atendeu e lançou o Remake de Resident Evil em HD para os consoles da nova geração. Joguei todos os jogos, desde o primeiro Playstation até o último fracasso que foi Resident Evil 6. Zerei os três primeiros jogos infinitas vezes, li os files de trás para a frente, acompanhava o quadrinho, os filmes, tinha coleção das revistas que falavam sobre o jogo. Até pouco tempo ainda tinha uma Nintendo Power que falava sobre o lançamento do Remake do Game Cube. Enfim, acho que deu pra entender que essa série tem uma ligação emocional comigo (ou seria eu com ela... hahaha) e poder (re)jogar este clássico em alta definição é uma oportunidade ímpar, principalmente para quem jogou apenas o original na era PSONE. Devo destacar que este foi o primeiro jogo de XONE que cheguei até o fim, e pelo visto, o primeiro que estou empenhado em fazer os 1.000G!!!!!

re1.jpg

(Pedidos atendidos pela CAPCOM!! FUCK YEAHH!)

Mas vamos à análise do jogo!

HISTÓRIA

Pra quem não conhece, o enredo de Resident Evil inicia em torno de uma série de casos de homicídio envolvendo canibalismo ocorridos em Arklay Mountaim (Montanhas Arklay), ao norte da cidade fictícia Raccoon City. O S.T.A.R.S é designado para investigar a fonte de tais assassinatos, o primeiro grupo enviado é o Bravo Team. Quando o Bravo Team perde contato com a base e desaparece misteriosamente, o Alpha Team é enviado em uma missão de resgate, mas acabam sendo atacados e vão parar em uma mansão aparentemente abandonada, onde o grupo se depara com zumbis e outras criaturas, levando-os a descobrir os cadáveres de seus companheiros do Bravo Team na casa. Ainda descobrem que a mansão é na verdade uma fachada de um laboratório secreto pertencente a multinacional farmacêutica Umbrella Corporation, e as criaturas são o resultado de experiências com um vírus geneticamente modificado chamado T-Virus.

resident-evil-1-getting-remastered-re-release-on-pc-ps3-ps4-xbox-360-and-xbox-one-140723326627jpg-8ddcbe-1.jpg

(O lugar das muitas angústias na geração PSOne)

CONTROLES

Aqui pra mim está a maior inovação neste remake. Os novos controles deram maior agilidade ao jogo e facilitaram MUITO o comando das personagens. Não que me irrite controlar através dos comandos antigos (modo tanque de guerra), mas reconheço que este foi um acerto em cheio da CAPCOM. Os novos comandos ficaram semelhantes aos de RE4 e RE5, onde você controla seu personagem apenas com o analógico esquerdo.

Devo fazer também uma crítica: Em função da estrutura do próprio jogo, que usa "cenas" pré-renderizadas como cenários, em alguns momentos eu ficava preso entre uma tela e outra, pois, com a mudança de cena ocorria também a mudança da direção em que eu estava seguindo e com isso eu acabava voltando para a tela anterior (sério, isso irritava).

No mais, a mudança foi positiva e se inserida no próximo Remake (alguém duvida que RE:Zero vai ser lançado também?!) com certeza será mais um ponto ganho.

041.jpg

(Enfrentar a cobra Yawn ficou muito mais "fácil" com o novo esquema de controles)

GAMEPLAY

Não tem muito o que comentar, né gente? Resident Evil é Resident Evil... rsrsrs. Não ocorreram mudanças em relação ao original lançado no Game Cube.

Entretanto, em relação ao jogo de PSOne a mudança foi BRUTAL. Novos puzzles, novas cenas, um inimigo novo durante o jogo (monstro invencível com correntes!!!). Enfim, para quem jogou apenas o original em 1996 sentirá muita diferença. Algumas portas mudaram de lugar, novos zumbis foram inseridos na trama (Crimson Reds) bem como algumas situações super interessantes, como no final do jogo você precisar se locomover sem correr para não morrer.

Quando este jogo foi criado em 2002, foi idealizada para ser um novo jogo e não apenas um upgrade gráfico em relação ao original.

Houve também a inclusão de visualização em WideScreen sem perda de qualidade (leia-se sem esticar o cenário). Isso permitiu uma visualização mais ampla em alguns cenários, evitando-se sustos que com o corte de tela você teria. Algo bom e ruim ao mesmo tempo... hehe.

Vlcsnap-2015-01-17-22h47m59s159.png

(Inimigo chave - Apenas na versão Remake)

GRÁFICOS

Aqui está um ponto muito positivo e outro muito negativo.

Primeiro o que há de bom: Sim, os gráficos estão incrivelmente lindos e o efeito é de derrubar o queixo. Os personagens ganharam um tratamento especial e a evolução em relação aos gráficos de 2002 foi absurda! Não foram inseridas expressões faciais (podiam ter aproveitado a oportunidade!!), o que em alguns momentos deixa a impressão de que o jogo não acompanha a sensação que busca inserir em quem está jogando, mas isso a gente até perdoa.

O que há de ruim (péssimo): Em diversos cenários, principalmente no subterrâneo e no laboratório, vi várias texturas em sub-hd. É como se apenas a mansão tivesse recebido um tratamento VIP e as demais áreas apenas um upscalling para não ficar tão feio na fita. Peeeeen. Errou feio aqui CAPCOM! Em alguns momentos chega a ser angustiante ver Chris ou Jill extremamente bem feitos em um cenário porco e com texturas de baixa qualidade. Outro pecado cometido pela equipe de desenvolvimento: O jogo está em HD mas as cutscenes NÃÃÃÃO! Isso é um absurdo! Um sacrilégio! Uma ofensa! Sério. Me decepcionei deveras ao constatar que as cutscenes estavam na resolução original (isso não me pareceu uma decisão de estilo, mas pura preguiça/falta de tempo da equipe de desenvolvimento).

Abro um espaço para falar da iluminação também. Está belíssima!!! O original do Game Cube pecava em alguns pontos pois tudo ficava meio "chapado", muito provavelmente pela própria capacidade gráfica do console. Nesta nova edição não. As luzes, sombras e efeitos gerados pelas lâmpadas e candelabros estão magníficos!

maxresdefault.jpg


SONS/TRILHA SONORA

Caras, a trilha sonora não foi refeita, apenas remasterizada para HD. Não que isso seja algo ruim, pois a ambientação que a OST fez foi impecável. Sons com intensidade em momentos de adrenalina e em alguns trechos completo silêncio, restando apenas os passos sobre a madeira do sobre piso.

Faço um destaque aqui para os trovões!!! MEEEEO, em alguns momentos me assustei! hahahahaha.
A trilha é competente e se encaixa bem na proposta do jogo. Leva a assinatura de Mamoru Samuragochi, embora ano passado ele tenha admitido que as composições foram feitas por um anônimo e pagas para que constassem apenas o nome dele (caso queiram ler um pouco mais acessem este link: http://www.ign.com/articles/2014/02/05/resident-evil-and-onimusha-composer-admits-hes-a-fraud .

CONCLUSÃO

Valeu cada centavo dos R$ 39,00 pagos na LiveBr.

Sim, este é um jogo obrigatório para quem jogou o original no PSOne ou ainda para aqueles que ficaram apenas na vontade, qualquer que tenha sido o motivo. O jogo lançado em 2002 foi uma obra prima, pois conservou o que havia de bom no original, corrigiu algumas falhas e melhorou muita coisa.

Agora na edição Remastered, muitos terão a chance de jogar um dos jogos que, para mim (e para uma boa parte dos jogadores da geração 32bit) é um dos melhores de sempre.

resident-evil-remake-hd-remaster-a-dining-room-screenshot-ps4-xbox-one-ps3-360-pc.jpg

(Servidos? Nova mesa de jantar em casa! hahaha)
 
Última edição:

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Bela análise meu brother!

Muito bom encontrar outro camarada que tem T-Virus correndo na veia haha.

Quando peguei esse game eu joguei até não poder mais, a nostalgia era tanta que madruguei duas noites seguidas jogando! Fui para o trabalho literalmente como um zumbi! [emoji13].

Realmente o trabalho da Capcom ficou quase perfeito, pecando só em pequenos detalhes, os quais você comentou perfeitamente.

Foi incrível visitar a mansão Spencer novamente, e saudosista como eu sou, joguei com a jogabilidade clássica. Revivendo cada angústia que tive quando joguei o geme original no Cube (ele e o RE0 foram os únicos jogos que zerei dessa plataforma).

E como você também comentou, com a boa aceitação que o HD Remaster teve, um remaster do Zero é questão de tempo. Já vazou aquela imagem, quem sabe até pinte algo na E3 desse ano.

Enfim, mandou muito bem na construção do texto, parabéns!

Abrass meu amigo!
 
  • Curtir
Reações: dinhoPXB

dinhoPXB

Usar o tema escuro do PXB é um caminho sem volta.
Janeiro 5, 2007
708
536
Brasília
Bela análise meu brother!

Muito bom encontrar outro camarada que tem T-Virus correndo na veia haha.

Quando peguei esse game eu joguei até não poder mais, a nostalgia era tanta que madruguei duas noites seguidas jogando! Fui para o trabalho literalmente como um zumbi! [emoji13].

Realmente o trabalho da Capcom ficou quase perfeito, pecando só em pequenos detalhes, os quais você comentou perfeitamente.

Foi incrível visitar a mansão Spencer novamente, e saudosista como eu sou, joguei com a jogabilidade clássica. Revivendo cada angústia que tive quando joguei o geme original no Cube (ele e o RE0 foram os únicos jogos que zerei dessa plataforma).

E como você também comentou, com a boa aceitação que o HD Remaster teve, um remaster do Zero é questão de tempo. Já vazou aquela imagem, quem sabe até pinte algo na E3 desse ano.

Enfim, mandou muito bem na construção do texto, parabéns!

Abrass meu amigo!

Hahahahahaha. T-Virus corre na veia! ;)

Eu joguei nos comandos originais também. Mas a segunda rodada (tentando fechar em menos de 3horas) foi com os comandos novos. Gostei do que experimentei. Realmente deu muito mais agilidade, mas em alguns momentos eu largava mão e jogava com o direcional (fica setado no modo antigo por padrão). Principalmente na hora que tinha que arrastar alguma coisa!

Quando li o file do Wesker no fim do jogo chega deu uma pontada de nostalgia. Era assinado pelo W. Birkin! hahahahahahah. Resultado? Tô baixando o RE2 no PC pra jogar no restinho do feriado... :):)
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

Rilazari

Guerreiro
Outubro 13, 2014
1,388
872
São Paulo
Poxa cara, deve ter dado um trabalhão essa análise em? Como sou fã de resident desde o PS one tb, compartilho com muitas das suas opiniões. Admito que ainda não peguei o remake, mas mês que vem vou pegar... E digo mais... Vou milar isso aí! Hahahahahahaha
Parabéns, bela análise!
 

Jotabe

Jogador
Fevereiro 18, 2008
3,887
1,749
Indaiatuba-SP
Uma dica amigo, não esqueça do Code Veronica !! Jogue ele no X360 também !! ;)
Opa, ia me esquecendo dele, comprei ele no PS3 numa promoção da PSN. O jeito vai ser jogar um pouco em cada plataforma. Tenho o RE 6 (PS3), mas depois de ter jogado umas 2 horas, me desanimei, o 6 vou deixar de fora dessa maratona. Já o Revelations nunca joguei, vale a pena?

Também vou deixar de fora aqueles 2 RE que lançou no Wii e depois no PS3, achei chato jogar no move.
Tenho o RE Zero no Wii, mas acredito que irão lançar no One, então vou esperar.
 

Wisnei

Casual
Julho 7, 2011
223
22
Minas Gerais
Analise Perfeita, Finalizei o jogo no final de semana, o jogo é tudo isso que foi falado e mais, simplesmente uma obra prima, apesar de algumas texturas ruins no final do game, vale cada centavo, agora so resta a esperança de lançarem os outros Titulos em HD.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Opa, ia me esquecendo dele, comprei ele no PS3 numa promoção da PSN. O jeito vai ser jogar um pouco em cada plataforma. Tenho o RE 6 (PS3), mas depois de ter jogado umas 2 horas, me desanimei, o 6 vou deixar de fora dessa maratona. Já o Revelations nunca joguei, vale a pena?

Também vou deixar de fora aqueles 2 RE que lançou no Wii e depois no PS3, achei chato jogar no move.
Tenho o RE Zero no Wii, mas acredito que irão lançar no One, então vou esperar.
Revelations vale a pena sim Jotabe meu brother! Atualmente, podemos falar que ele é o mais próximo dos antigos games da franquia.

As partes da Jill e Parker no Queem Zenobia (um enorme navio transatlântico) são muito semelhantes aos RE antigos. Inclusive tem muitas referências à eles em varias partes.

Já as partes do Chris e Jessica e os outros dois carinhas que não me lembro o nome são um pouco mais puxadas para a ação, aquele lance de tentar agradar todo mundo com um game só.

Mas felizmente, 75% do game nós jogamos com a Jill, aproveitando aquele clima mais pesado e cheio de gore... E de quebra, ainda somos acompanhados pelos Oozes, os inimigos (macabros) dessa versão.

Te recomendo à compra sim, e devido a idade do título, tu deve achar ele por um preço bacana por ai.
 
  • Curtir
Reações: Jotabe
Março 19, 2014
1,223
398
Opa, ia me esquecendo dele, comprei ele no PS3 numa promoção da PSN. O jeito vai ser jogar um pouco em cada plataforma. Tenho o RE 6 (PS3), mas depois de ter jogado umas 2 horas, me desanimei, o 6 vou deixar de fora dessa maratona. Já o Revelations nunca joguei, vale a pena?

Também vou deixar de fora aqueles 2 RE que lançou no Wii e depois no PS3, achei chato jogar no move.
Tenho o RE Zero no Wii, mas acredito que irão lançar no One, então vou esperar.
Oh Jotabe, vale muito a pena sim o RE Revelations. Como o Souza comentou uma boa parte da campanha principal ficamos com a Jill, e o clima mais tenso está presente no jogo. E temos alguns personagens novos no Revelations, na minha opinião eu achei eles bastante carismáticos. E o Chris também está presente na campanha principal. Eu tenho ele no 3DS e no X360. Então deu pra ver que curto bastante o jogo !! hehe
 
  • Curtir
Reações: Jotabe

Jotabe

Jogador
Fevereiro 18, 2008
3,887
1,749
Indaiatuba-SP
Sim, estou convencido que devo jogar RE Revelations, a pergunta agora é onde que ele entra nessa ordem que vou jogar:
RE 1 HD -> RE CV -> RE 4 -> RE 5
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Sim, estou convencido que devo jogar RE Revelations, a pergunta agora é onde que ele entra nessa ordem que vou jogar:
RE 1 HD -> RE CV -> RE 4 -> RE 5
Segundo a Wiki do jogo, Revelations cronológicamente se passa entre RE4 e RE5.

Essa eu tive que pesquisar na Internet, pois a história da franquia já ficou tão confusa que eu tive até dificuldade em te responder.
 
  • Curtir
Reações: Jotabe
Março 19, 2014
1,223
398
Sim, estou convencido que devo jogar RE Revelations, a pergunta agora é onde que ele entra nessa ordem que vou jogar:
RE 1 HD -> RE CV -> RE 4 -> RE 5
Se passa entre o quarto e o quinto jogo da série, se jogou ah expansão Gold Edition do RE 5 vai se familiarizar com o final do Re Revelations. Pronto parei de contar para não estragar o final do Revelations !! :p hehe
 
  • Curtir
Reações: Jotabe

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
err... na verdade não dá pra comparar este Resident Evil com o do PSone em nada...rsrs só com o do gamecube... Este remake do Gamecube é um outro jogo em tudo... Quando joguei na época já fiquei extasiado, porque era coisa de outro mundo se comparado ao clássico de 1996...rsrs outros inimigos, localidades, itens, quebra cabeças, personagens, arquivos,,, Tudo novo... A única coisa do Resident original é o pano de fundo da história e algumas localidades, mas a mansão foi totalmente refeita...rsrs

Quanto aos gráficos, tenho que concordar... Achei que era só uma versão esticada para HD, mas o trabalho com os detalhes e cuidados foi esplendorosa... Efeitos de luz, partículas, sombras, brilho, detalhes dos personagens, das roupas... tudo extremamente realçado de brilhar os olhos... Se todo remaster tivesse este cuidado e este preço camarada, valeria muito a pena...rsrs mesmo eu que joguei na época no gamecube e mais tarde no Wii, me surpreendi... O jogo em si é basicamente o mesmo... Tudo o que tem aqui tem no do Gamecube de 2002 (com exceção dos controles revisados e etc), mas com um visual extremamente mais lindo...Fantástico!

Quanto aos controles, apesar de correr no analógico ser uma boa adição, a parada não funciona muito bem com os cenários estáticos e corte de câmeras não..rsrs toda hora rola uma trapalhada...rsrs apesar de ter gostado, penso que poderiam fazer melhor... Dava até pra arriscar um "correr atirando" ai... Mas não desabona em nada o jogo...

Quanto ao Resident Evil: Zero, é praticamente certeza que sai, depois do sucesso de vendas que foi este RE HD... Pena que Resident Evil: Zero não chega aos pés do RE: Remake em nada... rs... Esse remake, foi um dos melhores remakes já lançados até hoje... Mas o zero é uma boa adição pra quem não jogou na época... Principalmente se derem uma caprichada gráfica como ocorreu aqui...
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Rilazari e SouzaRJ

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)