Análise Análise XCOM Enemy Within

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
No ano passado, XCOM Enemy Unknown angariou 13 prêmios de GOTY (incluindo alguns bem prestigiosos, como do Kotaku, Giant Bomb, Gametrailers e Gamespy) e e cerca de 30 de melhor jogo de estratégia do ano (lista completa: http://www.firaxis.com/?/news/single...te-awards-list ) . Foi um grande sucesso de público e de vendas, criou uma legião de fãs de seguem jogando e rejogando a campanha inúmeras vezes. Eu mesmo terminei a campanha de Enemy Unknown mais de 10 vezes, explorei cada aspecto possível dentro do jogo, e nunca enjoei do mesmo.

Enemy Within foi anunciado no meio deste ano, e causou um grande alvoroço entre os fãs. Eu fiquei acordado até a 01:00h esperando o meu download terminar para finalmente por as mãos na aguardada expansão.

Para os que não sabem, EW foi vendido como uma expansão ao jogo original. A historia e a dinâmica original permanecem, mas são modificadas por novas características, como novas unidades, novos inimigos, uma nova facção terrorista que aparece intermitentemente aos ataques alienígenas, um novo e valiosíssimo recurso (MELD), novos itens, bugs concertados e tempos de pesquisa mais longos.

O jogo de fato adquire um novo ritmo. Na primeira campanha que joguei, nunca fiquei naquela urgência toda de controlar o pânico. Tive uma incidência bem maior de missões do conselho e Exalt (a facção terrorista), o que tornou o gerenciamento do pânico menos estressante. Joguei essa primeira campanha no normal, pois vi muitos veteranos reclamando da dificuldade aumentada no clássico. Foi um erro. Na dificuldade normal, o jogo ficou mais fácil no início, com o uso dos Mechs, e ridiculamente fácil no final (não fiz a última missão ainda, mas até agora meu memorial não tem um nome sequer – e tenho 100% de cobertura de satélites). A utilização dos Mechs no esquadrão muda bastante as táticas de combate. O investimento em MELD nos mesmos é alto. Só consegui ter dois Mechs Tier 3 bem pro final do jogo. Mas gastei bastante MELD também com as modificações genéticas. A aquisição do MELD é uma ótima diferenciação em EW. Como ele expira depois de algumas rodadas, você se sente compelido a explorar o mapa, e arrisca acionar inimigos em patrulha. E você vai querer MELD. Eu tinha muita expectativa pelos Mechs, mas as modificações genéticas também mudam a jogabilidade. Mimetic Skin, uma habilidade de ficar invisível funciona melhor que Ghost Armor.

Outro aspecto relacionado ao MELD é que a sua escassez torna os seus soldados cada vez mais únicos. A progressão de patentes foi modificada (se tornou mais lenta). Não dá mais pra substituir um soldado morto (especialmente se você investiu MELD nele de alguma forma) por outro igualzinho. Eu senti que a fila andou muito mais nas missões e perto do fim tenho cerca de 15 soldados dentre os quais eu posso formar um esquadrão para a missão final, sem me preocupar muito.

A operação Progeny – uma série de missões do conselho que seria inicialmente lançada como um DLC e que foi incorporada à expansão – é sensacional. É uma série de 5 missões, três delas em mapas bem bacanas e diferenciados. Duas delas com características bem específicas que diferenciam a jogabilidade. Por falar nos novos mapas, eu separo em duas caixas. Tem alguns que são “requentados” e outros completamente novos. Fiquei com a impressão de ter mais possibilidades de atacar pelo alto (o que foi proposital, já que ajuda quem investe em modificações genéticas). Alguns são realmente geniais, adorei um Landed UFO no topo de um prédio, com a cidade ao fundo e um rastro de destruição que deu ótimas características ao mapa (incluindo verticalidade).

A ameaça do EXALT é bem legal. É uma pedra no sapato, pois quando você acha que vai avançar (ou quando já está numa situação ruim), eles aparecem pra sacanear. Os EXALTS tem uma IA melhor que os alienígenas. Atacam em grupo e colaboram bastante entre eles. Os alienígenas tiveram apenas pequenas melhorias. Alguns entram em Overwatch assim que acionados no mapa.

A 2K lançou o jogo como uma expansão no PC, mas o limite de tamanho dos DLCs de console não permitiu essa opção para os usuários do Xbox 360 e PS3, mesmo os que já possuem o jogo. Isso criou uma confusão tremenda com os preços. Nos EUA, o jogo custa 40 dólares para consoles e 30 para PC via download. Aqui, a expansão sai por 79 no steam, o que não condiz em nada com outros lançamentos que saíram a 30 dólares lá fora. Brave New World, da própria Firaxis sai a 44 reais aqui, e custa 30 lá fora. Na Austrália, o DLC pra PC está saindo a 50 dólares australianos e gerou uma verdadeira revolta, com vários usuários dando 0 para o jogo no metacritics.

Lambanças à parte, a expansão vale muito a pena para os fãs. Para os que nunca jogaram XCOM, é melhor começar por este que pelo vanilla. Só é bom estudar bem o preço.
Nota 9/10
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Pior que eu pensava em adquirir o conjunto para PC, pois joguei o original no 360.

Desta vez, o Steam não ajudou. Raro isso.

Vou aguardar uma oportunidade boa, mas quero muito jogar esse adicional.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Fiz a missão final ontem. Não mudou em nada, o que é uma decepção. Continua fácil e previsível. Vou colocar no classic ironman e testar as novas opções de second wave. Uma me parece particularmente interessante: training roulette: ela embaralha aleatoriamente as skill trees dos soldados com habilidades de outras classes - você poderá ter um imaginem um snapshot sniper com run & gun e in the zone :D
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Está muito caro e pelos fóruns vi que os bugs estão presentes. Vou esperar e comprar quando baratear.

Se erraram nos preços não custava nada terem corrigido. 79 por um DLC é piada.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
O mal do modo Ironman: na pressa de terminar uma augmentation pra ter mais um Mech, eu esqueci de lançar os satélites que tinha construído e comecei o segundo mês quase que no negativo. Fiquei tão chateado que joguei mal a primeira missão e perdi dois soldados, e mandei dois pra enfermaria por um tempão. Quero ver se vou conseguir salvar essa campanha.

Uma coisa bacana que só pude ver agora é que no memorial tem a descrição de como o soldado foi morto (que inimigo matou com que arma).
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Bela análise leoharth. Dessa vez eu fiquei para trás, pois apesar de ser muito fã, essa lambança de preço e versões + o lançamento do Xbox One me deixaram na dúvida do que fazer e juntanto isso com o pouco tempo acabei não comprando nada até agora (nem a versão PC nem a para Xbox).
 

IronRush

Guerreiro
Fevereiro 12, 2008
1,494
1
Comprarei certamente! Mas vou esperar baixar. Esse preço por uma expansão é surreal.

ps: Eu também só consigo jogar no Ironman Leo. Sem ele, você fica tentado a voltar a missão quando alguém especial morre, etc...
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Recebi um cupom de 25% do Greenman hoje e fui direto ver se ele valia para o Enemy Within e SIM. Paguei 22,50 que pelo dólar de hoje fica em 51 reais. Agora sim, preço justo por uma expansão.

Pra quem quiser usar: GMG25-DW6L1-6XGZ9
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
No forum da 2k tá todo mundo reclamando dos Thin Man apelões. Eu senti muita dificuldade tb no início do Classic. As medalhas têm uma quantise máxima que podem.ser diatribuídas. Depois de atingir essa quantidade, só reaparecerão se algum soldado condecordo morrer e se vc fizer de novo os requisitos de obtenção da medalha. Na minha primeira jogada eu construi os laboratórios de genetica e cibernética. Os mevhs são relativamente baratos no inicio, mas os upgrades no mech suit são caros depois. E o Meld é pouco. Você tem de escolher mesmo. Nao vai dar pra ter um monte de soldados modificados ou de mechs. Achei que os mechs valem bem a pena, tanto pra facilitar as missões, quanto pela diversão. E uma coisa legal, se um solddo estiver ferido por muito tempo e você augmentar ele, só espera os três dias padrão. E ele perde as habilidades, mas mantém a patente.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)