Duas coisas:
- O fator preço ditou a escolha da MS por DDR3. Incluir o Kinect 2 em cada console não é barato. A Sony não tem esse custo e havia optado por 4GB de GDDR5, que é caríssima. Mas a pressão do "concorrente tem 8GB" falou alto na Sony e eles deram um upgrade de última hora para 8GB. Como o projeto está finalizado, não podiam mudar o tipo da men8 pelmória, apenas a quantidade. Assim, ficaram com 8GB de GDDR5, o que do ponto de vista de desenvolvimento e raw power é excelente, mas do ponto de vista de custos é uma grande bosta. A Sony está com um problemão. Vai perder muito dinheiro com o hardware no lançamento, e a longo prazo não poderá diminuir o preço do console agressivamente. Imagina o cenário: ambos
Xbox One e PS4 lançam a US$ 399. Um ano depois, a MS, que usa uma tecnologia consolidada que vai ficando mais barato ao longo do tempo, baixa o preço para US$ 299. Sony não consegue acompanhar. Mais 6 meses ou 1 ano, e a MS baixa o preço para US$ 249. Sony consegue no máximo US$ 349. Quem vai vender mais? Por que vocês acham que o Wii vendeu tanto nesta geração? Por que era o console mais avançado? Não, porque era o mais barato.
- A memória pode nem ser um fator tão decisivo assim na performance dos consoles, considerando a escolha da MS por eSDRAM adicional. Mas sem dúvida a GPU mais fraca vai influenciar. Contudo, fora das 1st parties, os jogos são criados pelo mínimo denominador comum (que tenha vendas significativas, mas veja o item anterior). O
Xbox One vai se tornar o denominador comum. Claro, cada desenvolvedor pode criar o jogo pensando no
Xbox One e dar um gás a mais na versão do PS4. Prevejo que muitos jogos 3rd sejam 30 fps no
Xbox One e talvez 60 fps no PS4. Isso vai afetar tanto assim a decisão do consumidor médio? Dúvido.
Anyway, lá em casa não tem console wars, todos convivem pacificamente embaixo das minhas tvs
Vou aproveitar o melhor de cada console.