Assassins Creed 4: Black Flag nova geração

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
Eu falei e jurei que não voltava para a franquia AC tão cedo. Mas ai o One chegou, a falta de jogos também e por culpa do FEV, que disse que dos jogos disponíveis do One esse era o mais divertido, acabei comprando. E o FEV estava errado. Não é o mais divertido, mas com certeza é um dos mais (BF4 com folga por tudo que proporciona).

Gráficos:

Inicialmente não esperem grandes saltos de qualidade entre a versão da nova geração em comparação à versào PS360. Um série de videos mostram isso, inclusive. Os gráficos são da geração passada, com as velhas falhas de colisão dos personagens. Mas AC sempre foi um jogo caprichado no PS360. Aqui no One tem um nível de textura superior, a agua é superior, vegetação, luz e etc. Mas não se enganem. O jogo é um port, e como todos os ports, deixa muito a desejar, não arranhando o potencial dessa nova geração.

Por issoo, nesse aspecto, quem quer jogar AC4 no One, esperando melhores gráficos, é bom baixar as expectatvias.

Enredo:

Aqui talvez o ponto mais controverso do jogo. Mas também o que mais gosteri, pois dá um novo rumo ao universo. Por isso, dessa vez, nada de Desmond. Quem zerou o 3 sabe que seria muito difícil de acontecer.

No mundo real, controlamos um novo funcionário da Abstergo, empresa ligada aos templários, num novo projeto de entretenimento, baseado em viver as memórias de outras pessoas. Algo como no filme Vingador do Futuro. Evidente que se trata de um engodo dos templários para buscar os tesouros disputados com os Assassinos.

Achei a meta-linguagem utilizada nessa parte muito divertida ao ser introduzido à história da empresa. De cara, é dito que o primeiro projeto da Abstergo sera lançado para todas as outras plataformas. Trata-se de AC: Liberation, antes exclusive do vita. quem jogou, sabe que as memórias são vivenciadas também por alguém da Abstergo. E os Easter eggs continuam. A Ubisoft é mencionada como parceira da Abstergo e etc.

Já dentro das memórias somos apresentados à Edward Kenway, um rcorsário que acha que tirou a sorte grande ao encontrar um Assassino do Credo. Ao tomar o seu lugar, imagina que fará fortuna. Mas ai descobrimos que esse Assassino na verdade era umtraidor e estava se juntando aos Templários. E é ai que as coisas esquentam.

Bom, esse é o link que tentará explicar porque o Haytham Kenway, apesar de ser templário tem as armas de Assassino e etc.

A verdade é que a série tenta dar uma mudança de foco ao escolher um protagonista que em tese é neutro. Afinal, ele conheceu templários e assassinos por acaso, o que dá uma nova perpectiva aos dois lados. Nesse sentido, achei que é a melhor trama do jogo desde AC2.

Jogabilidade:

Aqui poucas mudanças como era de se esperar. No aspecto combate, Edward tem vários recursos. Fica um pouco forçado ele saber lutar tão bem com as lâmins duplas de Assassinos, já que nunca foi treinado com elas. Mas ele é capaz de usar duas espadas e um conjunto com até 4 pistolas, fazendo algumas lutar terminarem bem rapidamente. Há uma grande variação de roupas também.

Tudo aquilo que não funcionou em AC3 foi limado. O conceito de evolução chato da Fazenda Davenport foi abandonado. Àquelas areas de caça também. Precisamos caçar no jogo, mas ficou menos chato.

Tudo aquilo que deu certo em AC3 voltacom força total. estou falando das batalhas navais. Em AC3, muitas vezes ela parecia forçada, afinal, o que um Ameríndio estaria fazendo comandando um navio? Dessa vez não_O personagem foi criado para isso, e por isso as batalhas foram aprimoradas e soam perfeitamente compatíveis com o enredo proposto ao game. Edward é um pirate e vê a chance de se tornar um grande comandante pirate. dessa forma temos que recrutar tripulação nas cidades, arranjar suprimentos, efetuar melhorias e etc.

As viagens pelo universo do jogo pode ser feita totalmente por navio ou fast travel.

De resto, a jogabilidade continua a mesma de AC3, com combos mais simplificados. Mas há, novamente, um novo mapeamento dos botões do controle. achei que ficou mais fácil.

Uma novidade copiada de RDR são os mapas dos tesouros. Funciona igual à RDR mesmo. Um X marca o local no desenho do mapa, com elementos mais destacados do cenário.

Som:

Aqui voi falar somente da dublagem. UMA MERDA.

O pior é que há vozes reconhecidas de estúdios famosos do Brasil, mas tudo feito com muita má vontade. As falas são lidas e não interpretadas. Tem um templário espanhol que dá vergonha alheia com a voz que usam. Enfim, é legal ver regionalizado, mas o trabalho é porco. A melhor dublagem até agora realmente é de Ryse.

Multiplayer:

Testei somente o tutorial, mas parece não ter mudado. Há quem goste. Particularmente, não me interessa muito. Mas enfim, está lá no pacote.


Avaliação final:

Em resumo, não me arrependi de ter comprado (achei na Uruguaiana, pq queria em disco). Continua mais do mesmo de sempre, mas um uma pitadinha de inovação. Evidente que a formula está desgastada e a Ubisoft tenta inovar, dando mais foco as batalhas navais. Mas as inovaçòes sào superficiais. Com a mudança de protagonista no mundo real e virtual, há um foco nos templários que não era dado na série, o que pode ser bom pra franquia. Mas me parece que o Edward virou um Assassino da noite pro dia. Esperava um estilo de combate diferente para ele, com menos experiência com as 2 laminas de assassino.

Para aqueles que como eu abandonaram a velha geração e estào com falta de jogos, vale a pena. Quem jogou no PS360, já não vale. E para aqueles que já cansaram da franquia, passem longe, porque é só a versào AC 2014.

Nota: 7.5
 

Sammael

Novato
Janeiro 24, 2008
36
0
Nossa cara, eu achei a dublagem do AC4 muito superior ao do Ryse. No Ryse não vi interpretação alguma. No começo do jogo quando a casa la é invadida, fiquei até com vontade dd desligar o som.
 

SonicSM

Casual
PXB Gold
Agosto 4, 2009
723
633
Conceição dos Ouros - MG
Dlm, concordo contigo em gênero, número e grau. Ótima análise. Pra quem não tem muitas opções é uma das melhores opções.
Joguei todos os jogos da série no 360. Sem dúvida o 1 foi o mais fraco. O AC2 foi o melhor. O AC3 foi o mais chato, fiz as missões principais por birra. Agora o ACIV estou me divertindo bastante, não tem aquela revolução que foi o AC2, mas não é repetitivo. Estou com 20% do jogo ainda, mas até agora me surpreendeu.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Eu só joguei Assassins Creed 1 e 2. O primeiro achei bem mais ou menos, mas o segundo eu curti bastante. Mas a Ubi tirou completamente minha vontade de ccontinuar na série, lançando um jogo atrás do outro. Por melhor que falem de Brotherhood ou Revelations, me dá muita raiva da obviedade da caça aos níqueis. Perdi completamente o interesse. Quando anunciaram esse pouco depois do ACIII, achei que era engodo, mas fui lendo as análises e fui muito com a cara do Black Flag, justamente por ser uma história de piratas. Devo conferir assim que a versão em PC entrar em promoção.
 

Scarfella

Jogador
Abril 20, 2010
7,639
1,288
Os únicos saltos gráficos consideráveis desse início de geração, que vão te deixar impressionado de verdade, são Ryse e Killzone: Shadow Fall... Os jogos multi, vão apenas mostrar algumas melhorias em detalhes, draw distance, água e etc, que jé eram muito mais bonitos no PC... Quem sabe a partir do fim do ano que vêm, dê pra esperar alguma coisa dos multiplataformas?!, mas por hora, só exclusivos e jogos feitos apenas para next-gen como The Witcher, vão mostrar o real poder dos novos consoles... Os próprios Kncak, Forza e Dead Rising não foram graficamente tudo o que podiam ser...
 

FelipefernanSP

Guerreiro
Julho 30, 2007
1,172
414
São Paulo
Eu como fã da série, irei pegar este jogo para dar continuidade a história, com certeza em 2014 teremos uma versão mais adequada aos padrões da nova geração!
 

FEV

Jogador
Outubro 1, 2007
748
4
kkkk! Poxa, Diego... pra mim ainda é o melhor dentre os que joguei ou estou jogando no XOne. Falta de opção é uma droga em todo começo de geração, mas é a verdade.

Como havia te dito, é um jogo que não tem muita diferença entre suas versões para X360 / PS3 e XOne / PS4 (estou jogando o PS3 e no XOne).

Como disseram, ainda teremos que esperar um próximo AC para mostrar como a franquia se comporta nessa nova geração, porém, o Black Flag, mesmo tendo sido feito pra geração passada e maquiado pra parecer bonitinho nos novos consoles, ainda consegue ser o melhor episódio desde o ACII. Agora, se alguém estiver pensando em encontrar algo no nível de um Ryse (tecnicamente falando) acabará ficando frustrado (O mesmo valerá pro Watch Dogs, acredito eu).

E discordo da parte final da sua análise. Acho que o ACIV merece uma conferida até dos que haviam desistido da série, pois o jogo tem muito conteúdo e muitas melhorias em relação ao episódio anterior. Acho que muita gente voltará a gostar da franquia após dar uma chance à história do pirata / assassino / sósia do Heath Ledger.

E nem vou comentar a sua tentativa de dar uma puxada de saco no BF4, logo no primeiro parágrafo... rsrs!

Abraços, meu amigo!
 

FBorrego

Novato
Outubro 27, 2013
28
6
Bom eu tinha um PS3 e joguei os AC's passados.

Sinceramente vi um salto E N O R M E do anterior (AC3 de PS3) para esse AC4 do One.
Texturas lindas, ultra HD, chuva, efeitos de luz. Achei demais.

As vezes eu parava na cidade e observava as pedras, telhados, mato e ficava pasmo do AC ter essa qualidade.
Para quem é fã deve achar demais.

Enquanto o single player. Concordo contigo em diversos pontos.
Particularmente não curti a parte naval, gosto muito da furtividade e missões em terra. É uma adição boa mas achei que a limitação de recursos foi muito grande.

Todo AC tem uma maneira facil de conseguir recurso, neste não. O que se torna um ponto limitante da história e pode te travar certos pontos, sendo necessário caçar metal e madeira de outros barcos pra melhorar o Jackdaw.

Mas finalizei e achei o game ótimo, com alguns furos mas altamente recomendado.

No multiplayer, eu particularmente sou MUITO FÃ e jogo bastante.
Achei o MP muito bom, mapas ótimos, novas habilidade e não sei se eh o controle mas está muito bom para controlar o personagem.
SOMENTE devo salientar que o MP ainda tem poucos players e está meio bugado o match making, tendo as vezes demora bastante para achar a sala. Depois que acha tudo ok.
Mas precisam arrumar urgentemente.

Quem quiser jogar MP add ai: FBorrego.
Curto muito mesmo o MP desse game.
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
Eu, que adotei o nick de Creed por ter me tornado fã do jogo, abandonei a série. Fui brochando continuadamente desde AC 2 e só permaneci fiel à série por pura teimosia. Depois do final do AC 3 desisti de acompanhar a série por não ver mais motivos para fazê-lo. Se muito vou ler os spoilers em algum eventual tópico pra matar a curiosidade de saber a história, apenas isso.
 

Bruno Lourenço

Jogador
Julho 16, 2010
3,721
397
Creedz;n505884 disse:
Eu, que adotei o nick de Creed por ter me tornado fã do jogo, abandonei a série. Fui brochando continuadamente desde AC 2 e só permaneci fiel à série por pura teimosia. Depois do final do AC 3 desisti de acompanhar a série por não ver mais motivos para fazê-lo. Se muito vou ler os spoilers em algum eventual tópico pra matar a curiosidade de saber a história, apenas isso.

Joguei AC 1 e 2. Agora fui começar o Brotherhood e confesso que bateu um desânimo braaaabo... Ainda tenho o III que comprei na Live.

Com toda sinceridade, não sei se vou conseguir ter coragem de continuar jogando a série. Eu esperava muito mais; até me alertaram em relação à essa grande expectativa, e de fato estou brochando também...

Agora que meu One está chegando, não sei se vou ter coragem de pegar o 360 pra terminar Brotherhood e o III, pra depois pegar o Black Flag.

Dá vontade de ler spoilers do Brotherhood e III e pular logo para o Black Flag. hehehhe
 

SevanisBR

Novato
Fevereiro 9, 2011
886
298
Cara, comprei o Black Flag ontem e queria jogar só um pouco... Comecei às 21:00h e fui parar somente às 03:00h!!!! Joguei todos os AC e desde o segundo não me divirto tanto, e só joguei o single até agora. Hoje a noite vou começar o Multiplayer, que só joguei no Brotherhood. Quem quiser add SevanisBR.
 

Smookew

Jogador
Setembro 27, 2011
299
0
Joguei todos os AC até o Revelations ontem fui retomar o AC III que havia parado quando chegou o GTA V rsr, não consegui jogar, perdi o gosto por essa série de tal forma que pretendo passar o jogo pra frente, ficarei sem saber o final pelo jeito... rsrs! Gostei do que li sobre esse Black Flag muita gente colocando ele somente abaixo do II que é o melhor AC na minha opinião, e com essa renovação de personagens, tirando o desgastado Desmond, até me animo a jogar esse só que em um console de nova geração...
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Nunca terminei nenhum jogo da série AC, sempre achei eles chatos e enjoativos. Claro que é pirraça da minha parte pela Ubi abandonar Prince e martelar Assassin's pra todos os lados. Mas esse me parece estar do cara@#$, estava só esperando ele dar uma queda de preço pra pegar.
 

Tsuna USX

Jogador
Julho 10, 2011
369
19
Achei a história do IV muito fraca, há muitos pontos que não foram retratados, além de ser completamente linear.
 

Slapelis

Novato
Janeiro 18, 2014
110
36
Galera, achei que os guardas no jogo, estão mais burros do que nunca, no 2 e no 3, eles eram mais espertinhos, explodia uma bomba eles iam ver o q era, agora, explode tudo nas costas dele, e nem se mexem.... além disso, lendo as notícias, a um tempo atrás, saiu uma atualização para o jogo no PS4, que fazia o jogo rodar em 1080p, essa atualização também saiu para o Xbox One? No meu, os graficos estão bem parecidos com o do Xbox 360, se fosse para ser assim, comprava para o 360 q era mais barato :(
 

Inho

Novato
Janeiro 3, 2014
117
3
só vou pegar esse mais pra frente, pelo que andei observando, o valor do jogos ja começou a cair, peguei o ryse por 170,00, por incrivel que pareça o assassins creed ainda se mantem no valor de 200 e as vezes até mais, quando o preço der uma boa caida eu pego, nao joguei na geração passada, mas gosto muito da serie. mas como ja foi dito, espero mesmo é uma versão que faça jus a nova geração. adoraria ver um assassino no antigo egito
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)