freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Avaliação
3.00 star(s)

VSII5Gu4z7QbrcxXh8Ov-mqtGqKWRvOQRTVPikfAbCSWOmw02PwE3YtQEerf0UlFqeTrT_cXVBdpHf99Hh3So-AVdBQ_5vA5rQc1lD1Ai6mj34sG7NgwRgtfAPnAA9ZRG1azoW7QdfByg9dw_ICqkxY


Astria Ascending é um RPG por turnos no estilo side-scrolling que em primeiro momento me chamou a atenção pela sua bela arte mas que também me fisgou pelo seu enredo, no mínimo curioso. Em seu roteiro o jogo contou com o apoio de ninguém menos que Kazushige Nojima que trabalhou em grandes jogos como Final Fantasy 7, 8 e alguns jogos da série Kingdom Hearts.

Astria Ascending é um bom jogo e começa com maestria sua saga mas em certo momento perde o fôlego, talvez por se prolongar demais e termina com um final bem anticlimático.

Enredo
O jogo se passa no reino de Orchanon, um reino onde a paz entre as raças é mantida através do consumo dos Harmelons, uma fruta criada pelos Deuses e que obriga os habitantes a viverem em harmonia, e aqui é meio confuso pois não explica exatamente o que essa fruta faz com os habitantes.

Logo no início somos apresentados a 8 semideuses que fazem parte de um grupo de guerreiros de elite que protege e mantém a paz no reino. Semideuses são ‘pessoas’ que são escolhidas aleatoriamente a cada 3 anos pelos Deuses para receberem a benção do Zodíaco, benção essa que dá grandes poderes ao escolhido e ao mesmo tempo a maldição de viver apenas mais 3 anos de vida não importando raça, gênero e até mesmo idade. Além disso, os escolhidos também devem deixar seus lares para viver na cidade principal do reino.

Esse plot inicial é bem interessante pois ao longo do jogo vamos conhecendo a história de cada personagem e vendo o peso de se tornar um semideus, conhecendo suas aflições e de seus familiares. Inclusive um dos personagens é uma simples criança, imagina o peso de deixar seu lar e até mesmo saber que não irá viver por muito tempo.

Ditadura ou paz?
A trama inicial se desenrola quando um grupo de habitantes, começam a se questionar sobre aquele mundo, suas leis e problemas e param de comer os Harmelons, com isso começam a armar um plano para derrubar o reino e livrar o mundo dos Deuses atuais e suas leis liberando o caos para destruir Orchanon. Com isso cabe ao jogador partir em uma jornada com os 8 semideuses para investigar, lutar com o caos e trazer harmonia para o mundo novamente.

Não vou dar spoiler aqui, mas vale ressaltar que o ponto negativo do enredo, pra mim, foi justamente seu final, pois após matar o boss final o jogo termina de forma abrupta e sem nenhum tipo de comoção ou explicação de alguns eventos. Podia ter ao menos uma CG como a do início.

Gameplay
O jogo é competente em sua gameplay e tem certas particularidades, como a possibilidade de jogar com os 8 personagens ‘ao mesmo tempo’. O jogador entra em batalha com os 8 personagens porém 4 ficam em batalha 4 na ‘reserva’ podendo alternar os personagens no meio do combate, obviamente sempre terão os favoritos mas em certos momentos, dependendo dos monstros e da build do seu time será obrigatório essa alternância.

Outra particularidade é que todos os personagens possuem as mesmas classes (tirando a inicial) essa classes são distribuídas entre Base Job (que é a única diferente), Main Job, Sub Job e Support Job. A mágica aqui é que dependendo do 'job' que você coloca a classe, apenas algumas habilidades daquela árvore ficaram disponíveis. Por exemplo, a classe black mage pode ser escolhida pelos 8 personagens porém dependendo o job que você colocar, support job por exemplo, apenas as habilidades de suporte da classe escolhida ficarão disponíveis.

O jogo também conta com um toque de metroidvania, conforme o jogador vai ganhando novos poderes é possível acessar novas áreas em mapas já visitados e alguns mapas possuem até pequenos puzzles, nada que chame muita atenção mas que dá uma renovada na gameplay.

J-ester
O mini game dentro do jogo, é bacana de jogar depois que entende, mas não é algo que prende o jogador e também é meio desbalanceado em certos momentos.
Astria Ascending.png

Caçadas
O jogo possui um sistema de caçadas que podem ser adquiridas nas guildas, é uma boa pedida para evoluir seu grupo e ganhar dinheiro pois é necessário procurar os monstros e consequentemente leva você a revisitar mapas e lutar contra diversos inimigos.

Pontos fracos da gameplay
Um deles é a variedade de inimigos que em certo momento começam a se 'repetir' mudando apenas alguns detalhes como cores e alguns poderes.

Não é a todo momento, mas a navegação no mapa também deixa a desejar, tem uma complexidade que não faz sentido, o mapa mostra apenas a área em que o jogador está e não seu ponto exato naquela área, isso gera uma confusão em mapas maiores e faz o jogador ter que ficar correndo sem rumo pelo mapa para tentar achar os caminhos.

Outra coisa irritante é que ao entrar em combate, não é possível pausar o jogo caso o jogador queira dar um load em outro save, ver algo no Journal ou até mesmo sair do jogo.

Side quests não são interessantes, não dão grandes recompensas e também não agregam praticamente nada ao Lore do jogo.

Gráficos
É um show, a arte é belíssima e foi o principal fator que me fez querer jogar o jogo quando vi pela primeira vez. Foi uma enxurrada de prints.

Astria Ascending (2).pngAstria Ascending (3).pngAstria Ascending (4).pngAstria Ascending (5).png

Conclusão
Para quem curte um bom RPG de turnos Astria Ascending cumpre bem seu papel, é divertido e possui um enredo interessante, a sensação amarga que fica no final não é pelo jogo ser ruim e sim por saber que poderia ser bem mais grandioso e emocionante. Como sempre também vale ressaltar que o jogo também está disponível no Gamepass.

Gamertag: freedowsRoO
Plataforma: Xbox Series X
Fonte: https://www.euzerei.com.br/post/astria-ascending
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,408
13,693
Rio de Janeiro
A navegação desse jogo é horrível. Joguei ele e tive a sensação de que não era mais do que um “rostinho bonito”. Não tive disposição pra continuar. Nota 3/5 como tu deu fica de bom tamanho
 
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Reações: freedowsRoO

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,119
3,844
a

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Astria Ascending é um RPG por turnos no estilo side-scrolling que em primeiro momento me chamou a atenção pela sua bela arte mas que também me fisgou pelo seu enredo, no mínimo curioso. Em seu roteiro o jogo contou com o apoio de ninguém menos que Kazushige Nojima que trabalhou em grandes jogos como Final Fantasy 7, 8 e alguns jogos da série Kingdom Hearts.

Astria Ascending é um bom jogo e começa com maestria sua saga mas em certo momento perde o fôlego, talvez por se prolongar demais e termina com um final bem anticlimático.

Enredo
O jogo se passa no reino de Orchanon, um reino onde a paz entre as raças é mantida através do consumo dos Harmelons, uma fruta criada pelos Deuses e que obriga os habitantes a viverem em harmonia, e aqui é meio confuso pois não explica exatamente o que essa fruta faz com os habitantes.

Logo no início somos apresentados a 8 semideuses que fazem parte de um grupo de guerreiros de elite que protege e mantém a paz no reino. Semideuses são ‘pessoas’ que são escolhidas aleatoriamente a cada 3 anos pelos Deuses para receberem a benção do Zodíaco, benção essa que dá grandes poderes ao escolhido e ao mesmo tempo a maldição de viver apenas mais 3 anos de vida não importando raça, gênero e até mesmo idade. Além disso, os escolhidos também devem deixar seus lares para viver na cidade principal do reino.

Esse plot inicial é bem interessante pois ao longo do jogo vamos conhecendo a história de cada personagem e vendo o peso de se tornar um semideus, conhecendo suas aflições e de seus familiares. Inclusive um dos personagens é uma simples criança, imagina o peso de deixar seu lar e até mesmo saber que não irá viver por muito tempo.

Ditadura ou paz?
A trama inicial se desenrola quando um grupo de habitantes, começam a se questionar sobre aquele mundo, suas leis e problemas e param de comer os Harmelons, com isso começam a armar um plano para derrubar o reino e livrar o mundo dos Deuses atuais e suas leis liberando o caos para destruir Orchanon. Com isso cabe ao jogador partir em uma jornada com os 8 semideuses para investigar, lutar com o caos e trazer harmonia para o mundo novamente.

Não vou dar spoiler aqui, mas vale ressaltar que o ponto negativo do enredo, pra mim, foi justamente seu final, pois após matar o boss final o jogo termina de forma abrupta e sem nenhum tipo de comoção ou explicação de alguns eventos. Podia ter ao menos uma CG como a do início.

Gameplay
O jogo é competente em sua gameplay e tem certas particularidades, como a possibilidade de jogar com os 8 personagens ‘ao mesmo tempo’. O jogador entra em batalha com os 8 personagens porém 4 ficam em batalha 4 na ‘reserva’ podendo alternar os personagens no meio do combate, obviamente sempre terão os favoritos mas em certos momentos, dependendo dos monstros e da build do seu time será obrigatório essa alternância.

Outra particularidade é que todos os personagens possuem as mesmas classes (tirando a inicial) essa classes são distribuídas entre Base Job (que é a única diferente), Main Job, Sub Job e Support Job. A mágica aqui é que dependendo do 'job' que você coloca a classe, apenas algumas habilidades daquela árvore ficaram disponíveis. Por exemplo, a classe black mage pode ser escolhida pelos 8 personagens porém dependendo o job que você colocar, support job por exemplo, apenas as habilidades de suporte da classe escolhida ficarão disponíveis.

O jogo também conta com um toque de metroidvania, conforme o jogador vai ganhando novos poderes é possível acessar novas áreas em mapas já visitados e alguns mapas possuem até pequenos puzzles, nada que chame muita atenção mas que dá uma renovada na gameplay.

J-ester
O mini game dentro do jogo, é bacana de jogar depois que entende, mas não é algo que prende o jogador e também é meio desbalanceado em certos momentos.
Ver anexo 7788

Caçadas
O jogo possui um sistema de caçadas que podem ser adquiridas nas guildas, é uma boa pedida para evoluir seu grupo e ganhar dinheiro pois é necessário procurar os monstros e consequentemente leva você a revisitar mapas e lutar contra diversos inimigos.

Pontos fracos da gameplay
Um deles é a variedade de inimigos que em certo momento começam a se 'repetir' mudando apenas alguns detalhes como cores e alguns poderes.

Não é a todo momento, mas a navegação no mapa também deixa a desejar, tem uma complexidade que não faz sentido, o mapa mostra apenas a área em que o jogador está e não seu ponto exato naquela área, isso gera uma confusão em mapas maiores e faz o jogador ter que ficar correndo sem rumo pelo mapa para tentar achar os caminhos.

Outra coisa irritante é que ao entrar em combate, não é possível pausar o jogo caso o jogador queira dar um load em outro save, ver algo no Journal ou até mesmo sair do jogo.

Side quests não são interessantes, não dão grandes recompensas e também não agregam praticamente nada ao Lore do jogo.

Gráficos
É um show, a arte é belíssima e foi o principal fator que me fez querer jogar o jogo quando vi pela primeira vez. Foi uma enxurrada de prints.

Ver anexo 7784Ver anexo 7785Ver anexo 7786Ver anexo 7787

Conclusão
Para quem curte um bom RPG de turnos Astria Ascending cumpre bem seu papel, é divertido e possui um enredo interessante, a sensação amarga que fica no final não é pelo jogo ser ruim e sim por saber que poderia ser bem mais grandioso e emocionante. Como sempre também vale ressaltar que o jogo também está disponível no Gamepass.

Gamertag: freedowsRoO
Plataforma: Xbox Series X
Fonte: https://www.euzerei.com.br/post/astria-ascending
Faz muito tempo que não jogo RPG por turnos, acho que vou testar esse.
 
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freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
A navegação desse jogo é horrível. Joguei ele e tive a sensação de que não era mais do que um “rostinho bonito”. Não tive disposição pra continuar. Nota 3/5 como tu deu fica de bom tamanho
É o maior ponto fraco do jogo, só melhora um pouco depois que você libera uma skill que permite ver todos os caminhos do mapa.
 

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
4,399
8,859
Fortaleza
A navegação desse jogo é horrível. Joguei ele e tive a sensação de que não era mais do que um “rostinho bonito”. Não tive disposição pra continuar. Nota 3/5 como tu deu fica de bom tamanho
Esse tava na minha lista, mas eu já vi tanta gente falando mal dele que desanimei. Eu odeio começar jogo e não terminar, então meio que to deixando ele no final do meu backlog, quem sabe um dia...
 
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