Li isso ontem sobre o jogo no ResetEra. Salvo engano, Halo 5 e Infinite usaram essa técnica de framerate instável entre player e NPC a depender da distância.Jogando no seriesX, logo no início encontrei um grupo de máquinas carregadeiras que tinham o comportamento repetitivo tradicional de npc. Estranhamente estas aparentavam estar em uma taxa de quadros diferentes do resto do jogo. Eu estava me movendo de maneira fluída a 60fps e as máquinas realizando seu caminho a 30 ou menos.
Primeira vez que me deparo com isso a uma distância tão curta. Porém, chegando bem próximo das máquinas é perceptível como salta para os 60 novamente. Isso é um recurso muito comum para economizar processos, maximizar o desempenho dentro de uma determinada proximidade e sacrificar para objetos animados muito distantes (acontecia muito no ps2 e 360).
Acredito que o patch de lançamento deve corrigir isso, uma vez que o objeto tá extremamente próximo ao personagem e mais, em um ambiente fechado de curto alcance.
Não sei se é algo para se corrigir. Em Halo nunca foi corrigido pois não era um erro. Era uma decisão consciente de performance.