Larian bulked up while building the epic Dungeons & Dragons-themed game. It will need to sell many copies to justify the growth.
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A estranha história por trás de 'Baldur's Gate 3', um dos maiores lançamentos do ano
Larian cresceu enquanto construía o épico jogo temático Dungeons & Dragons. Vai precisar vender muitos exemplares para justificar o crescimento.
Por
Jason Schreier
3 de agosto de 2023
Para surpresa e alegria dos fãs, a empresa de videogames Larian Studios anunciou recentemente que o próximo RPG
Baldur's Gate 3 fará sua estreia quatro semanas antes do esperado. Para uma indústria que frequentemente
atrasa produtos e raramente ultrapassa prazos, foi um movimento anormal. Mas, novamente, pouco sobre
Baldur's Gate 3, que sai na quinta-feira, é normal.
Seu escopo - 174 horas de cutscenes e
17.000 possíveis variações de finais, de acordo com os desenvolvedores - é sem precedentes. Os seis anos necessários para criar o jogo - devido, em parte, às interrupções da Covid e à guerra na Ucrânia - são incomuns. E o CEO da Larian, Swen Vincke, que também é diretor do jogo, é diferente de qualquer um de seus colegas no topo da indústria. Ele é um jogador hardcore e favorito dos fãs que hospeda transmissões ao vivo da empresa enquanto se esconde em um casaco de armadura de placa e estrela vídeos peculiares e cômicos nos quais ele pode, digamos, fingir nocautear um colega executivo antes de
armazenar sua alma em um pote.
"Eu me divirto muito em fazer isso", disse Vincke em uma entrevista recente. "Gosto de ir trabalhar."
Para Larian, as apostas também são extraordinariamente altas.
A empresa, que tem sede em Ghent, na Bélgica, não lança um novo título desde 2017. Durante esse tempo, aumentou para 450 funcionários de 140 em escritórios em seis países, incluindo Canadá e Malásia, tornando-se uma das maiores empresas privadas de videogames do setor. Para justificar seu tamanho expandido,
Baldur's Gate 3 precisará vender uma tonelada de cópias.
Até agora, suas perspectivas parecem boas. O burburinho inicial de jogadores e críticos tem sido majoritariamente positivo, e há meses o jogo, que está desembarcando durante uma era de
maior interesse popular em todas as coisas de D&D, tem pairado no topo das paradas mais vendidas no Steam. Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa da Ampere Analysis, disse que espera que
Baldur's Gate 3 seja um sucesso, citando as fortes reações dos fãs a uma versão de acesso antecipado e observando que "as pré-encomendas foram robustas".
Vincke, que tem 51 anos e cresceu na Bélgica, fundou a Larian em 1996, inspirado nos clássicos RPGs que gostava quando adolescente, como
Ultima VII: The Black Gate. Os primeiros jogos da empresa venderam apenas modestamente, e Vincke disse que durante os primeiros anos ele muitas vezes se sentia estressado sobre fazer folha de pagamento. Em 2014, Larian emplacou seu primeiro sucesso com
Divinity: Original Sin, que vendeu meio milhão de cópias e levou a uma sequência aclamada pela crítica. Após seu lançamento em 2017,
Divinity: Original Sin 2 vendeu mais de um milhão de cópias em dois meses.
Em meio ao burburinho, Vincke foi abordado pela Wizards of the Coast, uma divisão da
Hasbro Inc., empresa por trás de
Dungeons & Dragons, com uma oferta tentadora para fazer um novo jogo na icônica franquia
Baldur's Gate. Embora a série estivesse adormecida há quase duas décadas, os dois primeiros jogos, que tentavam recriar a vibe da clássica experiência de mesa de D&D, eram amados pelos fãs por suas histórias ricas e mundos atraentes.
Vincke assinou. Mas para cumprir
os ambiciosos objetivos de Baldur's Gate 3, o estúdio foi forçado a se expandir rapidamente, para desgosto de Vincke, resultando em uma série de ineficiências e problemas de comunicação. "Fizemos isso porque precisávamos", disse.
Ao contrário dos jogos Larian anteriores,
Baldur's Gate 3 apresenta muitas cenas de diálogo semelhantes a filmes com close-ups de rostos e expressões dos personagens. "É como fazer um filme - ou muitos filmes ao mesmo tempo", disse Vincke. "Não esperávamos que precisaríamos de uma equipe de iluminação, ou uma equipe de controle de qualidade cinematográfica ou uma equipe de áudio tão grande."
O jogo é orientado em torno das escolhas do jogador, e quase todo enredo tem vários resultados potenciais. Um dos primeiros enredos coloca uma gangue zelosa de duendes religiosos contra um bosque de druidas altivos. Os jogadores podem ficar do lado de qualquer facção ou encontrar soluções criativas para o problema, como assassinar líderes específicos.
Como resultado da variabilidade narrativa, nenhum jogador verá tudo o que o jogo tem a oferecer. Embora alguns executivos possam questionar o valor de colocar tanto tempo e dinheiro em cenas que só serão vistas por uma fração dos jogadores, Vincke disse que a estratégia impulsiona o marketing boca a boca, provocando momentos virais que os fãs podem compartilhar. Além disso, disse ele, ele e sua equipe querem acomodar as escolhas dos jogadores sempre que puderem, mesmo que isso signifique possibilidades absurdas como, por exemplo, fazer sexo com um druida que
se transformou em um urso.
"Uma vez que você se depara com essas coisas como jogador, elas te envolvem", disse ele.
O escopo ambicioso de
Baldur's Gate 3 foi possível graças a outro movimento incomum. Em outubro de 2020, Larian colocou o jogo no modo de acesso antecipado, permitindo que os jogadores comprassem e jogassem uma versão inacabada de seu primeiro ato. Mais de 2,5 milhões de pessoas passaram a comprar o jogo, o que permitiu que ele se mantivesse financeiramente viável mesmo com o escopo se expandindo e o desenvolvimento se arrastando. Enquanto a maioria dos videogames de grande orçamento evita tais movimentos porque pode criar uma primeira expectativa ruim e atrapalhar o lançamento final, a decisão funcionou para
Baldur's Gate 3, disse Vincke, permitindo que os jogadores experimentem os personagens e sistemas do jogo sem estragar toda a história.
Enquanto isso, enquanto o trabalho no jogo continuava, Larian lutou por vários desafios adicionais. Durante a pandemia, os estúdios de captura de desempenho fecharam, prejudicando o desenvolvimento contínuo do jogo. Mais recentemente, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, a Larian teve que fechar seu escritório em São Petersburgo e evacuar sua equipe.
Em março, outro obstáculo surgiu. A Microsoft anunciou que um dos outros grandes RPGs do ano,
Starfield, sairia em 6 de setembro - a mesma semana em que Larian planejava lançar
Baldur's Gate 3. Vincke convocou uma reunião com sua equipe, que depois de seis anos estava pronta para ser concluída e estava nervosa porque seu chefe iria atrasar o jogo. Em vez disso, Vincke disse que eles lançariam a versão para PC quatro semanas antes para evitar
Starfield e outros grandes lançamentos no outono - um movimento incomum que emocionou os fãs.