Tópico Oficial Baldur's Gate III

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Eu pensei nesse detalhe mas faço a mínima idéia doq significa a verificação do Steam Deck. Até então achava que seria só rodar o jogo no aparelho, talvez seja uma adaptação completa e, tirando recursos? Até pq como seria um coop pelo steam deck né
image.png
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Tem gente de peso fazendo vozes do jogo.








O estúdio é independente? É.
Mas dependendo do que vocês implicam quando chamam um jogo de "indie", tem que avaliar bem o quanto do seu conceito se aplica a Baldur's Gate 3.
 
  • Curtir
Reações: TensiveCobra

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não falei, mas comprei o jogo no Steam.
Amanhã na hora do almoço começo a baixar.

Caso mais alguém tenha comprado, o estúdio recomenda que se apague o que tiver do Early Access (saves, mods) pra não dar conflito com o jogo final.
Não tem como importar saves, é obrigatório começar um novo jogo na versão de lançamento.
 
  • Curtir
Reações: fabiorgc

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196


A estranha história por trás de 'Baldur's Gate 3', um dos maiores lançamentos do ano​

Larian cresceu enquanto construía o épico jogo temático Dungeons & Dragons. Vai precisar vender muitos exemplares para justificar o crescimento.
Por Jason Schreier
3 de agosto de 2023

Para surpresa e alegria dos fãs, a empresa de videogames Larian Studios anunciou recentemente que o próximo RPG Baldur's Gate 3 fará sua estreia quatro semanas antes do esperado. Para uma indústria que frequentemente atrasa produtos e raramente ultrapassa prazos, foi um movimento anormal. Mas, novamente, pouco sobre Baldur's Gate 3, que sai na quinta-feira, é normal.

Seu escopo - 174 horas de cutscenes e 17.000 possíveis variações de finais, de acordo com os desenvolvedores - é sem precedentes. Os seis anos necessários para criar o jogo - devido, em parte, às interrupções da Covid e à guerra na Ucrânia - são incomuns. E o CEO da Larian, Swen Vincke, que também é diretor do jogo, é diferente de qualquer um de seus colegas no topo da indústria. Ele é um jogador hardcore e favorito dos fãs que hospeda transmissões ao vivo da empresa enquanto se esconde em um casaco de armadura de placa e estrela vídeos peculiares e cômicos nos quais ele pode, digamos, fingir nocautear um colega executivo antes de armazenar sua alma em um pote.

"Eu me divirto muito em fazer isso", disse Vincke em uma entrevista recente. "Gosto de ir trabalhar."

Para Larian, as apostas também são extraordinariamente altas.

A empresa, que tem sede em Ghent, na Bélgica, não lança um novo título desde 2017. Durante esse tempo, aumentou para 450 funcionários de 140 em escritórios em seis países, incluindo Canadá e Malásia, tornando-se uma das maiores empresas privadas de videogames do setor. Para justificar seu tamanho expandido, Baldur's Gate 3 precisará vender uma tonelada de cópias.

Até agora, suas perspectivas parecem boas. O burburinho inicial de jogadores e críticos tem sido majoritariamente positivo, e há meses o jogo, que está desembarcando durante uma era de maior interesse popular em todas as coisas de D&D, tem pairado no topo das paradas mais vendidas no Steam. Piers Harding-Rolls, diretor de pesquisa da Ampere Analysis, disse que espera que Baldur's Gate 3 seja um sucesso, citando as fortes reações dos fãs a uma versão de acesso antecipado e observando que "as pré-encomendas foram robustas".

Vincke, que tem 51 anos e cresceu na Bélgica, fundou a Larian em 1996, inspirado nos clássicos RPGs que gostava quando adolescente, como Ultima VII: The Black Gate. Os primeiros jogos da empresa venderam apenas modestamente, e Vincke disse que durante os primeiros anos ele muitas vezes se sentia estressado sobre fazer folha de pagamento. Em 2014, Larian emplacou seu primeiro sucesso com Divinity: Original Sin, que vendeu meio milhão de cópias e levou a uma sequência aclamada pela crítica. Após seu lançamento em 2017, Divinity: Original Sin 2 vendeu mais de um milhão de cópias em dois meses.

Em meio ao burburinho, Vincke foi abordado pela Wizards of the Coast, uma divisão da Hasbro Inc., empresa por trás de Dungeons & Dragons, com uma oferta tentadora para fazer um novo jogo na icônica franquia Baldur's Gate. Embora a série estivesse adormecida há quase duas décadas, os dois primeiros jogos, que tentavam recriar a vibe da clássica experiência de mesa de D&D, eram amados pelos fãs por suas histórias ricas e mundos atraentes.

Vincke assinou. Mas para cumprir os ambiciosos objetivos de Baldur's Gate 3, o estúdio foi forçado a se expandir rapidamente, para desgosto de Vincke, resultando em uma série de ineficiências e problemas de comunicação. "Fizemos isso porque precisávamos", disse.

Ao contrário dos jogos Larian anteriores, Baldur's Gate 3 apresenta muitas cenas de diálogo semelhantes a filmes com close-ups de rostos e expressões dos personagens. "É como fazer um filme - ou muitos filmes ao mesmo tempo", disse Vincke. "Não esperávamos que precisaríamos de uma equipe de iluminação, ou uma equipe de controle de qualidade cinematográfica ou uma equipe de áudio tão grande."

O jogo é orientado em torno das escolhas do jogador, e quase todo enredo tem vários resultados potenciais. Um dos primeiros enredos coloca uma gangue zelosa de duendes religiosos contra um bosque de druidas altivos. Os jogadores podem ficar do lado de qualquer facção ou encontrar soluções criativas para o problema, como assassinar líderes específicos.

Como resultado da variabilidade narrativa, nenhum jogador verá tudo o que o jogo tem a oferecer. Embora alguns executivos possam questionar o valor de colocar tanto tempo e dinheiro em cenas que só serão vistas por uma fração dos jogadores, Vincke disse que a estratégia impulsiona o marketing boca a boca, provocando momentos virais que os fãs podem compartilhar. Além disso, disse ele, ele e sua equipe querem acomodar as escolhas dos jogadores sempre que puderem, mesmo que isso signifique possibilidades absurdas como, por exemplo, fazer sexo com um druida que se transformou em um urso.

"Uma vez que você se depara com essas coisas como jogador, elas te envolvem", disse ele.

O escopo ambicioso de Baldur's Gate 3 foi possível graças a outro movimento incomum. Em outubro de 2020, Larian colocou o jogo no modo de acesso antecipado, permitindo que os jogadores comprassem e jogassem uma versão inacabada de seu primeiro ato. Mais de 2,5 milhões de pessoas passaram a comprar o jogo, o que permitiu que ele se mantivesse financeiramente viável mesmo com o escopo se expandindo e o desenvolvimento se arrastando. Enquanto a maioria dos videogames de grande orçamento evita tais movimentos porque pode criar uma primeira expectativa ruim e atrapalhar o lançamento final, a decisão funcionou para Baldur's Gate 3, disse Vincke, permitindo que os jogadores experimentem os personagens e sistemas do jogo sem estragar toda a história.

Enquanto isso, enquanto o trabalho no jogo continuava, Larian lutou por vários desafios adicionais. Durante a pandemia, os estúdios de captura de desempenho fecharam, prejudicando o desenvolvimento contínuo do jogo. Mais recentemente, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, a Larian teve que fechar seu escritório em São Petersburgo e evacuar sua equipe.

Em março, outro obstáculo surgiu. A Microsoft anunciou que um dos outros grandes RPGs do ano, Starfield, sairia em 6 de setembro - a mesma semana em que Larian planejava lançar Baldur's Gate 3. Vincke convocou uma reunião com sua equipe, que depois de seis anos estava pronta para ser concluída e estava nervosa porque seu chefe iria atrasar o jogo. Em vez disso, Vincke disse que eles lançariam a versão para PC quatro semanas antes para evitar Starfield e outros grandes lançamentos no outono - um movimento incomum que emocionou os fãs.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Uma coisa que deve ser estranho pra muita gente é a demora pra subir de nível.
Depois de tantos jogos ativando gatilho de dopamina com leveling frequente, não duvido que muitos fiquem angustiados.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Possivelmente vou acabar comprando de novo esse jogo quando sair no Xbox. Até porque dá pra transferir os saves se você linkar com a conta da Larian.

Pra quem tem o Series S e tá preocupado com a qualidade do jogo: eu estou jogando num PC fraco, muito perto do mínimo dos mínimos indicados. Nem vou tentar o tal de coop, mas o jogo em si tá muito bonito. Jogo em 1080p e nem fui nas configurações, do jeito que o jogo achou que eu tinha que rodar, eu fui. Como meu PC atual é parecido com o Series S (mas meu SSD é bem mais lento) já vi que vai rodar de boa no branquinho da paixão do Xbox.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196


Não teria como o Larian conseguir chegar até hoje no lançamento se não fossem as vendas do Early Access.
Se a Bethesda não fosse adqurida, pode crer que Starfield teria sido lançado em 2021, do jeito que fosse. Dinheiro pra bancar o desenvolvimento tem que vir de algum lugar, não adianta.

O estúdio precisou crescer MUITO pra atingir o escopo de jogo que eles pretendiam. Se tornou um projeto muito arriscado. Por isso não pensem que eles vão ter "preguiça" de lançar o jogo no Xbox.
 
  • Curtir
Reações: TensiveCobra

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Mandando ver. O recorde costuma ser batido no primeiro fim de semana, ou seja, amanhã ou domingo.

Nada mal para um CRPG, hein?
Captura de tela 2023-08-04 154920.jpg

 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Ontem passei numa parte do mapa que já tinha lido que era pesada. Acampamento Goblin.
Rapai, tem cara aqui no PXB que tinha desinstalado e pedido reembolso na hora quando baixou pra uns 10 fps, hahaha.

Dá nada não, vamo que vamo.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,320
14,743
Pernambuco
Não sei se é por ser da Larian ou é a força da marca D&D e Baldur's Gate, mas eu não esperava esse resultado todo de um CRPG e "indie" que nem estava sendo assim tão comentado fora da bolha dele.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,730
4,800
Farroupilha
Não sei se é por ser da Larian ou é a força da marca D&D e Baldur's Gate, mas eu não esperava esse resultado todo de um CRPG e "indie" que nem estava sendo assim tão comentado fora da bolha dele.

É tudo junto. Além de ganhar muita força na midia, varios streamers jogando a versão antecipada.

Apesar de indie, o jogo possui um alto investimento e tem uma qualidade absurda.
 
  • Curtir
Reações: Saci

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)