Também acho uma ideia merda, mas deve rolar isso aí. Provavelmente eles tinham como plano inicial abastecer o
Game Pass com a maior variedade possível de jogos. O problema é que títulos como Hi-Fi Rush e Pentiment, ainda que sejam bem recebidos, nem devem vender bem, e nem devem atrair muitas assinaturas, a não ser que o jogo viralize como um Palworld da vida. Enfim, eles devem ter concluído que um Call of Duty vale mais do que 50 Pentiments, tanto pra conseguir assinaturas, como para vender. Outras empresas como EA, Ubi e a própria Sony de fato apostam cada vez mais em AAA, enquanto vão abandonando títulos menores. Só lembrar que a Sony fechou estúdios como Pixelopus e Japan Studion. Os jogos menores ficam pra parcerias, como a própria Sony fez com Stellar Blade e Ronin. Enquanto isso, os estúdios internos trabalham em jogos de maior porte.
Imagino que a MS tente transformar os estúdios comprados em "estúdios de AAA". E realmente, tem uns anos que a Microsoft prometeu que começaria a lançar "4 AAA por ano", então talvez esse seja mesmo o objetivo. Claro, isso pra jogos de PC e consoles, sem incluir os mobile.