Ontem, a Newzoo, empresa de inteligência de mercado voltada para games, divulgou um levantamento realizado em lares da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos sobre o método de consumo de conteúdo de jogos dessa gente. E o achado da empresa foi que casa com famílias são um terreno fértil para fabricantes de consoles e serviços de assinatura.
Um dado interessante é que em 68% dos lares com crianças, pais e filhos jogam juntos. E lares com crianças representam 29% do total nos respectivos países, então é bom olhar pra essa galera com carinho. Isto porque, quando comparados com as médias gerais dos jogadores, famílias tendem a se envolver muito mais, seja jogando, seja comprando.
Por exemplo, 11% das famílias gastam bastante em jogos mobile, média que cai para 7% no total de jogadores. Já em consoles, 20% tendem a consumir muito, comparado com 17% da média geral; por último, para as famílias que jogam em PC, a vantagem é de 16% contra 12%.
Entrando na parte das assinaturas, que interessa diretamente a Microsoft, o diagnóstico é bastante animador. Casas com famílias tendem a ter um índice de 14% de assinantes do Xbox Game Pass, quase o dobro da média geral encontrada, que é de 8%. Esse mesmo padrão acontece no EA Access, com 15% das famílias sendo assinantes do programa contra 9% da média geral de jogadores. Em relação às assinaturas Xbox Live Gold e PlayStation Plus, casas com famílias tem um índice de assinatura de 25% na PSN e de 23% na Live - a média geral de assinantes é de 16% na PSN e 15% na Live. Isto, claro, considerando apenas os quatro países analisados.
Outra coisa interessante: o cross-play é importante para 31% dos gamers familiares contra 25% da média geral - para os que consideram muito importante, as médias são de 21% e 14%, respectivamente. Talvez por isso a Sony tenha se ligado na má ideia que é proibir a funcionalidade e liberou em Fortnite recentemente. Outra coisa aqui também muito importante para a Microsoft: 36% dos jogadores familiares e 30% do geral consideram importante poder jogar o mesmo jogo, com mesmos saves, em diferentes dispositivos - os que consideram muito importante são, respectivamente, 23% e 18%.
Comentando sobre o resultado, o Games Industry considera importante a Microsoft olhar com carinho para estes lares, oferecendo conteúdos e até mesmo programas/pacotes especiais para atender famílias, com diversidade de títulos para todas as idades, ampliando assim ainda mais a participação da Microsoft em relação às assinaturas. Certamente é um nicho de mercado que pode gerar excelentes resultados para a empresa.
Fontes: Newzoo, GamesIndustry